E para que conste, adoro esta música. Adiante...
Dei por mim a pensar que no meu tempo, saímos de madrugada e voltávamos no mesmo dia. E com um bocadinho de sorte, a minha mãe não me deixava ir!
Costumava dizer: " Se tu não fores, compro-te um gelado!"
E eu ilusionada com o dito gelado, ficava por casa e não lhe causava nenhum aperto no coração. Agora que passo por elas, entendo-a perfeitamente. Mas também sei que se tivesse ido às minhas viagens, tinha visto muito mais coisas e tinha na mesma comprado o gelado!! Há que ser burrinha!!
Disse para mim mesma que passaria o dia de folga no sofá! Sem mexer uma palha!! Ai... Como se eu acreditasse que podia estar em casa sem fazer nada!
E o mal foi ter andado na noite anterior em pesquisas e encontrei uma série de receitas de Bundt's que me deixaram com os olhos em bico.
Assim que me levantei já estava a pensar nos ditos. Depois de ter tomado a dose de cafeína matinal, olhei pro "frederico", ou seja frigorifico como diz a minha filha, e vi que não tinha manteiga. E pensei, vou ter que sair, porque quero e quero fazer. Foi quando vi um pacote de massa de empanadas aberto... Estava montado o caos na cozinha.
Aproveitando a massa das empanadas, fiz uma receita que com ela vou participar no desafio do mês de Junho, da comunidade do Google+, Cocineros del Mundo, no apartado de salgado. Já sabem que depois podem passar por lá e colocar +1. Eu agradeço!!!!
Antes de deixar os ingredientes coloco uma foto da massa que usei para fazer as tulipas. É uma massa que já vem pronta e cortada em circulos, de espessura muito fina. Andei em pesquisas para ver se encontraria alguma marca que em Portugal fizesse o mesmo, mas não encontrei. Certamente existe, por isso procurem na secção das massas folhadas e afins. Se não encontrarem, usem por exemplo massa filo.
É este o aspecto da massa que usei. A foto foi retirada daqui e é da mesma marca que usei.
Tulipas recheadas com Sardinha e Pimentos
A receita foi inspirada na revista Lecturas Cocina de Primavera n.º 82
Ingredientes: (6 tulipas)
- 1 lata de sardinhas enlatadas em azeite
- 1 pimento vermelho assado e limpo
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 2 ovos cozidos
- sal e pimenta q.b.
- 2 colheres de sopa de azeite
- 6 folhas de massa para empanadas
- Salsa picada
- 50 ml de vinho branco
Execução:
Picar a cebola grosseiramente. Colocar numa frigideira com as 2 colheres de azeite. Deixar refogar.
Entretanto cortamos o pimento, préviamente assado no forno com um fio de azeite, em tiras. Reservamos. Abrimos a sardinhas e retiramos a espinha, se tiver. Partimos em pedaços grandes e reservamos.
Depois de refogada a cebola juntamos o pimento em tiras e o alho picado. Deixamos refogar 1 minuto. Temperamos com sal e pimenta. Juntamos o vinho branco e deixamos cozinhar durante 5 minutos até que o vinho se evapore. Rectificam-se os temperos e retiramos do lume.
Preparamos uma forma multipla de madalena e colocamos as folhas de empanadas, de modo a que fiquem com o aspecto de tulipa, ou flor.
Recheamos com o preparado e levamos ao forno durante mais ou menos 7 minutos ou quando os bordes da massa se apresentem douradinhos.
Retiramos de forno e polvilhamos com a gema de ovo, que anteriormente passamos por um coador para obter como uns flocos.
Começam os Santos Populares e não há festa onde falte a bela da sardinha assada. Bem sei que a sardinha, como dizem os pescadores, ainda não acende a brasa, nem molha a broa. Lá para o São João é que ela é boa! E espero que assim continue até eu ir de férias, para poder matar saudades delas.
E enquanto não chegam as frescas estas tulipas fizeram bem a sua substituição. Quentes, mas não a queimar, a massa estala na boca enquanto nos deleitamos com o adocicado do pimento. Para quem não gosta de sardinha, o atum será uma bela substituição.
E enquanto não chegam as frescas estas tulipas fizeram bem a sua substituição. Quentes, mas não a queimar, a massa estala na boca enquanto nos deleitamos com o adocicado do pimento. Para quem não gosta de sardinha, o atum será uma bela substituição.
Depois destas tulipas ainda me sobraram folhas de empanada. Tinha também ricotta que tinha sobrado do bundt que experimentei.
Decidi fazer umas queijadinhas que tinha visto no blog da Xana, o Ratatoui dos Pobres, e que já tinha experimentado antes com massa filo, e que também vi o Jamie Oliver fazer. Gosto tanto dele!
O facto de ser uma receita super simples foi o que mais me chamou à atenção. E os ingredientes não têm nada que enganar nas quantidades. O Jamie até dizia que é a receita do 1-1-1 parece quase uma prescrição médica! E podemos alterar a nosso belo prazer.
Ingredientes:
- 100 gramas de ricotta
- 100 gramas de açúcar
- 100 gramas de amêndoa moída
- 1 ovo
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
- 6 colheres de sobremesa de doce de leite (na receita original doce de frambuesa)
- 6 folhas de empanada
- Amêndoa picada para decorar
- Açúcar em pó para polvilhar
Execução:
Numa taça colocamos o ricotta, o açúcar, a amêndoa, a essência de baunilha, e o ovo e misturamos bem, até estarem todos bem integrados.
Numa forma múltiple de madalenas colocamos as folhas de empanada, e de seguida colocamos a colher de sobremesa de doce de leite, ou frambuesa se preferirem. Distribuimos pelas 6 formas a massa anteriormente preparada. Polvilhamos com a amêndoa moída a gosto. Levamos ao forno, pré-aquecido a 180ºC, até que estejam douradas.
Sou uma perdida por amêndoas e por doce de leite. Há medida que nos vamos deleitando com estas pequeninas, encontramos o bom do doce de leite. A massa em si, tem o ponto de doçura suficiente, para que não se tornem enjoativas.
O único problema destas queijadas, é que quando começamos já não podemos parar!!! São simplesmente viciantes.
Afinal as flores também se comem! Alguém é servido?
Afinal as flores também se comem! Alguém é servido?
Olá...
ResponderEliminarQue aspecto fantástico de tudo :).... Adorei ;)...
Beijocas...
Leonor
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Obrigado Leonor!
EliminarBeijinhos.
Sabes o que adorei mesmo? O efeito da tulipa... So porque se encaixa a massa numa forma. Que coisa fantastica amiga.... A de sardinhas despenso, ou substituo por atum. Mas as doces.... Aí amiga... As doces..... Estou que nem posso e acabei de jantar! Espero que os teus pequenos encham a casa hoje e a mama de mimos! Beijo muuuuuuuuito grande!
ResponderEliminar:) Achei giro esse efeito! Substitui por atum e já me dizes!!
EliminarE as doces... É como tu dizes! Ai as doces!!
Já estou a preparar-me pro miminho todo!!
Beijinho grande.
cuantas aplicaciones tienen la pasta de las empanadillas!, y tanto para dulce o salado quedan buenísimas y muy bien presentadas.
ResponderEliminarSaludos.
Blanca de JUEGO DE SABORES
Es bien verdad Ana!! Me encanta esta pasta por eso!!!
EliminarGracias!!
Besitos.
Olá Mena,
ResponderEliminareu acho que já vi essa massa...em Espanha!
Gostei muito do aspeto quer das salgadas quer das doces, mas se tivesse que escolher só uma eu queria a docinha!
Bjs
Pois já deves ter visto! Eles utilizam imenso!!
EliminarLeva a que mais te apeteça!!
Beijinhos
Lindas tulipas quer as doces quer as salgadas. Também substituía por atum, sardinha para mim só a pingar no pão da "vivinha da silva".
ResponderEliminarOs teus meninos estão quase a chegar, isso é que vai ser uma festa, imagino!
Beijocas
Paula
Experimenta com o atum que fica bom igual!!
EliminarEu também prefiro a que pinga, mas por aqui é dificil!!
:)
Beijinhos
Gostei de ambas mas apesar de ser gulosa comia primeiro a salgada pois esta uma tentação.
ResponderEliminarBj
Mena,
ResponderEliminarPara ser sincera, adorei a versão doce acredito que deve ser bem difícil para de comer. Mas a versão salgada é óptima para uma entrada diferente e gostosa.
Bjkas
Pode ser uma de cada para mim?! ou quem sabe duas :)
ResponderEliminarEssas tulipas deram-me vontade de ir para a cozinha e deixaram a minha imaginação a fervilhar!
Nunca vi essa massa para empadas, mas vou pesquisar :)
beijinhos :)
Minha querida desde das tulipas às queijadas, fiquei com vontade de comer ambas, que aspecto e que tentação :) Ambas ficaram com um aspecto lindissimo e super apetitoso :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Joana
Minha querida desde das tulipas às queijadas, fiquei com vontade de comer ambas, que aspecto e que tentação :) Ambas ficaram com um aspecto lindissimo e super apetitoso :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Joana
Mena, adorei estas duas sugestões! Por aqui encontra-se esta massa de empanadas no El corte Ingles, e com estas 2 receitas...não sei qual experimente primeiro!
ResponderEliminarBeijinhos
Lena
Olá Mena, que maravilha essas flores! Entre a doce e a salgada, o meu coração balança... Na dúvida, fico com as duas :)
ResponderEliminarBeijinhos
Que delícias!
ResponderEliminarMena, gostei bastante das sugestões!
Um beijinho
Deliciosos Mena, no sé cual elegir si el dulce o el salado... Yo creo que el salado primero y después el dulce. Bss
ResponderEliminarque lindas, mena! tanto as doces como as salgadas. guardei já a receita e sei que vou fazer esta entrada num próximo jantar. beijinho
ResponderEliminarTudo lindo!Tudo apetitoso! Quero os dois! É pá...essa da dentada na queijada...foi mazinha!
ResponderEliminarA sério...adorei tudo, como sempre! Parabéns!
Beijinho
Querida Mena!
ResponderEliminarGostei de tudo, as tulipas são muito originais e proporcionam
devaneios, belos e gostosos.
Mas também fico seduzida pelos teus textos!
Uma beijoca grande.
Ai que maravilha, Mena! Adorei o efeito da tulipa mas acho que dispenso a sardinha :)
ResponderEliminarAgora as queijadas com doce de leite ficaram a piscar-me o olho porque eu gosto mesmo é de doces!!
Beijinhos*
jajaj...no te has podido resistir al dulce..!!
ResponderEliminarsi es que lo bordas todo.. pero a mi me pierde mas
el salado y si hago esas tulipitas tan monas te lo digo
que tengo unos moldes perfectos para esto..un abracito Mena..
ahora te pongo mi puntito en google
Deve mesmo ser um aperto no peito tê-los tão longe por tanto tempo (3 dias é uma eternidade)...Eu não ia a passeios de vários dias em criança, só mesmo quando andava na secundária mas a viagens de estudo, e nem a viagens de finalistas fui...mas também acho que não perdi nada!
ResponderEliminarSe te custa agora que são umas crianças imagina a "dor de cabeça" quando eles tiverem na adoloscência! ;D eh eh
Quanto às receitas, confesso que adorei o aspecto das tulipas doces, têm uma consistência a fazer lembrar os pasteis de feijão! Estão lindos, e dá vontade de dar levar uns quantos :)...*
Adoro Deolinda, oiço o último album deles n vezes!
ResponderEliminarFicou muito giro, muito original e muito apetitoso, claro!!
Mena como sou um bocado inculta no que diz respeito à blogosfera, só agora percebi que eras dona deste blogue. Parabéns pelo teu trabalho. Adorei esta receita pela combinação de ingredientes e porque tem sardinhas acessíveis para mim, em lata! Um destes dias faço com massa filo, ate tenho umas tulipas para lhe dar forma.
ResponderEliminarBeijo
PS-Em que parte do planeta vives? No hemisfério Norte, eu acho e na Europa? Gosto de saber a que distancia estou das pessoas que vou conhecendo ;)
Fico muito contente de te ver por aqui Helena!!
EliminarE sim hemisfério norte! Em Andorra, mais concretamente no Pas de La Casa. Mas eu chamo-lhe carinhosamente a minha Sibéria, visto no Inverno estar sempre a nevar!
Sou de Viseu, mas ha 7 anos que estou por aqui!!
Ainda bem que experimentas!! Fico contente por o dizeres e mais ainda se gostares!!
Beijinhos
Pues no sé cual me gusta más si la salada o la dulce...ya sé,cuando vaya a España,compro varios paquetes y preparo las dos ,así decido.Me lo apunto
ResponderEliminarSuerte con el concurso!!!
Un beso
Olá Mena,
ResponderEliminaracredito que deva custar a qualquer mãe deixar os seus "piquenos" ir de visitas estes dias todos, e acho que realmente são bastantes tendo em conta a idade deles, mas são oportunidades únicas, portanto o melhor é deixa-los ir e dar na mesma um gelado.
Agora vamos lá a esta sugestão...:)
Antes de ler o post disse para mim..que sugestão tão boa para os santos populares...e realmente não fui eu só a pensar, ficou umas tulipas bem bonitas, com uma cor deslumbrante e eu gosto de sardinhas portanto para mim ficou perfeita.
Mas agora, quem resiste a um doce destes?Com ricotta e amêndoa?
Pois para mim são duas se faz favor, e enquanto não chegam vou imaginar uma dentada nessa massa cocante e estaladiça, com um recheio húmido e com sabor a tradição, gostei muito.
Beijinhos
Fantástico Mena, me gustan mucho más las tulipas saladas, porque el dulce de leche me empalaga bastante, pero aún así me parecen una pasada. Un besito preciosa.
ResponderEliminarQuerida Mena, o que custa mais é mesmo a primeira vez e como custa! Depois, pela vida fora, eles irão estar fora muitas vezes...
ResponderEliminarQuanto às flores, fiquei com pena de a tua Sibéria estar tão longe e eu nem poder deliciar-me com uma de cada.
Beijinhos!
Oh minha querida!
ResponderEliminarDizias tu que ias ficar sem fazer nada. Logo, disse que ias fazer um docinho e fizeste.
Está tudo maravilhoso... tens umas mãos muito habilidosas!
Essa massa por cá acho que não há. É uma questão de se procurar ou substituir por massa filo que até é menos calórica. ehehehe
Uma beijoca do tamanho do mundo
Isso que seria um dia de folga? Menina além de uma você nos brinda com duas gostosuras, linda apresentação e se tiver que escolher fico com a doce mas é claro depois de ter provado a salgada, a gulosa rsrs, bjs querida !!!
ResponderEliminarFicou tudo com um aspecto fantastico. Adorei a versao das sardinhas, achei super original e optima para picnics.
ResponderEliminarBeijinhos
Los tulipanes con sardinas , una pasada!! tienen que estar de muerte.mm me comería uno o dos sin pestañear!!
ResponderEliminarYo hice tulipanes..dulces;) con queso dulce y sirope de fresas
un beso Mena y suerte
Estas queijadas estão tão tentadoras!!!
ResponderEliminarEstou a babar-me toda Mena, isso não se faz ;)
Beijinhos
Mena, que dia de folga tão produtivo! O ninho vazio dá para isto... para nos mantermos ocupadas e não ouvir o silêncio! Mas olha, neste caso, foi compensador. Gosto das 2 versões, mas essa queijada com doce de leite!??? ai...
ResponderEliminarBeijinho!
Mena,têm um aspecto fantásticas essas tulipas,gourmet e muito elegantas. Ficaram lindas acho que até teria pena de as comer :)
ResponderEliminarAs queijadas....já experimentei várias vezes e são mesmo viciantes.As tuas confirmam isso!
bjns,violeta
As flores comem-se e muito bem! Eu cá não me importo de comer umas quantas e estragar esse belo do jardim. Trocando as sardinhas pelo atum (deixo a bela da sardinha para ti, pois que aqui nem se comemoram os santos populares e não), e podes mandar duas de cada!! :) Fica o almoço feito!
ResponderEliminarNunca vi dessa massa à venda, mas achei muito interessante,pois permite imensas variações! Parece-me mais perfeitinho do que a fazer com massa filo. Assim são mesmo amorosas tulipas e outras flores!!
Um lindo jardim que saiu desse frederico, hein?
Já agora, adoro a música(e os Deolinda, no geral)!
Beijinhos,
Aida
Olá, eu também fui das que não queria dar preocupações aos pais ... hoje acho que podia ter disfrutado uma bocadinho mais a vida ... mas agora que sou mãe também percebo o outro lado :)
ResponderEliminarEstas flores estão maravilhosas, mas não vou nem copiar a receita ... estou de dieta! :))
Beijinhos
Essas tulipas de sardinhas e pimentos são uma ideia muito gira para as festas populares!!!
ResponderEliminarOlá Mena!
ResponderEliminarQue tulipas lindas.... tanto as doce com as salgadas.
Adorei e já estou aqui a imagicar novas combinações de ingredientes ;)
Quanto aos pequenos... o coração fica apertadinho, não?! Eu morro de saudade quando o meu passa uma noite fora na casa dos avós, quanto mais quando me for em passeios... ai ai :)
Beijinhos e bom fim-de-semana
http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/pavlova-de-canela-com-cerejas.html
Olá amiga,
ResponderEliminarSejam eles pequenitos ou grandes, quando se ausentam a casa fica vazia, falta movimento, faltam as vozes, falta o "caos", falta a desarrumação, falta tudo ! :)
Entendo-te bem ! :)
Adorei as tuas flores, doces ou salgadas pois que me serviria de ambas e provaria ambas com especial deleite porque foste tu quem as fez com tanto carinho ! :)
Lindo o efeito que tão simplesmente se faz nas forminhas, gulosa como sou, não resistiria de facto !
Beijinhos muito grandes, hoje já vais ter os pequeninos de volta ao ninho ! :)
Ai como é duro a primeira vez que nossos pintinhos vão viajar! Ai como dói, como ficamos receosas! Mas depois acostuma-se, sempre preocupadas mas acabamos acostumando. E que dia produtivo Meninha, duas deliciosas receitas. Adorei as duas, ótima sugestões. Lindas suas tulipas. Beijinhos
ResponderEliminarAinda ando meio alucinada por isso ainda não tinha reparado que já tinhas publicado! Sei perfeitamente como andaste com a ausência dos pequeninos, aí são mais emancipados pois eu que me lembre só comecei a ir a viagens de estudo a partir do preparatório... antes a minha mãe nunca me deixou ir. Mas o que importa é que correu tudo bem e regressaram sãos e salvos!
ResponderEliminarAqui não encontro essa massa, nem conheço nenhuma casa de artigos de Espanha por estes lados, mas tentarei fazer com massa filo ou até massa quebrada que deve ficar parecido! Mas enquanto eu não faço manda aí uma de cada sff. Mesmo com a dieta posso sempre provar :-)
Beijinhos flor e desculpa o comentário mas hoje não estou muito inspirada!!
Mena querida,
ResponderEliminarsó te digo uma coisa, ainda bem que não havia manteiga em casa e estava esse pacote de massa de empanadas aberto!
Que lindas tulipas! Tão perfeitinhas :D
Adorei a versão das sardinhas! Está mesmo um encanto e deve ter ficado bem saborosa! Nunca tinha ido aos santos e fui este ano e adorei, é um mundo diferente onde reina a boa disposição e muita sardinha :D
Um grande beijinho!
Mena, preciosa, pero qué buen juego de sabores, me encanta, ya me imagino la delicia que deben ser!
ResponderEliminarLas fotos, te quedaron más que preciosas, son una belleza!
Un besito grande y feliz finde!
Custa sempre, mas faz parte do crescimento. Por enquanto ainda são poucos dias, imagina quando for a faculdade????
ResponderEliminarGostei de todas as tuas sugestões, deliciosas!
Oh, eras inocente e ela dava-te a volta com o gelado, também ninguém te mandava ser gulosa!
ResponderEliminarAs tulipas ficaram com um aspecto muito apelativo, mas as queijadas estão fantásticas!
Qué chulas, Mena, no sé con cual quedarme, dulce o salado?
ResponderEliminarMejor me llevo una de cada ;DD
Un besito, guapa.
Essas cestinhas são um vício Mena!
ResponderEliminarDepois que eu aprendi, tem quase todo dia aqui em casa.
Antes eu fazia frita, mas além de super trabalhoso, gorduroso era demorado. Dai minha mãe sugeriu de fazer assado e adoramos. Impossível ficarmos sem massa de pastel aqui em casa, pois quando bate aquele vontade é só ir correndo preparar as cestinhas e tudo certo, rs.
Estão lindíssimas as suas =)
Beijãoooo
Olá Mena:)
ResponderEliminarSe ainda houver eu aceito uma de cada! Ficaram ambas lindas e acredito que deliciosas:)
Gosto de sardinha assada mas enlatada não aprecio muito mas assim apresentadas não torcia o nariz:)
Coração de mãe sofre! Mas faz bem a eles e nós - ambos crescem:)
Bom fim-de-semana!
Beijinhos
Olá Mena,
ResponderEliminarÉs sempre a mesma, não consegues estar quieta mas, eu digo ainda bem, porque senão não tinha o previlegio de ver estas iguarias. Ah, e adoro as tuas fotos, ficam sempre muito bem.
Quanto à votação no google+, já está.
Quanto às tulipas, não sei se escolho a salga se a doce, estão ambas deliciosas. Acho que fico com uma de cada.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html
Vou te enviar a minha morada a ver se reencaminhas uma dessas para cá! Lindas!!!
ResponderEliminarParabéns de coração!
Bjus
já marquei com o G+ boa sorte ;)
http://dicasedoces.blogspot.pt/
Querida amiguinha, as tuas publicações estão a alcanças a excelência. Que nos pratos que partilhas, quer nas fotos, quer nos textos. Que mais posso dizer? Simplesmente que adorei as túlipas quer as doces quer as salgadas.
ResponderEliminarUm abracinho muito forte para os 3
Maria
Afinal as flores também se comem! :) E tão lindas e que bem nos sabem!!
ResponderEliminarGosto de te ler, das tuas receitas e as tuas fotos estão cada vez melhores.
Sabe bem passar cá e ser assim bem recebida! Adoro as túlipas, as salgadas e as doces, tão boas com amêndoa e ricotta, não resisto a provar :) Que bom!
Um beijinho.
Me encanta esta receta! Tienes unas recetas espectaculares. Un saludo
ResponderEliminarOlá Mena! as queijadinhas devem ser uma delicia,um dia destes faço. Agora em Portugal existem umas massas congeladas para doces e salgados em rodelas de 2 tamanhos,da marca Buitoni,dão muito jeito! um beijinho! :)
ResponderEliminar