9.6.13

Uma tarte de Verão

No dia em que apareceu a receita nova do Dorie às Sextas, não precisei de nenhum estímulo para a fazer. Sim porque às vezes as receitas não me convencem à primeira, e tenho que ver primeiro as das minhas meninas para me decidir.

Uma tarte de Verão... Dá vontade de rir, porque esta estação ainda está longe e nem sequer tem dado o ar da sua graça aqui pela minha Sibéria.

Já sei que vão dizer que está assim por todo o lado e também tenho consciência disso. Mas olha, se eu não me queixasse de alguma coisa, não era eu. :) Verdade??

Pois assim que vi a receita lembrei-me de Fold Over, que eu achei absolutamente fantástica. E ao ver que esta tarte levava a mesma massa, não pensei mesmo duas vezes em fazer. Comprei as frutas de Verão e fiz num dia de folga... Daqueles em que eu desarrumo a cozinha toda, mas ao menos fico contente. Depois quando tenho que limpar e arrumar é que não!


Mesmo depois de já não ter sido a primeira vez que fazia esta massa, a coisa não correu lá muito bem. O ultimo desafio da Dorie tinha sido um bolo, que o resultado acabou no caixote do lixo. Não gosto de deitar comida fora, mas este ficou um bloco. Se o atirasse na cabeça do meu chefe, de certeza que lhe partia a cabeça.


Mas dentro o mau, o resultado foi delicioso, e esta massa de tarte é muito versatil! E em vez de uma, fiz 3!! Sim isso mesmo que leram, 3 diferentes e qual delas a melhor! Depois ja vou digo qual é a minha preferida.





Summer Fruit Galette
Receita traduzida por Mariana Fidalgo, retirado do livro Baking de Dorie Greenspan.


Ingredientes


Massa de tarte (23m)

  • 1 1/2 chávenas de farinha
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 3/4 colher de chá de sal
  • 150g de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos pequenos
  • 2 1/2 colheres de sopa de gordura vegetal fria, cortada em 2 pedaços
  • 1/4 chávena de água gelada

Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos com uma lâmina de metal e pulsar apenas para combinar os ingredientes. Adicionar a manteiga e a gordura; pulsar até que os pedaços estejam misturados com a farinha. Não mexer demais - nesta altura devemos ter pedaços irregulares do tamanho de ervilhas. Pulsar de forma intermitente, acrescentando, gradualmente, 3 colheres de sopa de água gelada para a massa. Continuar a adicionar a água, um pouco de cada vez, pulsando, até que a massa fique uniforme (é possível que se notem alguns pedaços maiores de manteiga). (Na falta do processador, tentei executar todos estes passos, pensando que as minhas mãozinhas eram as ditas lâminas. Um pouco trabalhoso, mas a perfeição assim obriga!)

Deitar a massa sobre uma superfície enfarinhada, ou entre dois discos de papel vegetal, para formar uma base de 33 cm aproximadamente, com 0,5 cm de espessura; enrolar o disco em película aderente e levar ao frigorífico por 20 minutos.


Para o recheio:
  • 2 - 3 colheres de geléia ou compota (usei compota de 4 frutos vermelhos)
  • 2 collheres de sopa de bolacha digestiva triturada ( se usarem fruta sumarenta, aumentem 1 ou 2 colheres)
  • frutas de Verão à escolha: 10 damascos, 8-10 nectarinas, 8 pêssegos maduros mas firmes, 8-10 ameixas firmes ou 2 pedaços de ruibarbo (ou uma mistura destes.)
  • açúcar granulado para polvilhar
Nota: Usei apenas 4 nectarinas e 4 ameixas, visto ter feito uma tarte mais pequena.

Para o creme:
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida e fria
  • 1/3 cup de açúcar
  • 1 ovo grande
  • 1/4 colher de chá de extrato de baunilha
  • açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça a 210ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.

Retiramos a massa da tarte do frígorifico. Estenda o círculo e calcule o meio e marque, sem cortar, um circulo de 23 cm que será onde vamos colocar a fruta.

Com a parte detrás de uma colher ou uma pequena espátulo, espalhe a compota no círculo marcado, tendo em conta que a quantidade de compota que usarmos vai influenciar o sabor da nossa tarte. Polvilhar com a bolacha triturada e se acharmos que a fruta é muito sumarenta devemos usar mais quantidade de bolacha. Cubra esta base e leve ao frigorifico enquanto se preparam as frutas.

Com um pano húmido, limpe bem as nectarinas e as ameixas. Corte ao meio e retire os caroços.

Disponha a fruta sobre a base da massa, com o lado cortado voltado para baixo. Cuidadosamente, dobre as bordas de massa sobre a fruta assim disposta, acomodando as dobras de massa extra. Se não tiver pressa, leve a tarte ao congelador por 15 minutos para deixar a massa descansar.

Creme: com um batedor de varas, batemos a manteiga derretida, o açucar, o ovo e a baunilha numa tigela. Reservamos.

Pincele a massa levemente com água, polvilhe com açucar granulado, 1-2 colheres de chá. Leve ao forno 25 minutos ou até que a massa esteja dourada e a fruta mole.

Retiramos o tabuleiro do forno, deixando-o ligado, e cuidadosamente vertemos o creme sobre a fruta. Dependendo da quantidade de sumo que tiver acumulado e do espaço que houver, podemos nao usar todo o creme. Não se preocupe, mesmo com 2 colheres de sopa já conseguimos o efeito pretendido. Deitamos o máximo de creme e levamos novamente o tabuleiro ao forno durante mais 12-15 minutos ou até que o creme solidifique. Transfira o tabuleiro para uma grelha e deixe arrefecer por 10 minutos.





Deixamos arrefecer completamente a galette sobre a grelha. Pode servir-se morna, ou a temperatura ambiente, polvilhada com açúcar em pó.




Como disse no início do post a massa desta tarte é simplesmente maravilhosa. Quando fiz a tarte, li a receita na diagonal, e cortei as nectarinas e as ameixas às fatias. Tinha colocado as 2 colheres de sopa de bolacha como mandou a receita e cheguei à conclusão que tinha que ter colocado mais. Apesar de este pequeno percalço, é uma tarte deliciosa, para tornar a repetir com frutas de Verão e com outras, como a maçã e a banana, como vos mostro a seguir.




Ao ter feito a tarte com as nectarinas mais pequena, sobrou massa, e pûs me a aproveitar fruta que estava na fruteira a pedir que a usasse. Foi o caso desta maçã, que em conjunto com o creme que tinha sobrado ficou assim.





E para não variar, havia bananas. E um frasco com doce de leite aberto... Que chatice pensei eu! Ora aproveitei a massa, cortei rodelas pequenas de 10 cm, e coloquei-as num tabuleiro múltiple de madalenas. Uma colher de sobremesa generosa de doce de leite e 3 ou 4 rodelas de banana. Leva-se ao forno até que a massa esteja dourada. Simples né?

Além de simples são simplesmente divinais. E sem dúvida estas mini são para repetir sempre que faça esta massa.

Eu avisei que tinha feito 3. Agora vocês, qual escolheriam?

70 comentários:

  1. Pues si tengo que elegir..yo creo que me quedo con los tres..jaja no enserio..no se cual quedarme...espera que me subo para arriba otra vez..yo creo que con manzana y plátano...pero porque me engañas?
    yo quiero probarlos todos..!!..me ha encantado este postre de medio verano...porque no veas que frio hace aun...un beso reina..muchos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No me hables del frio mi Reina, porque por la Sibéria la cosa está muy gris!!
      Claro que te puedes probar los tres!! Los que quieras!!!
      Un besito muy grande.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Também eu gostei de todas! Mas a de banana é um miminho!
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Mena,para escolher é preciso de provar,concordas?:))
    é mesmo difícil escolher.
    Todas fazem-me olhinhos,mas,como nunca provei com banana,sirvo-me de uma "mini"com banana,bem quentinha e cheia de sabor.Escolhi bem:)?
    bjns e uma boa noite,
    violeta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Violeta! Pois uma boa escolha! Mas quente não, morninha!!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ahahahaha minha querida, essa do bloco na cabeça do chefe não está mal pensada!! Se precisares da marreta também acho que o namorido arranja por aqui qualquer coisa ;) eu escolho uma de cada porque assim tu não enfardas tudo sozinha e eu pecamino sóoooo mais um bocadinho na dieta, tendo em conta que emagreci 2kg esta semana e espero conseguir manter ou perder mais algum!
    e como moeda de troca mando-te a dúzia das bolachas ;)

    beijinhos no <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não preciso da marreta, acho que com o tijolo tinha bastante.
      E ja sabes que divido contigo!!
      Fico à espera das bolachinhas, entao!
      :))
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Ai Mena, que aspecto maravilhoso tem essa "Summer Fruit Gallete"! Deve ser divina! Mas olha que a pequenina de maçã também foi uma óptima invenção... Está linda!
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim esta tarte é mesmo boa!! Mas nao seja um apelo ao Verão Lina!!
      E muito versatil, porque a massa encaixa com todas as frutinhas que queiras!
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Temos de escolher, Mena!??? Olha, se tu não resististe em fazer 3 versões, eu reservo-me o direito de querer todas! Estão liiiindas!
    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  7. Apetece comer todas e ficaram todas lindas. :)

    (Confesso que quando o vi o desafio da Dorie, pensei em passar porque me pareceu algo complicada.)

    ResponderEliminar
  8. Humm, adorei todas. Mas esta de banana ficou especial. Lembra um doce que gosto, banoffee pie, que leva banana e doce de leite tbm.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Yo creo que me quedo con el de manzana que se más pequeño por aquello de la operación bikini,eso sí,mandame unos cuantos...que ricosss
    Besos

    ResponderEliminar
  10. Ha de estar buenísimo y para poder adaptar a cualquier tipo de fruta.
    Buen domingo
    Blanca de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar
  11. Espectaculares Mena, como siempre, unas tartas riquísimas que en mi caso no voy a elegir, me quedo con todas!!!!. Un besito preciosa.

    ResponderEliminar
  12. Que delicia!

    Levo uma fatia comigo. ;)

    Beijinhos e bom Domingo.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  13. Adoro bolos com fruta,gostei de todas .
    A de banana esta tão linda, as versôes mini agradam-me..
    Um bom domingo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Nem sei qual delas a melhor, pode ser uma fatia de cada que eu depois decido :)
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
  15. Gostei de todas, Mena, por isso, manda um bocadinho de casa. Bem, as mais pequeninas manda inteiras, pode ser?
    Beijinhos e bom Domingo.
    Maria

    ResponderEliminar
  16. No sabría cual elegir, es más no puedo elegir, creo que las tres son fantásticas. Bss.

    ResponderEliminar
  17. Não consigo escolher só uma, quero as três! ;)

    ResponderEliminar
  18. Que bom aspecto!
    Estou neste momento a tomar o pequeno-almoço e estou a imaginar a trincar uma bela fatia desta tarte. Mnhammmm!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é a companhia perfeita, qualquer uma delas Sofia!!
      Um beijinho.

      Eliminar
  19. Estou tão indeciso que nem te conto! Acho todas maravilhosas. ;) E não estou a ver o que possa ter corrido mal por aí. A avaliar pelas fotos, parecem-me todas lindamente. Adoro tartes ou bolos com fruta e as tuas ficaram lindas e devem estar divinas. Envia-me mas é uma fatia para eu poder provar. ;)
    Beijinhos Mena!

    Célio Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas houve um pequeno percalço com a massa! Mas eu fui manhosa! E la ficou a coisa arrumadinha!!
      Uma fatia de cada?? seguem em DHL!
      Beijinhos.

      Eliminar
  20. Mena estão as três lindas, nem sei qual escolhia, provaria um cadinho de cada, certamente.

    Um beijinho.

    Paula

    ResponderEliminar
  21. Todas fantásticas !Mas a versão da banana deixou-me bem curiosa !!!
    Quanto ao "tijolo" seria um optimo aproveitamento a ideia que tiveste !!!
    Beijokas bom domingo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anabela todas elas são muito boas, mas tenho que admitir que a de banana, é o pecado em miniatura!!
      :) Como o chefe veja o post, tou tramada!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. A mi me pones un trozo de cada!! que últimamente con los estudios no tengo tiempo ni de cocinarme cosas para comer y mucho menos para publicar.
    Así que venga!! quiero todo para mi solito! ;)

    Y ya de paso me das el plato ese tan chulo en el que has presentado el primero de los tres.

    UN BESO CARIÑO! MUACKKKK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos los trozitos que quieras!!! Que estás flaco de tanto estudiar!!!
      Y cuanto al plato, tu crees q se puede enviar por correo sin que se rompa??
      Te envio uno igual si quieres!!!
      Tu dime-lo!
      Un besito guapeton!

      Eliminar
  23. Estão lindas e perfeitas,Mena! Acho que escolheria a de maçã( bem sei que não é bem fruta de verão,mas é a minha preferida).
    A minha experiência não correu muito bem: a massa ficou muito difícil de trabalhar. Não sei se exagerei na gordura,embora tenha seguido a receita à risca. :(
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi a tua também Márcia e nao penses que a minha me deu trégua!
      E ainda assim, a tua estava linda!!
      beijinhos e é bom ter-te por aqui!!

      Eliminar
  24. Ai, Mena! Que delícia! Quero provar tudo! Adorei as fotos...és uma verdadeira artista, menina!
    Beijo grande!

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois podes fazer assim! Um três em um!!
      As mini de banana, sao maravilhosaaaassss!
      Beijinhos artista!!

      Eliminar
  25. Mena, sem palavras.
    Aliás, és um doce.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Qual é que vou comer, queria eu começar uma dieta à séria, assim não dá. Vou amuar.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha stôr nas dietas ha o dia do disparate, ou algo assim! Tu aproveitas e experimentas nesse dia!!
      A de banana que é pequenina!
      :))
      Beijinhos

      Eliminar
  27. Gostei de todas, estão uma tentação!
    bjs

    Mariana

    ResponderEliminar
  28. Querida que tarte fantástica, desta vez não tive tempo, nem a dieta me permite, mas assim que der vou experimentar, adorei a fold pear, e esta também não deve ficar nada atrás :) Minha querida adorei as três, por isso manda-me um bocadinho de cada tá? :) Ai Mena se vivesses perto estava smp a bater-te à porta :)

    Beijocas triplicadas :P
    Joana

    ResponderEliminar
  29. Que buena pinta tiene, Es delicioso todo lo que veo, te felicito Mena.
    Un beso

    ResponderEliminar
  30. Oi Mena, que delicia de torta, e mais deliciosa acompanhada deste post que me fez rir muito.coitado do seu chefe, ainda bem que foi para o lixo, rsrsrs.Jogar comida fora realmente é ruim, mas fazer piada com o que deu errado é muito bom.Adorei.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  31. Estas fotos deixaram-me quase sem respiração, Mena!

    Melhor seria provar, não?

    Gostei muito!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  32. Sencillamente perfecta!!
    Me encanta.
    Un besito

    ResponderEliminar
  33. Ficaram todas lindas, mas se tenho de escolher quero aquela fatia gulosa que está ali!

    ResponderEliminar
  34. Fiquei com vontade de fazer esta galette Mena!
    Que lembra o verão e os dias quentes que nos faltam.
    Eu adoro frutas de verão, adoro ameixas e nectarinas, mas comia uma de cada, para provar pois claro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  35. Adorei Mena! Estou a imaginar-me a comer uma fatia dessa galette com uma bola de gelado de baunilha!!!
    Hummmmmmmm :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Minha querida!
    Essas tartes lembram mesmo verão...logo eu que adoro nectarinas e ameixas! Mas agora não posso comer essas gulodices! Ai minha linda, o teu blog deixa-nos a salivar!
    Um beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  37. Hummmm que bom aspecto, já comia sem dúvida :)

    Beijinhos e boa semana!
    Arco-íris na Cozinha
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Mena, Mena, Mena...
    Isto assim não pode ser... Petiscos cá em casa, sobremesas destas na tua... Qualquer dia rebolo! ;-) Ainda por cima achas que eu consigo não provar uma fatia, por mais que seja fina, de cada?! Que delícia!!!
    Um grande beijinho, minha querida! Tu és fantástica, mas estás cada vez melhor... Um abraço,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Eu também fiquei convencida logo à primeira vista ... :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Querida Mena:)

    Ai que indecisão esta, será que não posso ter uma ajuda?Será que não dá para provar todos?
    desta vez não participei no desafio, o tempo não dá e agora torna-se ainda mais complicado, mas fiquei com muita,muita vontade de experimentar estas tartes.
    Gosto de fruta e nectarinas muito mais sabem a verão, a sol e são tão bonitas.
    Parecem ser muito deliciosas, imagino-as a sair do forno quentinhas e depois para ajudar uma bolo de gelado hum hum, maravilhas estas que nos trazes Mena.
    Vou levar a receita, as fotos estão um mimo:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Amiga,

    Eu provo das três, se não vires inconveniente, olarilas !!!!! :) :)
    Desta vez não pude fazer esta galette, que tanto me encanta pois adoro tartes com fruta, mas já a tenho guardada para fazer um destes dias, com calma e com grande vontade ! :)
    Lindas, lindas todas as versões, cada uma melhor que a outra !
    Estás de parabéns, Mena, estão fantásticas e não resistiria ! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  42. Mena este teu cantinho é tão aconchegante, tudo o que aqui se encontra é perfeito e nota-se que todo isto é feito com o maior amor e carinho!
    Esta tarte é daquelas que aconchega o coração, já que o Verão o não faz.

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  43. Aspecto sublime!!! :D parabéns!

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ;)

    ResponderEliminar
  44. Mena
    Ainda bem que estás bem longe de mim senão ou eu estava do tamanho de um elefante ou já me tinha zangado contigo ehehehe o teu blog é só receitas de doces e tããããããããoooooooo bons, como é que eu iria resistir sendo tua vizinha!!!!!!!!!!!

    Beijokas

    ResponderEliminar
  45. Ai Mena Mena, apresentas cada coisa que é muito dificil de escolher. Mas, analisando bem a minha preferida é a das bananas.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  46. A massa ficou a rir-se para mim amiga e ja esta guarda para mais tarde fazer. Parece soberba mesmo! E nao sei qual apetece mais, mas acho que preferia as TRES! Que delicia.... Um espectáculo!

    ResponderEliminar
  47. Mena,
    eu adoraria provar todas :) estão lindas e as frutas são bem escolhidas.
    Não fazes a "coisa" por menos, logo três?!! :)
    Por acaso já pensei em fazê-la com banana e maça, acho que fica muito bem.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar