25.11.12

Uma tosta diferente


Adoro atum! Seja assim conforme sai da lata, devidamente escorridinho claro está, ou refogadinho com muita cebola e tomate! Hummm.... e aparte de gostar muito acho que é uma conserva bastante versátil e com falta de tempo, sempre se pode fazer uma refeição super rápida e não menos saborosa.

Andava eu a navegar e deparei-me com uma receita muito semelhante a esta e quando visitei o site da Vaqueiro encontrei a dita, e muitas mais, todas elas tendo como base o atum.

Acabei por não fazer a que tinha visto antes, porque ia ter que desarrumar muito mais a cozinha, e a minha hora de almoço passa sempre a voar. O facto de ser uma tosta, sim tem que se usar a tostadeira, chamou-me à atenção, e por isso arrisquei.

A única coisa da receita que me deixou mais renitente foi o molho de tomate com azeitonas! Nunca tinha visto e pensava que não o ia encontrar. E qual não foi o meu espanto quando fui ao supermercado comprar a mozzarella, ter olhado por acaso para a prateleira dos molhos, e eis que surge o dito! Se não o tivesse encontrado ia fazer na mesma a receita, mas assim até parece que ficou melhor. A única coisa que faltou mesmo foi a Vaqueiro alho. Fica então a receita.

Tostas de Atum com Tomate e Azeitonas

Ingredientes para 4 pessoas
  • 1 cebola
  • 30 g de Vaqueiro Alho (como não tinha, usei a mesma quantidade de manteiga President e adicionei um dentinho de alho picadinho)
  • 1 lata de atum
  • 4 colheres de sopa de molho de tomate com azeitonas
  • óregãos
  • 1 queijo mozarella fresco
  • pimenta preta de moinho
  • azeitonas pretas em rodelas ( como não diz quantidade, pûs umas 10)
  • 8 fatias de pão rústico ( isto seria um milagre encontrar por aqui e como tal usei um pão que me pareceu o mais adequado, porque é escurinho e acho que era o mais indicado)

Preparação
Descasque a cebola e pique-a finamente. Coloquei a manteiga, um fio de azeite e o alho picadinho. Adicionei a cebola picada e, quando a cebola começou a alourar, juntei o atum bem escorrido e já desfeito. Juntei o molho de tomate com azeitonas e deixei cozinhar lentamente, mexendo, até secar um pouco. 
Por fim juntei os óregãos e deixei repousar.
Entretanto corta-se o queijo em fatias finas e acendemos a tostadeira. Barra-se metade das fatias de pão com a pasta de atum, por cima colocamos as fatias de mozzarella e temperamos com pimenta preta. A receita original diz que se colocam aqui as azeitonas em rodelas e eu não dei conta quando a estava a preparar e já as tinha misturado na pasta de atum.
Leva-se à tostadeira até que o pão fique levemente torrado.
Serve-se com uma salada de alface e tomate.


Tostas de Atum com Tomate e Azeitonas







Fiz a receita na totalidade mas fiz só uma tosta para mim, porque não estavam os gémeos. Com devem calcular sobrou pasta, que guardei no frigorífico para preparar outra tosta quando tenha vontade. O mozzarella confere à tosta uma cremosidade incrível, que me deixou muito satisfeita com esta descoberta. Como não tinha alface e o queijo sobrou, aproveitei para fazer uma salada de tomate com mozzarella, devidademente regado com um fio de azeite, uma pisca de sal, outra de óregãos e para finalizar, um fiozinho de crema de vinagre balsâmico que é qualquer coisa de delicioso neste tipo de saladas.

7 comentários:

  1. Cheguei aqui através do Tentações Sobre a Mesa e gostei muito do blog, parabéns pelo bom trabalho :) vou seguir!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sejas muito bem vinda Inês! Já provaste as bolachas da lata? Durante a semana irão mudando! Faz de contas que estás em tua casa!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Mena Lopes, vim visitar-te :D e vim buscar uma bolachinha para o café da tarde! :D
    Eu gosto de atum, adoro inventar com atum, massa com atum, cogumelos, é coisinha que me faz arregalar os olhinhos. :D

    beijinho da duende*

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!! Fizeste muito bem em ter passado!! Sempre que queiras uma bolacha passa!! Vou mudando o conteudo da lata!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Atum é tão versátil, amiga, vai bem em tantos pratos e petiscos !!!

    Estas tuas tostas estão fantásticas !
    Uma ou duas seria o mínimo que eu comeria ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Vale ,con el traductor me apño bastante bien, la receta me encanta toda, es riquisima seguro, solo una cosa al traducir los ingredientes me sale ajo vaqueiro, no se que es eso, ya me diea, besotes!!!!!!
    Ettore.

    ResponderEliminar
  6. Olha que apetitosa que está esta tosta?! Quando não apetecer cozinhar pratos mais elaborados já sei o que fazer... ;) Obrigado por partilhares receitas tão deliciosas.
    Beijinho. ;)

    Célio Cruz

    ResponderEliminar