24.9.13

O fruto proibido



Acho que nunca me preocupei em saber o porquê de chamarem à maçã o fruto proibido! Até ao dia de hoje que dei por mim a pesquisar!


Se calhar haveria outros frutos muito mais pecaminosos e que aliciam muito mais. E não estando muito contente com este meu pensamento fui pesquisar o porquê!


E então reza a história que no tempo de Adão e Eva, foi plantada uma arvóre no Jardim do Éden, à qual se chamou Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ou simplesmente a Árvore da Ciência, e cujos frutos estavam proibidos de ser tocados. 


Pois está claro que com uma mulher pelos Jardins, não tocar a fruta seria impossível e, quando esta a ofereceu a Adão, provocou aquilo a que se chamou o pecado original da Humanidade.


Moral da história:
A maçã foi o fruto escolhido para representar o Bem e o Mal e o seu reconhecimento. Ao provar o fruto proíbido infringiu as leis estabelecidas, começando então uma larga história que todos sabemos.


Por isso a mesma Maçã é usada como simbolo sexual!


Visto o não visto, eu continuo a gostar das maçãs da mesma maneira, prefirindo a velha máxima inglesa que diz:





"One apple a day, makes the Doctor away!"



E por ter falhado umas quantas maçãs é que fui assaltada por uma senhora constipação! Apesar de me estar a recuperar, ainda consegui fazer uma receita para participar no projecto do Escolha do Ingrediente, que este mês se encontra no Blog Doce Mais ou Menos da minha querida Paula, que tem como mentora a Susy do blog Tertúlia da Susy.

Sempre associo as maçãs ao Outono, se bem que nos tempos que correm, já se podem ver sempre nas bancadas dos supermercados, mas as que aparecem agora, são muito mais saborosas e docinhas, porque vão amadurecendo nas árvores e não a marchas forçadas nas câmeras frigorificas.

Vai daí que ao ver uma revista outonal vi esta sugestão. E como ainda se sente um calorzinho, porque não um gelado de maçã? Porque não, não, é mesmo porque sim, porque foi isso mesmo que fiz! 


Gelado de Maçã



E não só a do gelado, mas também a das caixinhas, que estava pendente, verdade?? 

Para o gelado:

Ingredientes:
receita da revista Maxi Hors-serie Automne 2013 

  • 3 maçãs grandes ( usei 2 Gala e 1 Golden)
  • 1 ovo
  • 200 ml de natas muito frias (MG > 35%)
  • 1 colher de sopa de crème fraîche espessa
  • 1 colher de sopa de mascarpone
  • 5 colher de sopa de açúcar
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
Execução:

Descascar e retirar o coração das maçãs e cortar em pedaços pequenos. Salpicar as maçãs com o sumo de limão e colocar numa caçarola com 3 colheres de açúcar, a canela e 50 ml de água durante 15 minutos. Depois deste tempo triturar de modo a obter como uma compota. Deixar arrefecer. ( O melhor é fazer esta compota na vespera de fazer o gelado)

Bater as natas com 1 colher de açúcar até obter um chantilly firme.

Numa taça bater o ovo, a crème fraîche, o mascarpone e 1 colher de sopa de açúcar. Juntar a compota de maçã fria e juntar o chantilly em movimentos suaves.

Colocar na máquina de gelados e seguir em instruções. No caso de não ter, colocar numa taça propria para o congelador e deixar pelo menos 6 horas.

Retirar do congelador e deixar uns minutos a temperatura ambiente antes de servir.

Tempo: Preparação 30 minutos - Congelação: 6 horas (mínimo)
Preparação: Fácil
Apto para crianças: Sim
Vegetariano: Não
Ingrediente principal: Maçã






Para as bolachas e cones
(receita da Revista Maxi Cuisine Hors-Série n.4)

Ingredientes:
  • 2 claras de ovos
  • 25 gramas de manteiga sem sal derretida e fria
  • 80 gramas de açúcar
  • 20 gramas de farinha
  • 30 gramas de amêndoas moídas
Execução:
Bater a manteiga com o açúcar, a farinha, a amêndoa e as claras até que esteja tudo bem incorporado. Deixar repousar no frigorífico 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar pequenas colheradas de sopa num tabuleiro forrado com papel vegetal, e estender a massa de maneira a que fique uma capa muito fina. Levar ao forno 5 a 6 minutos até que fiquem douradas. Retirar e com a ajuda de um cone de pastelaria enrolar, ou colocar sobre um copo para dar a forma de tulipas.

Deixar arrefecer e reservar num recipiente hermético para que fiquem estaladiças.

A receita é de umas bolachas que se chamam Cigarettes Russes, bolachinhas como aqueles canudinhos que se usam para enfeitar e comer com gelados. Fiz uns quantos, mas não chegaram às fotos.... E não fui eu que os comi!!!




Escusado será dizer que para um gelado não tem que estar calor. Mesmo estando constipada, soube-me a pecado, ou não fosse ele de Maçã.

Super fresco e com uma cremosidade impressionante!






Na falta de maçãs para espantar as doenças do Inverno, sempre podemos comer um geladinho! Quanto às bolachinhas, primam pelo toque estaladiço, mas desde já vos aviso, que só as façam se não tiverem amor aos vossos dedinhos.

Têm que ser manipuladas ainda quentes, ou melhor muito quentes, o que poderá provocar pequenas queimaduras.

Mas lá que vale a pena, vale!




Com ou sem bolachinha, é simplesmente delicioso!! Comprovem e já me dizem!!

São servidos?

49 comentários:

  1. Gelado, que bom!
    Deve ser óptimo.

    Bjsss

    ResponderEliminar
  2. As melhoras, Mena!

    O gelado deve estar delicioso. Adoro maçãs. As bolachas e os cones são uma tentação.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  3. Obrigada minha linda, adorei o duo, um geladinho delicioso e a acompanhar essas deliciosas bolachinhas em forma de taça ou cone, fazem as delicias dos mais gulosos, ou até dos menos!

    Bijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro gelados o ao todo, apesar de comer mais na altura do calor!
    Deve ser um sabor delicioso e refrescante, adorei os cones e as bolachas caseiras

    ResponderEliminar
  5. Olá Mena,

    pois eu adoro gelados em qualquer altura do ano, e até acho que fora da época sabem bem melhor, por curiosidade hoje enquanto folheava um caderno de receitas encontrei uma receita de gelado de maçã, qual é o meu espanto ao abrir o teu post descubro que é gelado de maçã, fantástico.
    Acho que as bolachas cones são complicadas ou melhor é preciso haver paciência e a minha já se perdeu há muito, mas que ficam perfeitos ficam parecem dos de compra, então as tulipas são 5 estrelas.
    Ficou um gelado bonito e cremoso e não muito complicado, acho que vou experimentar a tua receita, Mena.
    As melhoras, que sejam rápidas e repletas de bolas de gelado.

    Beijinhos para os três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ter sido telepatia, entao Sandrinha!!
      Nao é mesmo nada complicada esta receita, e é muito mas muito agradavel!!!
      Já estou melhorzita!!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Mena,é mesmo verdade:"One apple a day, makes the doctor away!"
    Fruto proibido ou não eu gosto de maçã na mesma.Acho que é a fruta mais popular mas nunca me passou pela cabeça fazer gelado de maçã.Devo experimentar!
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se for em forma de gelado tb conta??
      Experimenta porque é muito bom!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá.....
    Adoro comer qualquer sabor de gelados...... o teu está com um aspecto magnifico e delicioso..... E ainda por cima com o fruto proibido nham nham....
    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. E pecado é mesmo não comer esta delicia!
    Beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
  9. Olá Mena,
    Adorei a história do fruto proibido, só mesmo tu para me fazeres deliciar com uma história antes da receita. Gostei do geladinho mas, adorei a receita do cone.
    Também tenho andado constipada... as tuas melhoras.
    Obrigada pela participação, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois fico contente que te tenhas deliciado com a historia, Susy!
      Beijinhos e as melhoras!

      Eliminar
  10. Gosto muito de maçã, particularmente em bolos ou tartes! Mas nunca me lembraria de fazer gelado de maçã!! Ficou com óptimo aspecto, isso ficou :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb adoro maçã onde seja!!! E agora até em gelado, Cuca!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Adorei o gelado do fruto proibido :)
    Não é o meu fruto preferido,mas em gelado de certeza que ia adorar.
    Ficou lindo Mena e só tu para te lembrares de fazer gelado de maça :)
    As fotos estão magníficas
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Oh, fiz porque vi na revista e adorei so de ver!
      E olha, aqui entre nós, em gelado é mto melhor!!
      Beijnhos

      Eliminar
  12. Esse gelado é mesmo um pecado,adorei ...adorei.
    Bj

    ResponderEliminar
  13. Mena: nunca deixas de me surpreender( e ainda bem,não é?). Gelado de maçã nunca provei e nunca pensei que ficasse com esse aspeto tão cremoso ! A verdade é que a maçã é daqueles frutos que ,por ser tão abundante, quase não damos por ele ( pelo menos aqui em casa). No entanto gosto do seu sabor em crú, de maçã assada, de bolos e tartes de maçã...em gelado é que não me tinha lembrado. Está excelente e claro que as bolachinhas também ajudam " à festa".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Fica cremoso por causa das natas e do queijo!!
      E sim, até em gelado a maçã fica bem!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Aspecto maravilhoso! Adorei a ideia! Maçã fica sempre bem com tudo!! Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  15. Gelado, sempre! Com calor ou frio, é garantido que aquece a alma... Que lindo ficou, Mena, mais uma delícia que saiu dessas mãos maravilhosas!
    Beijinhos, querida

    ResponderEliminar
  16. Pois.....Acho que temos de fazer uma troca Mena!!!!Eu troco uma caixinha bem servida por uma fatia do meu cheesecake e ainda forneço o creme toffee para pormos em cima do gelado em dose dupla.Combinado?????
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Lindo, delicioso! Fotos tão saborosas...Fiquei com vontade de ir fazer gelados! E essas bolachas onde serviste o gelado...vou ter que experimentar!
    Sempre a surpreender, Mena! ADOREI!
    Beijinho

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que sao muito boas!!
      :) Obrigado Silvia!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Mena preciosa, cómo me gustan tus recetas, son todas exquisitas, qué delicia por dios, se me hace la boca agua!
    Un besito enorme

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito desta publicacao, amiguinha. Es mesmo uma fada na cozinha.
    Beijinhos para ti e pintainhos
    Maria

    ResponderEliminar
  20. Só de olhar apetece provar.
    Eu gosto de comer gelados o ano todo .
    Curioso este gelado de maça em caixinha, vou ficar com água na boca.

    Beijinho e as melhoras da constipação

    ResponderEliminar
  21. Nunca me tinha ocorrido fazer gelado de maçã! Que aspecto fantástico, imagino como deve ser refrescante!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  22. Olha o geladinho apetitosa e segundo o que dizes pecaminoso, lol...para mim apesar de representar o que disseste nao passa de uma fruta e quando como nao associo a nada dessas coisas, associo sim a coisas boas como este gelado que esta de arregalar os olhos e secalhar ate estou a pecar...pecado da gula.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a maçã é isso tudo e não passa de um fruto que faz maravilhas, Cacahuete!!
      E o geladinho é mais uma!
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Este surpreendente geladinho de maçã tem tudo para ser um sucesso entre os demais !
    E foi decerto, porque eu estou aqui a desejá-lo e muito ! :)
    Não só por aí como também no desfile de iguarias na mesa da nossa Paula ! :)
    Linda participação, já te roubava umas bolas dele ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste!
      E nao precisava roubar, eu mando-te pelo Emilio!!
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Minha sch]ätzli,

    A cada dia que passa me surpreendes mais!! Agora depois do meu jantarinho sabia bem uma bola desse gelado e com a tacinha de bolacha também incluída!
    Maças gosto delas em tudo o que é doce mas ao natural por incrivel que pareça só me sabem bem quando vou de férias e a minha mãe me as descasca para eu comer... manias aqui da mimadita :)
    E mais um Verão passou e eu sem estrear a bendita máquina... enfim, sem comentários né rosita??

    beijinhos, vou aos moreninhos de cima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entao e se tu as descascares, ja nao te sabem bem, mimadita???
      Olha nao comeces com desculpas esfarrapadas, porque este nem precisa da maquina! E um geladinho sabe sempre bem!
      Os moreninhos ja te viram!! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Madame Bundette,
    Pois para mim, com pecado ou sem pecado, Inverno ou Verão, os gelados são sempre bem vindos e este teu, de maçã, está mesmo a pedir umas lambidelas, pois deve ser divino e que prendada que és que até fizeste as tuas próprias "tuiles". Um must mesmo!!! Só é pena que não tenhas feito o gelado mais cedo para poderes "... keep the Doctor away"!!
    Beijinhos meu doce de pessoa,
    Lia.

    ResponderEliminar