10.5.14

Like bananas?



Se na última receita da Dorie, o tempo era realmente necessário, para esta quinzena, no Dorie's às Sextas, só são precisas apenas bananas! Pronto, e um bocadinho de tempo, para experimentar mais um bolo de banana!

Adoro o banana bread e já fiz uns quantos que andam pela história deste blog, e uma receita nova nunca é demais!

A textura deste bolo é completamente diferente, daí não ser um banana bread! Ainda assim, vale a pena fazer porque é simplesmente perfeito para um lanchinho ou então pró "piqueno" almoço dos pequenos.

Optei por não fazer o bolo numa forma como indicava a receita! Era muito bolo, mesmo repartido pela vizinhança. Fiz então queques, muffins, aquilo que lhes queiram chamar, mas em formato pequeno e com a receita reduzida. Ainda assim visitaram as vizinhas e houve para 2 lanches e um pequeno almoço.

Só depois de terem desaparecido é que me arrependi de fazer só metade da receita!


Lots-of-ways Banana Cake 


(receita do livro Baking, Dorie Greenspan, pág. 204)





Ingredientes: 
(como fiz so metade da receita, colocarei as quantidades usadas, usando a tradução partilhada no grupo pela Susana).

- 165 gramas de farinha
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/4 colher de chá de noz moscada, ralada no momento
- 85 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 100 gramas de açúcar mascavado escuro
- 50 gramas de açúcar branco
- 1 ovo e 1 gema
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de rum ou de Malibu (usei rum)
- 2 bananas muito maduras, esmagadas
- 60 ml de leite de côco não açucarado (pode usar-se normal, light ou, alternativamente, leite gordo, buttermilk, nata ácida ou iogurte natural)
- 30 gramas de coco ralado, de preferência ralado (ou igual quantidade de frutos secos, variedade húmida, como passas, alperces, arandos, mirtilios cerejas, ou combinação de coco e frutos secos)( usei mais 30 gramas de passas).

- 3 colheres de sopa de crème frâiche batida com 2 colheres de sopa de açúcar em pó e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha.(opcional)
- côco ralado para polvilhar (opcional)







Centrar um tabuleiro o forno e pré-aquecê-lo a 175ºC. Colocar formas de papel dentro das formas de queques, ou papel vegetal nas formas de muffins.

Misturar a farinha, o bicarbonato, o sal e a noz-moscada.

Com uma batedeira de pé, de preferência com a pá (paddle attachment), ou com a batedeira manual numa taça grande, bater a manteiga até ficar cremosa. Adicionar os açúcares e bater em velocidade média durante uns minutos, acrescentando em seguida os ovos um a um e batendo bem entre cada adição. Juntar em seguida o rum e o extracto de baunilha. A massa ficará sedosa. 

Diminuindo a velocidade, acrescentar as bananas, o que fará com que a massa talhe (o que não tem problema, já que irá ficar bem com os restantes ingredientes). Ainda em baixa velocidade, acrescentar os ingredientes secos e os líquidos alternadamente: a mistura da farinha em 3 vezes e o leite de coco em 2 vezes, começando-se e acabando com os ingredientes secos. Misturar apenas até estar tudo incorporado. 

Com uma espátula de borracha, envolver gentilmente o coco. Dividir a massa uniformemente pelas formas. Levar ao forno durante 25 minutos ou até os queques estarem num tom castanho-dourado profundo. Deverão começar a despegar-se do lado das formas e uma faca inserida no centro deverá sair seca. Transferir os bolos para uma grade de arrefecimento e deixar arrefecer durante cinco minutos, desenformar e inverter para outro tabuleiro até ficar à temperatura ambiente, com o lado direito virado para cima.



Sugestões:
A Dorie sugere várias alternativas, seguem algumas: cobertura de natas frescas batidas com baunilha, rum ou Malibu e coco tostado OU creme de chocolate OU ganache OU embeber o bolo em xarope de rum OU polvilhar com açúcar em pó ou chocolate em pó, acompanhando com natas batidas ou gelado OU usar o bolo para fazer um sunday.







Tenho que admitir que fiz esta receita, num dia de preguiça e de pouca gulodice! Não me apetecia estar a bater natas, nem a fazer ganaches! Queria algo que fosse simples, mas ainda assim, houve um chantilly com crème frâiche para fazer a foto e ajudar a que o cansaço destes últimos tempos passe mais rápido!






Será certamente daqueles bolinhos para repetir, quando as bananas estiverem maduras demais! E aqui em casa, já se compram para que fiquem assim, maduras!

Os pequenos fizeram disto o lanche no mesmo dia! E poucos sobraram para o pequeno almoço! Simplesmente polvilhados com açúcar em pó ou com uma pontinha de chantilly, fizeram as delícias cá de casa!

E quando penso que vão durar mais tempo e olho e não vejo nada, é que me arrependo de fazer só as receitas pela metade!

Gostam de bananas?


24 comentários:

  1. Em forma de cupcakes, isso é que é ficar mesmo bananas com esta receita! Eheheheh! Valeu mesmo a pena, ficaram muito bonitos, com e sem chantilly. Para a próxima, é a receita inteira "faxavor" :)

    Beijinhos!
    Raquel

    ResponderEliminar
  2. Apesar da preguiça ficaram mesmo bonitos! Gosto imenso de bolos com banana :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nhami... que ideia mais gulosa, ficou com muito bom aspeto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro banana, costumo fazer o banofee mas infelizmente lá em casa nem todos são fãs. Adorei esta receita! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A banofee é o pecado!!! Estes sao mais light, mas igualmente bons!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ficaram lindos, Mena!!! Também estive para fazer muffins, mas optei pelos quadradinhos. Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Os teus quadradinhos!!! Aiiii! Assim o pecado é maior!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Mena,

    gosto tanto e bananas e aqui em casa nunca chegam a ficar com pintas pretas, não chegam a esse ponto mesmo para fazer o bundt desta edição tive que comprar umas bem maduras.
    Já sabes que adoro muffins, sou completamente fã desses bolinhos, pelo formato, pela forma rápida e pelas forminhas.
    Os teus estão bem lindos, com uma cor gulosa e com uvas passas que adoro, fiquei a pensar na combinação das bananas com o leite de coco, diferente mas certamente que combina muito bem.
    Na próxima fazer a receita original e mandas um destes bolinhos para cá que eu não fico nada chateada, nem me parece que os pequenos e as vizinhas se vão importar!!!

    beijinhos para os três

    ResponderEliminar
  7. Olá, Mena!
    Adorei a tua versão de bolinhos, ficaram tão lindos, e se é da Dorie, só podem ser bons!
    Como andei a gastar as bananas no hummingbird, tenho que esperar que madurem mais para fazer uma prova destes;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Mena!
    Gostei imenso desta receita! Adoro doces e bolinhos de banana, ficam muito agradáveis. Já conhecia a tua página do Facebook, agora vim aqui fazer uma visita e gostei muito do blog. Vou passar a seguir-te aqui também :)
    Um beijo muito grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
  9. Adoro o aspecto, parecem tão delicados
    Confesso que adorei a ideia e que acho super giro imaginar um bundt mojito ou margarita

    ResponderEliminar
  10. Olha mana, eu. só por causa destas vossas Dorie já tive de mandar vir o livro, pois fico sempre a salivar com as vossas receitas.
    Confesso que não sou nada fã de bananas em bolos, pois acho que acabam sempre por abafar todos os outros sabores, mas gosto do aspecto destes teus, ai gosto sim e muito!!
    Beijinhos linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Mena cómo me alegro de leerte!
    También me encantan los panes de plátano, la receta que nos presentas hoy me deja impactada, se ve realmente delicioso, muy bonitas fotos!
    Un beso grande

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto!
    E adoro bananas, aliás, qualquer fruto.
    Beijinho

    ResponderEliminar