3.3.13

Convite para jantar

Depois de uns quantos dias sem publicações aqui estou eu! Imagino que devem saber o porquê da minha ausência e nestes últimos dias, tem sido mesmo a falta de tempo. 

Nem no trabalho posso fazer as minhas "escapadas" para colocar post's ou comentar os comentários que vou recebendo! Mas quando as coisas estiverem mais tranquilas, vou fazer tudo o que tenho pendente.

Desde que comecei com estas Aventuras, que vi por diversas vezes o Convidei para Jantar. A primeira vez que vi fiquei intrigada, mas como não percebi muito bem como funcionava deixei passar.

Ao visitar o Come Chocolates Pequena, que eu acho simplesmente delicioso em todo o seu conteudo, vi que começava a 10ª Edição do Convidei para Jantar, e cuja iniciativa vem do Anasbageri

Estava lançado o desafio e desta vez o convite é feito a um poema. O da nossa vida ou aquele que estará para ser.  

Apesar de ter muitos poemas de que gosto e vários autores decidi-me por um poema do Vinicius de Moraes, que de alguma maneira traduz o caminho que percorri e aquele que me falta percorrer...


O verbo no infinito

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então sorrir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer de tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... 

 (Vinicius de Moraes)


E para receber tão digno convidado, fiz um Brownie Cheesecake. 


Vi imensas receitas na net, e depois abri a porta do frigorifico e meti mãos à obra.

Brownie Cheesecake 

Para o Cheesecake: 
  • 250 gramas de Ricotta
  • 150 gramas de queijo fresco (usei fromage blanc)
  • 4 colheres de sopa de açucar em pó
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 125 gramas de creme fraîche
  • 2 colheres de sopa de farinha     

Para o Brownie: 
  • 200 gramas de manteiga
  • 300 gramas de chocolate negro
  • 6 ovos
  • 200 gramas de açucar
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 150 gramas de farinha
  • 1 pisca de sal

Execução:    

Começamos pelo brownie. Derretemos o chocolate com a manteiga em banho-maria. Durante este tempo batemos os ovos com o açúcar e a baunilha. Quando o chocolate estiver derretido e ligeiramente arrefecido, juntamos à mistura dos ovos. E por fim incorporamos a farinha e o sal, peneirados.

Preparamos então o cheesecake misturando todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea.
Pré-aquecemos o forno a 180ºC.

Untamos um tabuleiro com manteiga e colocamos em primeiro lugar a massa do brownie, seguida da masa do cheesecake. Com a ajuda de uma faca tentamos fazer efeitos com a massa. Levamos ao forno durante 25 a 35 minutos, ou até que o palito saia seco.

Deixamos arrefecer completamente e levamos ao frigorífico pelos menos 24 horas. 

 
Quanto mais tempo estiver no frigorifico, mais se acentuam os sabores deste brownie cheesecake. Acabou por ser uma agradavel surpresa, visto ter sido feito um bocadinho às cegas.


O chocolate por si só, é meio caminho andado para o pecado! Juntando natas e morangos.... Nem vos digo nem vos conto!




Ou melhor, dizer até digo, digo que experimentem!!!

41 comentários:

  1. Eu ando quase sempre assim... sem tempo... mas olha que o teu foi muito bem aproveitado porque este brownie está de babar!!!
    Beijinho e bom resto de fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente aproveito bem o tempo... o pouco que tenho!!! E faço sempre mil e uma coisa!
      Obrigado Vera!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que brownies tão bons ;) Gostei muito e ainda gostei mais com o acompanhamento do morango!
    Boa escolha de poema!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ines!! Sim com os morangos fica ainda melhor!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Minha querida!! Mas que bela participacao nesta ediçao. Gulosa q.b. e uma apresentação fantástica como sempre.
    O poema não conhecia mas mostra bem aquilo que ja vou conhecendo de ti.

    Beijinhos e um optimo domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu carinho minha querida Kinhas!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bom dia Mena, vim retribuir sua visita e conhecer o seu saboroso cantinho, gostei muito desta receita de brownies eles estão tentadores.
    Bom domingo.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom ter-te por aqui Sol. Ainda bem que gostaste!!
      BEijinhos

      Eliminar
  5. Que bela escolha, nesse português adoçado do outro lado do oceano :) Gostei imenso da tua escolha. E dos brownies também! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Está lindo e, com chocolate, delicioso com certeza!!!

    Este está na lista para experimentar, mas para quando será?? A falta de tempo calha-nos a todas!!

    Beijinhos,

    Doces em Casa

    PS: Tenho imensas dificuldades em publicar os meus comentários no teu blog cada vez que cá venho. O que é uma pena...é tudo tão saboroso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim era delicioso!!! E esses problemas que me dizes, devem ser do Blogger!!!
      Gosto de te ver por aqui!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Escolheste muito bem e aprumaste-te na apresentação. Parabéns pelo resultado final. Ficou fantástico. Muito boa escolha do poema.
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para um senhor como é o Vinicius, tinha que ser Tila!
      Um beijinho grande

      Eliminar
  8. Ficou fantástico!Adoro brownies.É tão convidativo...mmm,e esse acompanhamento....Parabéns!bjs,violeta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui entre nós Violeta, foi a primeira vez que os fiz! E adorei!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Uma deliciosa maneira de aproveitar o pouco tempo que tens!

    ResponderEliminar
  10. Adorei a escolha do poema :) E esse brownie está assim um coisa deliciosa, fiquei a salivar :P Agora comia um desses quadradinhos ia saber-me mesmo bem :P Tenho uma ideia, que tal fazermos uma troca? uma fatia de bolo de chocolate por um brownie? LOL

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem que gostaste Joana! E parece-me uma troca justa!!! Manda a tua fatia que eu mando uma destas!!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Bem!! Uma pessoa esta longe um dia e da de caras com esta perdição!! Ficou um brownies lindo!! Adorei! E sem duvida que chocolate com morangos e chantilli é outro hoje, de gulodice! Perfeito ara mim!! Aforei esta receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao sejas assim resmungona, porque ja nao publicava há mto tempo!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. ADorei o poema e os brownies então...
    Excelente participação.
    Bom domingo
    Http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Um poema lindo, uma mulher serena, uma mamã maravilhosa e para completar a pessoa que és, uma "provocadora" de e aos paladares requintados...nem que sejam os dos olhos.
    Incrível como as tuas fotos despertam estes pecado+sentido: gula e paladar.
    Perfeito.
    És uma tentadora doce mulher.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Maria, nem sei como responder a tanto elogio! Fico corada até à ponta dos cabelos!!
      Sempre tão cordial e carinhosa comigo! És encantadora!
      Obrigado, amiga!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Ah! Voltei para te dizer que gosto de doces, pois então. Mas se uma salada de frutas e/ou salada de um só fruto estiver por perto: morangos, quivis, ananás, laranja, enfim, podes ter a certeza que estes estão ao lado da fatia de bolo que estiver a comer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha! E dizes tu que não tens tempo, mas sabes aproveitá-lo muito bem!
    Hum...adorei!
    Beijinhos e bom domingo
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tento aproveitar, tento Paula!!
      Obrigado pelo carinho!
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Hola MENA te acabo de ver en google mas y te busque le blog para conocerlo el poema precioso.... el brownie maravilloso y delicioso me ha encantado a si que me quedo de seguidora y si quieres conocer el mio te dejo mi enlace
    http://eltoquedebelen.blogspot.com.es
    !!!! un besin !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yo tambien te he visto en google+!!! Y me encanta que estes por aqui!!!
      Besitos

      Eliminar
  17. Belíssima participação, querida Mena, esse brownie está simplesmente irresistível... com 300 gr. de chocolate negro assim eu perder-me-ia sem dúvida ! :)

    Adorei o poema que escolheste, lindíssimo e muito profundo ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sei que te perdias! Até eu me perdi minha querida! Por uma primeira vez que fiz brownies, nao sairam mto mal!!!
      Obrigado por todo o carinho!!
      Beijinhos minha doce amiga!

      Eliminar
  18. Linda participacao e lindo poema. Uns brownies fabulosos o que se pode pedir mais? Ja somos 2 em relacao a falta de tempo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas sofremos do mesmo mal!!! Mas aproveitamos da melhor maneira nao é?
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Olá Mena,

    Adorei a tua participação e esse docinho ficou uma verdadeira tentação.

    Bjnhos e uma semana fabulosa.

    http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Uau! Gostei muito da tua participação! O poema é lindo e os Brownis uma loucura!

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar