7.1.13

365 momentos....

O trabalho tem sido alucinante, ao ponto de me deixar tão cansada, que nem sequer tive tempo para vos desejar um Feliz Ano.

Pois que sejam 365 momentos de cortar a respiração, que nunca nos falte um sonho pelo qual lutar, um projecto para realizar, algo que aprender, um lugar a onde ir, e alguém a quem querer...





É uma tristeza quando queremos fazer e não podemos! Ao menos isso, que este 2013, me traga mais tempo para poder estar por aqui, partilhar as minhas coisinhas, e mais que tudo estar com as minhas pestinhas!! Qualquer dia gostam mais das orientadoras do ATL que de mim.... E se não também temos esta listinha para tentar cumprir...




Que vos parece? Tentamos??

Mesmo com a ausência da minha blogosfera, tive tempo para experimentar umas coisinhas, e por isso aqui estou... Para partilhar as minhas andanças! Mas já me começo a chatear de experimentar, porque depois ficam as coisas la por casa! Ainda reparto com as amigas, essas sim, são as minhas provadoras oficiais!

Dias antes do fim de ano encontrei mais uma receita de um Bundt Cake! Estou apaixonada por estes bolinhos e fazem-me lembrar uns que havia, da Dancake, que eram muito bons! Eu costumava vê-los quando havia festas de Natal na escola... Parece que lhes estou a sentir o sabor...

Para que esteja completamente realizada na execução destes bolinhos, só me falta mesmo uma forma da Nordic Ware, que ainda não consegui encontrar nenhuma aqui pela minha Sibéria!! A seu tempo... Mas que saibam que continuarei a experimentar as receitas, mesmo que não tenha a forma. A receita encontrei-a aqui.

Desta vez escolhi um Bundt Cake Zebra! Resumindo, um bolo mármore com muito mais manteiga, mas para nada enjoativo!

Bundt Cake Zebra

Ingredientes:

Para o bolo:
  • 500 gramas de açucar
  • 340 gramas de manteiga derretida e fria
  • 400 gramas de farinha (sem fermento)
  • 2 colheres de café de fermento em pó
  • 1/2 colher de café de sal
  • 60 gr de cacau em pó (sem açucar)
  • 5 ovos L (ou 6 M)
  • 120 ml de leite à temperatura ambiente
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 45 ml de água
Para a cobertura:
  • 170 gramas de chocolate negro
  • 160 ml de natas

Execução:

Pré - aquecer o forno a 190ºC para depois cozer o bundt a 180ºC.

Derreter a manteiga e deixá-la arrefecer sobre a bancada da cozinha. Deverá estar bem derretida e sem pedacinhos sem derreter. Reservamos.

Numa taça grande misturamos a farinha com o fermento e o sal, peneirando de seguida.Reservamos.

Numa outra taça, colocamos metade do açucar com o cacau e a água. Mexemos bem até termos uma massa homogénea. Reservamos.

Juntamos a outra metade do açucar com a manteiga e batemos durante 2 minutos. Adicionamos a baunilha e batemos durante mais um minuto.

Adicionamos os ovos, um a um. Não se deve misturar o segundo até que o primeiro não esteja bem misturado. Damos um intervalo de 30 segundos entre cada adição.

Uma vez que estejam todos os ovos bem misturados, juntamos 1/3 da farinha na massa e misturamos. Juntamos de seguida metade do leite e voltamos a bater, o bastante para homogeneizar a massa. Adicionamos o outro terço da farinha e de seguida o restante leite. Terminamos com a farinha restante.

Dividimos a massa e juntamos à massa de cacau que tinhamos reservado e envolvemos bem até que esteja bem incorporada uma na outra. 
Untamos muito bem a forma do bolo com manteiga ou com um spray.


Com uma colher grande colocamos 2 colheradas de massa branca na forma. De seguida, fazemos o mesmo com a massa escura, e assim consecutivamente até acabarmos com as massas.

No blog onde vi a receita tinha uma fotografia de como tinha que ficar, o meu ficou parecido. A foto veio daqui.


Colocar no forno durante 60-70 minutos a 180ºC, dependendo do forno. Antes de retirar o Bundt do forno devemos assegurar-nos que está bem cozido, e até que o palito não saia limpo não o devemos retirar.

A receita original é bastante grande e como a minha forma é pequena reduzi os ingredientes a metade, junto 3 ovos do tamanho M.

Depois de retirar do forno, colocar sobre uma rede e deixar arrefecer durante 20 minutos. Não tentar desmoldar o bolo, porque pode partir-se.

Findo este tempo, desenformar, e voltar a colocar sobre a rede para que termine de arrefecer.


Cobertura

Deve ser feita aproximadamente uma hora antes de servir o bundt. Colocar todos os ingrediente numa panela e aquecer a lume brando. Devemos misturar sempre com uma espátula para que o chocolate se misture bem com a nata, tendo em atenção que não ferva. Uma vez o chocolate derretido deixamos arrefecer uns 10-15 minutos.


Verter a cobertura sobre o bundt e deixar descansar ao menos 30 minutos antes de servir.

Depois da cobertura ter repousado, façam uma boa chávena de chá, aquele que mais vos apeteça, e cortem uma fatia de bolo... Já me dirão se só puderam comer uma!! E mesmo sem a cobertura é divinal... Experimentem!!


Ora digam lá que não apetece uma fatia?

12 comentários:

  1. Olá Mena! Que bolo delicioso...já comia uma fatia. Esta receita vai ser confeccionada cá em casa, pois tenho um marido completamente chocólico :).
    Beijinhos e uma bos semana
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!! Tu experimenta e depois conta-me!! Nem é preciso ser chocólico!! Eu sou comedida no chocolate e de vez em quando faço umas quantas receitas!! Este é mto bom!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Uma ou duas fatias :) que aspecto fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As que queiras levar Sofia!! É dificil comer só uma! Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá! estou de regresso e deparo-me com este bolo fantástico!!! adorei!!

    beijinhos e um bom 2013!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltas-me cá tu para ser o 4º gato Catarina!! Espero que as férias tenham sido proveitosas!! Espero ver-te por aqui sempre!
      Um bom 2013 para ti tb!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Esse bolo ficou fantástico ,uma fatia apenas não me chegava(sou demasiado gulosa).
    Bom ano .
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São olha que a gula é pecado!!! Mas a gente perdoa o mal que faz, pelo bem que sabe nao é? Pois leva as fatias que quiseres!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Apetece duas ou três.... e agora a meio da manhã vinha mesmo a calhar..hehehe...
    um beijinho grande e tenho que tentar essa receita - também já a tinha visto e deve ser divinal.. :)

    ResponderEliminar
  6. São e Mafalda leven as fatias que quiserem!! E experimenta Mafalda! Já me dirás de sua justiça! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Feliz 2013, minha querida !
    Tudo de bom para ti e para a tua familia !
    Não sei se já te tinha desejado, mas se já, olha desejo de novo ! :)))

    Tentarei cumprir alguns dos mandamentos que sugeres aí em cima, sem dúvida, alguns preciso mesmo de tentar ! ;-) Nâo será fácil, mas também não é impossível !

    Fabuloso esse bolo, adorei o delicioso aspecto com que ficou e, já sabes, sendo de chocolate não me farei rogada a 2 fatiazinhas ! ;-)

    Beijinhos, amiga

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nao me lembro se me tinhas desejado um Bom Ano, mas nao faz mal repetir!! E ficas a saber que sempre que faço alguma coisa de chocolate, que me lembro de ti!
      Porque será? Ainda tenho que por o do aniversário dos meninos que o rapinei do teu blog!!!

      Beijinhos minha querida!!

      Eliminar