29.10.13

2ª Edição do BundtMania - Halloween




Quando a Lia me desafiou para a BundtMania, nunca pensei que na 1ª Edição tivesse tantas participações!! E nos últimos dias elas apareciam por todo o lado e chegaram mesmo a aparecer no ultimo minuto!!

Foram 33 maravilhosos Bundts que fizeram as minhas delícias e acho que as de todos aqueles que participaram e viram o Round-Up.

Com a chegada da 2ª Edição, a Lia sugeriu o tema Halloween. Eu disse que sim, que me parecia perfeito, apesar de ser uma tradição que não estou habituada e que sinceramente não gosto muito. É tudo muito macabro e assustador!!

A única parte que gosto mesmo, é a dos doces!! Nem mesmo as partidas me fazem muita graça!!

Quando soube do tema, a minha cabeça começou às voltas! E andei uns dias em que não me lembrava de nada! E depois a falta de decoração também me preocupava... Mas o que me importava mesmo era o Bundt!!! 

Nada de muito assustador mas com a alusão ao símbolo do Halloween! Ou seja, a abóbora!

Mas mesmo sendo uma aboborazinha, nao tem mesmo nada de assustador!! Resolvi experimentar a pasta de açucar, fondant, como lhe queiram chamar! E apesar de não ter ficado mal, tenho que mostrar aqui o meu reconhecimento a todas, sim porque so conheço meninas, que dominam esta área. Além de imensa paciência, que ultimamente está esgotada na farmácia e a minha ainda não está nos níveis normais, a arte que estas meninas têm.





Tive que chatear a Kinhas umas quantas vezes e com perguntas chatinhas, mas depois de entender tudinho o que ela me disse, consegui o que queria!


Bundt Cakes Halloween
(receita adaptada do Sour Cream Bundt Cake do livro Kiss My Bundt e a inspiração para as abóboras veio daqui)





Ingredientes:
(12 mini-bundts)

- 40 gramas de pepitas de chocolate negro
- 1 colher de chá de farinha
- 1/2 colher de chá de Cointreaux (licor de laranja)
- 1 ovo tamanho L (temperatura ambiente)
- 115 gramas de manteiga (temperatura ambiente)
- 120 gramas de crème frâiche
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 125 gramas de farinha peneirada
- 40 gramas de amêndoa moída
- 100 gramas de açúcar
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de essencia de laranja


Para fazer as abóboras:
- pasta de açucar cor de laranja*
- pasta de açúcar verde*
- 100 gramas de queijo creme (usei Philadelphia)
- 50 gramas de açucar em pó
- pintarolas

* Quanto à pasta de açúcar não posso precisar a quantidade que usei, porque usei pasta branca e com corante em gel fiz as pastas cor de laranja e verde. Normalmente já se encontram as pastas de açúcar nessas cores, mas eu tinha cá por casa um pacote que precisava de ser usado.


Execução:

Numa taça colocar as pepitas de chocolate, o Cointreaux e a colher de chá de farinha. Mexer e reservar.

Pré aquecer o forno a 175ºC.

Numa taça colocar a manteiga e bater durante 2 a 3 minutos. Juntar o açúcar e bater até a mistura fica esponjosa.

Numa taça juntar a farinha peneirada, com o fermento, o bicarbonato, o sal e a amêndoa. Misturar as essências com a crème frâiche e reservar.

Juntar o ovo e bater bem. Adicionar 1/3 da creme fraiche, seguido de 1/3 da farinha, batendo bem entre cada adição, terminando com a farinha.

Adicionar as pepitas de chocolate sem bater.

Untar as formas de mini bundts e encher de massa até 3/4. Levar ao forno durante 20 minutos ou até que o palito saia limpo.

Deixar arrefecer sobre uma grelha durante 15 minutos e desenformar. Deixar arrefecer por completo.




Misturamos o queijo creme com o açucar em pó e batemos bem até termos uma textura cremosa, mas espessa.

Com a ajuda do rolo da massa, normalmente têm que ser de silicone e na falta de um destes, revestimos de pelicula aderente, esticamos uma porção de pasta de açúcar cor de laranja de modo a obter um círculo com mais ou menos 2mm de espessura, o suficientemente grande para cobrir os mini bundts.

Quando tiverem frios os mini bundts, colocamos um pouco de creme de queijo na base de um mini bundt colocando outro por cima. Revestimos todo o conjunto com o creme, colocando por cima do círculo de pasta de açucar. Antes de fechar, colocamos no meio pintarolas.




Fechamos então a nossa abobora, apertando suavemente a massa para que se pegue ao bolo. Damos a forma de uma abóbora e com um pau de espetada fazemos os olhos e a boca. 

Com a pasta verde, fazemos pequenos rolinhos e colocamos sobre a abobora, colando com uma gotinha de água. Para fazer o topo, enrolamos um pedaço de massa verde e colocamos na parte superior da abóbora. 




Apesar de não ser a minha arte, quando me vi com a pasta de açúcar fiz de conta que era um pedaço de plasticina. Perfeito não está, mas pelo menos consegui o que queria.
E até me deu pena comer estas meninas! Mas o melhor mesmo é o interior....

Quando os catraios viram as abóboras fartaram-se de rir!! E mal eles sabiam o que estava dentro delas!!




Afinal o melhor é mesmo o que está dentro!! Uma sugestão engraçada e que os deixou contentes, porque além de bolo, havia pintarolas!!

Agora é a vossa vez! Onde está o vosse bundt para esta edição? Esperamos por vocês, AQUI.

Trick or Treat??

68 comentários:

  1. Adorei esse mini bundts, são tão giros :) E com esse decoração estão perfeitos para o halloween!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Mena, estes bundts estão uma maravilha e aposto que fazem as delicias de qualquer criança. E dos adultos, também, ora essa! Pois tal como tu, do Halloween só me interessa a parte dos doces. Confesso qua também não ligo muito à tradição do Halloween, aliás nem sequer é uma tradição nossa, é mais uma americanice que aos poucos se foi introduzindo na Europa. Mas os miúdos adoram e há que fazê-los felizes com estas brincadeiras.
    As abóborinhas ficaram fantásticas, as imagens estão lindas etens umas mãzinhas de fada. ;) E gabo-te a paciência para a paste de açúcar.
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois eu e a pasta de açúcar ficamos por aqui!!
      E o melhor mesmo é o que está dentro!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Geniales te han salido!! Sin cortarlos parecen de decoración!!! felicidades.
    Lo puedes compartir en la comunidad Comer especial, donde soy moderadora. Seras bienvenida.
    un beso, feliz día!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida,
    bem cada vez me surpreendes mais...como podes dizer que as tuas abóboras não estão perfeitas?!!! Estão lindas e essa bruxinha....que fofa!
    Tenho que ser sincera apesar de adorar ver os maravilhosos bolos feitos com pasta de açúcar e as suas decorações, não aprecio comê-la. Sou daquelas pessoas que prefere bolos caseiros com caldas e cremes, mas sem essas pastas. Talvez isto seja uma desculpa para a minha falta de jeito! ehehehe
    Adorei...adorei mesmo!
    Uma grande beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho muito bonitos estes bolos com a pasta de açucar! Mas esta foi uma excepçao à regra!
      Porque na minha falta de paciencia, prefiro os bolos normais e com uma cobertura de pegar nos dedos!!
      Obrigado Paulinha!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Qué preciosidad Mena, te quedaron perfectas estas bundt-calabacitas. Magníficas y deliciosas. Un besito.

    ResponderEliminar
  6. Oh Mena, tu superas as minhas expetativas em cada bundt que fazes... juro que pensei que as abobrinhas eram decorativas! Que lindas... Maravilhoso, mesmo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes é por estar disfarçados Maria Joao!
      Mas tinha que ser!!!
      Obrigado!!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Está o máximo!!!
    Adorei. Já tinha visto essa ideia em bolo e fica mesmo giro!
    Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb vi bolos, mas digamos que ficavam enormes!!
      Por assim pequeninos, desaparecem mais rapido Lúcia!!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Bom dia Mena,

    mas que assustadoras estas tuas abóboras mas estão bem perfeitas e bonitas, e olhando bem para elas são um bocadinho fofinhas, acho que é devido à cor e ao tamanho.
    A receita destes mini-bundts tem ingredientes que eu adoro, lendo licor de laranja e chocolate já me seduz e depois mais o crème frâiche que adoro usar e acho que torna os bolinhos mais leves e húmidos rendi-me e estou com muita vontade de experimentar, achas que se utilizar uma forma grande não terá a mesma consistência e sabor?
    Na minha opinião acho que estão perfeitas estas abóboras, e sei o quanto complicado é trabalhar a pasta de açúcar, há cerca de uma ano fiz um workshop e mesmo assim acho bastante complicado e trabalhoso mas ficam trabalho muito bonitos, como estas tuas abóboras:)
    Também não sou fã do dia das bruxas nem temos por hábito comemorar mas claro que irei participar com o meu Bundt isso não pode faltar talvez segunda já o faça.

    Beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes fazer o bundt em grande que fica igual, Sandra!
      Eu tb gosto muito da creme fraiche exatamente por isso, pela frescura que aporta aos bolos!!
      Sim a pasta de açucar dá trabalho, mas o resultado é compensador!!
      Fico à espera desse bundt!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Estão TÃO LINDOS, Mena! Adorei as abóboras, os bundts e o conjunto todo, incluindo a bruxinha.:) Há uns anos uma amiga ofereceu-me uma parecida, que me trouxe algures dos Pirinéus franceses. Será da mesma família da tua?;)

    Beijinhos*
    Olivia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu até acho esta bruxinha bonita!! Tem uma carinha fofa! Olha se calhar é família!! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Que fantásticas! Ainda ontem à noite andei à procura de ideias para a decoração e vi abóboras feitas com dois mini bundts colados e achei tão giro mas já fora da minha liga. Sim, que nesta coisa de bolos decorados eu nem tenho lugar na 3ª divisão LOL.
    Vamos lá ver o que sai aqui desta cozinha! Mas primeiro tenho um crumble para fazer e comer!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é onde estou na 3ª divisão e não faço tentativas para subir!
      Por aqui me vou ficar, Manuela!
      Sai coisa boa, pois entao! :)
      Hum,... O meu crumble ja está comido!!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Oh mena,
    Que coisa mais bonita e fofinha, ficaram tão lindos!!!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  12. Minha querida, está simplesmente espectacular, tão fofas e gulosas :)

    Bejinhos

    ResponderEliminar
  13. Muito lindos, fizestes um belo trabalho para uma primeira execução com pasta de açucar, parabéns Meninha bjs !!!

    ResponderEliminar
  14. Será o facto de achares tudo no Halloween assustador que fez com que as abobrinhas ficassem lindas e amorosas, com pormenores super engraçados?
    Que bom que puseste o medo de lado e te dedicaste à pasta de açúcar, pois montaste um cenário encantador e delicioso de doçura e travessura! :)
    Dois mini bundts com pepitas e pintarolas a decorar é de ficar de barriguinha cheia e satisfeita. Adorei!!

    Como será o meu?

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu achas que eu sei fazer coisas assustadoras? Eu tentei, mas saíram assim!!
      :)
      Como será o teu? Isso quero eu saber!!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Ficou fabuloso!
    As abobrinhas são tão fofinhas, ficaram girissimas, apetece dar-lhes umas trincas valentes

    ResponderEliminar
  16. Mena tu és um génio..ou será génia?? Não interessa...
    As aboboras ficaram lindas e depois uma dentada e uma surpresa...que coisa tão boa.
    Muitos parabéns pela originalidade.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu ja me ri contigo Sao! Nem genio nem génia!
      Apenas uma louca por bundts! E olha dá nisto!
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Ficaram tao lindas!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Oh mena...isto não vale...cada dia os teus bolos e bolinhos e afins ficam melhores! :D

    Eu também não ligo nada de nada ao Halloween, além do mais nem sequer é uma tradição portuguesa!

    E estas tuas abóboras bebés não são nada assustadoras, e até me fizeram sorrir :P mas como dizes que pediste umas dicas à Kinhas, vi logo que está explicado porque ela também publicou umas e estavam muito amorosas e nada de meter medo! ;) lol

    Adorei o interior! Ficaram uns mini-bundts perfeitos!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte dos afins é que me deixa na duvida, Marlene!
      :) Pois por ter visto as dela é que tirei as duvidas com ela!! :=
      Eu qd olhei para elas pensei o mesmo, de assustadoras, muito pouco!
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Olá Mena

    Parabéns :-) estão lindos, maravilhosos e muito gulosos

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Mena,

    Sei que o Halloween não faz parte das nossas tradições, mas como sempre adorei o fantástico, também gosto imenso de brincar às Bruxas e ao Halloween ! :)
    Ainda bem que a 1ª edição do Bundtmania superou as vossas expectativas, prova mais que provada que as pessoas aderiram em massa ao v/ delicioso projecto e assim continuará no futuro ! :)))
    O teu bundt está perfeito e fabuloso na sua decoração que exemplarmente executaste, com muita originalidade tanto no seu exterior como no interior !
    Perfeito e adequado ao tema que a Lia lançou, deste Tu o melhor exemplo, dificil será igualar-te, impossível ultrapassar-te ! :)
    Muitos parabéns por este fantástico Bundt ! :)

    Um beijinho para os 3 !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixaste-me completamente sem resposta!
      Não ha nada impossivel, Isabelinha!! E a imaginaçao para o halloween é mais que muita!
      Beijinho

      Eliminar
  21. Que giros que ficaram!!! Também não ligo muito a estas coisas do halloween mas este ano com a pipoca mais velha pela primeira vez na escola o meu entusiamo já é outro.
    Adorei a ideia ( e acho que esta semana vou fazer o meu primeiro bundt... pelo menos já tenho a forma ;) )
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Fico mto contente que tenhas gostado!!
      E fico à espera desse 1º bundt!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Olá Mena,
    Gostei tanto! Tenho sido extremamente resistente à pasta de açúcar porque não gosto do sabor!
    Tenho que reconhecer que se adapta a trabalhos maravilhosos!
    As tuas abóboras estão lindas, amorosas e a surpresa ao abrir é uma delicia e fará a delicias de pequeninos e dos crescidos também.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu foi a primeira vez, mas acho que nao me repito!!
      Nao tenho essa arte Lenita!!
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Ficaram fantasticos Mena, imagino os teus filhotes de volta das aboboras, e a comer pintarolas.
    Perfeitos no interior e no exterior. Gosto do sorriso das aboboras. E essa bruxa horripilante com uns pés tão feios...

    Mas no conjunto adorei está muito giro.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ui qd as viram, acharam-lhe uma piada que nem imaginas!!
      Adoraram!!!
      Olha a bruxinha até é fofinha para uma bruxa!! :) Pronto, tem pés feios!!
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Adorei, Mena! Adorei! Quando olhei para as abóboras achei que fossem todas feitas de pasta de açúcar, não imaginei que tivessem um bundt lá dentro :) Ficaram fantásticos!!! Tenho a certeza que os teus pequenos adoraram :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eles gostaram foi das pintarolas!
      Ficaram super contentes!!
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Qué maravilla!!! Siempre trato, siempre trato y más si con el consigo una de estas deliciosa bundt-calabazas que traen tan dulce sorpresa, como siempre... maravillosa. Bss

    ResponderEliminar
  26. Mira Mena, he entrado porque eras tú, pero es que esa bruja
    da un miedo que te cagas..jajaj.. eres la leche de bote, da igual
    lo que hagas, porque lo bordas todo..
    eres única

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No seas asi Macu!!
      Que la brujita es muy linda!! :)
      Tu si eres la leche de bote!! :)
      Un besito

      Eliminar
  27. Querida Madame Bundette,
    Superaste todas as expectativas com os teus dotes de designer e decoração de interiores (de bolos), eheheh!!
    Fabuloso amiga! Já te tinha dito e confirmo. Fabulosa decoração, fabulosa a ideia dos smarties no interior e fabulosas as tuas abóborinhas, pois ninguém diria que não és uma profissional da pasta de açúcar!!
    Beijocas grandes e fica bem,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Bolas, assim nem sei o que te dizer, Lia!
      Fico contente que tenhas gostado!! A culpa é tua, sabes?
      Um beijinho grande

      Eliminar
  28. Que lindas que ficaram! Tem jeito para a pasta de açúcar, sim senhora! Eu nem me atrevo, eu sempre fui um desastre na escola em tudo o que era artes plásticas e afins!
    Bejinhos,
    Gori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me pões a fazer desenhos, a coisa fica mais complicada!
      Mas no que eram trabalhos manuais eu até gostava! Esta foi mais uma prova, mas fico-me por aqui!!
      Beijinhos

      Eliminar
  29. Mena!
    Que abobrinhas amorosas!
    Fiquei mesmo com vontade de abri-las e espreitar as pintarolas! Uma participação mesmo criativa, ou não fossem criações da Rainha dos Bundts!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Nem és exagerada nem nada Paulinha!! :)
      Aqui nao há rainhas e se há, nao sou eu!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  30. Só agora descobri o que se escondia dentro das abóboras!!!
    Ficaram perfeitas...ainda mais com um recheio tão surpreendente!
    Tens futuro com pasta de açúcar....continua!
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sao bundts surpresa Patrícia!!
      E nao volto a fazer outra coisa com pasta de açucar!!
      Beijinhos

      Eliminar
  31. Ay que cosa mas cuca! y yo pensaba que eran todo muñequitos y van y se comen,vaya calabazas bonitas...vaya manos y vaya trabajazo te has dado...ves? yo soy una bruja pero tú un hada madrina con varita mágica que hace maravillas
    Un beso guapa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yo de hada nada!! No ves que esta una brujita??
      Pues somos las dos unas brujitas, Inma, pero guapissimas!!!
      Besitos

      Eliminar
  32. Olá Mena,
    que giro, sempre a surpreender.
    Aposto que ao fazeres as abóboras te sentiste como uma criança a brincar, é esse o espírito e o gosto!
    E os teus pequenos devem ter adorado!! Ficaram bem giras e o interior que bom, com as pintarolas, é mesmo para nos divertirmos. Que bom que desta vez consegui vir à vossa festa dos bundts.
    E os teus mini, perfeitos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi!! Eu com a pasta fez-me lembrar a plasticina! Ainda bem que as aboboras sao redondas e nao faz falta que se tenha muita imaginação!
      Em vez de assustadoras ficaram mimosas!! Que lhe vamos fazer?
      E as pintarolas é que foram a surpresa!
      Beijinhos

      Eliminar
  33. Lindas, lindas! Essas abóboras estão um miminho!
    Nunca utilizei pasta de açúcar, confesso que não sou fã...mas reconheço que se fazem obras de arte com este produto.
    Se foi a tua primeira experiência, imagino o que não serás capaz de fazer quando lhe tomares o gosto!
    Beijo
    É sempre um prazer visitar o teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim podem-se fazer umas coisas giras, mas acredita que foi a primeira e a ultima!!!
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  34. Mena querida,
    não me canso de apreciar os teus mini-bundts!
    Que verdadeira perdição! Estão tão tão lindos! Nada assustadores mas sim perfeitos para um miúdo e para um graúdo!
    E com pintarolas :) ehehhe aposto que foram um sucesso e os pequenos ficaram com um sorriso de orelha a orelha!
    Muitos parabéns minha querida.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde ,consegues sempre me surpreender pela positiva ,realmente tudo nas tuas mãos se transformam em coisas deliciosas ,continua assim, nasceste para isto ....beijinhos da avó

    ResponderEliminar