22.5.14

Vai uma cookie??


Mais uma vez tenho que falar do bendito tempo que não dá tréguas! E eu tenho tentado aproveitar ao maximo, o tempo que tenho nos dias de folga, mas não tem sido fácil! Apesar de esta semana ser atípica quanto a publicaçoes, porque vao aparecer mais do que apareceram em todo o bendito mês, nas próximas semanas, já o mesmo não se verifica!


A mudança do trabalho foi radical! As horas que podia aproveitar para fotografar já não estão e para fazer as coisas mal, mais vale estar sentadinha no sofá! Sim porque depois fico chateada porque só faço disparates! E como ando cansada, juntar as duas coisas, torna-me numa pessoa insuportável! Mais do que aquilo que normalmente já sou! (risos)


E se há alguém que demonstra que o tempo passa a correr, são os gémeos! Um destes dias, o Tomás dizia: "Oh Mãe tenho um dente a abanar!"

Eu pensei prós meus botões, que seria impressão dele e tive que confirmar! E realmente o catraio tinha razão!

Qual não é o meu espanto, quando passado uma semana, chego ao ATL, e tenho o rapaz com menos um dentinho! Lá vem ele de tacha arreganhada e com um buraquinho!

Até me emocionei! Sim, porque pensando bem, dentro de nada, já têm seis anitos! Estão a ver como passa rápido o tempo? Ainda outro dia me queixava das maleitas que chegam quando começam a nascer os primeiros dentes! Bem aqui, acho que nunca o comentem, porque quando comecei o blog eles ja tinham os dentes todos! 


E para comer chocolatinhos é preciso ter dentinhos! Aqueles snacks a que nao conseguimos resistir, cá por casa não são muito costume! E se há algum perdido na gaveta, dura eternidades! O único que costuma perder-se é o Bounty, que é um dos meus preferidos! Os pequenos não ligam muito e ainda bem, que assim não se habituam! Mas hoje ficaram todos contentes quando o Lion se transformou em cookies!






O Desafio deste mês, do Vamos Fazer Bolachas, do Blog Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil, são as cookies! E desta feita fiz duas receitas! Umas de chocolate, que são um verdadeiro pecado e estas ultimas, que me deram a oportunidade de serem fotografadas! As outras também, mas não como tinham que ser! E quando tive a oportunidade de o fazer, a lata tinha desaparecido silenciosamente! 


Aproveitei o dia de hoje por casa e metemos a mão na massa! Bem eu meti as mãos na massa, porque os gémeos preferiram o "Frozen - O Reino do Gelo"! Só menos, quando chegou à altura de provar as ditas! E depois tivemos que voltar a ver o filme, que chatice!


Cookies de Caramelo e Chocolate
Receita retirada do Grand Livre de Pâtisserie Facile, pág. 274




Ingredientes:

- 125 gramas de manteiga amolecida
- 110 gramas de açúcar
- 1 ovo
- 150 gramas de farinha
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 120 gramas de Lion cortado finamente

Execução:

Pré aquecer o forno a 180ºC. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e reservar.

Numa taça colocar a manteiga, o açúcar e o ovo. Bater tudo com a batedeira durante dois minutos.
Juntar a farinha, o cacau e o Lion, envolvendo bem.

Com uma colher de sopa, colocar porçoes de massa no tabuleiro. Levar ao forno, durante 10-15 minutos.

Retirar e deixar arrefecer sobre o tabuleiro durante uns minutos. Transferir para uma grelha e deixar arrefecer completamente.

Nota: A cozedura das cookies é muito importante, dependendo da textura que se pretenda. Se queremos uma cookie mais "chewy" devemos deixar menos tempo e se quisermos uma textura mais crocante, devemos deixar o tempo aconselhado, mas não deixando demasiado sobre o risco de ficarem extremamente duras. Para saber se as cookies estão no ponto, estas devem estar moles no centro e ao ser tocadas a massa já não deve pegar nos dedos.






Tinha visto a receita e tinha comprado as ditas barras de Lion, para a poder fazer! Mas descobri, estas bolitas do mesmo! Foi só abrir o pacote para as usar para as fotografias, que em menos de nada, tinham desaparecido!






Eu acho as cookies umas bolachinhas muito ingratas!! Por mais voltas que lhes dê, nunca ficam bonitinhas! Ficam sempre assim com um ar rústico! Seja como for, na hora do lanche e de as molhar num copinho de leite, a beleza não conta!!!






Conta sim, o sabor! E estas são ricas em sabor! O melhor de tudo é encontrar pequenos pedaços de waffer e pequenos apontamentos de caramelo!

O chocolate, bem, esse funde-se com os outros!!!

Melhor mesmo, é molharem no leitinho!




17 comentários:

  1. Mena que delicioasa, já tenho água na boca.
    Tenho que as fazer.
    Beijinhos
    Silvia Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem que gostaste Silvia!
      Sao muito rapidas e deliciosas! Vais gostar!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Devem de estar uma delicia esses cookies. Tem mesmo muito bom aspecto... adorei o seu texto, reflecte um.pouco a minha vida tb... e o meu filhote tambem que breve vai fazer seia aninhos e que lhe caiu dois tentinhos e ja vai a caminho do terceiro a cair, e eu tambem penso muitas vezes como isto é possivel pois ainda ontem ele nasceu... é assim o tempo passa e nos nem damos conta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim são muito boas, Susana!
      E o tempo nao nos dá treguas! Ja veras, um dia destes, olhas para ele e pimba, barba grande!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Então não ia uma cookie?? Até mais do que uma. Gostei muito
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O problema é que nao podemos ficar so por uma!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Mena,
    Estas tuas cookies deixaram-me de água na boca. Que boas e bonitas. Adorei!
    Um abracinho para o teu menino que já se deve sentir bem crescido (ficar sem dentes é coisa de miúdo grande!). Só te digo, piscas os olhos e quando abrires lá está ele com a cara cheia de barba LOL.
    Desejo-te um fim de semana tranquilo e com muitas coisas boas na cozinha e mimos da família.
    Bjnhos,
    manela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De bonitas é que nao têm nada, Manuela! As cookies nunca sao bonitas!! (risos)
      Já me lembrei disso, que qualquer, tenho que comprar o material para o rapaz tratar da barba!!
      beijinhos

      Eliminar
  5. Eu não sou muito fã de Bolachas, sou mais Bolos molhadinhos e com muito chantilly ou chocolate!!! Mas os teus "cookies", são sempre de arreganhar o dente. Já iam, mesmo rústicas (és mesmo exigente)!
    Mais um brinde aqui para as minhas receitas a experimentar. Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Bombom, eu tb prefiro os bolinhos como tu dizes! Mas olha, tu imagina as bolachas, como bolinhos em mini!
      Esta nao sao dessas, mas podem ser!
      Sim, sao rusticas!
      Espero que experimentes!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Pois Mena, não é que foste usar o meu chocolate preferido?! Muitos lions comi eu em adolescente, só consigo imaginar como devem ser uma delícia estás cookies, e que pena que só posso ficar pela imaginação ;) acho que teria o problema de não desaparecer com o chocolate antes de conseguir fazer as cookies!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLha eu era mais Kit Kat e um que havia como um recheio amarelo e duro, que nao me lembro do nome! E que era bom como tudo!!!
      Tens que resistir à tentaçao de comer o chocolate e fazeres as cookies, Gori!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ai o meu sobrinho mais lindo sem dentinho, coisa mais fofa e sim, eles é que nos fazem velhas amiga, pois passam de bebés a homens (mulheres) e nós nem damos por ela...
    Olha, dessas bolinhas de Lion nunca vi por aqui á venda, mas que ficam bem na foto, lá isso ficam e melhor ainda devem ficar na boca...
    Fabulosos estes teus cookies bundette e que originais ficaram com este chocolatinho do leãosinho que eu tanto adoro.
    Beijinhos grandes e triplicados,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto sao assim vamos dando conta! E lembrando estas coisas que a nós nos deixam lamechas, né?
      Pois crescem mto rapido mana!!!
      Este Lion em bolinhas é novidade por aqui, mas nao penses que a barra normal é facil de encontrar!!!
      :) Olha as cookies sao mtoooo boass!
      Beijinhos triplicados

      Eliminar
  8. Mena,

    decididamente és uma gulosa:)
    nunca vi essas bolas à venda aposto que não as encontro, e que saudades de um lion, nem sei quando foi a última vez que comi.
    Acreditas que ainda não fiz nenhuma receita desse livro? Tenho tantas marcadas mas vai-me passando sempre mas sem dúvida que é fantástico.
    Oh passa tão rápido o tempo passa Mena, eu vejo pelo meu sobrinho que cresce tão rápido, mas a vida é assim mesmo.
    Oh desta vez não participei no desafio e tinha umas cookies e cereja para experimentar e nada.
    Gulosas e o melhor é a rapidez com que são feitas, perfeitas mesmo.
    Vou buscar a minha cevada, manda umas quantas para molhar!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que cookies de fazer salivar! Isto não se faz!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  10. Ainda não tinha vindo aqui ver estas maravilhosas cookies, como sempre divinais, e,claro um delicioso pecado :)
    Bjnho
    Luisa

    ResponderEliminar