1.9.13

Dia Um... Na Cozinha.... Galettes de Fruta




O fim do verão está quase, a fruta da época alegra-nos as fruteiras e por isso há que aproveitar! E há coisa melhor que pegar num pessego sumarento e comer calmamente enquanto o sol se põe? Quem diz pessego, diz alperces, figos, etc.... Frutinha colorida que perde o encanto nas primeiras folhas de Outono. Se bem que eu também gosto muito desta estaçao, embora que por aqui não se note.... Mas esse tema fica para outra conversa.


Dia Um.... Na Cozinha é sinal de novo desafio e para esta edição temos Galettes de Fruta. estão todos convidados a aderir clicando no nome do evento. Juntem-se ao grupo do Facebook Dia Um... Na Cozinha e esperem pelo próximo desafio. Enquanto isso, tenho a impressão que hoje pela blogosfera vai haver muita Galette e qual delas a melhor.



Gosto muito de galettes.... Bolas.... Gosto de tudo que seja doce! Mas ainda assim este tipo de tartes nunca são muito doces e o bom que tem, é aquela casquinha estaladiça com frutinha a acompanhar! Por este cantinho já não é a primeira que aparece e certamente não será a ultima.

E como em receita ganhadora nao se mexe, a massa base da Galette foi a mesma que usei nesta receita da Dorie Greenspan.





Galette de Nectarinas e Amêndoa

Ingredientes:

Para a massa (23 cm)

  • 200 gramas de farinha 
  • 2 colheres de sopa de açúcar com canela
  • 3/4 colher de chá de sal
  • 150g de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos pequenos
  • 30 ml chávena de água bem gelada

Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos com uma lâmina de metal e pulsar apenas para combinar os ingredientes. Adicionar a manteiga; pulsar até que os pedaços estejam misturados com a farinha. Não mexer demais - nesta altura devemos ter pedaços irregulares do tamanho de ervilhas. Pulsar de forma intermitente, acrescentando, gradualmente, 3 colheres de sopa de água gelada para a massa. Continuar a adicionar a água, um pouco de cada vez, pulsando, até que a massa fique uniforme (é possível que se notem alguns pedaços maiores de manteiga). (Na falta do processador, tentei executar todos estes passos, pensando que as minhas mãozinhas eram as ditas lâminas).*

Deitar a massa sobre uma superfície enfarinhada, ou entre dois discos de papel vegetal, para formar uma base de 33 cm aproximadamente, com 0,5 cm de espessura; enrolar o disco em película aderente e levar ao frigorífico por 20 minutos.

* Notas: colocar a manteiga 15 minutos antes no congelador. 






Para o recheio:
  • 4 nectarinas maduras mas firmes
  • 1 lima 
  • 30 gramas de açucar + 10 gramas de açúcar baunilhado
  • 1 colher de sobremesa de farinha
  • 3 colheres de sopa de doce de 4 frutos vermelhos (ou outra a gosto)
  • 4 colheres de sopa bem cheias de amêndoa moída
  • 1 ovo para pincelar (opcional)
  • Açúcar para polvilhar (opcional)

Antes de preparar a massa, cortamos e tiramos o caroço das nectarinas e fatiamos as metades. Colocamos numa taça, deitamos os 2 açúcares, o sumo e a raspa de lima. Reservamos no frigorífico e deixamos marinar durante 30 minutos.

Após este tempo retiramos do frigorifico e coamos os sumos obtidos. Levamos numa taça ao microondas, ou num tacinho, até que levante fervura e engrosse. Juntamos de seguida a farinha e mexemos bem. Juntamos este liquido às nectarinas e deixamos arrefecer antes de colocar na base da tarte.

Retiramos o disco de massa do frigorífico e ao centro colocamos o doce de frutos vermelhos, seguido da amêndoa picada. Colocamos as fatias de nectarina em forma de flor.

Cobrimos a fruta com a parte que sobra da massa para dar o aspecto rustico.

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Colocamos a tarte num tabuleiro e pincelamos os bordes da tarte com ovo e polvilhamos com açucar.

Levamos ao forno durante 30 minutos aproximadamente ou até que a massa se apresente dourada e o interior a borbulhar. Retiramos do forno e deixamos arrefecer no tabuleiro.

Serve-se morno ou frio.






O bom destas tartes é que são também uma excelente maneira de comer fruta. Esta serve para me ir despedindo dos dias de calor e as saudades que vão deixar os frutos como as nectarinas.






O recheio da tarte referida em cima leva em lugar da amêndoa, bolacha ralada! Fiquei muito contente por a ter substituida por este fruto seco porque o contraste, é simplesmente divinal.

Não é uma tarte que fique muito doce e como tal podem bem acompanhar com uma calda de frutos vermelhos ou mesmo uma bola de gelado da vossa preferência!!






O acompanhamento perfeito para uma sobremesa ou até mesmo um lanche numa tarde de Verão!

E por falar em Verão, que normalmente são sinónimos de férias, enquanto vão lendo a receitinha, eu preparo as malas e rumo à santa terrinha, para ir buscar os "piquenos" porque não tarda nada começa a escola.

Vou, mas contrariada!! Acho que é a primeira vez que me sinto sem vontade de ir, mesmo tendo lá os pequenos. Vendo bem as coisas aquilo que eu não queria, era voltar para a Sibéria, mas tem que ser.

Ah mas não se preocupem, que desta vez são mais curtas as férias e em menos de nada volto a este cantinho! Até já!

41 comentários:

  1. Madreeeeee, nunca he probado unas galletas de nectarinas, con lo que me gustan, como siempre sigues sorprendiendo, esres una crak de la repostreria, besotes y feliz domingo.
    Ettore

    ResponderEliminar
  2. Buenos días preciosa! Me encanta la receta de hoy, muy buena combinación dulce y fruta... así es más sano y los detractores del dulce no se pueden meter con nosotras, jajaja. Receta sencilla y con una pinta excelente, felicidades Mena! Disfruta del domingo guapa, un besote

    ResponderEliminar
  3. Hummm....que maravilha :) (Como tudo o que fazes!)
    Esses frutos gritam mesmo verão :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou fabulosa sua galette Mena!! Está linda e cheia de sabor !!
    Adorei participar e pretendo fazer outras galettes, um dia chego lá…rsrs

    Um ótimo domingo e boa viagem!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mena a tua galette ficou linda e com nectarina tem que estar uma delicia.
    Até já...
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Meninha gosto muito da tua massa não fica com aspecto tão rustico como as tradicionais galettes, adorei o recheio, quero uma fatia pode ? rsrs bom domingo minha linda bjs !!!

    ResponderEliminar
  7. Oh Mena, que galette mais tentadora que nos apresentas por aqui. Acabo de chegar do grupo e ainda venho meio atordoado com o desfile guloso de galetes que lá está, mas agora, após ver as tuas fotos, fiquei sem palavras e a salivar desmesuradamente. Adoro nectarinas e o contraste de sabores destas com a amêndoa deve ser uma coisa de levar-nos ao céu e voltar com um sentimento de felicidade supremo. Adorei a tua escolha para o desafio e as imagens estão lindas.
    Votos de um bom domingo e faz boa viagem. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Mena, as tuas publicações são sempre uma tentação e um regalo para os olhos! Esta galette é mais uma, linda e deliciosa. Que aspecto taaaaão bom :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Mena: como sempre fiquei aqui "hipnotizada" a olhar para as fotos desta maravilhosa galette. A massa está sublime, com um aspeto super delicioso. As nectarinas são mesmo umas frutas maravilhosas e com a amêndoa é uma junção mais do que feliz.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Siempre deliciosa, la receta y la fotografía... qué maravilla hoy porque es domingo y mañana porque será lunes y al siguiente martes... cualquier día sera el indicado para intentarlo. Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Gostei tanto, princesa. Mas também o que é que tu fazes que eu não goste? Está mesmo bonita.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Olá Mena :)
    és uma copiona :) com que então nectarinas!!!?
    A tua tarte está fantástica, linda e maravilhosa neste desafio que tanto apreciamos.
    Sei que é saborosa, porque a fruta escolhida é excelente e não é novidade nenhuma que daqui só sai coisinhas boas :)
    Esta semana vou deliciar-me com uma das maravilhas que fazes e estou ansiosa para tomar um chá contigo e com os meus sobrinhos.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Como não podia deixar de ser... nem sei que diga!
    Magnifica à vista e quando começo a imaginar a textura e o sabor... que maravilha!!!! :)

    ResponderEliminar
  14. Vindo da Mena só pudia ser assim uma Galette bem deliciosa, de fazer crescer agua na boca.
    A massa ficou otima e o recheio deve estar delicioso, ou melhor estava, não é?

    Beijocas, por esta hora já vens em viagem, corra tudo pelo melhor amiga

    Paula

    ResponderEliminar
  15. Um arraso como sempre né???
    que delicia amiga!
    Beijãooo

    ResponderEliminar
  16. Que linda galette, Mena! Ficou fantástica!!! Gostei imenso da combinação da nectarina com o doce de frutos vermelhos! Que doce tão bom :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Mais uma delicia que nos chega da tua cozinha! té já sinto o cheirinho!!
    Adorei, aspecto excelente e imagino que o sabor seja igualmente maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Mena
    Que linda e deliciosa e tua galette, adorei :-)levo essa fatia, ok?

    Beijokas e boa viagem

    ResponderEliminar
  19. Que receita maravilhosa.
    As fotos estão lindas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Deve estar uma delícia essa galette. É pena não nos podermos "banquetear" com todas as galettes que desfilaram hoje...tanta coisa deliciosa!
    Como sempre apresentas aqui uma delícia de sugestão...love it!
    Beijinhos e bon voyage!

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Mena!! :)

    Dia Um chegou e não é que as nectarinas tb estão em tua casa?
    Nota-se logo na tua massa como é aquela verdadeira massa de galette, fina e arenosa, como eu gostava de provar....Mas sempre com os olhos bem postos nos conselhos e nas aventuras dos mestres hei-se voltar a experimentar :D
    Fica mesmo boa a galette com nectarinas. A amêndoa e aquele toque de frutos vermelhos dão-lhe um sabor especial!
    Com essa massa rústica rústica, só pode ficar uma galette estrondosa :D

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  22. Gostei! Gostei! Gostei! Que MARAVILHA !!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  23. Bom dia minha linda.. neste momento ja por terras lusas nao é??? :D

    Ando hoje na minha ronda pelas galettes!!! Que maravilha que ficou a tua, e com nectarinas.. hummm que eu adoro essa bendita fruta... é uma verdadeira maravilha... Agora falemos dessa tua maravilhosa tarte rustica... que ficou com aquele aspeto de quero mais... que maravilha, vou-me servir de uma fatia pode???

    Beijocas e até sabado!!!

    Margarida

    ResponderEliminar
  24. Que maravilhosa que ficou e que combinação de sabores magnífica!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Que delicia, adoro pêssegos e tem um aspecto e cor muito tentadores!
    Boas férias querida :)

    ResponderEliminar
  26. Minha doce Mena!
    Que eu magoei sem querer e só agora te contacto. A tua participação foi linda... A galette estava perfeita e o recheio é muito bom. E como sempre, tudo bom e com apresentação cuidada.
    Um abraço apertado, querida amiga.

    ResponderEliminar
  27. Bom dia rosita!!!

    Hoje madruguei um bocadinho e decidi vir aqui tomar o pequeno almoço :) faz aí o café enquanto me sirvo da gallete!
    Vocês as 4 estão de parabéns pois fizeram deste evento algo inesquecível e que está a causar furor na blogoesfera!! Continuem este excelente trabalho que eu por aqui continuarei sempre à espera do dia 1 para participar :)
    Adoro nectarinas mas têm que ser docinhas, coisa que aqui é impossível encontrar, mas isso agora não interessa nada pois a tua gallete esteve e está entre as minhas favoritas pela beleza e simplicidade :)

    beijinhos e até já! Boas férias nina!!

    ResponderEliminar
  28. Que linda galette minha querida Mena :)
    Uma participação perfeita!
    Que maravilha estes sabores! Que fotografias lindas :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  29. Querida Mena, só hoje estou a conseguir fazer visitas às obras de arte que desfilaram no dia 1!! Que tarte maravilhosa minha lindeza. Beijokas. Lúcia

    ResponderEliminar
  30. Mena que maravilhosas galettes tenho visto, estou deliciada..só ainda fiz galettes salgadas!!! A tua tem uma cor arrebatadora...adorei a massa....para mim estas iguarias exigem uma boa massa!!!!
    Bjcas

    ResponderEliminar
  31. Que delícia que deve estar!!! Tem ótimo aspeto!
    Parabéns :)

    Um beijinho,
    Sofia

    ResponderEliminar
  32. Querida Mena,
    Como sempre, presenteias-nos com maravilhosas delicias e esta é mais uma.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
  33. Olá Mena:)

    Que linda e deliciosa galette! Ficou com um aspecto estaladiço - acho que ia adorar:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Olá Mena, que linda a sua galette de nectarinas e amêndoa, a massa deve ter ficado deliciosa e com as nectarinas foi sucesso garantido!
    Muitas galettes lindas e deliciosas desfilaram nesta edição do Dia um... Na Cozinha! Adorei participar! =)
    Bjs, fique com Deus!
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  35. Que bonita galette ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Olá minha querida Mena!
    Esta tua galette está fantástica... eu adoro estas tartes rústicas com as suas combinações de fruta. São uma delícia!
    Mais uma vez, apresentaste-nos uma doçura esplendorosa! Sei que já vou atrasada, mas aqui vai os votos de boas férias e de boa viagem.
    Um beijinho grande do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  37. Mena
    Tartes com massa fina e fruta com parcimónia como esta, são as que mais gosto
    Ficou muito bonita e a fruta bem escolhida.
    Bom regresso a casa.

    ResponderEliminar
  38. Fiquei encantada com esta galette! Ficou linda!! Beijinhos e boas férias :)

    ResponderEliminar
  39. Hummmmmmmmm! Que saborosa...só de ver.
    Quando vens definitivamente para a tua terrinha que apesar de tudo é a mais linda do mundo?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  40. Querida,

    Isto é imperdoável !
    Porque é que eu não comentei esta Galette, quando comentei outras ?
    Desculpa ? é que não estou a perceber !
    Eu estava convencidíssima de que tinha comentado TODAS as "nossas" galettes (entendes-me, sim ?) e afinal passo aqui e...
    Que vergonha, se tivesse aqui um buraco no teu blog eu enfiava-me lá, podes ter a certeza !

    DESCULPA !

    ADOREI a tua galette, também usei as nectarinas, fruta de eleição por esta altura e faz sobremesas tão boas, não faz ? :)
    Querida, a tua galette é uma sedução para o meu Olhar, advinho-lhe (porque sei que sim) um sabor inconfundivelmente delicioso, com o sumo das nectarinas a inundar o Paladar e a provocar-me um ligeiro arrepio na espinha ! :)
    Linda !!!!!!!!!

    DESCULPA, uma vez mais, aqui a tua amiga Eurita tarântula ! :(

    Beijinhos muito grandes **

    ResponderEliminar
  41. Oh minda querida, até eu tinha a sensaçao de ter visto o teu comentario! Mas nao foi aqui, foi no grupo!
    E nao tens que pedir desculpas! Costumas dizer que tardas, mas nao falhas e aqui está a prova!! :)
    Ainda bem que gostaste tarantulazinha!! :) E sim, as nectarinas dao-nos esse arrepiozinho na espinha!! Vês como sabes!!! :)
    Um beijinho grande!!

    ResponderEliminar