28.9.13

Corre, corre....



Por norma nunca programo publicações e a maioria das vezes, é acabar de fazer a receita, fotografar e publicar!! O problema é que às vezes fico sem luz suficiente para fotografar e quando isso acontece, eu viro ursa! 

Ah por falar nisso, aqui a ursinha já está melhor da constipação, mas nunca do mau feitio que aumenta a cada dia e especialmente quando meto uma coisa na cabeça e não a consigo fazer. 

Já andava há uns tempos com a receita na cabeça e a chegar ao limite de publicação e por isso ontem tive que meter as mãos na massa! Como normalmente aproveito sempre a minha hora de almoço para montar o circo lá em casa, as minhas horas de almoço deixam de ser de 2 horas e passam a ser de 10 minutos. Às contas disto, ainda não descobri como engordo porque quase não como! (risos)

Hoje aconteceu isto!! 5 minutos para comer e o resto para acabar de preparar a receita e fotografar! E nem vos digo onde estou a fazer o post!!

A receita que hoje trago é fresquinha, pronto já sei que começou o Outono, mas esta é fresquinha q.b. e pode comer-se em qualquer altura do ano, desde que haja Melão!  Ou até outra fruta do vosso agrado.

Um dos desafios da Comunidade do Google+, Cocineros del Mundo, que para além da beringela, cuja receita é esta, nos desafia com o Melão.




Com esta receita participo no desafio mensal da Comunidade do Google +, Cocineros del Mundo, no apartado de Doce, que para esta edição conta com um patrocinador, La Casona de Salamanca,  e foram alteradas as bases do desafio, já não sendo ganhadora a receita com mais pontos, mas sim a que for eleita pelo patrocinador e pelos moderadores da página. 






Tarteletes de Melão






Ingredientes:
Para 4 tarteletes

Para a massa:
  • 100 gramas de farinha + farinha para a bancada
  • 50 gramas de manteiga sem sal em pedaços e fria
  • 40 gramas de açúcar
  • 30 gramas de amêndoa moída sem pele
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de água fria
Para o recheio:
  •  Metade de uma Meloa (ou Melão) ( En España el melón normal o el melón francés)
  • 150 gramas de crème frâiche espessa
  • 1 colher de sopa de açúcar em pó
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de mel suave (usei xarope de agáve)
  • Praliné de amêndoa para decorar

Execução:
Para a massa das tarteletes colocar todos os ingredientes numa taça e amassar com as mãos de forma a obter uma massa homógenea. Envolver em película anti aderente e colocar no frigorífico durante 2 horas.

Forrar as formas de tarteletes com papel vegetal e reservar. 

Depois do tempo de repouso, polvilhar uma superficie com farinha e, com o rolo da massa estender até obter uma espessura de mais ou menos 5 mm. Pré aquecer o forno a 180ºC.

Cortar um círculo maior que o diametro das formas das tarteletes usadas. Forrar as formas com a massa ajustando bem a massa. Cubrir com papel vegetal e alguma leguminosa seca (feijão, grão de bico, etc).

Levar ao forno durante 15 minutos. Retirar do forno e tirar as leguminosas e o papel, colocando outra vez no forno durante 5 minutos.

Retirar e deixar arrefecer.

Com um utensílio proprio fazer pequenas bolas de melão/meloa e colocar numa taça juntamente com o mel e reservar.

Bater a crème frâiche com o açúcar e a baunilha até obtermos um chantilly firme. Colocar num saco de pasteleiro com um bico da nossa preferência e rechear as tarteletes.

Colocar bolinhas de melão/meloa e polvilhar com o praliné. Reservar no frigorífico até servir.

Tempo de preparação: 30 minutos + 2 horas de repouso
Dificuldade: **
Vegetarianos: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Fruta




Por estas e por outras sobremesas, é que eu me queixo que um dia rebolo! Posso não almoçar em condições, mas tenho sempre direito a sobremesa.

E neste caso é simplesmente deliciosa. A parte mais complicada será a massa para as tarteletes, mas pode sempre ser feita na véspera. O contraste da amêndoa da massa com o a cremosidade do chantilly e o toque adocicado da fruta é.... Simplesmente delicioso!





E já vos posso assegurar, que nem as migalhinhas ficam!! O bom mesmo é comer o recheio e deixar a tartelete para o fim!

É o desfecho perfeito para acompanhar o café!!!

Alguém é servido?

59 comentários:

  1. Eu sou servida, acabei de almoçar, falta-me a sobremesa :)

    Apetece-me algo e estou aqui numa luta para não ceder á tentação de ir fazer um bolito
    mas depois uma pessoa chega aqui e é isto , fica a salivar :)

    Porque os olhos são os primeiros a comer eu já vou mais consoladita mas a minha barriga
    não se importava nada de também ir mais aconchegadinha :)

    Mais uma vez parabéns, tudo o que fazes fica 5*****.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) pena que ainda nao seja possivel provar via internet!!! Ainda bem que vais mais consolada!!
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Olha eu assim que vi estas coisinhas tão perfeitas e deliciosas, meti os pés a caminho e vim logo,mas logo a correr para não chegar atrasada e ficar sem nada!
    A estas delicadas tartelettes se deve chamar a tentação dos anjos!!! Acho que todos eles querem provar desta coisa boa!
    Estão tão perfeitas!
    Beijinhos e um bom fim de semana;

    ResponderEliminar
  3. Eu quero dois, um para provar outro para comer ....muito bom aspecto como sempre, parabéns...avó Fátima

    ResponderEliminar
  4. Fantásticas tartaletas Mena, todavía podemos encontrar buenos melones por aquí. Yo pongo el café, vale?...;). Un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me parece muy bien! Tu pones el café y yo levo las tartaletas!
      Besito

      Eliminar
  5. Mmmm unas tartaletas deliciosas!!! Que buena pinta!!! Me encanta el melón, es una de mis frutas favoritas!!! Con tu permiso mi niña, me cojo una tartaleta para merendar! Un besito

    ResponderEliminar
  6. Como te percebo Mena.
    Por cá com o trabalho a apertar, sair tardíssimo, ando sem tempo para receitas e publicações.
    Tenho de me contentar com os domingos de folga, mas preciso de descansar.
    Se bem que o vício da cozinha me faz relaxar e uma sobremesa então.
    "Posso não almoçar em condições, mas tenho sempre direito a sobremesa." :) adorei!
    E adoro as tarteletes com a meloa, que fofas e lindas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu dia de descanso, é ao meio da semana! Mas nem sempre fico por casa e olha tenho que aproveitar!!
      :) Pois claro, como sempre sobremesa!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Querida estas tarteletes ficaram uma tentação, até fiquei a salivar, deve ser um delicia daquelas de comer e chorar por mais, e tem um aspecto lindissimo :) Eu tb tive com gripe, nesta altura do ano é para esquecer :( Continuação de melhoras!

    Beijocas para os três :)
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora ja estou boa, Joaninha!!
      Ainda bem que gostaste!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Já me estou a imaginar com a cara cheia de chantilly por comer primeiro o recheio,rsrsr. Estas tarteletes deixaram-me literalmente a babar, mas eu comia tudo ao mesmo tempo. A fruta, com o chantilly e a massa crocante deve ser uma combinação dos deuses e eu não as separaria.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me ri com essa da cara cheia de chantilly Márcia, mas eu nao sou tao bruta!!
      E mesmo como tu dizes, sao perfeitas!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Que delicia, Mena!
    Uma sobremesa fresquinha e bem irresistível! Adoro melão! Levo um!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que lindas :) Uma excelente participação :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Menina Mena, quer trocar umas fatias de pão, por uma tartelete??
    Eu imagino esses teus almoços, mas pronto a sobremesa está sempre presente, e que sobremesa, uma tentação, uma delicia.
    Uma beijoca

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trocas as que quiseres pelo pão, sem hesitar!!!
      Uii nao imaginas nao!!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Que delícia. Adoro melão e meloa. Noutro dia, comprei uma meloa alaranjada por dentro mas no rótulo dizia melão cantaloupe. Era delicioso! Tão doce.
    As tuas tarteletes estão fantásticas. Apetece devorar uma.

    (Para as minhas fotos, arranjei um mini estúdio. Poucas vezes, consigo ter tempo durante o dia para aproveitar a luz natural.)

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui tb tenho essa meloa!! E sim, chama-se assim, mas nao consegui encontrar para esta receita e era a que eu queria!!
      Eu tb gosto mto de melao, e afins! Ainda bem que gostaste!
      Terás que me explicar essa do mini estudio!
      Beijnhos

      Eliminar
  13. Olá Mena!!!!
    Estão lindas as tuas tarteletes.....adoro tudo o que leve melão ou meloa....de facto a meloa cantaloupe tem uma cor linda e normalmente é muito doce e saborosa.....por aqui encontramos no intermarché e no pingo doce.....comi em casa dos sogros há uns dias!!!1
    Bjcas
    Nel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois eu queria a meloa cantaloup, mas nao havia! Assim iam ficar mais coloridas!!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olha... eu só tenho tempo para fotografar os jantares e a luz quase nunca é natural! Até para isso o Verão é melhor! :/ Mas estas meninas fotografaram muito bem! Ficaram lindas a apetitosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na hora de jantar então é que nao posso mesmo!! Com os pequenos estas coisas sao impossiveis!
      Ainda bem que gostaste!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Tienen muy buena pinta! deliciosas!!
    un beso

    ResponderEliminar
  16. haces que las recetas mas complicadas parezcan faciles, que tartaletas mas estupendas, tienen que estar de vicio.
    un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pero si esta es super facil Eugenia!! No tiene nada de especial!!
      Un besito

      Eliminar
  17. Eu diria que as pessoas normais, aproveitam a hora de almoço para comer e descansar um bocado, mas ok :D tu não o fazes e ainda bem que maravilha de tarteletes :) espetacular :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu ja sabes que eu nao sou normal, que sou do contra!!
      E vale a pena ser!!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Eu sou servida! :P
    Que delicia. Bem as tuas horas de almoço devem ser mesmo uma correria :) Mas pelas fotos digo-te vale mesmo a pena a correria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são mesmo uma correria, Carla!!
      Valem pela sobremesa!!
      :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Ficaram lindas, as tuas tarteletes. Trazes sempre receitas fantásticas, Mena.
    As fotos estão deliciosas...Obrigada por partilhares estes tesouros culinários.
    Beijinhos
    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Oh assim uma nem sabe o que te dizer!!
      Obrigado Silvia!
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Mais uma receita fantástica com cheiro a verão num outono frio e chuvoso! Ficaram lindas, querida Mena!
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  21. Ficaram lindas, adoro a ideia de usar o melão, deve ficar uma delicia

    ResponderEliminar
  22. Una pinta sensacional!!!!

    Deben estar buenísimas!!!

    Un beso!

    ResponderEliminar
  23. Mena
    Já te disse que adoro o formato das tarteletes? Poderia comer tudo assim, doces e salgados ;)
    Destas consigo imaginar o sabor, mas queria mesmo era confirmar ;) Doces com fruta não contam como sobremesa :))
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando combinarmos um café e um bundtzinho, vou me lembrar destas e levo também!!
      Pois a fruta faz sempre parte da sobremesa!!
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Pois ainda bem que insistes! Ficaram perfeitas e dão alegria a estes dias chuvosos que tanto me aborrecem!
    Um beijinho minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Vera!! Ao menos dar cor e sabor!!
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Olá Mena,
    cheguei atrasada a este post, ou melhor ao comentário, pois eu já o tinha visto e fico feliz quando vejo que é uma sugestão doce:)
    Adoro o formato das tarteletes acho que ficam tão fofas e bonitas, e estas não são excepção.
    O recheio tem cara de tentador e delicioso, mas olha que a massa não deve ser nada inferior o aspecto é bem guloso.
    Acredito que não seja nada fácil para uma mamã como tu arranjar tempo para almoçar, mas ainda bem que nos trazes estas maravilhas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca chegas atrasada Sandra!!!
      :) Ainda bem que gostas pois sao muito boas!
      E sim, nem imaginas as minhas correrias!
      Beijinhos

      Eliminar
  26. Tu és o máximo Madame Bundette!!!
    Que tartes divinas e que delícia querida. Não te preocupes com o almoço, pois não costumam dizer que a melhor parte da refeição é a sobremesa, pois tu sabes isso muito bem e vais logo para o melhor da refeição, certo?
    Beijinhos ara ti e lindinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez que vejo Madame Bundette rio-me como uma perdida!
      Qualquer dia isto pega moda e vai ser bonito, vai!!
      Claro, o melhor é sempre começar pela sobremesa!
      Beijinhos

      Eliminar
  27. Preciosas las tarteletas y me imagino que deliciosas como todo lo que nos preparas para hacernos "engordar" al menos virtualmente. Me la llevo a mi guarida que tengo unos moldes asi que hay que estrenar y que mejor que con esta receta
    Un besazo guapa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inma estas no hacen engordar!!! Tienen fruta!!!
      Un besito mi reina!

      Eliminar
  28. Mena querida,

    Não podia deixar de passar no post da meloa que tanto adoro :D partida em bolinhas preciosas em cima de um creme delicioso e suave, dentro de uma caixinha catita e estaladiça! :)
    Estão mesmo uma preciosidade. Não sei se já te perguntei isto, mas: o teu nome do meio é talento não é?

    Mena Talento Lopes, Beijinhos!! :D

    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talento?? Oh nao sejas assim Aida, que qq dia nem sei o que responder!
      Fico contente que tenhas gostado e que aches que é talento!!
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  29. Olá jeitosa!

    Pois desta vez demorei um pouco mais do que queria pelas razões que sabes mas não vir cá de todo isso é que não! Lá deixar estas tarteletes tão frescas e harmoniosas passar ao lado! Era pecado!
    Nunca fiz tarteletes, tentei uma vez mas nem sequer estavam boas de ver, tudo directo para o lixo... Tens de me ensinar como fazer passo a passo sem que elas inchem a massa ou lá como se diz :)
    Não sei se serve de algo mas vou lá deixar o meu + :) é sempre bom ter + a qualquer coisita!

    beijinhos!! Vamos á frittata!

    ResponderEliminar
  30. Olá.
    Tenho andado afastada, andei a passear com uma amiga do Brasil, entro aqui, de fugida, e vejo estas apetecíveis tarletes.
    Ai, que fome, que tentação!
    Vou tentar pôr as minhas leituras em dia, por cá.
    Um beijinho

    ResponderEliminar