12.1.13

Spicy, Spicy....

Quando vejo esta palavra Spicy imagino logo picante!! Digamos que as minhas noções de inglês precisam de ser mais atualizadas.

Afinal de contas é um termo usado para quando se utilizam especiarias. Tenho que assumir que eu e as especiarias ainda temos que apronfundar muito mais o conhecimento, tirando a canela, a pimenta branca e outras que andam para lá no cesto da cozinha, ainda me falta muito para descobrir as suas virtudes.

Num post anterior coloquei uns Muffins que fazia parte do desafio do Dorie's à Sexta, e que fez com que na dita cesta entrasse o gengibre. 


Andei pelo espaço cibernético à procura de informação sobre o dito. Apesar de o vender muitas vezes na farmácia como potenciador de energia, o dito rizoma, tem inúmeras ultizações. E como o saber não ocupa lugar, deixo-vos um link.

Na minha busca por mais um Bundt Cake, encontrei um de abóbora! Mais um daqueles bolinhos fantásticos! Uma pequena maravilha que me deixou surpreendida pela positiva.

Bundt Cake de Abóbora com Especiarias

(receita retirada daqui)

Ingredientes:

  • 300gramas de farinha com fermento
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato
  • 1/2 colher de chá de sal 
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 1/2 colher de chá de noz moscada recém moída
  • 115 gramas de manteiga à temperatura ambiente
  • 220 gramas de açucar de cana claro
  • 2 ovos L
  • 125 ml de buttermilk*
  • 200 gramas de puré de abóbora**
  • Sumo de meia laranja***
  • Raspa de meia laranja***
* O buttermilk tem sido presença obrigatória nos Bundt Cake. Ainda não o encontrei por aqui à venda e então, uso sempre a dica da minha Isabel. Já usei o leite meio-gordo e o leite gordo, e decididamente prefiro o resultado obtido com o leite gordo.

** O puré de abóbora pode ser obtido assando o dobro da quantidade em crú, ou cozendo deixando que se escorra bem de toda a água. Eu tinha congelado o puré que me sobrou dos Muffins de Abóbora.

*** A laranja não está na receita original, mas tinha lá uma a gritar que a usasse! Sempre achei que a laranja e a abóbora combinam muito bem! Será pela cor....

Execucação:

Numa taça colocamos a farinha com o fermento, o bicarbonato, o sal, e todas as especiarias. Mexemos com um garfo de maneira a misturar bem todos os ingredientes.

Na taça da batedeira, para quem tem, colocamos a manteiga, como quase sempre à temperatura ambiente, e batemos durante um minuto, ou o tempo que seja necessário para que fique suave. De seguida juntamos o açúcar e batemos até obter uma massa esponjosa.

Ao fim de termos uma massa homógenea e esponjosa, vamos juntando os ovos, um a um, nunca esquecendo que só se o seguinte quando o anterior estiver bem batido.

Depois de bem batidos os ovos, chega o momento de juntar a farinha e o buttermilk, e a melhor maneira de o fazer é alternando. Ou seja, primeiro adicionamos 1/3 da farinha, depois de bem misturada, juntamos metade do buttermilk, e assim até se terminar com a farinha.

Por fim juntamos o puré de abóbora e misturamos bem na massa.

Pré-aquecemos o forno a 185ºC.
Untamos e enfarinhamos a forma e colocamos a massa. Levamos ao forno durante 50-40 minutos ou até que o palito saía limpinho.

É muito importante deixar que o bolo arrefeça os 10 minutos antes de desenformar.


Deixamos arrefecer sobre uma rede durante 10 minutos e passado este tempo desenformamos. Deixamos o bolo sobre a rede e esperamos que arrefeça na totalidade.



Depois de desenformar, deixamos arrefecer em cima de uma grelha. Este processo de arrefecimento faz com que o Bundt Cake fique esponjoso, e com uma textura fantástica.




Ao fim de frio polvilhamos o nosso Bundt Cake com açucar em pó e servimos. Do bolinho tão grande, só ficou isto e umas migalhas para a foto. Isto é o que dar eu distribuir pelas amigas!! Que não se importam nada, como devem imaginar.


Quando encontrei esta receita, vi outras muito parecidas! E numa delas dizia que para manter a humidade e a textura do Bundt Cake, que na ultima fase de arrefecimento, se deveria envolver num saco de plástico ou película de cozinha. Experimentei e de facto é verdade! Mais um truque para anotar no livrinho dos Bundt Cake.


O aroma que ficou por casa quando o bolinho estava no forno, deixava adivinhar o resultado. A mistura das especiarias é fantásticas e a abóbora aporta uma frescura e uma textura deliciosa ao bolo.

Sabem que vos digo?? Nestes dias frios, uma fatia desta e uma bela chávena de chá, são um regalo para o coração!

20 comentários:

  1. Olá minha querida! Um bolinho assim consola a alma! Obrigada pela partilha da informação acerca do gengibre, é sempre bom saber um pouco mais.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kinhas! Pois consola a alma, o coração, e o que nos faça falta!!
      Tu já sabes que aqui, estás em tua casa!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado Luísa!! Para mim ter comentários teus é uma honra! Eu sei que tens imenso trabalho com o teu blog e sempre tens algo entre mãos, e saber q perder 5 minutos pra ver a receita e deixar o comentário deixa-me mto feliz!! Qulquer dia dou-te um prémio! Por teres sido a primeira seguidora do blog!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Hummmmmm,. Adoro bolos assim... Aromáticos e simples na sua essência. Adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana é mesmo isso que tu dizes!! Simples na essência!
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei este blog, vou seguir, muito completo e cheio de coisinhas muito apetitosas :)

    Adorei o nome do blog :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado Filipa!! Volta sempre que queiras! A casa é tua!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. O bolinho ficou com um aspecto delicioso! Já comia uma fatia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Mena :)
    Não sabia que também tinhas um blog!
    Adorei o teu bolinho, adoro bolos de abóbora com especiarias.
    Um beijinho.
    (o açaflor podes substituir por açafrão! não sei onde se poderá arranjar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ja descobri isso do Açaflor! Por aqui há imenso Açafrão, visto que por aqui se utiliza muito nas paellas.
      O meu blog ainda é pequenino, leva 2 meses de existência!!
      Volta sempre, a casa é tua!!
      Beijinhos
      Mena

      Eliminar
  7. Minha querida Mena,

    Não achas que o buttermilk faz diferença nos bolinhos ? Eu noto tanto, amiga, adoro usar...
    Esse teu bolo está magnifico, que textura tão fofinha e perfeita, é uma tentação em qualquer altura, mas com uma caneca de chá a acompanhar... ai, ai... perdia-me com ele ! :)

    Belíssima receita, bem aromática com especiarias que adoro ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se faz diferença?? Nota-se bem a diferença destes Bundt quando levam o buttermilk, ou quando levam por exemplo Creme Fraiche! Tenho um pendente para publicar e a diferença é enorme.
      O buttermilk aporta uma textura mto esponjosa e frescura a um bolo. E o melhor é o que fazemos com leite gordo. Com leite meio-gordo já se notam diferenças!
      Faz a taça de chá que te mando o bolinho!!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. primero de nada perdón por si no se me entiende bien...
    ohhhh encantame o teu blog,atopeino polo perfil de google+ e por aqui quedome
    este bizcoito pareceme espectacular.sempre gustaronme moito os bizcoitos con especias ,pero como non entendo moi ben o portugues,poderiasme decir que e abodora,por aqui por galicia non coñezo ese nome,gracilñas e quedome por aqui
    bicossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero verte mas amenudo por aqui Cris!!
      Mi casa es tu casa!
      Un besito

      Eliminar
  9. Já comia uma fatia desse bolinho :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Querida Mena,
    Como me identifiquei contigo, antes do blogue não tinha uma grande variedade de especiarias... agora, nem te conto já comprei 2 expositores e não chega, estou sempre a descobrir e experimentar mais! A ultima foi a alcaravia e gostei bastante.
    Este teu bundt está magnifico, espero que chegue para mim.
    Desde que tenho as colónias de kefir quase não uso o buttermilk , a sua acidez torna as massas dos bolos ainda mais fofas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Oiii Mena, te achei através do blog da Léia, quero te fazer uma visita a dias mas como estou de mudança, nunca arrumo tempo. Hoje consegui. Finalmente \°/ !! Estou te seguindo desde já!!

    Quando quiser fazer uma visita ao meu blog, fique a vontade e será muito bem vinda.

    Grande beijo!!!

    blohttp://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar