11.8.13

Mais um ano!

Pois ontem foi dia de aniversário! E quando olhei para o calendário lembrei-me de quando fiz 18 anos. Bolas que o tempo passa a voar...

Nessa altura a preocupação chegar à maioridade, era sinónimo de ser grande.... Agora que penso bem, o tempo podia ter passado mais devagar!

Ao telefone com os "piquenos" perguntava a minha filha: "Oh Mamã, tu também fazes anos?"

Fartei-me de rir com aquela pergunta tão pertinente e fiquei a pensar o porquê! E depois lembrei-me que o ano passado eles não estavam comigo e por isso a pequena não se lembra de nenhuma festa lá em casa.

Como estava sem eles, não tinha grande vontade de fazer nada! Mas lá me decidi e preparei um lanche tardio para as vizinhas mais chegadas! As do costume.

Escusado será dizer que por aqui não vai desfilar o menu, mas sim o bolo de aniversário! E foi um capricho... 

Antes de o fazer tinha andado pela blogosfera e tinha visto um que me deixou em pulgas, mas quando encontrei este Neapolitan Cake, decidi-me que ia ser este.

Não tinha a receita das diferentes camadas, e ainda pensei usar a receita do Mini Neapolitan, mas resolvi procurar outra e encontrei esta.

Fiz algumas alterações e o resultado foi o que se viu! Uma trabalheira, que vale a pena pelo resultado e, aqui entre nós, estes bolinhos tão lindos só mesmo para ocasiões muito especiais.





Neapolitan Cake

Ingredientes: 
(para uma forma de 19 cm)

Para o bolo de baunilha e para o bolo de morango
Ingredientes:
  • 30 ml de doce de morango
  • Umas gotas de colorante vermelho (opcional)
  • 190 gramas de farinha para bolos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 180 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 200 gramas de açúcar
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 125 ml de leite
  • 4 claras de ovo ( tam. L)
  • 25 gramas de açúcar
Execução:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar a forma com manteiga e forrar o fundo com um disco de papel vegetal e voltar a untar. Reservar.

Numa taça pequena colocar o doce de morango e o colorante. Reservar.

Numa taça misturar a farinha, o fermento, o sal e reservar. 

Na taça da batedeira ou numa taça normal colocar a manteiga e o açúcar e bater durante 3 a 4 minutos até obter uma mistura fofa. Juntar a essência de baunilha e voltar a bater. Juntar a farinha, baixando a velocidade da batedeira, em 3 vezes, alternando como o leite, sendo que a última adição é de farinha. Misturar bem e reservar.

Numa taça devidamente limpa colocar as claras e bater em baixa velocidade até obter uma espuma. Juntar de seguida os 25 gramas de açúcar e aumentar a velocidade da batedeira, até que tenha picos duros e brilhantes, como um merengue. (Aproximadamente 2 minutos).

Misturar um terço do merengue na massa do bolo com movimentos suaves. Juntar o restante sem bater.

Colocar metade da massa na forma previamente untada, alisando a superficie com uma espátula. Levar ao forno durante 30 a 35 minutos ou até que que o bolo esteja dourado e no teste do palito este saia seco.

Na restante massa deitar a mistura do doce do morango e seguir o procedimento anterior para a cozedura.

Depois de cozidos desenformam-se e deixam-se arrefecer numa grelha durante 20 minutos. Retira-se o papel vegetal e colocam-se para arrefecer totalmente, com a parte mais lisa para baixo.




Para o bolo de chocolate
Ingredientes:
  • 25 gramas de cacau em pó 
  • 40 ml de café forte a ferver
  • 30 ml de leite
  • 90 gramas de farinha para bolos
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 90 gramas de manteiga sem sal (temp. ambiente)
  • 125 gramas de açúcar
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 ovo L (temp. ambiente)
Execução:
Usar o mesmo procedimento para a forma que foi referido em cima para os bolos de morango e baunilha.

Peneirar o cacau e misturá-lo no café a ferver e no leite. Deixar arrefecer. Misturar numa taça a farinha, o bicarbonato e o sal. Reservar.

Usando uma espátula de plastico/silicone bater a mateiga durante 2 minutos até que esteja fofa. Juntar gradualmente o açúcar e a baunilha. Juntar o ovo e misturar bem. Juntar a mistura de café já arrefecida e envolver bem.

Peneirar a mistura de ingredientes secos e juntar à mistura anterior, mexendo sempre até estar bem misturado. Colocar a massa na forma e levar ao forno pré aquecido a 175ºC durante 35 minutos.

Deixar arrefecer durante 15 minutos dentro da forma sobre uma rede. Desenformar, retirar o papel e inverter o bolo e deixar arrefecer como minimo uma hora.

Notas: A parte dos bolos não é complicada, mas exige bastante tempo para sua confecção. Na minha opinião devem ser feitos de véspera à montagem, para assim assegurarmos que estejam arrefecidos.
TODOS, mas todos os ingredientes, devem estar à temperatura ambiente, especialmente a manteiga para se fazer os diferentes buttercream.

Para o recheio:
  • 60 ml de natas para bater
  • 1/4 de colher de chá de essencia de baunilha
  • 1/2 cup de açúcar em pó peneirado ( 1 cup= 250 ml)
  • 60 ml de creme frâiche
Bater as natas com a baunilha até que estejam fofas. Juntar o açúcar e a creme frâiche e bater até duplicar de tamanho. Reservar no frigorífico até serem utilizadas.

Para o butter cream básico:
  • 240 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente 
  • 900 gramas de açucar em pó peneirado
  • 1 colher de sopa de essencia de baunilha
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 pitada de sal
Colocar a manteiga, o sal e a baunilha numa taça. Adicionar o açúcar com a ajuda de 1 chavena, o equivalente a 250 ml de cada vez, e uma colher de sopa de leite e bater bem entre cada adição.

Se o butter cream estiver muito espesso juntar mais leite, até obter a consistência desejada para decorar o bolo. Usei um bico de estrela para formar as rosetas. 

Notas: Para decorar este bolo é necessário fazer 1 receita inteira de butter cream, mais meia. Só me dei conta que ia faltar no final, dada a falta de experiência nestas andanças. Deve ser depois dividido em três parte, ficando a parte branca com um pouco mais de quantidade.

Para fazer o butter cream cor de rosa, adicionar colorante alimentar vermelho até conseguir o rosa que desejamos. Usei colorante em gel, que é o mais aconselhado para este tipo de cobertura.

Para o butter cream de chocolate adicionamos 100 gramos de chocolate negro, derretido e ligeiramente arrefecido, com 70% de cacau.

Enquanto recheamos o bolo, devemos guardar os diferentes butter cream no frigorifico, para evitar que derreta. 




Sobre um prato colocamos a camada de chocolate. Colocamos a metade do creme preparado com natas e creme frâiche, seguindo-se a camada cor de rosa. Colocamos o restante recheio e cobrimos com a camada de baunilha.

Com a ajuda de uma espatula alisar o que possar sair dado à pressão de cada camada.

Retiramos o butter cream do frigorifico e mexemos energeticamente antes de colocar no saco de pasteleiro. Antes de decorar com as rosetas, barramos cada camada com o respectivo butter cream e só por fim fazemos as rosetas.

Vejam este VIDEO explicativo de como fiz. Ou melhor, como se deve fazer!!





Tenho que admitir que é um bolo bonito! Mais que bonito, é vistoso e o interior não se adivinha. É de facto um bolo para ter numa mesa de aniversário.

As diferentes camadas contrastam na perfeição com as diferentes coberturas que as acompanham. Admito que foi uma trabalheira, um capricho meu, mas que me deixou muito contente por ter conseguido um resultado aproximado do original.




E como foi dia de mimos, fiz este mini cupcakes para levar para os colegas da farmácia, mas usando a receita dos Mini Bundts, retirando a camada de chocolate, porque havia quem não gostasse de chocolate.

Apesar de ter adorado fazer o bolo, continuo a perder-me com as miniaturas! Ficam sempre tão lindas que acho que apartir de agora as coisas vão passar a ser em tamanho reduzido.

Aquilo que não foi em tamanho reduzido, foram as mensagens de parabéns e demonstrações de carinho, em relação à minha pessoa. Resta-me somente agradecer o facto de estarem por aqui e terem feito que o meu dia fosse muito mais feliz!

E agora, qual destes escolheriam?

73 comentários:

  1. Ficou lindo minha querida! À altura! E a tua filha tem tanta razão, as mamãs realmente não deviam fazer anos, não deviam envelhecer. Parabéns mais uma vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que é isso que ela pensa Vera!!
      Obrigado e um beijinho!!

      Eliminar
  2. Eu gosto dos dois ,por isso espero um dia num aniversário meu os meus netos me mimem com esta surpresa confeccionada pela mamã deles...Parabéns F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Gulosa que me saiste!!
      Vou pensar nisso, de fazer outra vez o mesmo!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que bolo tão lindo!!

    As mamãs nascidas a 10 de Agosto merecem bolos assim. :)

    Um grande beijinho, mamã Mena.

    ResponderEliminar
  4. Querida Mena que delicia de bolo, vistoso, magnifico para uma mesa de anos. E os pequenos também estão lindos.
    Muitas felicidades, muitos dias felizes, com todos os que mais amas.

    Um xi coração, bem apertadinho, Paula

    ResponderEliminar
  5. Parabéns então e que bolinho delicioso!
    Bom domingo
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Mi niñaaaaaaaaaaaaa!!! Felicidades!!!!!! Muchas muchas felicidades preciosa!!!!!!!!! Uuuau pedazo tarta has preparado!!! Que maravilla y que bonita!!! Jolines, que envidia! Yo tambien quiero hacer algo asi!! Me mandas un cachito??? Un besazo linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Gracias mi niña!!
      Claro que te envio un cachito o dos! Los que tu quieras!
      Un besito mi niña!

      Eliminar
  7. Querida Mena,
    Não sei se já publiquei o meu comentário é que não estava na minha conta, se vires por aí um comentário com o nome rui é meu faz de conta que são os parabéns do meu irmão:)
    Vou então escrever novamente o meu comentário.


    Gosto do bolo, é bonito, elegante e muito feminino, e eu gosto de bolos assim têm um ar de internacionais, ficam fantásticos em qualquer mesa, mas hoje o bolo fica para segundo plano.
    Gostava de ter comido uma fatia desse bolo, gostava de te ter dado um abraço por mais um aniversário, gostava de dizer que gosto muito de ti Mena.
    Não te conheço é verdade, mas sei que se visse um post sem identificação saberia se era teu, e não era necessário ter uma receita e um Bundt:)
    Ficam aqui os meus votos de Parabéns cheios de amizade e carinho, levas também uma porção mágica repleta de saúde e sucesso, fica também o pedido para nunca acabares com este cantinho.
    Os parabéns aos "piquenos" pois eles também são os culpados por seres uma mamã tão doce e querida.

    Beijinhos para os três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não apareceu nenhum comentario em nome do teu irmão, mas olha que se lesse, eu ia saber que eras tu!!
      Ai menina que me deixas sempre sem saber o que responder-te!!
      Obrigado pelas tuas palavras sempre tao carinhosas e está descansada, que eu enquanto puder, este cantinho estará mais ou menos actualizado!!
      Um beijinho grande como tu, mas triplicado!!

      Eliminar
  8. Eu passei este Domingo a trabalhar e quando abro o Facebook vejo esta fatia a chamar por mim... uma maravilha, querida! Muitas felicidades, mais uma vez!
    mil beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ativa o teletransporte e anda! Porque de manhã dei com umas charniqueiras!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Tb gosto mt das miniaturas, fica sempre mt mimoso, mas o Napolitan está tão bonito!!! Imagino o trabalho...!!!!! Mas valeu a pena. Vale sempre a pena! Gosto dos dois, levo um de cada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom ver-te por aqui Sonia!
      Eu cada vez mais gosto de miniaturas!
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  10. Que bolo lindo Mena, não me perguntas como e porque mas apesar de não te conhecer sinto que este bolo é a tua cara ao mesmo tempo que é leve visualmente tem um toque muito especial, um toque que só mesmo tu é que tens!

    Quero te dar os meus sinceros votos de Parabéns, desejo-te as maiores felicidades do mundo, e desejo que não só no teu dia de aniversário mas sim que todos os dias da tua vida sejam repletos de amor, saúde, felicidade e que concretizes todos os teus sonhos.

    Beijinhos minha querida e muitas felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carla! Tu és mais uma que me deixa sempre sem palavras!!
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  11. Minha querida, este teu bolinho de aniversário ficou lindissimo, valeu todo o tempo necessário :P Fiquei com imensa vontade de experimentar, ainda bem que decidiste fazer um lanchinho, ontem merecias todos os mimos do mundo :) Os cupcakes tb ficaram um mimo! A pergunta da tua filhota foi linda, as mamãs quando somos pequenos são eternas :) Mais uma vez muitos parabéns e muita saúde e felicidade para ti e para os teus pequenotes :)

    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filhota é assim, tu ja sabes como é!! Tb acho que deve pensar isso! :)
      E se eu pudesse mandava uma fatia, uns cupcakes, o que tu quiseres... Pena que nao haja teletransporte!
      Um beijinho mto grande!

      Eliminar
  12. Muitos parabéns! Não só pelo aniversário mas também pelo resultado final!
    Nem imagino as horas que foram, mas ficou realmente lindíssimo, até dá pena comer :)

    Também me perco por miniaturas, sejam elas doces ou salgados!! :)

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns, o bolo ficou lindíssimo!

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez parabéns,Mena!Um dia tão especial só podia ser celebrado com um bolo com um toque especial.O visual do bolo conquista à primeira vista.Tem um visual atrativo e desperta a vontade de “comer com os olhos”,gostava imenso de o provar.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb fiquei contente com o resultado!!
      Tu gostavas de provar e eu que provasses!
      Obrigado minha querida!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Uffa.....Valeu mesmo a pena, querida Mena. Só mesmo para um dia muito especial (cá entre nós penso que me atreveria)Ficou...um espectáculo, lindo demais. Mais uma vez muitos parabéns e que venham mais dias assim especiais para brindares os teus queridos e também a nós com estas e lindas doçuras.
    bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha foi o que eu disse qd o fotografei e publiquei...
      Até o post é longo! Obrigado Tila!
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  16. Dios y la Virgen juntos que es esta maravilla????? Muchas felididades, tantas como flores de crema de colores hay en tu hermosa tarta. Muchos besos.

    ResponderEliminar
  17. Parabéns outra vez, Mena! O bolo ficou verdadeiramente fantástico!! Tão lindo, tão lindo! Até dá pena cortar :)
    A combinação de cores e sabores fica sublime, é de facto um bolo lindo para aniversários! Adorei, umas verdadeiras mãos de fada :)

    Beijinhos para a Mamã que também faz anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois é, também faço anos, e olha é bom sinal!
      E sim tive pena de o cortar, mas foi por uma boa causa!
      Um beijinho, Cuca!

      Eliminar
  18. Oh Mena que espectáculo!!! Adorei o bolo. E mais uma vez muitos parabéns!!!
    Pois é, nós também fazemos anos :D
    E eu não faço intenções de parar em nenhum :P
    Muitos beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb nao quero deixar de fazer, e as rugas que apareçam que sejam de tanto rir, Filipa!
      Um beijinho

      Eliminar
  19. Estas duas vezes de parabéns ,pelo aniversário e pelo fantástico bolo que fizeste ,nem nas pastelarias se vem bolos assim tão lindos.
    Adorei....adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sao, que exagerada! Nas pastelarias encontras muito bonitos!!
      Mas obrigado pelo elogio!
      :) Um beijinho grande!

      Eliminar
  20. Ui, faço ideia o trabalhos que para aí tiveste! Mas no final da obra estar feita é um orgulho! Lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiii Filipa, acredita que foi uma trabalheira!
      Mas valeu bem a pena!
      Um beijinho

      Eliminar
  21. Boa noite, Mena!
    Parabéns meio atrasados, mas não tenho andado muito por aqui. Este bolo que escolheste ficou lindo, perfeito para comemorar mais uma primavera!! Gostei das duas versões, mas o bolo é mesmo um espetáculo... é o meu eleito!
    Bjs e felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) nAo faz mal Paula! Sejam atrasados o que conta é a intençao!!
      Ainda bem que gostaste Paulinha!
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  22. Parabéns que tenhas tido um dia muito feliz.

    Teu bolinho está lindo deve ter ficado uma delicia.

    Comia já:P


    Beijoquinha

    ResponderEliminar
  23. Ola boa noite
    parabens pelo aniversario e pelo bolo, esta simplesmente magnifico
    Bj e fique bem ;-)

    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Muitos parabéns! Quer pelos anos quer pelo lindíssimo bolo :)
    Por acaso o meu irmão fez 16 anos hoje, então achei muito engraçada a lembrança dos 16 anos!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  25. Olá Mena!
    Muitos parabéns!
    O bolo ficou sublime! Lindo mesmo! É um deslumbre para os olhos e para a boca...
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  26. Muitos Parabéns Mena! O bolo ficou lindo, uma verdadeira obra de arte. Valeu bem a pena cada minuto dedicado para uma ocasião tão especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Mena, claro que o teu bolo está lindo e deve ser delicioso, mas neste post não preciso reforçar, mais uma vez, como és talentosa. Quero antes desejar-te tudo de bom e que o carinho que dás, recebas em dobro todos os dias da tua vida. Que, daqui para a frente, seja sempre a subir! :)

    Um beijinho grande,
    Aida

    ResponderEliminar
  28. Muitos parabéns pelo lindo bolo e pelo aniversário.
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Parabéns mais uma vez :)
    Esse bolo está tão lindo, adorei as cores e a decoração, está tão lindo que quase dá pena de comer... mas deve ser uma delicia imperdivel!

    ResponderEliminar
  30. Que bolo fantástico Meninha, muito lindo e feito com perfeição, também feito por estas mãos de fada não poderia ser diferente né, mais uma vez parabéns minha linda, bjs !!!

    ResponderEliminar
  31. Olá minha querida, já tinha visto o teu maravilhoso bolo mas ainda não tinha vindo aqui comentar. Um dia destes vou certamente copiar este teu bolinho e estou ansiosa para experimentar o butter cream, porque já fiz e não gostei nada. Achei que sabia demais a manteiga! Adorei e ficou um bolo de luxo, cheio de sensibilidade e bom gosto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Pois é minha schatz! Aqui venho fora de horas mas o dia 10 de Agosto de 2013 acho que nunca te vais esquecer por um grupo de loucos te ligar do café para cantar os parabéns :) Que mais posso eu dizer do teu bolo??? Quando eu fizer anos quero um igual :) eu acho que nem comia o teu bolo só pela beleza dele!!! E quanto ao livrinho, espero muito sinceramente que tenhas gostado! Quero ver-te fazer aquelas receitas todas sem que estejas sempre a recorrer à internet em busca de receitas que nos fazem delirar :))
    Porque tu mereces tudo isto e muito mais, que contes muitos sempre com muita saúde e alegria para veres crescer os teus pequenos!!!

    beijinhos desta sempre amiga!

    ResponderEliminar
  33. Um bolo à altura do acontecimento e sim temos de festejar sempre a vida!
    Hei-de fazer estas rosinhas tão lindas!
    Felicidades!

    ResponderEliminar
  34. Oh querida, mesmo que atrasados, muitos parabéns e muitos mais anos de vida!!
    Que lindo ficou o teu bolo. Valeu mesmo a pena o esforço e trabalheira, pois o resultado final é divino!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  35. Vinha eu até aqui para comentar e bati os olhos no comentário da Catarina, mas quem foram os loucos que te ligaram de um café????? Gandas malucos...

    Tive um prazer de estragar a música que te estavam a cantar tão bem :) mas pronto fica o carinho :)

    Esse teu bolinho deve ter dado um trabalho do caraças, mas valeu, pois está lindo é tem a tua cara.

    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Querida Mena: venho atrasada,mas antes tarde do que nunca.Dou-te agora os parabéns pelo trabalho magnífico que aqui realizaste. Está digno de um profissional: lindo e delicado e tens motivos de sobra para te orgulhares da tua obra.Adorei!
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  37. Mena querida parabéns, muitas felicidades, saúde e alegrias em sua vida. E tenho que lhe dar um segundo parabéns, o bolo ficou ma-ra-vi-lho-so, divino. Mena voce é uma confeiteira de mão cheia, mãos de ouro, mãos de fada. Lindo, lindo, lindo e que delicia, meu Deus. Amei. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  38. Mena, querida,
    uma vez mais parabéns e desjo-te muitos dias felizes!! sempre!
    O teu bolo está lindo, um encanto mesmo, não sei se seria capaz de fazer algo assim tão belo e delicado. Nota-se o carinho com que o preparaste e a perfeição que ficou em cada camada. Adoro as cores, adoro o exteriro lindo!! Felicidades e dias doces :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Mena o teu bolo ficou uma obra de arte...está LINDO!

    ResponderEliminar
  40. Oh Mena, que lindo o teu bolo de aniversário!!! Estive fora e só deu mesmo para te dar os parabéns, mas não tenho visto nada.
    Admiro imenso a tua capacidade de tanto trabalho para 1 só bolo, pois eu admito que tenho falta de a
    paciência para coisas elaboradas ;) eheheh
    Em relação à tua filha, ela tem mesmo razão, não devíamos envelhecer!!
    Adorei tudo e escolhia o bolo de aniversário, os mini Bundts só se fosse eu que tivesse de fazer as receitas é que os escolheria. LOL

    ResponderEliminar
  41. Mena minha querida,
    que contes muitos mais anos! Muito felizes, junto dos pequeninos! :)
    O teu bolo está encantador! Que perfeição (e que trabalheira!)! As flores estão perfeitinhas! O interior, camada a camada deixa-nos boqueabertos! :)
    E os minicupcakes? Posso ser tua colega? :P Vem antes para esta farmácia! Estão igualmente lindos querida!
    Mais uma vez, um beijinho de parabéns!

    ResponderEliminar
  42. Cada vez que olho para este bolo, babo-me! hehehe Beijocas

    ResponderEliminar
  43. Ficaram ambos maravilhosos e eu só tenho pena de não ter comido de nenhum :(
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  44. Bem, assim é que vejo como tenho as visitas mais que atrasadas, credo, que tristeza! Bom, mas os Parabéns foram dados atempadamente, assim como os elogios a este bolo lindo e maravilhoso, que é o mais importante! Agora é apenas o reforço. ;) Consigo visualizar este teu bolo numa bela pastelaria parisiense... É só o que te digo! Ai, mãozinhas maravilhosas! És linda!
    Um grande abraço,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Olá mena.
    Adorei o teu bolo, quando postaste fiquei apaixonada, e agora que ando a pensar no meu aniversário, não me sai da cabeça.
    O meu problema é que o meu buttercream não me sai nada bem, já fiz diversas vezes e já tentei todas as dicas mas ele derrete, não consigo fazer nada col ele.
    Tens alguma dica?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Foi a minha primeira vez com o butter cream e só no chocolate quando o fui aplicar começou a ficar derretido, mas colocando no frigorifico ele volta a ficar com a textura ideal!
      Há também cobertura com queijo creme!! Experimenta procurar!!
      E em caso de duvida, dá uma apitadela!
      Um beijinho

      Eliminar
  46. Uma vez que não gosto de café, poderia-me dar alguma sugestão para substituir no bolo de chocolate. Muito obrigada. Parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado do blog!
      Quanto ao café, pena nao gostar, porque realça o sabor do chocolate e quase nao se nota!
      Mas se não gosta, junta a mesma quantidade de água quente e 1/2 colher de chá de canela, porque ajudará tb a realçar o sabor do chocolate!
      Beijinho

      Eliminar
  47. Onde posso comprar creme frâiche? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A creme fraiche é aquilo a que os ingleses chamam, Natas ácidas!
      Pode encontrar no supermercado na secçao das manteigas, junto das natas frescas!
      Se nao encontrar, pode adicionar 1 colher de sopa de sumo de limão a natas normais!
      :)

      Eliminar
  48. Um bolo lindo! Na receita diz que é necessário fazer 1 receita de "butter cream", mais meia. Gostaria de saber se a quantidade dos ingredientes apresentados já incluem esta "meia" receita ou é necessário faze-la. Muito obrigada. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita do butter cream, nao inclui a meia!!
      Espero ter ajudado!
      Beijinhos

      Eliminar