30.3.13

Mais uma Sexta Feira

Ultimamente não sei para onde me virar! Não tenho tido muito tempo para me sentar e poder visitar as cozinhas das vizinhas! Há dias em que vejo as publicações mas é-me impossível passar por lá... Mas assim que o tempo seja um bocadinho mais, dou as minhas espreitadelas.

O pequenote manda dizer que já está melhorzinho!! Que agradece todos os miminhos que foram deixando! Quanto ao meu chefe, enfim....

Ontem foi Sexta Feira e dia de publicar mais um dos desafios do Dorie às Sextas, mas para publicar há que os fazer! Quando vi a receita publicada, pensei prós meus botões, Hummm... Crisp? Crumble? Maçãs, Arandanos? Acho que vou ficar sem experimentar.

Estava decidida a não matar muito a cabeça por esta receita, até ontem, quando um grupinho de provocadoras que publicaram os primeiros!

E palavra puxa palavra lá fui eu prá minha cozinha!! E agora aqui que ninguém nos ouve, abençoada a hora!!



Cran-Apple Crisps

(receita traduzida pela Mariana Fidalgo, baseado no livro "Baking" de Dorie Greenspan).

Ingredientes

Cobertura:

  • 3/4 medida de farinha de trigo
  • 1/2 medida de açúcar amarelo
  • 1/2 medida de flocos de aveia
  • 1/2 medida de coco ralado
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 colher de chá de gengibre em pó
  • 115 gramas de manteiga sem sal, bem fria, cortada em 4 pedaços.
Recheio:
  • 4 maçãs médias, sem casca e sem caroço, cortadas em pedaços
  • 1 medida de arandanos frescos ou congelados (não usei)
  • 4 rodelas de ananás de conserva
  • 1/2 medida de arandanos ou passas (usei as passas)
  • 2/3 medida de açúcar (usei amarelo)
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 2 colher de sopa de nozes partidas
(1 medida= 1 cup = 250 ml)

Execução:

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar com manteiga 8 recipientes individuais de forno (ou um grande).

Disponha os recipientes num tabuleiro e reserve.

Para fazer a cobertura colocamos todos os ingredientes num processador de alimentos, se tiverem, e pulsamos até que a mistura forme migalhas grandes. Para fazer à mão temos que esfregar a manteiga com os ingredientes secos de modo a obter uma areia grossa, não mexendo em demasia para não derreter a manteiga. Pode fazer-se a cobertura até 3 dias de antecedência e guardar no frigorífico, hermeticamente fechada.

Para o recheio misturamos todos os ingredientes numa tigela grande.

Dividimos o recheio pelos recipientes e colocamos a cobertura. Levamos ao forno por 40-45 minutos ou até que a cobertura esteja dourada e os sucos do recheio estejam a borbulhar nas margens dos recipientes.

Transferimos as taças para uma grade e deixamos repousar pelo menos 10 minutos, antes de servir.


Ora para quem estava reticente em experimentar por primeira vez um Crisps, um Crumble, olhem uma sobremesa deste género, fiquei deveras muito contente com o resultado. E só a cobertura em crú já deixava antever a maravilha que se estava a preparar!!

O ananás na falta dos arandanos, veio aportar a acidez necessária para balançar com o doce do recheio. Eu não sabia o que ia colocar para substituir os arandanos, e numa conversa com uma das provocadoras, a Ana Rita do Bem Bons ela deu-me esta sugestão! Como ela tem o livro partilhou comigo esta dica! Obrigado Rita!

 E o que mais me encantou foi sem dúvida o toque do coco, sem dúvida uma pequena maravilha!


Estas minhas caixinhas foram as escolhidas para fazer este Cran-Apple Crisp, ou melhor dizendo Pine-Apple Crisp. Mas como não tenho muitas, fiz também no pirex e em menos de nada quase não há para contar a história! 

Acho que é bom sinal, não vos parece?

26 comentários:

  1. Ola amiga, acontece-me o mesmo por vezes, bem quero comentar e passar por todos os blogs e ver as deliciosas novidades mas é complicado, quanto ao menino fico feliz:)

    Bem e esta receita está com um aspecto tão bom que eu comia já tudinho, aposta nisso :D

    Um beijinho e uma feliz Páscoa para todos ai em casa.

    ResponderEliminar
  2. É muito bom sinal! Ficou óptimo, Mena! E não te apetecia fazer :)...

    Gostei tanto da ideia do ananás como das nozes para dar o crocante!

    Embora o meu não tenha corrido bem, acho que pelo que vejo das outras Dories, a receita está mais do que aprovada!!


    Beijinho grande, Mena!

    ResponderEliminar
  3. Ficou uma sobremesa muito linda e de certeza deliciosa.
    Gostei da receita, ainda a farei porque adoro crumbles e crisps
    Ainda bem que o filhote está melhor.
    Bjns aos três e uma páscoa feliz
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. uff.. que maravilla Mena.. se ve divino como se te ocurren estas cosas . claro, eres una makinorra.. !! divino, Mena,, divino

    ResponderEliminar
  5. Que bom que a saúde voltou!

    Gosto muito de crisps e este agradou-me muito, particularmente a introdução do ananás juntamente com o côco, pois é uam combinação muito feliz.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Mena adoro tudo o que seja ou pareça com crumble... Mas efectivamente estando em milfontes é complicado... A no que a minha estreia nas dories vai ter de esperar uma vez mais :-(... Linda deixo uma enorme beijoca com votos de boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto que tem Mena... :) estou a babar mas não consegui mesmo..
    Beijinhos e Feliz Páscoa

    ResponderEliminar
  8. ummmmmm que rico, rico MEna!!!!
    y que cuenco más bonito en verde y con esas letras! ;)
    te lo robo! jajaj el cuenco y el relleno aleh!

    ResponderEliminar
  9. Minha querida!! Estas férias estão a lavar-me a alma... acho que regresso rejuvenescida por completo. E o mais que tudo tem sido o incansável quando se trata de me animar! :-)
    Também tenho andado mais fugida mas hoje tirei umas valentes horas para fazer as visitas...
    Este ananas-maça crumble tem óptimo aspecto mas hoje prefiro o óptimo tiramisu que me serviram para sobremesa ;-)

    Beijinhos e Boa Pascoa minha querida!

    ResponderEliminar
  10. Olá Mena,ficou perfeito, em cor e textura! ficou tão lindo e tão apetitoso...apetece mesmo meter a colher.Devia participar mas também tive uns dias complicados e acabei por desistir.Boa Páscoa!violeta

    ResponderEliminar
  11. Querida Mena,

    Ainda bem que decidiste ir para a cozinha e não desististe de fazer esta sobremesa... também a vi nas Dories, mas esta semana foi totalmente impossível, andei sempre com os nervos à flor da pele !

    Ficou com um delicioso e tentador aspecto, amiga, penso que é uma das receitas da Dorie que farei fora de tempo, como cheguei a fazer a tarte de pêssego ! :)

    Que bom que o menino já está bem, continuação de boa recuperação...
    Olha, quanto ao chefe, junta-o ao meu e manda-os para a Sibéria verdadeira e que congelem as unhas dos pés para que encravem e não possam andar. Assim não voltam para cá para chatear o pessoal ! :)))

    Quanto ao tempo, não te preocupes... ele foge de nós ! :)

    Beijinhos bem grandes para ti, querida, Páscoa feliz ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Mmm qué rico!! Sabes que siempre he querido hacer esta receta?? Bueno, siempre he querido hacer el crumble y nunca me he animado!! Pero se ve estupendísimo!! Por lo tanto... me tendré que animar si o si!! Se ve delicioso! Un bso guapa

    ResponderEliminar
  13. Ohhh Mena eu não sou provocadora ,mas quando gosto de uma coisa tento que os outros provem e ainda bem que não desisti de te convencer moça!
    O ananás é a minha próxima experiencia, mas como te disse ainda vai haver outras frutinhas que vão ser testadas...
    Bjokinha
    Rita

    ResponderEliminar
  14. Que tem bom aspecto tem :)
    As melhoras para o piqueno

    Beijinhos e Boa Páscoa *

    ResponderEliminar
  15. Hummmm, que belo Crumble, agora que vim ver a receita, fiquei tentado em experimentar :) vou guarda-la nas receitas para testar :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Mena Lopes....
    Adorei seu blog, sua forma de escrever... sua receita que você coloca um amor gritante nela...
    Parabéns....
    Fiquei curioso. Você é portuguesa e mora em Andorra???
    Deve ser lindo por aí!
    Do seu novo seguidor brasileiro
    Marco!

    ResponderEliminar
  17. Hummm tem um aspecto delicioso este pine-apple crisp, adorei a textura.
    Minha linda querida passando também para desejar a você e toda a sua família uma feliz e santa Páscoa.
    beijos grandes !!!

    ResponderEliminar
  18. Querida amiguinha, ficou lindo como tudo o que sai das tuas mãos. Vim aqui para te desejar um Domingo de Páscoa com paz, amor e muita alegria juntos dos teus fifis.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  19. Hola Mena! que rico tiene que estar, ya no te quedara ni las mijitillas de lo riquisimo que se ve. Besos

    ResponderEliminar
  20. Minha querida...ficou com um aspecto maravilhoso! Também queria fazer, mas o tempo não deu para tudo. O almoço de família foi cá em casa,o que significa algum trabalhinho. Mas, eu adoro estas reuniões e almoços...
    Mas, durante esta semana, esta receita não me escapa :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Querida Mena: não sei porquê ,mas o teu blog não aparece na minha lista e ,por isso, "perdi" esta bela receita ( bem como outras ,pelo que posso ver aqui).Este crumble deve ser espetacular. Gosto muito das receitas das Dories.
    Bjns
    Márcia

    ResponderEliminar
  22. Ficou com óptimo aspecto Mena.
    Adoro crumbles e com esta combinação de ingredientes, ainda melhor!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar