Depois de ter convidado para jantar um poema, volta a 11ª edição do Convidei para Jantar que está muito bem albergado no blog Panela sem (De) pressão e que tem como impulsor o blog Anasbageri.
Para esta edição temos que convidar um Pintor. E pensei.... Quem é que eu vou convidar para este jantar? Tu pensa bem se há algum quadro que te tenha marcado de alguma maneira.
Andei uns dias a matutar em quem poderia convidar e se vos digo a verdade, estive bem dividida.
Ao fim de muito pensar, convidei Picasso para jantar. Um convidado de pompa e circunstancia e mais ainda o quadro que me marcou.
Reprodução de um mural na cidade de Guernica ( Imagem retirada da Wikipédia) |
Este quadro foi pintado por Picasso em 1937, depois de a cidade basca de Guernica, ter sido terrivelmente bombardeada pelas tropas alemãs.
Na altura em que andava no liceu, tinha eu os meus 14 anos, nas aulas de História estudámos a 2ª Guerra Mundia, os regimes fascistas da altura, e lembro-me que quando se falou do franquismo, havia uma imagem deste quadro. Parece que ainda me lembro das palavras da minha professora enquanto nos explicava o porque deste quadro. Transmitiu-me tanta pena e tanto sofrimento que na altura me fizeram saltar as lágrimas.
Porque me fez chorar? Porque na minha idade do armário, apesar de ter feito muitas tonterias, era uma adolescente com sentimentos e à minima coisa, chorava! E só de pensar que havia gente com poder de destruir uma cidade.... aquilo deixava-me de rastros.
Este quadro foi feito com o objectivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio enorme por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta para a sua vida amorosa, e de todas as vezes que via aquele quadro, pensava consigo mesmo, será que o meu problema é maior do que essa guerra, ou tem mais importância para os outros, e naquele momento ele conseguia esquecer. O que demonstra uma grande preocupação por parte do pintor.
Depois de tudo isto é preciso recompor a alma. E desta vez não trago nenhum docinho, mas sim um salmão!
Salmão Gratinado
Ingredientes:
- 2 postas grandes de salmão ( não tinha lombos)
- 1 cebola cortada em rodelas fininhas
- 1 alho francês cortado em rodelas fininhas
- Batatas em quadradinhos para fritar
- 200 ml de nata
- Sal, pimenta, noz moscada q.b.
- Azeite q.b.
Execução
Cortamos a cebola e o alho francês em rodelas finas e colocamos numa frigideira com azeite. Deixamos que refogue bem.
Entretanto pomos as batatas a fritar e partimos o salmão em cubos não muito grandes. Se usarem os lombos em vez de postas o trabalho será mais fácil.
Quando a cebola e o alho estiverem tenrinhos, adicionamos os cubos de salmão. Temperamos com sal e pimenta e deixamos que cozinhem um pouco. Adicionamos de seguida as natas e deixamos que engrossem um pouco, mas não em demasiada porque vai ao forno.
Colocamos noz moscada ralada no momento e rectificam-se temperos. Retiramos do lume.
Colocamos as batatas fritas num pirex ou num recipiente que possa ir ao forno e por cima colocamos o salmão.
Levamos ao forno o tempo suficiente que gratine um pouco. Retiramos e servimos.
Não é muito light este salmão, mas para receber a tão ilustre convidado, foi uma verdadeira delícia. E além do mais, cá por casa não é muito normal fazer este tipo de coisas, por isso uma coisa compensa a outra.
O salmão apesar de ter ido ao forno ficou no seu ponto, perfeito para o meu gosto. As natas ajudaram a aveludar o molho que adquiriu todos os sabores da cebola, do alho francês e do salmão.
Os fios dourados que enfeitam o prato não é ouro líquido, mas sim crema balsâmica de manga que contrasta na perfeição.
Aparte do Picasso, vocês também são ilustres convidados! Quantos pratos ponho a mais?
um para mim! estou a caminho!...
ResponderEliminarOlá....
ResponderEliminarQue aspecto magnifico ;).... Adorei a tua sugestão e apresentação que está como sempre de 5 ***** :).... Beijocas...
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Oh minha querida! Mas que ilustre convidado!
ResponderEliminarGosto muito desta tua sugestão... como eu adoro salmão! È um prato mesmo apetitoso!
Beijinhos
Pode reservar o meu lugar à mesa que estou chegando para lhes fazer companhia e degustar desta delícia de salmão gratinado que me deu muita água na boca.
ResponderEliminarbom final de semana Meninha, bjs !!!
Uauuuuuuuuuuu eu vou, eu vou... é que nem precisas convidar, que maravilha de salmao.... nossa amei!!!
ResponderEliminarBeijocas
Margarida
Querida Mena, para mim podes pôr mais um prato que eu aceito de bom grado, apesar, de como tu dizes não ser um prato muito light, eu abro uma excepção :-)pois aboro salmão
ResponderEliminarBjkas
http://saboresleveslena.blogspot.pt/
Clap clap clap! Só tu para trazeres Picasso e a sua Guernica! A melhor escolha possível na minha opinião, mas sou suspeita pois eu adoro arte e para mim Picasso é o melhor do seu tempo!
ResponderEliminarE eu já vou a caminho, conta comigo para jantar :) peixinho é sempre bem vindo!
beijinhos
O que o meu prato ainda não está na mesa?? Ok assim sendo para mim são 2 e um espaço para o Tomás beber o seu biberão :)
ResponderEliminarIsto de ter o Picasso para janta é muito in :)
Beijos
Pues yo no quiero uno sino dos, je je, que me gusta el salmón, la proxima vez lo pruebo así que esta receta tiene que estar riquisima. Besos guapa
ResponderEliminarQuerida Mena: embora não morra de amores por peixe ( e sim,vivo numa ilha!!!) esta receita saltou-me à vista. Adoro gratinados e este salmão ficou uma maravilha,por isso, põe lá mais um lugar à mesa que vou aparecer para o jantar. Levo as minhas cookies de nutella para ajudar com a sobremesa,pode ser?
ResponderEliminarBjns
Márcia
Quando vi o guernica consegui fazer a figura de parva de ficar meia hora de pé a olhar de boca aberta! A grandiosidade do quadre impressionou-me...
ResponderEliminarE esse teu prato também me deixou de boca aberta e a salivar..que verdadeira delicia!
beijinhos e um bom fim de semana :)
Made mia!!!
ResponderEliminarTienes muchas recetas que me encantan, por aqui me quedo cotilleando.
Un besazo
Adoro salmão, e este teu gratinado ficou uma verdadeira delicia minha querida, não me importava nada de lanchar este pratinho hehehehe fizeste-me crescer água na boca :P Por acaso, andava a pensar em participar e tinha pensado em convidar esse "senhor" lol se participar terei que pensar noutro então :P "MITADORA" LOL
ResponderEliminarBeijãooooo
Joana
Apesar de não entender a maior parte dos quadros de Picasso, os meus olhos prendem-se sempre às suas pinturas. Foi muito bem recebido com este prato delicioso. Gostei imenso, Meninha.
ResponderEliminarBeijinho
Maria
Que maravilla amiga, me encanta la elección de tu cuadro y como relatas tu vivencia.
ResponderEliminarBesos.
Mena ese cuadro de Picaso siempre me ha gustado y si lo ves en directo, te encoje el corazón, es enorme y tiene una sala solo para el Museo Reina Sofía, trabaje una temporada en el museo y subía a verlo siempre que podía. La pena es que hoy en día hay gente capaz de destruir un país y a todos sus habitantes. El ansia de poder no tiene límites, mira tu los Coreanos la que tienen liada. Bueno Mena pero tu salmón levanta el animo a cualquiera y ya me gustaría materializarme en tu mesa y comerlo contigo. Bss
ResponderEliminarOlá Mena,
ResponderEliminarGostei muito desta sugestão e talvez a faça em breve, adoro salmão e gratinados, kiss
Susana
Estou habituada a ver os teus doces e não os teus salgados. E não é que para tudo tens jeito?
ResponderEliminarGosto muito de gratinados, de salmão não costumo comer...mas como é o meu peixe favorito, acho que não me cairia mal não senhora.
Conta comigo para o jantar, Mena!
Beijinhos
Quanto à tua participação....ó meu deus que distraída ando que publique o comentário antes de escrever tudo...
ResponderEliminarO tua participação (o quadro e o pintor escolhido) podia também ser a minha escolha. Na verdade, o que se liga com as guerras toca-me particularmente. Pensar na influência que uma pessoa pode ter, o poder das multidões...e a destruição de vidas por ideais que...bem, só têm adjectivos feios, tira-me do sério!
Bom, o que importa agora é que Picasso saiu de barriguinha cheia e satisfeita.
Beijinhos
Estupenda tu elección del pintor mas representativo español, con el cuadro mas sincero de sus pensamientos...
ResponderEliminary reponiendome del invitado, me quedo a cenar, prepara un plato mas.
besos
Hoje estou com azar, não gosto de salmão, mas os meus filhos adoram. Tens lugar para mais 4? ahah! Parece apetitoso!
ResponderEliminarBom jantar e um óptimo fim de semana.
Bjs
Olá Mena, adorei o teu convidado para jantar! Quando vi o painel no Museu Reina Sofia, fiquei esmagada! Pela sua dimensão e pela força com que Picasso retrata a violência do bombardeamento pelas forças fascistas alemãs, à cidade de Guernica.
ResponderEliminarJá o teu salmão gratinado, está um apetite, conta comigo!
Beijinhos
Podes por um prato para mim pois adoro salmão e adorei a escolha do convidado.
ResponderEliminarO salmão ficou divino.
Bom fim de semana
bjs
Boa noite, Mena!
ResponderEliminarUma bela lembrança a tua de convidares Picasso para jantar, com este quadro tão emblemático e cheio de significado... Este teu prato de salmão foi uma excelente e deliciosa sugestão!
Beijinhos
Paula
Picasso tinha (e tem...) essa ímpar característica de envolver-nos no seu mundo interior e lançar um olhar sobre o todo.
ResponderEliminarAinda venho a horas?
Beijinhos!
Olá, quanto ao salmão não me faço de convidada porque as natas não me conquistam ... :) Já o Picasso é outro assunto, também eu tinha este quadro no meu livro de história ... penso que do 9º ano, mas não tenho a certeza ...
ResponderEliminarBeijinhos
Isa
Um ilustre convidado, que foi extremamente bem servido!!!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Confesso que salmão não é o meu forte , graças ao salmão cozido que me servia no ciclo quando andava a estudar, parecia palha.....cada vez que me lembro, aí mãe.......o que seria que a cozinheira fazia ao bendito peixe, para ficar naquele estado? Mas este teu até me deixou com vontade de experimentar....está com um aspecto divinal.
ResponderEliminarBjs e bom domingo
Gosto muito de Picasso e deste quadro em particular. Lembro-me dumas aulas de desenho em que tínhamos que tentar fazer um quadro (ou parte dele) à escolha e eu fiz um quarto desta tela (á que está à direita. Foi um trabalho que durou imenso tempo, mas que adorei fazer. Eu sempre tive muito jeito para desenho, mas a semelhança entre o que eu fiz e o Guernica é abismal, no entanto valeu pela experiência e pelo 1º prémio que recebi :)
ResponderEliminarQuanto ao teu salmão eu ponho o dedo no ar para que coloques aí um pratinho, pois está guloso, lindo e saboroso, como tudo o que fazes.
Bjns a triplicar
Isabel
Anotei a sua receita e farei em breve! Da um passadinha la no meu blog!
ResponderEliminarhttp://prepararprovarpostar.blogspot.com.br/
Hola Mena, he estado desaparecida estos días, se han acabado las vacaciones y he vuelto al trabajo. Me encanta todo lo que haces y cómo lo haces y por eso he decidido darte un premio, pásate por mi blog y lo verás. Me gusta mucho todo lo que haces, aunque tengas muchos... te mereces más. Enhorabuena guapa!
ResponderEliminarhttp://lomesdolsdalcoi.blogspot.com.es/
Um excelente convidado Mena, adorei a escolha ahh e sou fã de gratinados.Este deve estar um pitéu...
ResponderEliminarBeijinho e bom domingo!
Por mim faço-me de convidada, adoro salmão. Belo aspecto, Mena.
ResponderEliminarBom domingo
Bjkas
Mena, te entiendo perfectamente, no hay ningún problema por mi parte, respeto tu opinión. A mi me gusta mucho tu blog y por eso te lo he entregado, independientemente de lo que hagas después, si no quieres publicarlo ni mencionarme, no pasa nada, no te lo he dado por eso. Besitos guapa!
ResponderEliminarOlá Mena,
ResponderEliminarestás imparável!
Espero participar nesta edição, ainda por cima porque sou apaixonada por pintura.
Adorei a tua receita, um apresentação linda.
Bjs
Minha querida,
ResponderEliminarQue participação fabulosa...
Pela escolha do único e magnificente pintor que decidiste convidar para a tua mesa e também pelo quadro e toda as memórias que ele te traz ! :)
O quadro é lindo e toca-nos por todo o significado estrondoso que transmite ! :)
Quanto ao prato que preparaste, ficou com um aspecto super-delicioso, umas cores bem chamativas e por isso já sabes que podes contar comigo para a tua mesa ! :)
Beijinhos grandes
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Mais um prato para mim se faz favor, Mena! :)
ResponderEliminarTambém gosto muito do quadro que escolheste!
Beijinhos,
Mafalda
Que prato delicioso :)
ResponderEliminarAdoro!!
Querida Mena,
ResponderEliminarPodes pôr um pratinho para mim, pois adro Picasso e adoro salmão e este teu prato, não sendo light como dizes, abriu-me o apetite de uma forma incrivelmente gulosa!!
Beijinhos querida,
Lia.
Olá Mena, escolheste muito bem o pintor e o prato. Que saboroso deve ficar este salmão assim gratinado. Adorei o pormenor do fio de ouro que afinal não era ouro. Que combinação inusitada. Adorei. Não vou pedir que ponhas um prato para mim pois sei que não restou nada na travessa. ;)
ResponderEliminarUm beijinho.
Patrícia
ola. estou a gostar muito do seu cantinho :). Picasso é sem duvida um pintor complexo do já tive a sorte de ver vários quadros ao vivo. a sua receita é optima porque normalmente sobra me sempre um pouco de salmão das refeições é sempre mais uma alternativa para o aproveitar.
ResponderEliminarbeijinhos Filipa
Olá Mena,
ResponderEliminarQuando fui a Madrid estive em frente a esse quadro tempos infinitos, quase que o meu marido me arranca de lá! Emociono-me rio e se for o caso choro e devo parecer uma tolinha!
Adorei a tua participação, e terei que escolher outro pintor, gosto de tantos, tantos nem sei para que lado me hei-de virar.
Adorei também a tua ementa de jantar.
Bjs
Acho que toda a blogosfera sabe o quanto amo salmao... So nao sei como nunca experimentei esta receita! Que delicia!!
ResponderEliminarQue maravilha, Mena! Picasso é 'O' pintor e Guernica, 'O' quadro. Grande escolhe e bela receita! Beijinhos, Susana
ResponderEliminar