A escola já começou há uns dias e a meio da semana, o senhor meu filho, já dizia que não queria ir!! E eu pensava, meu filho ainda falta muito para acabarem e já dizes que não queres ir!!
Pois como eu o entendo.... Depois de umas férias bem passadas isto de voltar à rotina e às regras não é nada fácil!! Mas as férias foram muito grandes e agora há que estudar!
E como eu me lembro de quando começava a escola.... Eu acho que nem dormia! E falo-vos de há 30 anos atrás!! Na minha 1ª classe tive 4 professoras, até que a última foi depois a que nos acompanhou até à 4ª classe. Sinceramente nunca entendi muito bem o porquê de tanta mudança! Eu não tive nada a ver com essas mudanças, sim porque era o terror...
Só espero que os meus filhos sejam um bocadinho melhores, se não vou ter que fazer como a minha Mãe, que de cada vez que ia falar com a professora levava a colher de pau no saco.... Já estão a ver para quê não é? Cada período havia sempre uma nota má, a do comportamento! E mesmo as professoras estavam sempre a pôr-me de castigo!
Lembro-me uma vez que a Professora me sentou na secretária dela e assim evitaria a minha tagarelice com os companheiros de cadeira.... Ui, o que ela foi fazer! Pois ali de cima do estrado, ainda era mais fácil meter conversa, e não era só com um, era com todos!! Acho que se arrependeu profundamente, tanto que nunca mais o voltou a fazer!
Ora esta história toda para vos dizer que trago bolachas para o desafio de Setembro do Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil. Na última edição viajamos pelo mundo através das bolachas e desta vez a Manuela desafiou-nos a viajar à nossa infância, às nossas memórias e pensando nas merendas das nossas crianças.
E estas apareceram num dia que a minha filha chegou da escola e apontou para a lata e dizia: "Oh Mãe num há "belachas" ou galletas que é o primeiro que lhe sai.
Pois nem foi tarde nem foi cedo e metemos as duas as mãos na massa.... Bem ela pôs massa por tudo que era sítio, até no cabelo!
Bem se decidirem fazer não espalhem a massa por outros sitios do corpo que nao sejam as mãos sim? E se fizerem com os mais pequenos, deixem que vos ajudem pelo menos na parte de misturar. E já sabem, o melhor de tudo é rapar o fundo da taça!
Línguas de Gato
(receita daqui)
Informação sobre a receita:
- tempo de preparação (30 minutos)
- dificuldade ( fácil)
- vegetariano (sim)
- para crianças (sim)
- prato (bolinhos)
- 3 claras
- 120 gramas de manteiga s/sal à temperatura ambiente
- 120 gramas de açucar
- 120 gramas de farinha
- 3 gotas de essência de baunilha
Execução:
Bater a manteiga com o açúcar durante 2 a 3 minutos, na velocidade média, até obter uma mistura fofa. Adicionar a baunilha e misturar suavemente. Juntar as claras uma a uma, e bater suavemente entre cada adição.
Juntar por último a farinha e envolver nesta massa suavemente com a ajuda de uma colher de pau.
Ligar o forno a 160 ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Colocar um bico liso de 0,5 mm de diametro no saco de pasteleiro e encher de massa. Colocar pequenas bolinhas, aproximadamente de 1 cm cada uma, com uma distância de 2 mm. Um pequeno espaço que vai permitir que a massa se espalhe e que se unam e fiquem o mais parecido possivel às linguas de gato que estamos habituados.
Leva-se a cozer aproximadamente 10 minutos ou até que os bordes estejam dourados. Retirarm-se com a ajuda de uma espatula e colocam-se numa rede para arrefecer.
Reservam-se numa lata hermeticamente fechada. (Isto se durarem muito tempo!!)
Só descobri na última fornada, que se colocasse as bolinhas ligeiramente espaçadas, elas ficavam mais parecidas ao formato que conhecemos de língua de gato. Já sei que não são iguais, mas de sabor são deliciosamente perfeitas.
O problema é quando provamos uma!!
Tal como as originais, são altamente viciantes! Assim que as primeiras ficaram frias, a minha filha provou-as e olhou para mim com os olhos arregalados e dizia: "Oh Mãe isto muito bom!"
Como as fiz ao final da tarde, já não as pude fotografar nesse mesmo dia. E cada vez que colocava algumas na lata, via que as anteriores já frias desapareciam como por magia!
Tive que esconder a lata! Se não ficava sem material para fotografar e já estava a ver o prato da sopa sem comer!!!
Por isso já sabem, mãos na massa e deixem-se viciar!
Entretanto faço o café!
Que bolachinhas tão boas, imagino porque desapareciam tão depressa :)
ResponderEliminarbeijinhos :)
:) São de vício Liliana!
EliminarBeijinhos
Que maravilha, estão lindas!
ResponderEliminar:) Obrigado Luísa!
EliminarBeijinhos
É verdade que não levava bolachinhas para a escola, mas línguas de gato eram das poucas que, de vez em quando, comia em casa! Parece que ainda lhe conheço o sabor....O sabor e o formato, pois assim que vi a foto no facebook reconheci-as imediatamente, o que só quer dizer que estão autênticas e devem ser, claro, uma pequena e viciante perdição! :)
ResponderEliminar:) Beijoca,
Aida
:) Pois as que eu comia, eram diferentes!!
EliminarMas sim minha querida, sao uma perdição!
Beijinhos
Bom... eu comia disto aos "pacotes", porque, mesmo as de compra, são viciantes... nem imagino estas tuas! Que lindas ficaram, douradinhas e com um aspeto super crocante!
ResponderEliminarBeijinhos
:) Pois como eu! Benditos pacotes!!
EliminarBeijinhos
Hola querida Mena, deliciosas estas lenguas de gato en formato mini, me encantan. Y sí, ya llega la normalidad, escuela, deberes, estres...jajaja, tenemos que convivir con ello. Un besito.
ResponderEliminarHola mi niño!
EliminarNo són en formato mini, ahí en Portugal eran asi!
Y son riquisimas!
Un besito
Hola guapisima, sabes que nunca las he preparado?? Me encanta como te han quedado!!! Las tengo que probar porque a mi novio le encantan :) Un besito guapa
ResponderEliminarPues ya veras como te gustan!
EliminarUn besito mi niña!
Ai Mena, ficaram tão bonitas!! Mesmo tostadinhas nas bordas como eu gosto :) Em miúda adorava línguas de gato, aliás lembro-me de sair das aulas de condução e ir comprar línguas de gato e joaninhas :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Ai Cuca, as joaninhas!!!
EliminarMas essas sao mais dificeis de imitar!!!
:)
Beijinhos
Como siempre deliciosa receta. En casa a estas galletitas las llamamos "suspiros" porque son delicadas y sutiles como un suspiro de enamorada. Ya sé que otros las llaman lenguas de gato, pero entre la lengua y el suspiro... me quedo con el suspiro y...suspirando me quedo por no poder probar una de estas delicias que nos has preparado. Buen regreso a la escuela y a la rutina!!! Bjs
ResponderEliminarPues si se llaman suspiros, ya estoy como tu, prefiero suspirar por ellas!!
EliminarUn besito Soles!
De sabor, tu o dirás, mas de aspeto, são iguais ás linguas de gato, que todos nós pequenos e grandes, gostamos.
ResponderEliminarGostei muito dos desenhos, foi a filhota que fez?
Beijinhos para os três.
Paula
O sabor, ainda é melhor!! Mais viciante Paula!!
EliminarNao, nao foi a filhota, fui mesmo eu!! :)
Nunca tive mto jeito, nota-se né?
BEijinhos
Ai Mena: o que já me fizeste rir com a tua história de seres o "terror" quando eras pequena.Nem a colher de pau da mãe te convencia?? Agora as línguas de gato fizeram-me mesmo recuar ao passado. Sempre gostei tanto destas pequenas delícias, viciantes, que se retiravam às mãos-cheias da lata.As tuas estão idênticas às que se compravam na altura. Reconheci-as logo, como sabes. Belíssima participação.
ResponderEliminarBjs
Márcia
Nem a colher de pau, Márcia!!
EliminarE mesmo assim continuava a fazer das minhas!
Sao tao boas!!
Beijinhos
Olá!
ResponderEliminarQue boas memórias destas bolachinhas comidas na aula de contabilidade!! Nunca pensei em fazê-las mas depois de as ver aqui tenho que levar umas quantas comigo e a receita! ;)
beijinhos e boa semana!
Paula
Pois leva e experimenta, Paula!
Eliminar:) Ja veras como te convencem!
Beijinhos
Pues yo hice este verano y se me espachurraron
ResponderEliminarcreo que no voy a hacer galletas en un tiempo, pero si algún dia
me decido te haré preguntas y seguro que me ayudarás
un besito, bueno dos
Como que se espachurraron?
EliminarBueno estas tambien, pero son asi!!!
Bueno ya sabes que estoy aqui o en face!
Un besito!
Mena, adorei este post. Mesmo! Por vários motivos. Primeiro porque fiquei a conhecer mais um pouco de ti e o quanto eras "pestinha" em criança. Acho que todos nós tivemos essa fase, pelo menos uma vez na nossa infância. Em segundo lugar porque enquanto lia o post, ainda sem chegar à receita, e tu falavas em bolachas que nos fizessem recordar a infância, eu só pensava nas línguas de gato, pois também são as bolachas da minha infância e eis que... na mouche! Fizeste mesmo as línguas de gato que à tanto tempo não como e que me fizeram voltar uns anos atrás. Obrigado. ;)
ResponderEliminarE por último, que isto já vai longo, adorei as imagens, o pormenor do desenho está demais, muito bem pensado. Adorei. ;)
Beijinho e boa semana. ;)
:) Ainda bem que gostastes!! Acho que na nossa infancia, nao havia a quantidade que há agora, mas sim muita qualidade!
EliminarO desenho foi um devaneio meu, sim porque fui eu que o fiz e nao os miudos! E sim, era o terror!! :)
Um beijinho
Olá Mena
ResponderEliminarÉ tão bom recordar a nossa infância, eu também me lembro muitas vezes da escola primária e passados 26 anos a minha filha mais velha andou também na mesma escola primária :-) e espero daqui a 3 anos a mais pequenita ir também para lá :-)
As línguas de gato também são as bolachinhas da minha infância, eram as bolachinhas mais baratas ehehe ainda hoje compro de vez em quando
As tuas estão lindas e deve ser uma maravilha
Beijokas
Por aqui nao encontro as que costumava comer!
EliminarOlha que giro terem andado todas na mesma escola! Eu ainda hoje passo pela minha, e vejo uma arvore, onde me esfarrapei mtas vezes!! memórias!
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarAdoro comia imenso disso na minha infância, que recordações maravilhosas que me fizeste ter agora :)
Com tanta memória tenho que experimentar fazer em casa.
Beijinhos Mena e uma linda semana
Pois entao ha que experimentar!!! E trazer as memórias!
EliminarBeijinhos
Querida,Mena.
ResponderEliminarAdorei este post. Gostei de tudo...do teu desenho (está tão mimoso), das tuas palavras a recordar os tempos da primária e, claro, das línguas de gato. Ficaram tão perfeitinhas...Mena, vou ter que experimentar! Depois conto como correu! Mais uma vez parabéns pelo post...adorei as fotos, mesmo! 5 estrelas!
Beijinhos
Sílvia Martins
:) Eu acho que podiam ter ficado melhorzitas, mas olha, nao ficaram mal!!
EliminarAcho bem que experimentes e que gostes!! :)
Beijinho grande!
adoro mas nunca me deu para fazer, as tuas ficaram lindas...lindas.
ResponderEliminarbjs
:) Pois ja sabes, Sao!
EliminarTens que experimentar!
Beijinhos
Oi Mena, ficam lindas e parecem deliciosas.Beijos e boa semana.
ResponderEliminarSim, sao deliciosas Leia!
EliminarBeijinhos
Podes enviar umas quantas para mim? Ainda estou estafada com a mudança repentina de casa e precisava de um docinho. ;)
ResponderEliminarOh Ana eu mando as que tu queiras!!!
Eliminar:)
Beijinhos
Lenguas de gato,que ricas,de pequeña no quería comerlas porque pensaba que eran lenguas de verdad...que simplona yo...
ResponderEliminarTú el terror? No me lo creo ,con las cosas tan dulces que preparas es imposible...jajaja
Un beso
Sí que era el terror Inma!!
EliminarBueno, pero ahora ya te las comerias no??
Un besito
Olá Mena
ResponderEliminarQue línguas de gato maravilhosas. Mesmo a puxar à infância.. Adorei a sugestão
Beijocas
http://pratocaseiro.blogspot.pt/
:) Ainda bem que gostastes!
EliminarBeijinhos
Ai Mena! Ainda no outro dia me estava a lembrar das línguas de gato! Já pensei tantas vezes em fazer, mas agora ao ver as bolachinhas, convenceste-me!
ResponderEliminarVou fazer para a minha pequenina que adora línguas de gato como eu :)
Uma beijoca grande e obrigada pela partilha :)
Pois se ela gosta, ja sabes!!!
EliminarÉ impossivel nao gostar destas coisinhas!
Beijinhos
Olá Mena,
ResponderEliminarQue lindas estas línguas de gato. Vou fazer que o meu filho adora.
Estas são um clássico do meu tempo. Iamos comprar um cartuxinho na mercearia perto da escola onde eram vendidas avulso.
Que saudades.
Bjnhos
:) Eu ja nao sou do tempo dos cartuchos, mas lembro me que o pacote era verde!!!
EliminarA ver se o teu filho gosta!!
Beijinhos
Olá linda,
ResponderEliminarE quem é que quer regressar à rotina depois de umas belas e grandes férias ?
Hum ?
Claro que eu compreendo bem o teu menino, tadinho, quer obviamente continuar com o sossego, a tranquilidade a brincadeira... :)
Jà não me lembro como era quando ia para a 1ª classe, já foi há 40 anos, sabes... sim, sim... mais 10 que tu ! lol
Mas sei que possivelmente me deveria custar como a todos !
Agora, o que não me custaria mesmo nada era trincar umas quantas dessas tuas linguas de gato !
Ah ! Coisa tão boa, como adorava e adoro esses biscoitos tão deliciosos e olha, amiga, as tuas têm uma cor linda, linda ! Tal como o desenho que ficou tão lindo também !
Beijocas grandes para os três ! **
Ninguem gosta da rotina né? E menos eles!!
EliminarSim 10 anos?? Quando eu comecei a primária, tu ja eras uma adolescente!!
Já pensaste nisso??
E sim, nao custa nada trinca-las! E sao de vicio!
Beijinhos
Tenho ca em casa um fa de linguas de gato, mas por acaso ainda nunca lhe fiz. Mas Mena ainda bem que me recordas-te a tua receita parece ser perfeita.
ResponderEliminarBeijinhos
:) Há recordaçoes que sao sempre boas!!!
EliminarA ver se ele gosta!!
Beijinhos
Que lindas bolachinhas!
ResponderEliminarA minha prof foi a mesma desde o 1º ao 4º ano, excelente professora e um doce de senhora, guardo optimas recoradções
:) Eu tb me lembro da que depois ficou!!
EliminarE alem de bonitas, sao mesmo boas!!
Beijinhos
Olá Mena,
ResponderEliminarregresso eu de férias e tu apresentas umas das bolachas que eu mais gosto, tão simples, estaladiças e deliciosas.
Uma cor tão bonita e estão tal e qual como as que costumo comprar, perfeitas mesmo.
Oh Mena, terror ou não a verdade é que tens a capacidade de alegrar os dias quando te leio e tudo que fazes é uma tentação:)
Um bom regresso para os "piquenos" à escola, que tudo corra bem.
Beijinhos para os três.
:) O terror era dantes, agora ja sou menos Sandra!!!
EliminarE obrigado pela comparaçao às de compra!!!
É bom ter-te aqui!
beijinhos
Ai querida Mena!
ResponderEliminarComo eu me lembro das línguas de gato e de uma loja que havia na minha terra. Daquelas lojinhas antigas, quando ia lá às compras o senhor dava-me sempre umas línguas de gato.
Ficaram lindas e teus pequenos devem ter adorado.
Que tudo corra bem neste novo ano letivo!
Beijinhos
Sim, os pequenos adoraram!
EliminarQuase nao havia para a foto!!
:)
Beijinhos
a mim as línguas de gato também me levam de volta à infância... mas também o pão com manteiga, açúcar e canela! não sei se os outros meninos comiam (ou se a minha Avó arranjou maneira de improvisar na falta de Tulicreme...) mas eu adorava esses lanches acompanhados de Brasa.
ResponderEliminarés como eu: as memórias despertam novas e velhas receitas, por isso acho que vais gostar do meu novo passatempo: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html
beijinhos e boas aulas para os gémeos!*
Eu também comia esse pao com manteiga e açucar! E que bem me sabia!!
EliminarA minha Mae é que nao achava piada!!
Beijinhos
Mena, não sei se voltaste ao blogue para ler a minha resposta, mas não é obrigatório usar as conservas Nero para elaborar a receita. Não gosto muito de passatempos com essa obrigatoriedade, para ser sincera... Por isso fico a aguardar a tua participação com expectativa.
EliminarUm beijinho
Minha querida,
ResponderEliminarainda não tenho pequenos só meus que me possam ajudar na tarefa das bolachas mas as sobrinhas e sobrinho gostam de me ver a fazer os bolos e é vê-los meter o dedito na taça para comer a massa crua! Nada que nunca nenhum de nós já não tenha feito e eu quando era da idade deles punha-me em alerta junto á porta da cozinha à espera que a minha mãe me chamasse e ao meu irmão para irmos rapar a taça. Aquilo sabiamos pela vida!!
Como sabes não tenho grande tempo para fazer bolachinhas mas linguas de gato gosto mesmo muito e pode ser que num fim de semana de pouco trabalho me anime a faze-las! A ver!
Na escola acho que só levei duas reguadas mas no boletim de final de perído dizia sempre: amiga de conversar... acho que não tagarelava tanto como tu! lolol
beijinhos! Agora vou à que ficou para trás.
Oh menina Kinhas, nao ha ca desculpas!!! Estas nao demoram nada!!
EliminarFazem-se num abrir e fechar de olhos! E como compensaçao, podes lamber a taça!
Que mais queres??
Um beijinho
Olá Mena:)
ResponderEliminarEu também adorava línguas-de-gato, e gatos também...
Na escola sempre fui uma santinha. Portava-me como um anjinho:)
Adorei as bolachinhas e a história:) - Criança sofre!
Boa semana!
Beijinhos
Olá formiguinha!
EliminarEu tb gosto mto de gatos, mas gosto mais de linguas de gato!!
Eu, era mesmo o terror!!!
Beijinhos
Olá fofíssima!!
ResponderEliminarJá sabes que adoro as tuas línguas de gato e que ficaram lindas e o post está tão lindo com estas obras de arte!!
Estou a questionar quem será o autor de tamanha obra de arte :)))!!!
Só espero que sejam os pintainhos...
Querida, já te respondo mais daqui a pouquito ok?
Beijinhos minha linda,
Lia.
Olha por acaso a obra de arte é minha! Nao viste a assinatura??
EliminarEu espero pela resposta!
Beijinhos
pois... escapou-me o detalhe da assinatura...
EliminarBeijinhos querida,
Lia
Maravillosas, estas galletitas tan delicadas. Enhorabuena!!! Te quedaron perfectas!!!
ResponderEliminar:) Sí son muy buenas!!!
Eliminargracias Mary!
Besito
Que lindas essas bolachinas amei!!!! faz-me mesmo voltar ao passado! beijo
ResponderEliminarQuerida Mena,
ResponderEliminarEstas vou levar, pois também me recordam a minha infância :)
Kiss, Susana
MARAVILHOSAS!
ResponderEliminarProvadas e aprovadas cá em casa =)