27.5.14

Bundt Cake de Baileys


Ora então as duas malucas da BundtMania, escolheram como tema de mais uma edição, Bebidas e Cocktails!

Bem podia ser pior, né? (risos)

A cada edição é mais complicado escolher um tema! E não pensem que depois não andamos também com a cabeça às voltas para o fazer!


Assim que o tema foi escolhido, eu sabia o que queria! E desenganem-se todos aqueles que pensam que tem que ter alguma bebida alcoolica presente. Pode ser uma limonada ou outra bebida que seja do vosso agrado! A imaginação é o vosso limite!!


Quando nos decidimos por este tema, eu ja tinha o que queria na minha cabeça! No livro da Chrysta tem uns quantos Bundts que me poderiam servir, mas desta vez não usei nenhuma receita do livro.


Há uns tempos atrás cruzei-me com este Chocolate Baileys Mud Cake, num blog que adoro e que sigo desde que criei este. Adoro a simplicidade da Esmeralda e as fotografias. Deixam-me sempre parada! Uma menina de mão cheia que me encheu a vista com o dito! Ora vendo bem a receita, havia algo que me escapava! Mas nada que nao se resolvesse! Decidi arriscar e alterar a receita do Bundt Cake de Chocolate. E quando provei a primeira fatia, foi a confirmação do que queria!







Pois é de Baileys o bundt que vos trago! Deve ser das bebidas que mais gosto! Eu que nem gosto nada de whisky, num copo de baileys com gelo, até me esqueço que o dito está presente! Mas como é docinho, eu não me faço de rogada! E agora descobri que já há umas quantas variantes, mas eu continuo fiel ao original. O único a que vou dar uma oportunidade, é ao novo Baileys Chocolate! Sim, ha um Baileys Chocolate e por esse motivo, decidi que o Bundt tinha que ter chocolate! Assim ja posso imaginar, o sabor!! (risos)



Bundt Cake de Baileys e Chocolate





Ingredientes:
- 230 gramas de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 180 ml de Baileys
- 300 gramas de açúcar mascavado escuro
- 200 gramas de crème frâiche espessa 
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 3 ovos M
- 250 gramas de farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (anula a acidez da crème frâiche e ajuda a crescer o bundt)
- 1/2 colher de chá de sal

Para a cobertura:
- 200 gramas de chocolate a 60% de cacau
- 250 ml de natas
- pérolas douradas para decorar


Execução:

Pré aquecer o forno a 180ºC.

Num tacho colocar a manteiga, o cacau e o baileys. Deixar que derreta a manteiga e retirar. Deixar arrefecer ligeiramente.

Numa taça colocar a farinha, o sal, e o bicarbonato, e reservar.

Bater os ovos com o açúcar e com a essência de baunilha a velocidade média até que duplique de volume. Juntar a mistura do cacau, em fio e envolver bem na mistura dos ovos.

Juntar a crème frâiche, alternando com a farinha. Envolver bem na massa.

Untar a forma de bundt e encher com a massa.

Levar ao forno entre 40-50 minutos. Nota-se que o Bundt está cozido quando começa a despegar-se dos bordes da forma.

Retirar depois de cozido e deixar arrefecer antes de desenformar, 20 minutos. Desenformar e colocar sobre uma grelha e colocar dentro de um saco de plastico para arrefecer totalmente. (o meu ficou toda a noite).

Para a cobertura colocar as natas num tacho com o finamente picado. Assim que se estiver derretido, retirar e envolver bem, até obter uma mistura homogénea.

Colocar numa taça e cobrir com película aderente e colocar no frigorífico durante 40 minutos.
Passado este tempo, retirar, e bater com a batedeira, até obtermos uma mistura muito parecida a uma mousse. Colocar esta mousse, num saco de pasteleiro munido de um bico estrela, no meu caso é o 1M da Wilton.

Por o Bundt depois de arrefecido sobre um prato de servir e decorar a gosto.






Normalmente nao gosto de decorar os bundts! Porque depois ficam muito menos saudáveis né? Mas este tinha que ser! Enquanto fazia as fotos e preparava a fatia para o desfile, tinha a minha princesinha atrás de mim a averiguar se fazia as coisas bem! Quando estavam as coisas preparadas, salta e diz: " Mãe essa fatia é para mim!"






Serve este pequeno apontamento, para dizer que todo o teor alcoólico do Baileys se perde quando o juntamos com a manteiga. A senhorita, comeu a sua fatia, e quando já só tinha migalhas no prato, dizia: "Não quero mais!"






A cobertura dá ao bundt um toque de classe e por isso a fiz! Ou não fosse um Bundt para esta edição! A vizinha agradece e eu também, que fiquei com muito menos para comer! Assim posso sempre ir experimentando outras receitas!

Aproveito para dizer que a cobertura é opcional! Porque simples, é fantastico! Eu experimentei com e sem cobertura! E devo dizer que sem cobertura, juntei-lhe uns morangos que andavam aqui perdidos!

E mais não digo.... Ou melhor digo, que esperamos por vocês nesta Edição da BundtMania!!!


25 comentários:

  1. Ahah adorei o tema :) E o bundt deve estar maravilhoso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem que gostaste Ines!
      E sim, é mto bom!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Foste escolher a minha bebida preferida em sobremesas, dá um sabor tão bom!! Ficou lindo esse bundt, bem vestido de festa para esta edição :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda dizem que nao ha coincidencias!
      Eu tb gosto mto!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Aiiiii... que bolinho mais LINDO... qualquer outro ficará atrás :-)
    Vou guardar... ADOREI !
    Ainda não fiz o meu, mas já tenho ideia :-)
    Muitos beijinhos e A D O R E I ....
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que ja me ri contigo!! Aqui ninguem fica atrás nem à frente! Todos ao mesmo lado!
      Ainda bem que gostaste, e ca te esperamos!
      beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto! Gosto! Gosto!
    Ficou lindo Mena, uma pequena grande maravilha! E fiquei a salivar, só de ler a tua descrição enquanto imaginava o delicioso que deve ser esse bolo. Acho que elevaste demasiado a fasquia para esta Bundtmania, aviso-te já que será muito difícil alguém superar tão suberba participação. ;)
    Adorei e obrigado pela referência ao blog da Esmeralda. Não conhecia, fui espreitar e já estou fã. ;)
    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha outro exagerado! A fasquia é sempre a mesma! E a cada ediçao somos surpreendidas e esta sera mais uma!
      Ainda bem que gostaste do Blog da Esmeralda! Eu adoro!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Menita,

    eu nem sei por onde começar, se por te dizer que para além dos mojitos baileys é umas das bebidas que mais aprecio ou se a decoração deste bundt.
    Curioso que já vi mais que um sabor à venda mas nunca provei vou ter que mudar esta situação, mas que o original sabe bem com umas pedrinhas de gelo sabe.
    Baileys e chocolate faz me lembrar uns muffins que fiz e que voaram num ápice de tão bons que eram, por isso imagino o quanto deve ser delicioso este bundt.
    Falando da tua cobertura que coisa mais linda, que jeito tens tu para decorar, ainda me lembro do bolo dos teus anos perfeito Mena, nem sabes o quanto fico feliz quando colocas uma receita doce.
    Já tenho uma ideia de como será o meu para esta edição:) com hortelã:)

    Beijinhos para os três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm.... Com hortelã!!! Ou seja que temos mojito???
      Oh Sandrita, mas eu ponho sempre receitas doces!!! Mais do que devia, mas sempre doces!
      E isso da decoração, é um golpe de sorte!
      Beijinhos triplicados

      Eliminar
  6. Vou guardar a receita.... tem um aspeto divinal!!
    Eu ainda ando a estudar uma receita para participar!! Mas este supera qualquer um :)
    Beijinho
    Ana Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ana, nao sejas exagerada!!!
      ja verás como os proximos, se superam todos!!
      Ca te esperamos!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Se trata de un pastel realmente maravillosa. Me encanta Baileys y me encanta el chocolate, así que voy a lograr! Pinned!

    ResponderEliminar
  8. Que lindo ficou o teu bundt amiga e sim, eu também gosto do baileys, mas bem sabes que outros amores se sobrepõem a ele, eheheh!!
    Olha, adoro tudo, desde o interior à vestimenta de gala na forma desse ganache florido e essa consistência apetitosa e apelativa, embora o mud original também seja de salivar...
    Bom, vou-me embora senão lá tenho de ir pegar nas formas bundt e hoje estou de folga...
    Beijinhos grandes mana amori,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu tb gosto mto desse teu outro amor, mas este era o que havia ca em casa, maninha!!!
      Pois o mud cake original, é simplesmente fantastico! E estas de folga?? Pois aproveita a folguinha e deixa la os bundts!! Jajaja
      Beijinhos triplicados

      Eliminar
  9. Ficou lindo Mena!
    De facto com a cobertura ganhou um ar elegante e super fofo.
    E aliaste e bem o Baileys ao Chooclate, que maraviha.
    Eu por acaso pensei em limonadas e mojitos hehe, espero conseguir ter tempo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem que gostaste!
      E eu sei que desse lado viria algo assim! Um passarinho que me disse!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Olá Mena

    Aqui fica a minha participação...

    Beijinhos

    http://senhoradonaanica.blogspot.pt/2014/06/bundt-de-cerveja-preta-com-creme-de.html

    ResponderEliminar
  12. Alo Mena

    Aqui fica a minha participação...

    Beijinhos

    http://senhoradonaanica.blogspot.pt/2014/06/bundt-de-cerveja-preta-com-creme-de.html

    ResponderEliminar
  13. O bolo está lindo de morrer.
    Vou guardar a receita para experimentar.
    Bjs.

    ResponderEliminar