25.11.12

Afinal quem amassa o pão?

Há dias assim, receita atrás de receita, mas não se habituem porque qualquer dias destes não posso dedicar tanto tempo ao blog, mas enquanto isso, vamos aproveitando.

Ora afinal de contas, o pão amassa-se ou não? Pois pelos vistos o Mark Bitman diz que não e diz muito bem... Sei que vi um vídeo algures e já não me lembro onde e depois voltei a ver a dita receita no blog Tentações Sobre a Mesa.

Quando vi pela primeira vez o vídeo fiquei com "a pulga atrás da orelha" e curiosa para saber se realmente seria assim tão simples como dizia o Mark Bitman, e eis quando, a Lenita publica no blog a receita! Andei à espera dois dias que aparecesse a vontade e quando apareceu, voltei ao blog e apontei a receita.

Eu isto das farinhas T55 e T65 não entendo nada! E de pão menos, a única coisa que sei, é que quando me ponho a inventar fica sempre muito duro. Não tenho máquina de fazer pão, mas tenho andado a namorar uma, mas já não é a primeira vez que compro os preparados que se usam nas ditas e faço no modo manual! Não ficam bem a mesma coisa, mas por exemplo os brioches, saiem um luxo.

A medida usada na receita a mim pareceu-me grande e dada a proporção de 3 de farinha para 1 e meia de água, usei uma caneca da Hello Kitty da minha filha. Em medida será aproximadamente 125 ml. Tudo o demais como diz a receita! Medi a farinha e antes de amassar pesei e sei que tinha quase 400 gr. Adicionei uma pitada de sal e o fermento. Uso a marca Vahiné que é o único que encontro por aqui para fazer este tipo de massas e usei o pacote todo.

A receita podem vê-la na integra no blog acima mencionado e depois podem procurar a versão sem chouriço.

Eu vou chamar carinhosamente a esta receita, Pão de Tacho! Visto ter sido cozido dentro de um tacho e nao era de ferro fundido, porque nao tenho, mas no blog diz que pode ser feito numa forma normal.

Pão de Tacho

























Este pão, ou melhor, a massa, repousa 18 horas. Depois de este tempo de levedação e depois de trabalhado, ainda repousa mais 2 horas, e eu deixei que repousa-se ainda mais tempo e as tais 2 horas a mais, foram saltadas literalmente. Quanto ao tacho como podem ver na foto não é de ferro fundido e também serviu para assar o pão. Esqueci-me de o por a aquecer quando liguei o forno e se calhar por isso o meu pãozinho não se parece ao do blog, mas comparado com outros que diz, posso-vos garantir que lá por casa só há um quarto. 
Não sei se o repetirei, mas foi a melhor experiência que tive com o pão e ainda por cima faz-me lembrar, a sêmea que o meu pai trazia aos domingos de manhã! E que saudades eu tenho de pãozinho fresco, salvo seja, porque por aqui o que há é pré-congelado, e este serviu para matar saudades de um pãozinho bom....

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Oh Luísa foi o primeiro pão que fiz que me saiu apresentável!! Ou melhor sair apresentáveis eles saiem, mas depois ficam muito duros! E este aguentou-se muito bem!! Repetirei outra vez como manda o Mark!

      Eliminar
  2. Olá Mena!
    Que boa surpresa!
    Obrigada por mencionar o meu blogue.
    A farinha T65 que uso é da marca Espiga e a embalagem é amarela, é de moagem um pouco menos fina e não tem fermento (a T55 é mais indicada para bolos, como por exemplo a Branca de Neve)).
    O fermento em pó uso é o que referes.
    A medida da chávena que usei tem 250 ml, mas o que interessa e manter as proporções, 3 de farinha 1+1/2 de água.
    O tacho deve estar bem quente, mas já fiz sem tacho e resultou bem na mesma, contudo aqueci o tabuleiro.
    A mim parece-me que o teu pão está fantástico, a massa bem arrendada, crescido, lindo e macio.
    Eu na 1.ª vez também saltei as últimas 2 horas de levedar, já na outra tentativa deixei o tempo completo e o resultado foi ainda melhor.
    Tal com tu não tenho máquina de pão, não sei se comprarei. Tenho feito muitas tentativas de fazer pão caseiro. Esta foi mais uma, que irei repetir muitas vezes, com e sem recheio e com farinhas diferentes.
    Parabéns pelo blog.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado do blog Lenita! Eu e as farinhas ainda não nos entendemos!! O problema é que eu não estou em Portugal e a Espiga não a encontro. A única farinha que encontro é a Branca de Neve, a azul. A que a minha usa e que eu uso porque tenho mania às outras farinhas, eheh... Mas para este pão usei uma farinha que era para usar na maquina de pão, mas que também se pode usar em manual! Se me atrevo a fazer outra vez, farei tudo direitinho como manda o Mark.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Mena,

    Fiz hoje este pão, mas cozi-o num tacho de barro !
    Ficou uma delicia, o Mark sabe o que faz !

    O seu ficou com um aspecto magnifico, não lhe acho nenhum defeito ! :)
    Perfeito !

    Beijinhos

    Isabel

    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Isabel obrigado!! Dentro do que cabe o pão até ficou mais ou menos! Mas eu sou dificil de me contentar! Até com aquilo que faço! Da próxima vez sai melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar