26.9.13

Chocoterapia



Aqui há uns tempos atrás fiz um post sobre um livro que me tinha vindo parar às mãos, sobre Chocolate!!

Amado por muitos e, também detestado por alguns, aqueles que gostam, gostam mesmo de verdade!!

E eu, estou ali no meio termo! Gosto, mas não como chocolates todos os dias, mas se há um dia que acordo com vontade de chocolate, então como uma tabelete inteirinha sem dizer um ai.... Digo mais Hummm... E depois penso nas calorias.... E volto a esquecer-me no mesmo segundo!! Perdoa-se o mal que faz, pelo bem que sabe, ora essa!

E por falar em chocolate, foi o ingrediente escolhido pela Lúcia, para o passatempo mistério do 3º aniversário do Barriguinhas.

Lá se me pôs o Tico e o Teco às voltas! Sim porque onde haja chocolate, tem que ser bom! E no meio disto tudo, entre o meu livro do Chocolate, o meu Kiss my Bundt, apareceram estes bolinhos de chocolate com uma cobertura, também ela de chocolate!! São quase uns mini Bundts, porque eu sei que a Nordic Ware tem assim umas formas. Ai quando eu lhes deitar a mão... Vou pedir na carta ao Pai Natal! As formas e uma batedeira nova, porque a minha está como eu, sem forças! E por esse motivo, estes bolinhos foram feitos sem a ajuda da batedeira usando só o batedor de arames. Só a usei para a cobertura, porque é necessário bater muito bem a manteiga para obter a textura necessária.

Como é que vamos resistir?


Bolinhos de Chocolate com Cobertura de Mascarpone e Chocolate Branco



Ingredientes: 


  • 30 gramas de chocolate negro ( usei a 80% de cacau)
  • 60 ml de café quente
  • 110 gramas de açucar
  • 20 gramas de cacau em pó de boa qualidade (usei da Nestlé) + 1 colher de sobremesa para a forma
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato
  • 1/8 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • 40 gramas de manteiga derretida e fria
  • 70 gramas de crème frâiche
  • 50 gramas de farinha + 1 colher de sobremesa para a forma
  • 1/2 colher de chá de baunilha

Para a cobertura

  • 100 gramas de manteiga sem sal (fria)
  • 100 gramas de mascarpone
  • 250 gramas de açúcar em pó
  • 100 gramas de chocolate branco de boa qualidade (usei Nestlé especial Sobremesas)
  • Pérolas para decorar (opcional)



Execução:

Pré aquecer o forno a 170ºC. Untar as formas com manteiga e polvilhar com farinha e cacau. Reservar.

Cortar o chocolate em pedaços e misturar com o café quente, mexendo até que se derreta na totalidade.

Juntar a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato, o cacau em pó, e peneirar para uma taça. Reservar.

Bater o ovo com o açucar, juntar o óleo, a baunilha e o chocolate derretido com o café. Mexer bem até ter uma mistura homogénea. Juntar a crème frâiche e envolver. Por fim juntar a farinha e envolver bem na mistura do chocolate.

Encher as formas até 3/4 da sua capacidade. Levar ao forno aproximadamente 20 minutos. Fazer o teste do palito e retirar quando este esteja limpo.

Deixar arrefecer numa grade pelo menos durante 15 minutos e desenformar deixando arrefecer completamente.

Cobertura:

Derreter o chocolate em banho maria e deixar arrefecer.
Com a batedeira misturar a manteiga e o mascarpone. Juntar o chocolate e por fim o açúcar em pó peneirado. Guardar no frigorifico até utilização.

Depois de frios os bolinhos, colocar a cobertura num saco de pasteleiro, com um bico de estrela ou outro do vosso agrado. Fazer pequenas rosetas e enfeitar com as pérolas.

Tempo de preparação: 1h
Dificuldade: **
Vegetarianos: Sim
Para crianças: Não
Ingrediente principal: Chocolate






Enquanto os bolinhos arrefeciam na grelha, dei conta que desapareceram pelo menos 2! Escusado será dizer que os primeiros foram provados pelos pequenotes, e só os ouvia a rirem-se enquanto seguia o trilho deixado pelas migalhas.

Não resistindo à tentação também provei um sem a cobertura e simplesmente não queria acreditar como se derretiam na boca.






E com a cobertura... Não há quem se resista!! Deixo-vos um para acompanhar o café e os outros levo pra festa!!

Eram capaz de resitir?

55 comentários:

  1. E quem é que quer resistir Mena????
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. O teu tico e teco podem andar às voltas, mas sai sempre coisa boa desses dois! :D lol

    Gostei muito, parecem uns cupcakes, só muda o formato quase...adoro a cobertura, dizem que chocolate branco não é bem chocolate, mas é dos meus preferidos, porque gosto dos docinhos... bem docinhos :) e o contraste com os boolinhos não tão doces certamente, deve ser uma maravilha...

    Boa sorte para o passatempo! :)

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem dias que sai, Marlene!
      Sim, tb podes fazer cupcakes que ficam bem!!
      E sim, o chocolate branco é mais docinho e por isso contrasta com os bolinhos negros!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ooooh que bonitos!!!! Y que ricos!!! Me encanta el chocolate y te ha quedado una receta preciosa!! La forma esa de rosa es divina!! yo quiero un molde asi!! Que bonito!!! Un besito guapa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estos moldes son de silicona! No me gustan mucho, pero no hay mejor por ahora!!
      Un besito mi reina

      Eliminar
  4. E eu bem me lembro de nos teres atiçado a gula com esse livrinho sobre o Chocolate, foste bem mazinha, diga-se3 de passagem ! eh eh eh

    Já sabes que estou no grupo dos que AMAM chocolate... sempre, a toda a hora, a todo o minuto, mas não é um chocolate qualquer ! :)
    Foi uma participação fantástica no passatempo da Lucia !
    Esses bolinhos estão uma tentação e essa cobertura é a cereja no topo do bolo, ainda por cima uma mistura de chocolate branco e mascarpone... é mesmo para salivar !
    Divinal ! :))
    Estão lindíssimos !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu? Mazinha? Que injúria Isabelinha!! Isso é lá coisa que se diga??
      E sim, tu és das que amam e eu sei disso!
      Ainda bem que gostaste! Mando pelo Emilio?
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Mena,
    É impressionante como tudo em que tocas tem um ar mágico e apetecível. Surpreendo-me sempre, mesmo assim!
    :)
    Como te disse, só tenho pena não ter um agora para sentir como será ele a derreter-se na minha boca, mas sem dúvida que vou guardar a receita! :)

    Beijoquinha,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Quem te ler há-de pensar que tenho uma varinha de condão!
      E nao tenho! E fico muito feliz que digas isso!!
      Pena é nao poder mandar para provares!
      Beijnhos

      Eliminar
  6. Já eram deliciosos e com essa cobertura, transformaram-se num pecado!

    ResponderEliminar
  7. Olá Mena!
    São mesmo, mãos de fada!! Que mais posso dizer desta maravilhosa delicia e beleza! Vou dizer como o poeta! :)
    "Gostava de vos ter aqui" . Minha querida Mamã, como me surpreendes!!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Rosa, assim eu fico sem jeito!
      Mas fico contente de que gostes! E espero surpreender sempre!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. A cada dia saem receitas maravilhosas, umas melhores do que as outras, quanto mais o tempo passa melhor fica a tua culinária ,segue em frente tens muitas capacidades e bom gosto...da tua amiga Fátima alves...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Menina Fátima, traz um babete faz favor!!
      Fico contente que gostes!! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Que malas sois!!! Hoy que me apetecía algo dulce con el te y entre Macu y tú me poneis los dientes bien largos, mandame una cajita porfaaa.
    Me encanta la receta, te quedaron preciosos y esos moldes son diviiiinos, por cierto ,como cuantas flores salen? Que quiero un ramo bien grande para que haya para todos
    Un besazo guapa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malas??? Por favor!!
      Y tu? te crees que no te he visto?? quien ha echo un coulant, humm?
      Salen 9 flores Inma! Te envio el ramo!!!
      Besito

      Eliminar
  10. Querida Mena, tendrás que explicarme algún día eso de que el libro es tanto querido por algunos como odiado por otros, me produce mucha curiosidad. Unas galletas bizcochonas con muy buena pinta. Un beso enorme corazón.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya tengo el traductor haciendo tonterias! No es el libro, es el chocolate, que es amado o odiado por algunos!!
      Besito mi niño

      Eliminar
  11. Eu adoro chocolate, adoro! Como quase todos os dias, não resisto :) E estes bolinhos de chocolate ficaram lindos, imagino que sejam uma delícia!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai eu nao como todos os dias, mas qd me dá, ja sabes!
      :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Oi Mena, também sou como você no meio termo.Como chocolate quando a vontade é grande.Estes bolinhos ficaram lindos e essa cobertura deve ficar maravilhosa.Adorei.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  13. Eu gosto de chocolate, mas deixei de os comprar, para não os ter em casa, assim evito-os. Mas de vez em quanto, lá sobra um cadinho de uma ou outra receita e não lhe resisto. Assim como não resistia a comer um desses bolinhos, assim às escondidas como os teus piquenos. Ficaram lindos, como tudo o que sai dessa cozinha.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha eu so tenho do de culinaria! E esses nao lhes toco!! So mesmo para sobremesas!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Tem um para mim? Que bonitinhos só apetece trincar ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Boa noite, Mena!
    Que lindos e de aspecto bem escurinho, como eu gosto!
    Excelente participação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Não... definitivamente não!
    Não era capaz de resistir! hehehe
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Mena uma maravilha que provava com muito agrado.....ficaram lindos, "finos", apetecíveis.....como tudo que tu mamã fazes....sempre nos surpreendes!!!!! Sabes que quando comecei por ver o formato da flor achei que não a irias tapar....algo imaginei com a cobertura mas nem sei bem o quê!!!!.......contudo confesso que o final me agradou e muito e me surpreendeu também!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Esses coitados, cá em casa, não duravam uma dia. Talvez umas horas.
    E têm um ar tão fofo, tão apetitoso, tão delicioso. Tão tanta coisa boa!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  19. Olá Mena,
    fico sempre a babar com os teu bolos, são lindos e elegantes!
    és uma pasteleira de mão cheia :)
    beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Vindo de ti Ana, fico muito lisonjeada!! Tu que fazes sempre uns bolinhos que sao um mimo até me deixas sem graça!!
      Um beijinho

      Eliminar
  20. Mena, una presentación y una foto espectacular, y de la receta que te voy a decir, eres la reina de la repostreria, me ha encantado.
    Besos y feliz fin de semana.
    Ettore

    ResponderEliminar
  21. Eu já gostei dos bolinhos sem o creme... são tão lindas essas formas! Mas chocolate e creme mascarpone... não é possível resistir, mesmo! Como me "atrasei" desta vez, aposto que já não há para contar a história...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que me ias dizer que nao tinhas gostado da cobertura!!
      Pois.... Nao tiveram mto tempo no prato de servir, nao!! Mas fazem-se outra vez!!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Mena, preciosa, pero qué preciosidad de bizcochitos y qué delicia, qué presentación más bonita!!
    Un besito enorme bonita y feliz finde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Muchas gracias Esmeralda!! :)
      Y tu si eres la preciosa!
      Besitos

      Eliminar
  23. Olá Mena,

    mas tu achas que alguém consegue resistir aos teus bolos, eu aposto que não e claro que estes não são excepção, só de olhar para eles fico com vontade de ir ao armário com o chocolate.
    Pois eu também não sou apaixonadíssima por chocolate, até prefiro um bolo de noz:)
    Ficaram uns bolinhos magnífico , têm aspecto de serem bem fofos e nada secos, daqueles que parecem algodão doce, a cobertura é um mimo extra, ou melhor é para nos fazer babar ainda mais.
    Obrigada pela explicação da maracujá Mena, e quanto ao Bundt fico feliz que te tenha parecido pois irei usar mesmo aquela forma, e já pensei será de abóbora, para a semana certamente irei publicar:)

    Beijinhos para os três:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, sao como tu dizes! Como o algodão doce!! Desfazem-se completamente!!
      Fico aqui à espera desse Bundt, que sei que sairá maravilhoso!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Quem me dera ser agora um dos teus pequenotes para poder escapar com uma pequena maravilha dessas. Se de chocolate já são bons, com a cobertura de mascarpone e ...chocolate são duplamente tentadores. Também tenho os meus dias de chocolate e embora goste muito do dito,não sou "fanática". Só que há dias em o "safadinho" se aloja no cérebro e a vontade de o comer é mais do que muita. Fiquei num destes momentos agora ao ver os teus bolinhos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai querias comer às escondidas?? Eles sao uns traquinas Marcia!
      Pronto, vai la comer um quadradinho!
      BEijinhos

      Eliminar
  25. Rosinha,

    Tu quando ligas o tico e o teco sai sempre coisa boa!!
    Vê lá se os ligas todos os dias que eu por aqui agradeço!!! A cobertura já vai comigo pois dá jeito para os meus bolinhos :)
    e as forminhas que usaste são tão lindas :))) tenho ali umas no género que já não uso há séculos!!!
    A Lúcia sei que gostou muito deste teu presente! Em breve estaremos todas a festejar!

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OH minha doida, tu achas que eles podem estar sempre ligados??
      Deus te livre, entao nao parava!! Deixa-os estar de vez em qd em hibernação! É melhor para a minha saude e para a tua!!
      E que esperas para as usares??? humm?
      Beijinhos e encontramo-nos na festa!

      Eliminar
  26. Que bela terapia :) ficaram um mimo. Já engordei só de ver :) é possivel??? Bem vou levar uns para terapia :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Quem pode resistir, eu não consigo que perdição lindos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olha amiga, eu, por chocolate, sou como tu. Se me apetece como, mas não morro de amores e não tenho ou penso em comer chocolate diariamente.
    Ficaram lindos os teus bolinhos. Eu tenho dessas forminhas mas em silicone que deve ser o mesmo que as tuas, não?
    Bom, sem devaneios, além de lindos, por si só já devem ser uma maravilha e com essa cobertura amiga, devem ser dos céus!!
    Beijocas grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar