13.9.13

Acabou-se a preguiça!!




Agora que começou a escola, a rotina voltou a instalar-se cá por casa. Acabou-se a inércia e há que ter sempre as coisas prontas a horas.

Mas como eu ainda tenho uns dias de férias aproveito para desarrumar a cozinha e, hoje enquanto preparava a receita, pensava de como era fastidiante a minha vidinha, antes de ter o blog!! Se não tivesse tido esta ideia fulminante, a estas horas estaria sentada no sofá a fazer tricot... E por falar nisso ainda tenho um cachecol por acabar e o frio não tarda nada está aí.

Não se assustem que há tempo para tudo e deste cantinho já ninguém me tira! Era o que mais faltava! E ainda por cima só tenho conhecido gente boa e o feedback é muito bom, que mais posso pedir? Que um dia estas modernices, sejam tao modernas, que nos possa permitir a verdadeira partilha, ou seja, vocês poderem provar e eu também! Era giro, oh se era!

Outra das coisas que também costumo fazer desde essa altura, é participar no desafio mensal da comunidade do Google +, Cocineros del Mundo, e esta receita é mais uma.

Desta vez temos as Beringelas e o Melão. O bom destes desafios é que me fazem puxar pela massa cinzenta e ao mesmo tempo experimentar coisas novas. Acho que só experimentei beringelas uma vez, e foram recheadas. 





No mesmo dia que saiu o desafio vi no Mundo de Luísa, uma receita italiana que me deixou inquieta e decidida a experimentar. Não usei a receita, mas poderia dizer que está inspirada nela, menos na parte da confecção! Em vez de seguir à risca, decidi inventar.


E já vos posso dizer que valeu a pena inventar... Adiante!

Com esta receita participo no desafio mensal da Comunidade do Google +, Cocineros del Mundo, no apartado de Salgado, que para esta edição conta com um patrocinador, La Casona de Salamanca,  e foram alteradas as bases do desafio, já não sendo ganhadora a receita com mais pontos, mas sim a que for eleita pelo patrocinador e pelos moderadores da página. Mas podem sempre passar por lá e colocar +1 que eu fico contente! :)






Normalmente escrevo sempre em português, mas sei que tenho alguns seguidores espanhois que se vêem gregos com o tradutor. Escrever tudo em castelhano é impossível, porque não tenho tempo nem conhecimentos suficientes, mas a receita farei um esforço para a escrever em castelhano. E para isso tive que pedir ajuda a um deles. É que este rapaz é um sol! E não só por ajudar, desde o dia que entrei pelo blog dele que me deixei ficar por lá. O blog certamente é do vosso conhecimento e se não, espreitem aqui o Aisha Kandisha e vejam se não tenho razão.

José, mi niño, muchas gracias por echarme una mano con la traducción! Si lo hago con el traductor esto seria terrible!!!




"Mil Folhas" de Beringela, Courgette, Tomate e Mozzarella / "Mil Hojas" de Berenjena, Calabacín, Tomate y Mozzarella 

Informação sobre a receita:
 - tempo de preparação (60 minutos)
- dificuldade ( fácil)
- vegetariano (sim)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (legumes)

Ingredientes: (para 2 pessoas)

  • 1 beringela (1 berenjena)
  • 1 courgette ( 1 calabacín)                                                         
  • 1 tomate maduro, mas firme ( 1 tomate maduro, pero duro)
  • 1 bola de mozzarella (1 bola de queso mozzarella)
  • 10 folhas de mangericão (10 hojas de albahaca)
  • sal e pimenta negra q.b (sal y pimienta negra a gusto)
  • Azeite q.b (aceite de oliva suave)

Para o Crocante de Broa/ Crujiente de miga de pan de maiz
  • 150 gramas de miolo de broa (miga de pan de maiz)
  • 1 dente de alho (1 diente de ajo)






Execução/ Preparación:

Lavamos e cortamos com a ajuda de uma mandolina, rodelas de 3 mm de espessura, a beringela, a courgette e o tomate. Colocamos as rodelas de beringela num escorredor e polvilhamos com sal e deixamos repousar durante meia hora para que perca o seu líquido.

Colocamos a aquecer o grelhador e deitamos um bom fio de azeite, onde vamos grelhar a courgette e a beringela depois do tempo de repouso e devidamente passadas por água. Antes de as colocarmos sobre o grelhador secamos com papel absorvente. Este processo é bastante rápido visto que as rodelas não são muito grossas, e assim que estiverem douradas podemos retirar.

Para o crocante de broa, esmigalhamos o miolo e juntamos o dente de alho finamente picado e cinco folhas de mangericão. Levamos ao forno a 200 ºC até que esteja tostado. Retiramos de forno e deixamos arrefecer.

Colocamos no prato um aro de metal e começamos por colocar parte das rodelas de beringela, seguido das rodelas de courgette, as de tomate e a mozzarella também em rodelas finas. Tempera-se com sal e pimenta e coloca-se um pouco do crocante de broa. Fazemos este procedimento até se acabarem as rodelas, devendo finalizar com o crocante de broa.

Temperamos com azeite, creme de vinagre balsâmico, e decoramos com algumas folhas de mangericão.





Lavamos y cortamos la berenjena, el calabacín y el tomate, en rodajas de 3mm. con la ayuda de una mandolina.

Colocamos las rodajas de berenjena en un escurridor y salamos para que pierdan su líquido. Seguidamente calentamos la plancha y regamos con un buen chorrito de aceite.

Vamos disponiendo las rodajas de berenjena en la plancha hasta que estén hechas y seguidamente las de calabacín.

Para hacer el crujiente, mezclamos la miga del pan de maiz en un bol y lo mezclamos con ajo muy picadito, aceita y cinco hojitas de albahaca picadas. Lo llevamos al horno para que se tueste.

Colocamos un aro de emplatar y comenzamos a colocar primero las rodajas de berenjena, seguidas de las de calabacín, tomate, las rodajas de mozzarella y de crujiente. Repetimos la operación hasta que se agoten los ingredientes, debiendo finalizar con las rodajas de mozzarella y con un poco de crujiente.

Se riega con aceite de oliva y crema de vinagre balsámico y lo coronamos con unas hojitas de albahaca.





Ai que contente eu fiquei com este mil folhas!! E já vos tinha dito que tinha sido bom inventar! O crocante com a broa aromatizado com o alho e o mangericão, é simplesmente fantásticos. Os legumes no seu ponto exacto contrastam na perfeição!





Depois desta minha 2ª experiência com a beringela, acho que vai morar cá em casa mais vezes. Gosto da cor e gosto da textura esponjosa com que fica depois de cozinhada.

E sendo este um blog onde normalmente o doce aparece mais vezes, soube que também há um dia para o chocolate, mas eu como sou do contra faço uma receita com legumes. Mas isso também não importa, pois não? Olhem, façam de contas, que os pontinhos negros de creme balsâmico é chocolate! Da próxima trago um docinho, sim?

Eu vou pondo a mesa!!

70 comentários:

  1. Um deleite para os olhos estas tuas imagens minha querida! Que delícia mesmo!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que acabou a preguiça ,e por mim de uma maneira espetacular. Adorei o teu mil folhas......Como sempre as fotos estão tão perfeitas. Vou ter de agendar esta delicia(ainda estou a ver se me passa a minha preguiça!!!)
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias em que ela volta Tila!!!
      E mesmo com preguiça tb se faz!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Em castelhano ou em portunhol, as imagens falam por si e estão de babar. A tua fonte de inspiração também me encheu o olho, a Luisa sabe o que faz. Mas este mil folhas está verdadeiramente inspirador. Eu já almocei, mas olha que ra menino para mandar um destes agora abaixo, afinal são só (quase) vegetais.
    A beringela é de facto muito versátil, eu já usei em lasanhas, em sopas e também recheada. Mas adorei a tua sugestão. Mais uma! Beijinho e bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também experimentei a outra Célio e é muito boa!
      E esta é mais ligeirinha para estes dias de Verão que ainda reinam!!!
      Podes comer, porque é só vegetais!! ;)
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ohhh Mena corazón, te dije que no hacía falta que me dieras las gracias, sabes que lo he hecho gustosamente y de corazón, además, estoy encantado de haber contribuído de alguna manera a explicar cómo se elabora ésta magnífica receta que me enamoró desde el momento en que me la enviaste. Un beso enorme y disfruta del fin de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yo ya lo sé que los as echo con gusto, pero tenia que darte las gracias!!
      Me alegro que te guste!!!
      Un besito

      Eliminar
  5. Esse mil folhas está uma tentação, e com esse crocante de broa por cima está perfeito cá para casa :) Ainda bem que a preguiça acabou :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O crocante de broa, dá-lhe um toque especial!! Fica muito bom!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, mena!
    Gosto muito de beringela e também tenho feito versões deste teu mil folhas... adoro, fica mesmo muito bom! Acredito ser uma boa participação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu comecei a gostar mais de beringela!
      E este ficou mesmo bom!!
      Obrigado Paula!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Excelente! Adoro o sabor da berinjela e da abobrinha grelhadas. Ainda mais com tomate e queijo. Para mim, não precisa de mais nada, é o meu jantar (feliz da vida!). A broa crocante veio para deixar ainda melhor. Perfeito.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O sabor das duas é maravilhoso Kati!
      E o toque da broa com o alho, contrasta muito bem!
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Adoro Mena e vou ter que fazer em breve (muito breve). Mas digo-te que tens que experimentar o da Luisa que é uma maravilha... :)
    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Mafalda! Também já o fiz!!
      Mas desapareceu num instante! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Mena, que encanto querida :)
    Eu beringela só comi recheada ou na sopa :p
    Quando for a casa da minha avó trago umas que tenho que experimentar esta tua maravilha :)
    Uma participação maravilhosa!
    Parabéns!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se ja as comeste assim, experimenta!!
      É muito boa grelhada!!
      Obrigado Joana!
      Um beijinho

      Eliminar
  10. Verdade e entrar nas rotinas também faz bem...não gosto muito de beringela mas esta receita pareceu-me ótima!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é depois qd nao se pode sair da rotina, Maria!
      Sempre podes fazer, mas sem beringela! Fica bom na mesma!!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Mena
    Que mais se pode dizer...simplesmente fantástico!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Que prato delicioso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Mena querida!
    Essa fonte de imaginação deixa-me fascinada e as imagens
    mostram um mil folhas divino. Os ingredientes combinam na perfeição
    e que sabores aromáticos deve emanar, como gostava de poder provar.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) E eu ia adorar fazer para que o pudesses provar, Rosa!!
      Obrigado!
      Beijinho grande

      Eliminar
  14. Mena, recetas tan buenas no hace falta ni que se traduzcan,aunque bueno si las traduce Jose siempre quedan mejor ;D.
    Te quedó genial, voy a ver lo del desafío
    Un besazo y suerte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. El Jose ha sido el primer que he pillado online!!!
      La proxima me la traduzes tu, si???
      Si ves a mirar lo del desafio!!! Venga a por esa receta!
      Un besito

      Eliminar
  15. Jolines Mena, ¿tambien sabes hacer tricotos ?, eres una artista..!!
    y dejame que esta receta me la guarde que un dia te daré una sorpresa
    y hasta aqui , puedo leer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Si, sé hacer tricotos!! Pero no mucho, tranqui!
      Vas a hacerla?? Espero que te guste mi niña!
      Un besito

      Eliminar
  16. Lindo e colorido o teu prato. Eu até tenho pena de não gostar mais de legumes, pois está mesmo apetitoso.

    Um beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Paulinha eu pensei que gostavas!!!
      Mas sempre podes experimentar, igual ficas a gostar!
      Beijinhos!

      Eliminar
  17. Tem um aspecto delicioso e tentador, ando há uns tempos a pensar em fazer receitas com beringela e esta vai certamente para a lista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois experimenta a beringela, porque vale a pena!!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Olá mamã
    Eu já estou chegando e levo o vinho :-)
    Está lindo o teu mil folhas, bem direito, eu gosto muito de beringela mas cá em casa ninguém gosta por isso não faço :-( espera por mimmmmmmmmm

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lena!!
      Traz o vinho que eu vou pondo a mesa!!
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Minha doce Mena,
    Que mil folhas mais apetitoso e tentador e que apresentação divina amiga!!
    Gosto de ver a poliglota, ehehehe!!
    Oha minha querida, já que o blogue te dá tantas alegrias, vou dar-te mais uma, manda lá a tua morada para aquele sítio do costume, que eu mando-te o tahini, pois não quero que fiques privada de comer hummus por tão parco ingrediente te faltar amiga!!
    Beijinhos grandes para ti e pintainhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois isto de ser poliglota, tem muito que se lhe diga!!
      É uma trabalheira! E acho que serão poucos os post que terão as duas linguas!
      Já te mandei uma mensagem pro sitio do costume com a resposta!
      E sim, espero que continue a dar-me muitas alegrias! :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu como suas receitas só com os olhos...hahaha
      Sério, lindo demais Mena!! Vc é um arraso!
      Beijãooo

      Eliminar
  20. Embora tenha almoçado bem, esta foto deixou-me com fome. Adorei a mistura de legumes "coroada" pelo crocante de broa. O aspeto está fantástico ,só é pena não podermos provar ( ainda) aquilo que vemos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ficaste com fome é bom sinal!!! E sim o toque da broa é uma maravilha!
      Beijinhos

      Eliminar
  21. Que maravilha, Mena... Gosto tanto de beringela e essa combinação parece-me deliciosa! Sobrou? Ligas o teletransporte? ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está activado! Sobrar nao sobrou, mas eu faço outro!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Ay mi niña, que preciosidad de receta!! Quiero aprender de ti!!!! Que fotos más bonitas, me encanta!!! Y la receta espectacular!! Me encantan las berenjenas y te aseguro que la probaré, porque me ha encantado, muy sana y deliciosa! un b eso enorme y feliz finde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprender de mí?? Que va... La que aprende aqui soy yo!!!
      Gracias cariño!
      Besitos

      Eliminar
  23. Esse mil-folhas ficou lindo ..lindo.
    Apresentação esta de encher o olho dá mesmo vontade de comer...
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Un verdadero placer para los ojos, un lujo para el plato y una delicia para la boca...Qué más se le puede pedir a tu receta??? Maravillosa como siempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Es que no sé que decirte, siempre quedo parca en las palabras!
      Gracias Soles!
      Besito

      Eliminar
  25. Minha querida Mena,
    Adorei este mil folhas de beringela!! Fica tão bonito, com uma apresentação tão cuidada e perfeita :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  26. Que mil folhas lindo e saboroso Mena!! Adoro berinjela e abobrinha grelhadas e a apresentação ficou fantástica!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Qué delicia guapa y el montaje es espectacular, qué presentación más bonita le has dado!
    Me la guardo, te quedó fantástica!
    Un besito y feliz finde

    ResponderEliminar
  28. MInha querida seja escrito em português ou castelhano, o resultado final é igual: FANTÁSTICO! Que mil folhas apetitoso, e com um aspecto visual de encantar e fazer crescer agua na boca! Para mim é um encanto vir ao teu blogue, saio sempre de vista arregalada e maravilhada com os sabores utilizados.

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro em português Joana!!
      Ainda bem que gostaste e sais daqui cheiinha!!
      Beijinhos

      Eliminar
  29. Meninha que apresentação tão linda, digna de um grande chef, ficou super delicado e milimétricamente perfeito, ai que gostoso te ler, ou pelo menos tentar ler-te nas duas linguas, parabéns, bom fds bjs !!!

    ResponderEliminar
  30. que bela apresentação!! parabéns! tenho que melhorar nesse aspecto ;-))

    ResponderEliminar
  31. Cores e sabores simplesmente deliciosas!
    Mais uma receita impecável da talentosa Mena!
    Beijinhos

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
  32. una receta muy buena que haré, pues me gustan mucho las berenjenas. las fotos muy chulas. Suerte en el reto, votarte es un placer. ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Gracias Mari Carmen!
      Espero que te guste cuando lo hagas!
      Un besito

      Eliminar
  33. Delisoso plato y una presentación de lo mas ,me encanta me lo apunto con tu permiso .

    Besos!!!))

    ResponderEliminar
  34. Ai Mena, Mena...
    Tu nao me fales de preguiça que me dá uma coisinha muito má ! lololo
    Ando cá com uma preguiça desde as férias que nem te conto, nem para cozinhar tenho tido grande paciência ! :)
    Olha vais ter de colocar mais um pratinho, adorei este teu mmil folhas, que lindo ficou e já me deixaste a salivar !! Invulgar e fantástico !
    Sou fã de beringelas, por isso já estás a ver não é ?
    Olha eu a comer e a repetir... (desavergonhada, não sou? lol)

    Beijinhos amiga ! **

    ResponderEliminar
  35. Bem a preguiça é um pecado mortal! Mas tu estás perdoada :)
    Bem, em relação à beringela pouco posso dizer pois cozinhada nunca a comi, apenas fiz sumo dela que sabe terrivelmente mal :-/
    Fiquei fascinada com a tua apresentação, está igual à aquelas que se vêem nos programas de culinária :) como ainda outro dias falamos, as mudanças que se vão vendo nos nossos cantinhos é incrível!!!
    Agora provo um pouco de bom grado pois não gosto de dizer não gosto sem nunca ter provado!

    beijinhos (vou trabalhar!)

    ResponderEliminar
  36. Hoje, ao explorar mais um bocadinho o teu blog, dei com esta coisa maravilhosa, Mena!
    ADORO! Faço uma entrada parecida, mas esta é assim 500% mais interessante :)

    A reter!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar