17.9.13

Mãos na massa!




Se há coisa que eu gosto é de comer pãozinho morno com manteiga. Mas manteiga da nossa! Se bem que pro aqui há uma ou outra que me agradam, mas definitivamente a nossa é muito melhor.


Pois o problema é o pão. Por aqui não é grande coisa e com muita pena minha, não herdei da minha avó paterna os genes para ter pão como padeira. E que tristeza a minha! O unico pão que fiz em condições, foi aquele que não se amassa e está nos primórdios do blog. 


Sempre que vejo uma receita, seja para máquina de fazer pão ou pelo método tradicional, eu fico ali a olhar a babar! A máquina ainda não chegou a estas bandas, porque os preços ou a marca não me agrada. Mas eu tento fazer com as minhas mãozinhas, mas a coisa não corre lá muito bem.




Mas agora descobri, que há umas mãozinhas cá em casa, que gostam de ajudar e que fazem com que estas aventuras corram melhor!

E depois vêm as massas lêvedas que me deixam maluca, mas não tanto como me deixa um bundt que conste. Adoro quando um brioche por exemplo está morninho e super fofinho. Ou então um Monkey Bread, que foi uma das minhas master pieces!! Custou mas lá consegui fazer.

Ora um dia destes andei a ver um blog que simplesmente adoro! O blog é o Rapa Tachos e já não é a primeira vez que me deixo levar pelas receitas da São. E foi lá que vi este pão a que ela chama Bolo de Limão Arrebatador! Sim de facto é arrebatador e através de outros link's fui parar ao original, onde se chama Pull Apart Lemon Scented Coffee Cake.

Às vezes é completamente impossível traduzir um termo do inglês para o nosso português, e quem diz ao nosso idioma diz a outros, mas gostava de saber o que chamariam os ingleses a uma alheira por exemplo! 


Pois por aqui o dito, vai-se chamar Pull Apart de Limão, e bendita a hora em que o fiz, porque desaparece num abrir e fechar de olhos!! E a parte do Coffee Cake é um termo muito usado, quando os bolos são para acompanhar o café!! Este por pouco nem às fotos chegava!


Pull Apart de Limão




Ingredientes:
  • 350 gramas de farinha T65
  • 50 gramas de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento de padeiro seco ( usei de marca Casino)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 75 ml de leite
  • 55 gramas de manteiga
  • 60 ml de água
  • 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 ovos à temperatura ambiente

Para o recheio:
  • 100 gramas de açúcar
  • raspa de 2 limões
  • 55 gramas de manteiga derretida
  • raspa de uma laranja
  • canela a gosto*

Cobertura:*
  • 3 colheres de sopa de queijo creme (tipo Philadelphia)
  • 10 gramas de açúcar em pó
  • 1/2 colher de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
* - A canela usei para fazer uns Cinamon Rolls aproveitando um pouco da massa do Pull Apart, que me pareceu perfeita para estes bolinhos, que há muito me fascinam e que também os tenho pendentes, visto não haver maneira de acertar com uma receita.




Execução:
A receita do Rapa Tachos está feita para a máquina de fazer pão e no original usa a batedeira. Na falta de ambas passo a descrever o processo, seguindo mais ou menos a ordem do original, mas sem batedeira.

Numa taça colocar a farinha, o açúcar e o fermento. Num tachinho colocar a manteiga, o leite e a água, e deixar aquecer, mas não em demasia. A manteiga deve ficar derretida, mas o conjunto não deve ficar muito quente, visto que temperatura a mais pode inactivar o fermento.

Fazer um buraco no meio da farinha e juntar os liquidos e mexer bem. De seguida juntar os ovos ligeiramente batidos e a baunilha. Esta massa pode ficar ligeiramente pegajosa e se isso se verifica, adicionaremos 2 colheres de sopa de farinha.

Colocamos sobre uma superficie enfarinhada e amassamos, durante 10 minutos como mínimo. A massa inicialmente estará ligeiramente pegajosa, mas acabará por ficar no ponto e elástica. Coloca-se na taça e deixa-se levedar num sitio ao abrigo das correntes de ar, como minimo 1h 30m ou até que duplique o seu volume.

Enquanto a massa leveda preparamos o recheio, ralando os limões e a laranja, e derretendo a manteiga. Deve estar derretida mas não quente!


Depois de levedar esticamos a massa com um rolo num rectangulo de mais ou menos 50 x 30. Pincelamos generosamente com a manteiga e polvilhamos com o açucar.

Cortamos tiras horizontais de aproximadamente 10 cm com a ajuda de um cortador de pizzas.

Polvilhamos cada tira com as raspas de limão e laranja.

Colocamos as tiras umas sobre as outras como se fosse uma lasanha.

Este bloco vamos cortá-lo em 5 pedaços e coloca-los numa forma de bolo ingles devidamente untada ou forrada com papel vegetal

Para melhor entender o esquema de montagem espreitem o esquema, AQUI.

Leva-se a forma ao forno, em programa de levedação durante 30 minutos. Coze-se o bolo a 160ºC durante 15 minutos ou assim que as pontas apresente um tom dourado. (Se ficar mais tempo, corremos o risco de ficar mais seco).

Enquanto coze, fazemos a cobertura ( só fiz metade da receita), misturando bem o queijo com o açúcar, o leite e o sumo de limão.

Retiramos do forno e deixamos arrefecer durante 5 minutos como mínimo. Cuidado com a fragilidade deste bolo. Colocamos a cobertura e servimos morno, ou frio.




As massas lêvedas obrigam-me a que as faça muito cedo, para que depois tenha tempo de poder fotografar. E não foi o que aconteceu com este Pull Apart. Quando saiu do forno já não pude tirar fotografias... Assim que se começa a puxar cada fatiazinha, o problema é mesmo parar.




Este nem sequer chegou à prova da vizinhança como outros. Assim que arrefeceu um pouco, metade desapareceu e só somos 3 aqui em casa. A cobertura? Pois sejam gulosos e experimentem este Pull Apart com ela. É simplesmente fantástico e a textura leve e fofa, contrasta na perfeição com o recheio cítrico e respectiva untuosidade da cobertura. Gente, isto é um luxo!!!




E como um luxo nunca vem sozinho, este é outro! Adoro canela e há muito que tenho uns cinamon rolls pendentes! Estes ficaram quase lá. Basta só esticar a massa num rectangulo, untar com manteiga (bastante), polvilhar com açúcar e canela a gosto (da proxima ponho mais)! Enrolar e dividir em 9 rolinhos. Deixar levedar mais 30 minutos e cozer à mesma temperatura que o Pull Apart até que estejam dourados.




Entre o Pull Apart e estes Cinamon, não saberia dizer-vos qual o mais pecaminoso! Seja hora do pequeno almoço, lanche, ou sem motivo, acreditem é dificil resistir!

E agora, qual escolheriam?

65 comentários:

  1. Mamã Mena, isto não se faz, deixar aqui as amigas com água na boca. Eu não escolho, quero um cadinho de cada.
    Que delicias, a receita do Pull Apart de Limão, mesmo sem cobertura, já deve ser uma maravilha, adorei.
    E a ajuda, dessas maozitas fôfas, vale ouro.
    Beijocas para os três.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz faz Paula!! Por ser tao bom, é que publiquei!
      Quase nao tinha para fotografar!!
      Estas maozinhas foram o toque de ouro!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Minha amiga mais querida e linda,
    Pois... ainda cá ando... hoje foi o dia escolhido para fazer as tais publicações de que te falei no outro dia...
    bom, adiante e falando do principal...
    Se as tuas mãozinhas não contribuíram para este pull apart, as mãozinhas lindonas que vejo na imagem são mágicas e o resultado final é magnífico e lindo, lindo amiga.
    Até já comia umas fatias a acompanhar um chásinho! Eu também babo sempre com as receitas da São e esta foi bem escolhida amiga. Adoro limão e até a cor está apetitosa.
    Pois é querida, há coisas que não se traduzem, senão, não soam tão bem, ou simplesmente porque não há tradução e os ingleses chamam portuguese sausage à alheira, ehehehe!!
    Beijinhos para ti e pintainhos lindos minha amiga,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram mesmo essas maozinhas Lia, que permitiram este resultado!
      Da proxima tenho que as usar outra vez!
      Tb me passou pela cabeça que chamassem isso, mas isso para mim é Salsicha!! Alheira é alheira em todo o mundo!! E salsicha, pois salsicha!
      :))
      Um beijinho triplicado

      Eliminar
  3. Que delicioso! Apetece mesmo levar um pedaço.

    ----
    → blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  4. Bem, Mena isto são dois luxos! Um aspecto fabuloso! Umas mãos mágicas...:)
    Beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sim, foram mesmo mágicas as maozinhas, Lena!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Mena,

    pois eu tenho que te dizer que adoro fazer pão e felizmente até me saio muito bem, vê lá que acho que esta semana vou comprar a minha máquina de pão, vamos ver:)
    Pois eu adorei as imagens o formato, as cores e os ingredientes deixam adivinhar algo delicioso, mas puxa Mena, acho que é muito complicada esta tua sugestão, já reli não sei quantas vezes e acho que é difícil,fico-me pelos rolinhos de canela que já fiz e adoro e bem mais fáceis.
    Aquelas mãos fofinhas não são tuas pois não:)!


    beijinhos bem triplicado e os parabéns ao novo padeiro de casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Tu compra a maquina, mas depois faz receitinhas fáceis pra eu tentar sem maquina!
      Oh Sandrita, já viste bem o esquema que está no post, de como colocar na forma? Ora espreita! Azelha como eu sou, consegui! Espreita e depois diz!!
      Tu achas que eu tenho assim umas maozinhas?? Nada disso, aquelas sao da minha ajudante!! A filhota!!
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Tem um aspecto delicioso! Fiquei cheia de vontade de experimentar :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Aiii Mena, que as massas lêvedas são a minha perdição!!! Escolher?? Como, se eu adoro o gostinho do limão,mas também o da canela. Para mim, não há escolha possível,por isso fico com os dois.Ficaram maravilhosos e este creme por cima está a cereja no topo do bolo. Adorei!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua e a minha! Não vês??
      Sim esta cobertura é a cereja!! Pois entao, tens que experimentar!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Oi Mena, fica dificil uma escolha.Lindos e deliciosos.A ajuda de mãos de anjo deve fazer tudo ficar mais gostoso.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas maozinhas foram a chave do sucesso Leia!!
      Obrigado!!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Ando eu com desejos de fazer pão e deparo-me com uma coisa destas! Agora já nem sei se faça pão ou se faça pão doce :)
    Esse pull apart que fizes-te têm um aspecto tão fofo que deixa qualquer um a babar!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, faz pao doce, porque este é delicioso!!!
      :) E sim, de tao fofinho derrete-se na boca!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Mena, me encanta porque haces unas cosas que no he visto jamás en ningún otro sitio, y eso me gusta, porque yo no me canso nunca de aprender cosas nuevas y deliciosas.
    Sigue sorprendiendonos siempre.
    Un beso
    Ettore

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No me lo puedo creer! Sabes lo que pasa? Es que ahora ya paso la moda de estos pull apart, pero hace tiempo se hacian mucho!
      Pero me dejas muy feliz por decir que te gusta pasar por aqui!
      Un besito!

      Eliminar
  11. Sim é bem verdade, pão quentinho com manteiga é uma maravilha mas estes assim devem de estar muito mas muito bons sem duvida :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Os Ingleses têm muitas expressões,que muitas vezes não podem ser traduzidas literalmente.Eu também estou curiosa como eles traduzem alheira.
    Quanto ao Pull aparte,nunca experimentei mas pelos ingredientes adivinho o sabor e o aroma e sei que ficou delicioso.Comia isso tanto para pequeno-almoço como para lanche ou sobremesa.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois ha coisas que sao impossivel de traduzir!!!
      Olha pois seja lanche, pequeno almoço, o problema é deixar de o comer!!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Mena, por Dios, como nos pones estas cosas... Estoy babeando!!!
    Besos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pues, hay que poner cosas buenas, a que sí Ana?
      Un besito

      Eliminar
  14. Mena querida, esse pao já estou namorando faz tempo, agora vendo aqui me deu mais vontade de fazer, ficou lindo e essa cobertura deu água na boca. Delicia. Adorei. Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois deixa de namorar e mete as maos na massa Josy!!!
      Vale bem a pena!!
      BEijinhos

      Eliminar
  15. Estes pães são os meus preferidos.
    O teu ficou fantástico,fiquei aqui a babar....também quero..
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estes ja estao na minha lista!!
      É simplesmente fantastico Sao!!
      :) Obrigado por partilhares!
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Mena recuso-me a escolher, quero dos dois!
    Lindos, apetitosos, de fazer água na boca.
    Sabes o quanto gosto de fazer pão e afins, a MFP é uma grande aliada, a minha foi bem baratinha e estou encantada com ela para amassar e levedar.
    Vou ver outra vez esta receita...vai comigo.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei o quanto gostas!! E quanto gosto eu de ver as tuas receitas!!!
      Espero que experimentes Lenita, e que gostes!!
      BEijinhos

      Eliminar
  17. Eu a pensar quando li o inicio pensei, hummm é desta que ela aventurou-se e saiu-se bem na arte do pão, mas não foi mesmo uma super guloseima, que coisa apetitosa :)e és uma má vizinha não partilhaste, má :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao partilhei?? Partilhei pois, olha o post aqui!!!
      Aquilo que nao houve foi um bocadinho pras vizinhas!! E olha, aqui entre nós, esse paozinho que tu estas a pensar, ja está pronto a ser publicado!!
      ;)
      BEijinhos

      Eliminar
  18. Já levo a receita.. que belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Ai Mena, vês??? Como é que a minha lista de receitas a experimentar não há-de crescer a cada dia? Que maravilha este pull apart! E essas mãozinhas lindas e fofas, que delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha e a minha lista?? Consegues imaginar?
      Este foi mesmo a ultima coisa que vi e saltei para a cozinha, nem sequer passou ao caderninho!!!
      :) estas maozinhas foram as mestras!!
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Já fiz este bolinho e é mesmo delicioso.
    Bjs,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  21. JOER..NIÑA, que me dan ganas de hacerlo...
    me saldrá bien...? mira que soy mu mala pa las masas..
    y los dibujos se explica muy bien..
    gracias Mena, por compartir estas cosas , pero me has matao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pues lo tienes que hacer!! Pero lo haces con calma y sin prisas!
      Ya sabes donde estoy si te hace falta algo!!
      Tienes que tener paciencia para la masa!!
      Un besito mi reina!

      Eliminar
  22. Mi Mena preciosa, fantástica entrada, me ha gustado mucho muchoooooooooooo!!
    Las fotografías son una preciosidad y la receta algo exquisito!
    Tengo que hacerlo, me lo guardo en éste momento!
    Un besito enorme y feliz semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Me alegro mucho que te haya gustado, Esmeralda!!
      BEsitos

      Eliminar
  23. Mena ... Eu estou aqui praticamente em jejum ... e tu mostras uma coisa destas!!!
    Estou a babar ... MESMO!!!!
    Que maravilha! Essas mãosinhas são preciosas e conseguem milagres :) tb gosto muito de ter por perto as dos meus :)
    Beijinho doce e um dia muito feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se deve começar a trabalhar sem o pequeno almoço, menina Cristina!!!
      E isto apareceu ontem à hora do lanche, jajaj!!!
      Foram estas maozinhas, as mestras deste pull apart!
      BEijinhos

      Eliminar
  24. Oh Mena, que rico pãozinho! Acho que vou levar a receita porque fiquei mesmo de água na boca.
    Caía tão bem agora :)
    E de certo que o que ajudou a torná-lo tão irresistível foram aquelas mãozinhas pequeninas que se vêm na foto e que o devem ter amassado com o amor e a dedicação que só uma criança consegue... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aquelas maozinhas foram mestras!!
      Espero que experimentes e gostes!
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Que bom pequeno-almoço,
    e com essas maõzinhas a ajudar ainda é mais divertido de preparar :)

    ResponderEliminar
  26. Sabes o que me babo por isto? É verdade, babo-me mesmo. Neste momento estou esfomeada, claro que isso torna o meu gosto suspeito, mas tenho-me debatido por encontrar boas receitas de pão tipo brioche e tentar fazê-lo pois é algo que me agrada muito!
    Um naco generoso, fofíssimo e cheio de sabor deste pull apart faria as minhas delícias. Não precisava de mais nada hoje!

    Fecho os olhos e sorrio, só de imaginar!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu tb sou assim como tu! Ando sempre à procura da perfeita, e esta, minha querida, está lá muito perto!!!
      Experimenta, que vais gostar!
      Beijinhos

      Eliminar
  27. Adorei Mena! Desde que tenho a minha MFP também me babo por tudo que é receita de Pão e este já está guardado à espera de disponibilidade para meter mão na massa!

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Mas olha, sinceramente nao me importo de amassar!
      Acaba por ser mais demorado, mas tem outro sabor no fim!!
      Beijinhos

      Eliminar
  28. Adorei o aspecto e com aquela cobertura, acho que até me babei só de imaginar!

    ResponderEliminar
  29. Mãozinhas encantadoras e mágicas que contribuiram para o grandioso sucesso deste teu lindo "pull apart" ! :)
    Que coisa boa, amiga, estou literalmente a salivar com ele e também com o outro, dificil seria escolher de facto, penso que justo sim seria comer dos dois e lambuzar-me com eles.

    Mena, estão perfeitos, saíste-te muitissimo bem e não me voltes a dizer que não sabes fazr pão, ouviste bem ? lol

    Adorei amiga ! :)


    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Tarantula mais linda,
      Isto não é aquele pão que eu tanto anseio fazer, e tu sabes muito bem!
      Este é uma massa lêveda e por isso consegui! Mas sabes uma coisa, tenho uma surpresa para ti! Depois verás!! Pouco a pouco!!
      Pronto eu nem me atrevo a dizer isso, se não depois vens com o teu mau feitio e eu não quero!
      Beijinhos,
      Mena.

      Eliminar
  30. Minha schatzli!!

    Tu sabes qual é o que eu escolho :)) canela nem vê-la! adorei a foto das mãozinhas, tão delicadas que só podem pertencer à princesa M. :))
    E continuo sem perceber porque dizes que não tens veia de padeira... é que não entendo mesmo pois os pães que tens publicado indicam exactamente o contrário!! enfim... és teimosa como uma mula, é o que é!!
    Vou ver se me animo a fazer esta no fim de semana que também ando preguiçosa mas já se queixaram que a mfp não tem trabalhado tanto como antes das férias :-/

    beijinhos!! vou ao bundt!

    ResponderEliminar
  31. Ah!! e alheira é alheira... e de Mirandela! aqui nem sabem dizer o nome! é qq coisa parecida com orelha ou areia lolol

    agora sim vou ao bundt!

    ResponderEliminar
  32. Fiz esta receita do pull apart de limão à um par de anos, pois fiquei a salivar por ela mal a vi no blog no soup for you! É mesmo uma perdição,e só posso dizer que ainda bem que tinha muitos convidados para partilhar o resultado, pois eu era capaz de o comer sozinho de tão bom que é ;)

    ResponderEliminar
  33. eu queria era um ajudante desses cá em casa... não aquele que só ajuda na parte de mastigar! :p
    beijinho

    ResponderEliminar
  34. Que verdadeira delicia, manda cá para mim um pouquito!!!
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar