Um título presumido não é?
Sim porque isto hoje vai ser um verdadeiro record do Guiness fazer este post! Já o tenho pendente deste terça feira e ainda não tinha podido pensar bem nele.
Esta vidinha rotinária começa a pregar-me partidas e a minha maneira de me liberar um bocadinho da vidinha stressante que tenho, é quando me ponho na cozinha, ou quando me sento no pc para postar!!
Este Bundt Cake já estava pendente há muito tempo, creio que desde o dia em que descobri o blog da Bea, El Rincón de Bea. Mas estava esquecido, porque não havia maneira de encontrar o principal ingrediente.
Bundt Cake de Guiness e Chocolate
Ingredientes:
- 235 ml de cerveja Guiness
- 250 gramas de manteiga sem sal
- 50 gramas de cacau em pó
- 280 gramas de farinha
- 300 gramas de açúcar
- 1 colher e 1/2 de chá de bicarbonato
- 3/4 colher de chá de sal
- 2 ovos XL (usei 4 medianos)
- 180 ml de creme frâiche
- 1 colher de chá de baunilha (adicionado por mim)
Execução:
Untamos a forma do nosso Bundt com manteiga e farinha. Este bolo fica grande por isso usem uma forma bastante grande.
Num tacho leve a manteiga e a cerveja ao lume, até que comece a ferver. Assim que entre em ebulição juntamos o cacau e mexendo até que esteja bem dissolvido. Reservamos e deixamos arrefecer.
Pré-aquecemos o forno a 175ºC. Peneiramos a farinha com o bicarbonato e o sal.
Batemos os ovos, o açúcar e a creme frâiche até que estejam bem misturados. Juntamos a mistura do cacau aos ovos, e batemos até obter uma mistura e uma cor homogénea.
Juntamos a farinha por duas vezes, não batendo em demasia. Se necessário, com a ajuda de uma espátula, envolvemos a farinha que possa ter ficado nas paredes da taça.
Verter a massa na forma e levar ao forno durante 35-40 minutos dependendo do forno, ou até que o palito saía seco.
Deixamos arrefecer durante 10 minutos sobre uma grelha e desenformamos.
Colocamos sobre a grelha e deixamos arrefecer completamente.
Para os amantes de cerveja preta este é sem dúvida o melhor Bundt Cake. Eu e a cerveja não fazemos boas migas, assim de vez em quando e misturada com gasosa.
A cerveja Guiness, é uma cerveja especial. Possuiu uma cor castanha escura e um sabor intenso e isso nota-se no Bundt, desde que o começamos a fazer.
Nas notas de Bea dizia que notava que era pouco doce e que tinha acrescentado à receita mais açúcar. Pois eu ainda acrescentaria mais, e talvez usasse açucar mascavado em lugar de açúcar normal.Outras receitas que vi, acrescentavam a este Bundt um pouco de café, talvez para disfarçar o sabor desta poderosa cerveja.
Visto o não visto, fica um Bundt Cake de sabor diferente ao que normalmente estou habituada, não deixando de surpreender pela sua textura fantástica!!
E para comprovar, só têm mesmo de experimentar! Assim como assim, deixo-vos um pedacinho deste pecado originalíssimo!!
Que lindo,lindo lindo!!!!!( sua má). Está mesmo uma tentação este bolinho ( só pode ser feito com Guiness??).Fiquei com tanta vontade de o experimentar :)
ResponderEliminarBjns
Márcia
Não Márcia, podes fazer com a cerveja preta que quiseres!!
EliminarE não me chames de má, que sabes que não sou!!
Beijinhos
Mena, tem um aspecto óptimo! Vou experimentar (confesso que gosto bastante de cerveja...).
ResponderEliminarBeijinhos
Bom fim de semana
Lena
Obrigado Helena!! E experimenta, mas com as alteraçoes que eu disse que faria!!
EliminarJá me dizes depois!!
Beijinhos
Boa tarde querida, mas que belo aspecto tem esse bolo bom sou chocólatra e não precisa dizer que ele me agrada muito né, mas com cerveja olha que nunca experimentei, to levando a receita para testar.
ResponderEliminarum ótimo final de semana pra ti
bjs
Pois entao agora ja podes experimentar Sol!!!
EliminarUm beijinho e bom fim de semana.
Que combinação poderosa :) já ando para experimentar um pão com esta cerveja, até já a comprei, mas em bolo nunca tinha visto.
ResponderEliminarAdorei a textura do bundt, húmida e densa, e rica de sabor de certeza. Sempre a surpreender menina Mena Bundt :)
Bjns e triplicar
Isabel
Que delicia! esse chocolate a escorrer está a provocar-me! :)
ResponderEliminarBeijinhos;
Aurea Sá
Olá Mena! Bundt Cake guiness e chocolate...hum...parece-me muito bem! Pelas fotografias fiquei rendida e curiosa com o sabor.
ResponderEliminarBom fim de semana
Beijinhos
Paula
Ainda bem que já não existe nada dessa delicia!!!
ResponderEliminarNão sabes com quanta vontade fiquei de comer um pouquinho...eu que estava a dar umas trincas na minha maçãzinha e deparo-me com isto! e preciso ser muito forte para se conseguir resistir a esta tentação.
Beijinhos e um bom fim de semana.
O aspecto rústico, a textura húmida e a cor de chocolate!
ResponderEliminarMais um lindo bundt, Mena!!
Quando vi Guiness, pensava que se tinha batido algum record do Guiness ;)
ResponderEliminarO aspecto é óptimo! Mas cerveja e sendo essa tão forte (como dizes)...fico a matutar no sabor...
Olá Mena,e para aumentar meu sofrimento,fotografaste o bolo em 3 "ângulos"diferentes.Não me chegava aquele pedacinho húmido envolvido em chocolate:)....Apetitoso e com uma textura fantástica-just perfect!bjs e um bom fim-de-semana para ti!o meu já está estragado:))
ResponderEliminarJá tinha visto esta receita em vários blogs ingleses, mas como não aprecio Guiness nunca me arrisquei! Talvez para um jantar com os rapazes que gostam de Guiness :) Ficou com um aspecto fantástico, com o chocolate a derreter fica uma maravilha!
ResponderEliminarBeijinhos*
Olá...
ResponderEliminarQue aspecto magnifico ;).... Vou tirar algumas fatias :).... Adorei a tua sugestão, Mena :D.... beijocas...
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Esta maravilha seduziu-me.
ResponderEliminarTem uma textura maravilhosa e a combinação do chocolate com a cerveja deixa-me muito motivada a experimentá-lo.
Parabéns, amiga e homónima!
Beijinhos!
Já fiz há uns tempos um destes bundt's com cerveja preta e também notei que o açúcar pode ser aumentado nestas receitas. O sabor da cerveja não fica muito activo mas nota se um travo diferente,primeiro estranhasse e depois entranhasse!!!
ResponderEliminarEssas fotografias abriram me o apetite para uma coisa docinha!!!
Bjoka
Rita
Olá D. Mena!
ResponderEliminarO que mais me ocorre neste momento é no coments, mas tenho de comentar isto é tortura? Dizem que eu sou mau e tal e depois... ai ai ai
Vou tirar uma fatia para a viagem :)
Beijos
Que maravilha de aspecto!
ResponderEliminarQue bolinho tão bom...tenho visto umas receitas com essa cerveja, e tenho andado a ponderar...mas depois de ver este bolo super apetitososo tenho mesmo que experimentar :P ficou lindo e com uma textura fantástica, e a calda por cima deixou-me a salivar!
ResponderEliminarBeijocas querida,
Joana
Adoro, adoro...que aspecto fabuloso!
ResponderEliminarOlá querida Mena!
ResponderEliminarQue bolo maravilhoso... a textura hummm... que delicia, eu já fiz muitas receitas salgadas com cerveja, mas bolo nunca experimentei... pelo lindo visual deve ficar muito bom!
Beijos, Oslaine
Ora bem minha querida, venho tarde e desconfio que este bundt já passou há história o que é bom sinal, pois significa que era delicioso :) cerveja Guiness acho que nunca vi por cá, se bem que só compro cerveja para cozinhar pois não gosto dela nem misturada com sumo... E cerveja preta nem vê-la sequer nas prateleiras do supermercado. Os suíços são fiéis às suas produções e ainda só fazem loiras. Terei de procurar numa loja especializada para poder fazer esta 8ª maravilha do mundo culinário :)
ResponderEliminarbeijinhos e uma excelente semana (espero que com sol pois aqui está a nevar de novo... arggggg!)
Amiga,
ResponderEliminarJá ando para experimentar incluir cerveja em bolos há um tempo, mas confesso que outras coisas se sobrepuseram e ainda não calhou !
Esta tua proposta vem muito ao encontro do meu desejo de o fazer, de facto, e as fotos que nos deixas são lindas, abrem o apetite e incentivam-nos para o executarmos...
Adorei mais este teu fantástico bolinho, minha querida !
Beijinhos grandes
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Provocadora!
ResponderEliminarOh my God!!!! Que delicia :D
ResponderEliminarSou sincera não sei o que é um Bundt, mas afirmo que é uma tentação esmagadora para os meus olhos!!!
Acho que tenho que experimentar ... Adorei ... Está deliciosamente lindo!!!
Beijo
Olá Mena,
ResponderEliminarEu e a cerveja somos compinchas é verdade, damos-nos muito bem! Gosto dela no verão, numa esplanada com uns tremoços ou amendoins ao lado. Goste dela com gasosa, com groselha, até com coca-cola. Uso-a para temperar carnes e fazer molhos, no pão... mas confesso que num bolo não me ocorreria!
As tuas fotos mostram esse bundt cake em todo o seu esplendor...fico mesmo curiosa com o sabor!
Quanto ao teu chefe... não deixes essas farpas fiquem por muito tempo, deita-as fora e nem olhes mais para elas! O chefe tens que aturar, que remédio, mas podes optar por que te seja indiferente. Veste uma armadura e não permitas que as suas farpas te voltem a magoar.
Bjs
Nunca experimentei essa coisa... Bundt? Mas fazes tantos e gostas tanto deles que vou mesmo ter de experimentar e este parece-me divinal...
ResponderEliminarOlá Mena,
ResponderEliminarEu detesto cerveja, mas adoro-a em culinária e especialmente a Guiness, pois é encorpada e negra e forte.
Adorei este teu bolo e lá vai mais uma receita para a minha colecção!
Beijocas,
Lia.
Lindo o teu bolinho,
ResponderEliminarbeijocas
Paula
Que bonito! Apesar de não gostar de beber cerveja, gosto muito de a usar como ingrediente na cozinha. Vou ter que adaptar e experimentar este teu bundt!
ResponderEliminarQuerida Mena, tienes dos premios en mi blog,no se si participas en premios de cadena, pero me da lo mismo porque para mi, seguirte ya es un premio.
ResponderEliminarun beso
Este dá mesmo vontade de experimentar. :)
ResponderEliminar