6.5.14

Humming quê??



A cada edição da BundtMania se torna mais complicado escolher um tema! Ou nos deixamos levar pela altura do mês, como foi o caso da edição primaveril, ou então escolhemas temas mais concretos!

E o Hummingbird Bundt Cake foi assim que apareceu nesta edição! Não sabíamos muito bem que tema escolher, mas este surgiu depois de ter visto outros bolos que se lhe parecem muito!

Se ao contrário do Zebra Bundt Cake, que foi um tema mais difícil, este é todo o contrário!

Há uns tempos atrás tinha feito um Bundt mais ao menos parecido a este! E depois dessa experiência, voltei a repetir mas tendo como base a receita do original, que apareceu no ano 1978. Bolas, a receita deste bolo, tem quase tantos anos com eu!

É verdade, um bolo com história! E tudo aconteceu por causa de umas bananas maduras demais! Eu ja as compro para deixar amadurecer para depois fazer bolinhos e afins!

A mistura de sabores é fantástica e é daqueles bolos, que temos que experimentar pelos menos uma vez na vida!


Vocês ja experimentaram? Apesar de ter visto a receita original, acabei por alterar umas coisitas! O resultado, sinceramente, não foi bem o que eu queria! Mas quando o provei, apesar de ter ficado um pouco denso, achei que a nível de sabor era simplesmente delicioso!

E mesmo quando estava no forno, havia uma vozinha que dizia: O que tens no forno? Eu quero, eh?



Hummingbird Bundt Cake







Ingredientes:
- 350 gramas de farinha
- 250 gramas de açúcar mascavado escuro
- 250 gramas de ricotta temperatura ambiente
- 4 ovos
- 125 ml de sumo de ananás
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 bananas bem maduras
- 1 lata de ananás em pedaços (peso escorrido +/-350 gramas)

Para o caramelo de ananás:
- 400 gramas de açúcar
- 2 colheres de sopa de sumo de ananás
- 1 lata de ananás em rodelas

Para a cobertura:
- 250 gramas de queijo creme (usei Philadelphia)
- 30 gramas de manteiga fria
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 300 gramas de açúcar em pó
- pistachos a gosto






Começamos por fazer o caramelo para untar a forma de bundt, colocando o açúcar num tacho juntamente com o sumo de ananás.

Deixamos que derreta o açúcar mexendo para que seja uniforme. Assim que o caramelo estiver dourado retiramos e colocamos na forma, cobrindo bem a dita. De seguida cortamos as rodelas de ananás pela metade, mas de maneira a que fiquem inteiras. Reservamos.

Pré aquecemos o forno a 180ºC. Numa taça colocamos a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Reservamos.

Batemos o queijo ricotta juntamente com o açúcar a velocidade média durante 2 minutos. Juntamos os ovos um a um, mexendo bem entre cada adição.

Juntamos as bananas esmagadas e envolvemos na massa. De seguida juntamos o sumo de ananás e alternamos com a farinha, batemos a velocidade média, devendo terminar com a farinha.

Por fim, com a ajuda de uma espátula de silicone, juntamos o ananás em pedaços, envolvendo na massa com movimentos suaves.

Colocamos na forma préviamente caramelizada e levamos ao forno durante 1 hora ou até que o palito saia seco.

Deixamos na forma durante 15 minutos e desenformamos directamente sobre o prato de servir. Deixamos arrefecer completamente.

Para a cobertura, colocamos numa taça a manteiga e batemos até estar cremosa. Juntamos o queijo creme e continuamos a bater a uma velocidade média, até estar bem misturado com a manteiga.

Adicionamos o açucar em pó aos poucos e batendo até a mistura se tornar cremosa. Adicionamos a baunilha e envolvemos bem. 

Cobrimos o Bundt e salpicamos com pistachos picados grosseiramente.






A receita do Hummingbird Bundt Cake leva nozes! Que aqui por casa não existiam e não era por isso que o ia deixar de fazer!

A forma do bundt que utilizem devem ser grande, porque este bolo tem que crescer, para evitar ficar "enqueijado".

Como se pode verificar a textura é densa, mas ainda assim não deixa de ser um pequeno pecado!






Adoro bolos de ananás! E por isso o decidi fazer assim, com o ananás caramelizado a dar o ar da sua graça!
Também gosto de me complicar a vida, porque o bolo sem o dito caramelo é perfeito, mas assim.... Bem, um atentado aos mais gulosos! A massa do bundt não é muito doce, o que não o torna num bolo enjoativo. E tenho a dizer que a cobertura com o ananás caramelizado, fazem o par perfeito! Tenho dito!

Agora não se esqueçam de experimentar e de se juntarem à nossa BundtMania! A Lia, espera-vos no Lemon&Vainilla!

29 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!! Adoro bolos assim com textura de queijada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu também gosto! Mas este ficou em demasia, acho eu!
      Beijnhos

      Eliminar
  2. olá Mena,
    ninguém te bate nos boundts, são sempre maravilhosos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar em hummingbird bundt cake Mena, mas isso é o que me encanta na arte culinária, estamos sempre descobrindo e aprendendo coisas novas!! Fiquei tão curiosa que já fui logo atrás de uma receita e fiz o bolo!!
    E que delícia de bolo, agora vou correndo preparar a postagem...hehe!!
    Beijinhos querida e muito obrigada por essa ideia tão linda e saborosa!!
    :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora a isso é que eu chamo rapidez!!
      E eu ja vi e ficou lindo, né?
      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, Mena!
    O desafio deste mês é muito interessante... não conhecia, mas ficam bolos tão lindos que apetece mesmo comer uma fatia! Deste teu eu teria mesmo de me servir duas vezes! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem que gostas, Paula!
      Pois serve-te!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ai, Mena, que pecado! Misturaste o hummingbird com o bolo de caramelo e ananás, ai,ai que fiquei com desejos!
    Estou cada vez mais ansiosa para fazer o meu :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois misturei!!! Ansiosa estou eu para o ver!!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Esse bundt ficou divino a fatia esta um pecado
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Um bundt incrível, vou guardar a receita ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Mena,
    Está lindo. Já fiz um Humming Bird cake e fiz numa forma de bundt, mas saiu todo em pedaços. Mas como também não o conseguia comer inteiro ;) lá bom era ele. Quero participar mas não estou a ver o link para o desafio e não sei a data limite. Vou ver no blog da tua sócia de bunt mania LOL.
    Bjnhos
    Já viste o Desafio / convite para o aniversário do C&C. Está em: Já é Maio, mês de aniversário do Cravo & Canela!
    Temos de festejar e um Brunch cheio de coisas boas pareceu-me uma boa ideia. Estão todos convidados :)
    http://cravoecanela-umacozinhanosbrasil.blogspot.com.br/2014/05/um-desafio-um-aniversario-um-brunch.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha se calhar a forma ficou mal untada! Tens que repetir!
      E o limite é ate dia 14 de Maio!
      Temos festa?? Entao conta comigo!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Mena!
    Que bolo lindo! Acho que é desta que provo o sabor da banana num bolo. Já andei a pesquisar e acho interessante a combinação da mesma com o ananás.
    O teu bundt está perfeito e guloso! Parabéns por mais esta partilha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero ver isso, Paula!
      :) Pessoalmente adoro a mistura!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Querida Mena, acabei de postar o bolo "beija-flor"...rsrsrs. Adorei a ideia, a receita, o bolo, tudo!! Mais uma vez obrigada!! Não lembro se desta vez é para deixar o link aqui ou na Lia, mas de qualquer forma vou deixar aqui, caso seja diferente me fala. Beijinhos
    http://www.saboresdavida.net/2014/05/hummingbird-bundt-cake-um-bolo-beija.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Marisa, esse teu beija flor, tem que ir pro blog da Lia!
      beijinhos

      Eliminar
  11. Ai maninha, pois mesmo sem nozes e com esse ananás caramelizado é que o teu hummingbird é de sonho e deve mesmo ser delicioso!!!
    Ficou lindo e apetitoso, com essa decoração e cobertura irresistíveis!
    Um bolo com história e à história passará a bundtmania se não pomos os neurónios a funcionar para arranjar temas aliciantes todos os meses, eheheh!!!
    Beijinhos triplicados minha mana amori,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu ja sabes que nao ficou bem como queria, mas de sabor, ficou excelente!
      E tu deixa que ainda ha muita historia, e espero que os nossos neuronios nos continuem a dar ideias para continuar!
      Beijinhos triplicados!

      Eliminar
  12. Os hummingbirds já conhecia mas em bolo inteiro com camadas!
    Da Hummingbird bakery em Londres :)
    Gosto da combinação de sabores, e adorei esse caramelo de ananás e o uso da ricotta.
    Eu quero ver se ainda faço o meu, numa versão um pouco diferente mas que sei que fica bem em sabores.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hei-de ir comer um desses Inês! Lá na tal bakery!
      E ver as diferenças!
      A ver se fazes que cá o esperamos!
      Beijinhos








      Eliminar
  13. Ficou lindo!! A cobertura está com um aspecto brilhante mto mto mto convidativo (posso comer uma fatia agora, posso???) :P Estou desejosa de experimentar este bolo nham nham :) Acho que vou fazer já na minha próxima folga. Espero que saia assim tão bem...

    Beijinhos :)
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu ficaria encantada de te poder dar uma fatia já!
      E sim, a cobertura, é maravilhosa!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Mena,

    gosto de bolos com ananás e já nem faço para não o comer todo:)
    Depois ainda leva banana, claro que é perfeito Mena, este tema não podia ser melhor.
    Apenas conheço o bolo hummingbird mas em formato rectangular, nada de bundt mas claro que agora já conheço.
    Ainda estou indecisa na receita, gostei muito da da Lia, mas no fim de semana decido.
    Pois tu não tens nozes e eu ainda tenho uns quilos valentes do Natal mas ter que as partir não combina muito bem não.
    Oh está lindo, e com a textura que eu gosto, e depois ainda existe aquele caramelizado de ananás, perfeito mesmo.
    Dou te um quilo de nozes e tu duas fatias deste delicioso bundt?!

    Beijinhos para os três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois esse rectangular é o famoso! Mas agora, vamos mudar!!!!
      E olha, com um quilo de nozes, levas o bundt inteiro!!! Que te parece??
      Beijinhos triplicados!

      Eliminar
  15. Está amoroso o teu beija-flor, Mena!
    Adorei a cobertura com o toque de pistacho :)
    Goste muito desta edição com um resultado tão rico e intenso, com sabores que adoro! Claro que exagerei imeeeeenso e o bolo desapareceu rápido demais ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar