13.4.13

Um aniversário

Ainda está um bocadinho longe o dia dos meus anos, mas este Bundt's que vos trago hoje, é para o 1º aniversário do Blog A Cozinha da Kinhas da minha Kinhas, como não!!

Desde os começos deste blog, que esta menina assentou por aqui, e nunca mais saiu. Temos algumas coisas em comum, e uma delas, é de sermos blogger's longe do nosso país.

Ela anda perdida pelos Alpes Suiços e eu, vocês já sabem, pela minha Sibéria.

Com tanta conversa que já tivemos, acho que se vivessemos mais perto uma da outra, andavamos sempre uma em casa da outra.

Em resposta ao desafio que fez, pois eu optei escolher o chocolate! Não porque não tivesse queijo suiço, mas é que o doce e eu funcionamos melhor.

Sim, porque trago um Bundt! Para não variar, mas acreditem que até eu fiquei surpreendida com o resultado!!

E sabes de uma coisa Catarina, no ultimo comentario que me deixaste, dizias que gostavas de uma citação do Alexandre Dumas, "Um por todos e todos por um!", mas como eu gosto muito do Saint Exúpery deixo-te com esta:

"Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro."
(Saint-Exúpery)

E esta citação não fica só para a Kinhas, fica para todos aqueles que passam por aqui e deixam um bocadinho de si!

Venha a receita deste Bundt, que é simplesmente, maravilhosoooo! Sim isso mesmo que estão a ler! E estão proibidos de me chamar má! A culpa não é minha, é da Kinhas. :)




Bundt Cake Floresta Negra

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 200 gramas de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 250 gramas de açúcar
  • 150 gramas de chocolate Lindt negro com recheio de frambuesa
  • 40 gramas de cacau sem açúcar
  • 250 ml de buttermilk*
  • 300 gramas de farinha
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato
* Para fazer buttermilk colocamos 250 ml de leite e adicionamos uma colher de sumo de limão. Deixamos repousar 10 minutos, como minímo.

Para a calda e decoração:
  • 1 frasco de 500 ml de cerejas em calda (um frasco grandeee!)
  • 1 casca de limão + 1 pau de canela + açúcar (dependendo se as cerejas são ou não muito doces) + 1 colher de sopa de farinha maizena diluída num pouco de água bem quente.
  • 500 ml de natas para bater
  •  3 colheres de sopa de açúcar em pó
  • 2 colheres de sopa de chocolate granulado (que sejam generosas essas colheres)


Execução:
Peneiramos a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e reservamos

Pré-aquecemos o forno a 160ºC. 
Colocamos o chocolate a derreter em banho maria e reservamos. Começamos por bater a manteiga durante 3 minutos a uma velocidade média. Juntamos o açúcar e continuamos a bater até que duplique o volume. Juntamos os ovos uma a um, misturando bem entre cada adição. Depois de juntar os ovos, adicionamos o chocolate derretido e misturamos bem.

Começamos a juntar o buttermilk, alternando com a mistura de farinha, devendo terminar com a farinha. Este ultimo passo deve ser feito a velocidade baixa, para impedir que se destruam as bolhas de ar que demos à massa antes.

Untamos devidamente a forma e colocamos a massa suavemente. Esta massa tem a particularidade de ser muito densa, e na forma devemos deixar cair e que encontre o caminho, para que preencha todos os relevos.

Levamos ao forno aproximadamente 50 minutos ou até que o palito esteja seco.

Colocamos numa grelha e deixamos arrefecer 10 minutos. Terminado este tempo, desenformamos e metemos dentro de um saco de plastico ou envolvemos em película aderente.


Enquanto deixamos arrefecer COMPLETAMENTE o nosso Bundt, melhor que seja feito à noite, e assim melhoramos também a textura.

Para a calda, colocamos a cereja e a respectiva calda num tacho, a casca de limão e o pau de canela, e levamos ao lume. Se forem pouco doces adicionamos 1 ou 2 colheres de açúcar. Deixamos que ferva e de seguida juntamos a água e a maizena. Deixamos que engrosse e retiramos do lume.
(A calda tb pode ser feita com antecedência, para que assim quando se proceda à decoração do bolo, esteja bem fria)

Para o chantilly, batemos as natas bem frias, com 3 colheres de açúcar em pó, até obtermos um chantilly espesso. Juntamos de seguida o chocolate granulado e envolvemos suavemente.

Cortamos o Bundt em três camadas. Colocamos em primeiro algumas colheres de calda e algumas cerejas, seguidamente com a ajuda de um saco de pasteleiro, vamos colocando o chantilly, terminando com mais umas colheradas de calda. Sobrepomos a 2 camada de bolo e repetimos da mesma maneira. Terminamos com a ultima camada de bolo.




Polvilhamos com açúcar em pó e colocamos um pouco mais de chantilly se quisermos. Terminamos com algumas cerejas e calda das mesmas.

Sempre que faço um Bundt, faço sempre umas miniaturas. E para esta receita não podia ser excepção. 

E tinha mais do que um motivo para faze-los. A Kinhas adora cupcakes, mas eu não tenho tanto jeito como ela. Então decidi decorar os mini como se de cupcakes se tratassem, mas antes deixo-vos a vossa fatia deste pecado capital!!



Minha querida Catarina, espero que venham muitos mais anos, e eu por aqui a ver-te publicar! Agora fica o teu miminho, e espero que gostes! Estes são só teus!!


Agora me dou conta que este deve ter sido dos post's mais longos, ou pelo menos com mais fotografias. Mas não se habituem, porque não faço estas coisas todos os dias e durante uma semana, não faço nenhum Bundt.

E vocês não ficam com vontade de experimentar??

62 comentários:

  1. Bem...minha querida! Nem tenho palavras fiquei a babar. Só pode ser maravilhoso! Que delícia! Que coisa divinal! Até os olhos comem... Ai se eu engordasse só olhar para as fotos. O que seria de mim?
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois era o mal de todas nós!! Porque em cada cantinho que vamos, so encontramos maravilhas!!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. As miniaturas que tu fazes provocam-me sempre grande encanto. Não que não seja o caso destas, Mena, mas desta vez não quero a miniatura! Quero uma fatia bem gorda do delicioso bundt grande!! :)

    É impossível alguém não gostar, muito menos a Kinhas! :)
    Por várias razões esta é uma participação muito especial e o bundt ainda mais especial que todos os outros que fizeste por ter sido feito com as mãos cheias dessa bonita amizade que vos une e que eu admiro!

    Um beijo para as duas! :)

    Aida

    ResponderEliminar
  3. Está com um aspecto maravilhoso.
    Deu-me vontade de ir para a cozinha experimentar :)
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Que maravilla Mena, esto es una autentica tentación y una perfecta frustración, por no poder sacarlos de la pantalla, pero Kinhas se merece una cosa así para el primer cumple de su blog.
    Un beso

    ResponderEliminar
  5. Bem Mena em relação ao Bundt deixo aqui o comentário da Liliana quando mostrei as fotos "Xiiiii que espetaculoooo" :)

    Parabéns pela vossa amizade, é uma prenda excelente para a Catarina :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. TOMA YA!!!!!!!!!!!! buaghhhhh menudo pastelazo de selva negra!!!!!
    chocolate, cerezas!! quiero morirme ya!!!! jajaj
    MENA CUANDO VAS A ABRIR LA PASTELERÍA!!! ;)

    ResponderEliminar
  7. Bueno, bueno! que maravilla, que fotos, que pinta, que manos, que.... Madre mía Mena, esto esta de muerte. Mil besos

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão guloso!
    Perfeito para a ocasião!

    ResponderEliminar
  9. Como haga todo lo que publicas, me voy a poner como una vaca... pero es que no tiene pinta.. tiene pintón!
    Mena que rico de verdad, y de las fotos que quieres que te diga,estupendas.
    un beso

    ResponderEliminar
  10. Nininha Meninha, eu bem evito vir aqui mas não consigo resistir. Que maldade a tua... E assume as responsabilidades pois a Kinhas também é uma das tuas vítimas. Tadinhos de todos nós...
    Maravilhoso, doce amiguinha.
    Um beijinho para ti e um, muito, mas muito especial para os pintainhos que têm tanta sorte em ter uma mamã como tu.
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Olá...
    Que excelente aspecto :)..... Adorei :)..... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Querida Mena: estava aqui a olhar para as fotos e só me saía "Creeedoooooo"!!!!! Wow! Este bundt deve ter superado todos os maravilhosos que já aqui puseste.É pena a fatia não estar aqui de verdade,pois ia adorar saborear esta obra-prima.
    Quanto ao texto ( embora mais longo do que o costume) vem demonstrar a grande amizade que vos une. Aliás "vê-se" que és uma pessoa que te entregas de alma e coração aos teus amigos e eu tenho a honra e o privilégio de fazer parte deles ( pelo menos assim o espero).
    Bjs,amiga
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Minha querida este teu bolo é uma coisa assim tão boa mas tão boa, que estou para aqui a inventar para ir fazer um doce, pois fiquei com imensa vontade de provar esse bolo, mas como nao posso, nem estou com paciencia para fazer um igual, porque ando um pouquito preguiçosa quanto á cozinha, que nem sei o que faça! Amei esse bolo, está digno de uma montra de uma pastelaria de topo! Parabéns minha querida, de certo que a nossa querida Catarina, vai "babar" com esta maravilha :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Estou aqui a andar de cima para baixo e de baixo para cima a admirar as fotos... nem sei o que dizer, porque estou extasiada a ver essas maravilhas.
    A amizade é um sentimento que eu prezo muito e com toda a certeza, a Catarina irá adorar os miminhos que aqui lhe deixaste, mas sobretudo as lindas palavras que escreveste no teu texto.
    Já te tinha dito, nas nossas conversas of record, que és uma pessoa linda e sou uma sortuda em te ter como amiga.
    Apesar destas delícias serem para a Catarina, ela não se importará com certeza que eu roube uma fatia enormeeee :)
    Bjns a triplicar
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois claro que nao!! Leva uma fatia Isabelinha!!!
      Qd for de ferias faço um assim, tá bem?
      E eu tb sou sortuda de ter conhecido pessoas como tu!! E olha acho que foi atraves da Kinhas ou da Isabel!! Uma delas!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Mena,

    bem, este bolo tem um aspecto... Que delícia.
    Está super apelativo. Um dia destes tenho de experimentar mas primeiro tenho que comprar uma forma de bundt.
    Sim, ainda não tenho nenhuma :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Hola,
    este pastel te ha quedado genial, me lo podría comer así atraves de la pantalla..jeje
    un saludo

    ResponderEliminar
  17. Meu Deus, Mena!! Que coisa maravilhosa! A Kinhas só pode ter ficado deliciada com uma prenda de aniversário destas :) Além de ser certamente delicioso, está lindo, lindo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Mena,
    Nem tenho palavras....Fantástico.....Sem dúvidas que a Catarina vai adorar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  19. Bem Mena desta é que foi! Isto é imperdoável e um golpe baixíssimo para mim que estou de dieta!, se ja ando mortinha por fazer esse bundt cake, imagina depois de ver esta tortura maravilhosa... Que saudades de por aqui passar... Adorei linda, este bolo é refeito para a Catarina! Muito boa sorte porque mereces, sem duvida!

    ResponderEliminar
  20. The last but not the least... estive toda a santa tarde com a tua publicação aberta, ora chorava, ora sorria, ora escrevia ora apagava... Nunca, mas nunca mesmo de disseram palavras tão bonitas e que me tocassem em cheio o coração :) se já gostava de ti agora ainda gosto mais minha jeitosa!!! Conhecer-te foi das coisas mais bonitas que me aconteceu!! Bendito o dia que me entraste pela cozinha dentro!!! Às vezes tenho a sensação que é como se nos conhecêssemos desde sempre, uma espécie de dejá vú que se entranha e não sai!
    Não é por este Bundt ser o BUNDT para a minha festa mas simplesmente é porque tu acertaste em cheio: Floresta Negra é sem dúvida nenhuma o meu bolo recheado favorito! São as tais coisas que não se conseguem explicar... Nunca eu tinha mencionado nada sobre isto e tu apareces-me com esta oitava maravilha!!! Fiquei rendida!!! E nem sei que mais te diga pois já estou para aqui a choramingar de novo com o que me escreveste!
    Por isso minha querida eu resumo que ADOREI ADOREI ADOREI!!!

    Beijinhos :))))

    ResponderEliminar
  21. Um gesto muito bonito que celebra também uma amizade sincera.
    Um grande beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  22. Linda participação e belas palavras!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Mena querida, jã não bastava a delicia que vi ontem? Que posso dizer? Magnifico, maravilhoso, soberbo. Adorei o bolo, e amei as lindas palavras. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderEliminar
  24. O Bundt tem a grandeza da intenção que o move e inspira: celebrar uma amizade e uma comemoração feliz de uma amiga.
    Que dizer-te, Mena, para além de que já te percebo assim: de coração grande, estendendo o afecto ao mundo dos que acolhes nos teus braços amigos, independentemente das distâncias físicas que são apenas isso.

    Assim, termino deixando um beijo para ti, mas também à Catarina.

    Já agora, também quero !!!! Posso preparar o chá?

    ResponderEliminar
  25. Tu tambien eres un tesoro para mi.. y ya sabes que no
    es ningun secreto... me encanta todo lo que haces y como
    lo haces.. eres un genio..disfrutate tu tarta de aniversario..
    mala, que yo no llegoooo..!!!

    ResponderEliminar
  26. Esta fantástico esse bolo, quase babo o teclado....o que não daria por uma fatia...
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Dios mío Mena, ¡te has superado! y mira que ya es difícil porque todos tus platos son riquísimos tanto dulces como salados, pero este.... este es mi debilidad, jajaja. Felicidades guapísima, besos

    ResponderEliminar
  28. Que delicia, um aspecto mesmo saboroso.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Olá, Mena!
    Ainda não conheço A Cozinha da Kinhas (acabei de tornar-me seguidora para mais tarde descobrir com calma), mas estou curiosa!
    Quanto ao teu Bundt... WOW! Até O Cozinheiro ficou boquiaberto!
    Estás de Parabéns! Por este Bundt e pelas fotografias, lindos, como a vossa amizade. :)
    Um beijinho e boa semana,
    A Cozinheira

    ResponderEliminar
  30. Mena, preciosa, qué delicia, te quedó genial!!
    Es un pastelito perfecto, delicioso, con una combinación de sabores impresionante!!
    Y qué bonita entrada, me gustó mucho!
    Un beso enorme preciosa y que tengas una semana perfecta!

    ResponderEliminar
  31. Te ha quedado todo perfecto y la pinta muy jugosa. !Felicidades!. Un saludo.

    ResponderEliminar
  32. Experimentar?! Não! Eu quero é um bolo desses pra mim... estou de queixo caido com tamanha maravilha

    ResponderEliminar
  33. Que bundt fantástico, ficou com um aspecto delicioso!!! Fiquei cheia de vontade de experimentar ou então ir aí roubar uma fatia bem gorda :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  34. O bolo é lindo e a homenagem ainda mais... perfeito, este post! :D
    uma boa semana!
    bjos

    ResponderEliminar
  35. bem, k perfeição!!! O aspecto está mesmo de babar :)..
    Lindo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Olá Mena,
    O teu bundt ficou bem bonito e a Catarina vai adorar. E essas miniaturas ficaram mesmo um miminho. É sempre bom descobrir que a amizade traz coisas boas e este mundo da blogoesfera assim o prova.
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ResponderEliminar
  37. Minha linda,

    Vestiste o teu bolo de uma forma magnifica, trazes um clássico irresistível para a mesa, sabendo tu de antemão o quanto eu sou louca por chocolate ! :)
    Esse floresta negra é pecaminoso, um bolo perfeito e decadente de tão delicioso que é !
    Foi a escolha perfeit para a nossa querida Catarina que, decerto, iria ADORAR, eu não tinha qualquer dúvida !
    Linda homenagem, excelente participação e uma bonita Amizade que, assim espero, perdure por muitos e longos anos entre vós !

    Beijinho, minha querida Menina Bundt Cake ! :)


    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida Isabel,
      Quando me deixas um comentario, eu fico sem apalavrada! Ou seja sem elas!!
      Eu sei que gostas de chocolate, nao fosse tu a Senhora do Chocolate, e tb sei que tens um imenso carinho à Kinhas, tal como eu! E certamente esta amizade perdurará!! Assim como a tua!!
      Beijinhos

      Eliminar
  38. Que bolo mais guloso e tentador! O que eu dava para ter agora uma fatia aqui ao pé de mim.
    Adorei e a Kinhas merece.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Mena,
    os teus bundts são sempre uma tentação para os nossos olhos :)
    Adorei este floresta negra, cheio de mimo para a Catarina.
    Um bolo lindo lindo, arrebatador em sorrisos e suspiros.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Nao sabes o contente que me deixas por dizer isso Ginja!!
      Um beijinho

      Eliminar
  40. Nem li, mas só pelas fotos declaro-te "és uma tentadora das nossas gulas".
    Beijinho

    ResponderEliminar
  41. Que delicia Mena! Gostei muito da tua participação. Levo uma fatia comigo. hummmm

    Beijinhos doces;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  42. Mas que bolo! Meu Deus! :D
    Não conhecia o seu blog, mas já por esta receita fiquei rendida. Parabéns :D
    É verdade, sou novinha :p e gosto imenso de Saramago e a frase que tenho no meu blog é uma das minhas preferidas dele. Dura é verdade, mas bonita e, de certa forma, consta a realidade. Posso só ter 17 anos, a caminhar para os 18, mas a verdade é que já percebi que a vida não é um mar de rosas e que nem todas as pessoas que estão à nossa volta são boas como aparentam ser... e quando olhamos melhor para o seu interior percebemos que o coração delas é de ferro e impenetrável, não há qualquer pontinha de piedade apenas malícia, por isso, o melhor a fezer é afastar-me :9

    Bjs e uma boa semana.

    Ana Mafalda

    ResponderEliminar
  43. Mena! Que tentação! Por um lado ainda bem este bolo andou pela tua Sibéria, porque acho que não me conseguia controlar e comer uma só fatia!...
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  44. Nossa, preciso fazer esse bundt já vi em tantos blogs q estou curiosa no sabor.
    O seu está lindo... divino, maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  45. Meninha, tinha perdido de vista esta sua postagem, mas antes tarde do que nunca, que lindo que ficou e que capricho, tenho certeza que a Catarina adorou, bjs !!!!

    ResponderEliminar
  46. Mena, que miniaturas lindas e que bolo magnífico!!
    Sem dúvida que arrasas com os bundt!! :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  47. Mena linda,
    Tu a Kinhas deixaram-me de olhos marejados! Sim quem encontr um amigo encontra um tesouro e essa vossa amizade, virtual ou não, é tão linda de se ver!
    Há coisas que não se explicam, apenas se sentem e eu onsigo imaginar como a Kinhas se sentiu ao ler o teu post e ao ver o seu bolo favorito desta forma tão rica!
    Deixa-me ainda dizer-te que andas a deixar meio mundo doido com estes bundt cake's que fazes magistralmente!
    Não tenho a forma, por isso ando roidinha... mas eu quero "a forma" e vou ter que esperar (e secalhar depois aborreço-me dela porque gosto de variar, ahahah).
    Agora vou ter que me ir mebora, assim de boca molhada de desejo de provar esta floresta que não é nada negra mas sim encantada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  48. Olá Mena:)

    Venho agradecer a tua visita, comentário e por ficares minha seguidora. Acredita que fiquei muito feliz:)

    Aproveito e comento este maravilhoso bundt cake floresta negra que só de olhar dá vontade de lamber o ecrã, deve ser tão bom poder saborear uma bela fatia que só de pensar até arrepia. Devem ser os teus bolos preferidos e acredito que no dia que experimentar o primeiro vão passar a ser os meus também:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Formiguinha! E eu fico contente que tenhas passado por aqui!!!
      E qd experimentares um Bundt, ja me dizes que tal!!
      Beijinhos

      Eliminar
  49. Linda Mena, já te felicitei noutros locais, mas aqui ainda não tinha vindo fazê-lo.
    Parabéns pela vitória com esta maravilha!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filomena!!! Não sei como te agradecer todo o carinho!!
      Beijinhos

      Eliminar
  50. wuau ficou 5* mesmo mt bonito esta uma mao de obra parabens bjs

    ResponderEliminar
  51. Una tarta que no he visto por ningun lado, muy trabajada, el suero de leche el el liquido de la fabricacion de los quesos??? lo venden hecho no??? me encanta,se ve super delicioso, besotes.
    Ettore

    ResponderEliminar
  52. Olá Mena!
    Adorei!! Melhor poderá ser difícil. Parabéns minha querida, o teu Bundt Cake, deve ter ficado fabuloso com toda aquela calde e decoração, e que mistura de sensações me deixou... Gula,Gula e Gula :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar