18.6.13

Onde está o arco íris?!



Um dia destes cheguei à farmácia e tinha uma cartinha à minha espera. Um envelope amarelo com bolhinhas para proteger o interior! 

Já há muito tempo que me queixo que não tinha Kéfir para fazer as receitas das vizinhas que o têm. E foram muitas aquelas que me perguntaram se eu queria que me mandassem. Mas depois de ler várias coisas sobre o dito, achei que o pobres "bichanecos", morreriam pelo caminho.

Um dia em conversa privada com a Sónia, do blog Uma Pedra de Sal, ela comentava que já tinha enviado Kéfir a outras pessoas e tinha demorado algum tempo, e ainda assim os "bichanecos" estavam em pleno estado.

Quando abri o envelope, ali estavam eles... E eu olhava e pensava: Será que ainda estão vivos? 

Assim que cheguei a casa procurei uma recipiente de vidro para os colocar! Estavam numa casa nova e poderiam sofrer com a mudança! Por isso até comprei um frasquinho novo prós "bichanecos"!

Depois de ler toda a informação que a Sónia e a Isabel têm nos seus blog's comecei a tratar dos pequenos. Como não tenho com que me entreter, agora tenho mais estes pequenos para me entreterem, né? E ainda por cima, fazem uma bebida cheia de virtudes e benefícios para a saúde!



Imagem retirada daqui.

Niños, si vosotros que siempre me estais diciendo que el tradutor no va... Antes que me preguntéis que es el Kéfir, picar el link. Esta todo explicadito en castellano!!! Vale? Se nota que me preocupo con vosotros a que sí?

Podia estar aqui a dizer todas as virtudes do Kéfir, mas não vale a pena. Os blog's das meninas que mencionei atrás têm tudo explicadinho e como tal não vale a pena estar a repetir né? Por isso passem por lá, vejam com os vossos olhos, e tentem arranjar os ditos "bichanecos".

Ora então como já tinha programado mentalmente que este meu dia de descanso, leia-se dia de estar por casa, para fazer bolachas para o Desafio de Junho do Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil, que tinha como mote o dia da Criança. Este dia já lá vai, mas pelos meus e pelas outras crianças, tenho mais que um bom motivo para fazer bolachas né?

E hoje o dia acordou cinzento.... A poucos dias de sair daqui, começo a pensar se realmente vou encontrar o sol por terras lusas. Humm... 

- Oh sol, tens andado a brincar né?? Dava jeitinho que aparecesses sabes? Dentro de dias dá-se o Solisticio e supostamente é quando tens que brilhar com mais intensidade! Entendes que precisamos de ti?? Vá, convido-te para lanchar comigo e os gémeos! 
Um batido de Kéfir com banana e bolachas de gelatina!! Que te parece?
Aceitas? Anda que te ponho um copinho! Mas não te esqueças que tens que brilhar!!!

Espero que com este lanchinho, o sol fique recuperado e comece a dar o ar da graça dele!! 

A receita das bolachas fui desencantá-la enquanto me passeava pelo Kanela y Limón. Há blog's que tento evitar, mas quando passo a espreitar, vem sempre alguma receita debaixo do braço.






Bolachas de Gelatina e Batido de Kéfir com Banana



Ingredientes:
  • 200 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 100 gramas de açúcar
  • 1 ovo
  • 300 gramas de farinha
  • 1 pitada de sal
  • gelatinas a gosto
  • colorante alimentar a gosto
Execução:
Numa taça colocar a manteiga e o açúcar e bater até obter uma massa esponjosa. Juntar o ovo e bater novamente. Por fim adicionar a farinha misturada com a pitada de sal. Amassamos até obtermos uma massa homogénea. No início pode parecer pegajosa, mas não é.

Dividimos a massa em porções de 100 gramas e a cada uma delas juntamos 20 gramas de gelatina, essencia, e colorante alimentar para obter a cor que desejamos.




Vamos fazendo bolachas com a ajuda do dispara biscoitos. Colocamos num tabuleiro com papel vegetal e levamos ao forno, a 160 ºC, durante mais ou menos 15-20 minutos. Devem cozer, mas não ganhar cor. Retiram-se depois de cozidas e deixam-se arrefecer sobre uma grelha. Enquanto estão quentes cedem ao toque.




Nunca tinha experimentado gelatina em bolachas! Uma maneira de darmos mais sabor e mais aroma às bolachinhas caseiras. Se bem que dá próxima vez, uso só os corantas e alguma essencia, para evitar que se deformem as flores!! 





Então visto o não visto, estas bolachinhas tinham que ter companhia. Tinha Kéfir à espera de ser usado e não foi tarde nem foi cedo quando fiz um batido para nós.


Batido de Kéfir com Banana




Ingredientes: 
  • 300 ml de leite kéfirizado (com 24 horas)
  • 1 banana
  • 50 gramas de preparado de mousse de morango**
** Comprei para fazer umas sobremesas, mas andavam perdidas lá no armário. Visto que o Kéfir tem aquele toque ácido, é a junção perfeita para disfarçar o sabor e dar um pouco mais de consistência ao batido.

Execução: 
Colocamos o Kéfir, a banana e o preparado de mousse de morango, no liquidificador e misturamos bem. Servimos de imediato.






Já faz parte integrante da nossa alimentação. Ainda só fiz batidos para o pequeno almoço ou para o lanche, mas já estou rendida aos seus benefícios.

O que não falta são receitas por essa blogosfera com kéfir, só falta tempo para experimentar tudo o que vejo.






Ao fim de um lanche tão colorido, o sol acabou mesmo por não aparecer! Mas o arco íris andou aqui por casa!!

São servidos?

69 comentários:

  1. Que bolachas tão lindas! Assim nem o sol faz tanta falta!
    Beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Ai marota que já tens o kefir!!! Bem falto eu né?? A ver se o consigo arranjar para as férias! O sol por aqui brilha com intensidade! Tanta que nem aguento o calor! Espero ter assim bom tempo daqui a um mês! Vá eu mando-te um raio de sol e tu nandas uma bolacha de cada cor para cá! É uma troca justa! ;-)

    Beijinhos rosita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegou por correio!!! E vivinho da silva! Queres que te mande??
      Oh mulher eu mando-te uma lata de bolachas e manda já para aqui o Sol!!
      É mais que justo, nao??
      Beijinho minha flor!

      Eliminar
  3. Tirando bolachas de gelatina, nunca iria imaginar :) tenho apenas a dizer que adoro as tuas fotos, ficam brutais, esta ultima com no copo está magnifica.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiii.... Não exageres Paulo!
      É das cores!! Fico tudo muito mais bonito, né??
      Obrigado pelo carinho!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que lindos biscoitos, tão coloridos e apetitosos!

    ResponderEliminar
  5. Ay Mena de mi corazón, ojalá este arco iris apareciera en el horizonte de mi cocina, que yo me encargaría de poner una lluvia de café... ¡Deliciosa, como siempre! Te copio la receta me ha encantado lo de la gelatina...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu pone la lluvia de café que el arco iris va de camino!!!
      :)
      Un besito guapa!

      Eliminar
  6. Minha querida estas bolachas ficaram um mimo, adorei :) Ficaram mesmo lindas e apelativas! QUanto ao kéfir esse bichano não me convence LOOOOL mas o batido ficou bem a condizer com as bolachinhas um mimo :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bichano nao faz mal nenhum! So transforma o leite! E é bem bom!!
      E as bolachinhas ate lhe dao outro ar, né??
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Lindos biscoitos, e bom uso do kefir. Eu nunca provei, mas adoraria.
    Estou me informando sobre ele e jà estou procurando por perto da minha cidade onde posso encontrar doadores.
    Obrigada pelas informações (e pelos links).
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita gente a doar!! :)
      Ainda bem que gostou Kati!!
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Me encanta el colorido de éstas galletas Mena, yo también se las ví a Cristina y las tengo pendientes de hacer. Las fotos geniales, como siempre. Un besito.

    ResponderEliminar
  9. Olá Mena,
    aqui parece que finalmente chegou o Verão, com estas cores todas só falta o nosso amigo sol.
    Confesso que ando tentada no kefir mas não sei o porquê de ainda não ter experimentado, mas depois de ver este batido tão suculento ai que vontade que vontade mesmo.
    As bolachas Mena estão um mimo tão bonitas e perfeitas imagino a cara de alegria dos "piquenos", eles sim são uns sortudos.
    As fotos estão fantásticas, muito bonitas, adorei muito, muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Sandra assim que as viram, ja nao pararam!!!
      Tao coloridas que chamam à atençao né??
      Se tens quem te dê Kefir, experimenta!
      É muito bom!!!
      Beijinhos e obrigado pelo carinho!!

      Eliminar
  10. Olha que acho que vou ter que deixar de passar por aqui... é que so de olhar nao +e por nada mas acho que ja engordei 15Kg!!! Eheheehh brincadeirinha

    Que bom que os bichanocos chegaram lindos e vivos, agora toca a por receitinhas com essa maravilha!!!

    As bolachas estao um verdadeirto mimo, adorei e olha que essa ideia da gelatina esta o maximo sem duvida alguma!!! Ficaram lindas!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao sejas assim Margarida! Vens e vens!! NAo se engorda so de olhar!!
      Qualquer dia ate eu começo a dieta!! Apre...
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. QUE BONITASSSSS MENAAA! Así da igual que llueve ,truene,o haga frío,tú ya tienes un arco iris en casa...claro que viniendo de Kanela y limón...pero estas son tuyas,habrán desaparecido enseguida,no? Lo del batido ya te lo dejo para tí que a mi la leche no me va ni con Kefir

    Un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desaparecer?? No, aún hay!! Te envio unas cuantas si?
      Pero si con el Kefir y asi con fruta se parece a un smoothie!!!
      Un beso mi reina!

      Eliminar
  12. Ficaram tão giras, assim coloridas.Esta vai já para a minha coleção.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem que gostaste Marcia!
      Bom ter te por aqui!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Bem Mena!!!Nem sei o que te diga cada umas melhores que as outras, e estas para além de boas estão lindas, parecem verdadeiras flores!!! E esse batido humm, fiquei com vontade de ir experimentar mas com mousse de chocolate, hummmmm.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu nao te ponhas a dar me ideias, que ja fiquei a matutar na mousse de chocolate!!
      Aiiii.... Que desgraça!
      Ainda bem que gostaste das bolachinhas, Elia!
      BEijinhos

      Eliminar
  14. Qué primaverales y coloridas, me encantan!!!
    Nunca he probado las galletas con gelatina y mira que el blog de Kanela y Limón, suelo seguirlo, pero siempre se me pasa algo, no hay tiempo para todo... gracias Mena.
    Besitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Me alegro que te gusten!! Tu eres la Reina de las galletas!!
      Bueno estas las pille por casualidad!!!
      :)
      Un besito!

      Eliminar
  15. Que lindo arco íris, Mena!! Já estou rendida ao kefir, tenho feito imensos batidos e adoro :)
    As bolachinhas ficaram um mimo, adorei todas as cores!! Ficaram um mimo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É bom ver este colorido Cuca.
      E eu também já estou mais do que rendida ao Kefir!! Adoro os batidos!!
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Que lindas! Essas fotos são um mimo, de tão coloridas que são. Adorei tudo, tudo!
    Fantástico! Mais uma vex, brilhaste!
    Beijinho

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá Silvia, tu dizes umas coisas que fico sem jeito!!
      É o colorido que as faz lindas!!!
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  17. Olá...
    Minha amiga, que aspecto esplêndido :).... Quero um saco para mim ;)....
    Beijocas...
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Se o saco chegaste inteirinho eu mandava Leonor!
      Um beijinho.

      Eliminar
  18. Ficaram lindas, adoro as cores e as formas, um mimo.
    Eu nunca usei Kefir, tenho de experimentar.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Experimenta o kefir Filipa!! É fantastico!!
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Também já tenho o kéfir, e tenho feito basicamente bolos e scones, tenho que me aventurar nos batidos. No inicio tb estava com receio de "assassinar" o bicharoco, mas tem se portado lindamente. E esta semana teve um reforço. lol
    Adorei o post, a receita e as fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Uma tentei fazer bolachas com gelatina mas a coisa correu mal.
    A massa acabou no lixo.
    As tuas ficaram tão lindas.
    Parabéns pelo kéfir.
    bj

    ResponderEliminar
  21. Há mais de 16 anos (antes de mudar para a anterior casa) tive uma coisa dessas kefir, nem sabia como se chamava e quem mo deu disse que era para fazer iogurte natural e lá tive as ditas flores no leite, só que nunca consegui fazer iogurte e nunca soube que outras utilidades poderia dar ao leite, pelo que acabei por deitar tudo fora :-)
    Gostei das bolachinhas, ficaram muito coloridas :-)

    ResponderEliminar
  22. Oi Mena ficaram lindas suas bolachas e com esse batido de kefir recebido de presente devem ter ficado ainda melhores.Espero que o Sol atenda seus desejos.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  23. Adorei as bolachas e o Kéfir, ficaram lindas todas coloridas.

    Beijoca

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O Kefir é uma maravilha Paula e tu sabes!!
      Ainda bem que gostaste!
      BEijinhos

      Eliminar
  24. Adoro batidos, e os meus têm sempre banana. Pois é, o famoso Kéfir... epá saber que são bichanecos que vamos deglutir, põe-me de pé atrás, o pessoal de casa então não lhe tocava de certeza. Talvez um dia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Filipa, os bichinhos nao!!
      O que eles fermentam! Os bicinhos ficam sempre no mesmo sitio!!
      :))
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Lindas, lindas, Mena!! Nunca pensei na gelatina para fazer bolachas, ficaram um mimo! E batido de kéfir... também quero!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Oh Maria Joao, se queres mando-te KEfir! Queres?
      Se nao ha muitas meninas aí que te poderão dar ou enviar!!
      Beijinhos.

      Eliminar
  26. Madre mia cuanta gente...yo ya me voy sin galletas
    pero que bonitas te han quedado y la foto de la galleta dentro de la leche
    es una flipada..siguiendo los pasos de Kanela y Limon??...jajja a ti no te hace
    falta..bonita..un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No es la primera vez que hago una receta de Kanela!!
      Y para ti siempre hay galletas! Y si no hay, vuelvo hacer solo para ti!!!
      Un beso mi reina!

      Eliminar
  27. Minha linda,
    Essas bolachinhas estão lindas de morrer, mesmo lindas! Já tinha vindo cuscar ontem e agora não me saem da cabeça!
    Já estás a ver o que vai acontecer, não é? Vou ter que me enfiar na cozinha e experimentar as benditas... Fantásticas mesmo... acho que estão mesmo amorosas!
    Beijinhos e um abraço do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  28. Ainda não me rendi ao kéfir, mas já pensei uma ou duas vezes....aliás, já ponderei bem a hipótese, mas depois não surgiu mais a oportunidade de o mandar vir à Margarida que tinha de sobra. O meu medo sempre é deixar morrer os bichinhos, mas um dia hei-de tê-lo!

    Quanto às tuas bolachas, o que posso dizer, Mena?
    Uma mamã sabe sempre do que o seu filho precisa, sabe dar sabor e sabe dar cor à sua vida. Talvez não houvesse melhor maneira de dar cor, senão com as tuas bolachas. Agora que as vi, não imagino nada melhor, nada mais bonito. Ou, talvez exista, e esteja preparado para o teu próximo post :D ahahahah

    Estão absolutamente encantadoras e os meus olhos brilham como uma criança só de olhar para as suas cores e só de imaginar os seus sabores. E as fotos são lindas, mas não o seriam tanto não fosse o teu trabalho genial a preparar este lindo jarro de flores!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  29. Olá Mena:)

    Nunca vi nem sequer experimentei o Kéfir...Acho que estou a perder algo de espantoso e bom:)
    Adorei as bolachas que ficaram lindas e coloridas. Ajudaram a animar o dia e acompanhadas por esse belo batido não podia ser melhor. Aqui por Portugal o tempo não está melhor que aí, pelo menos na minha zona...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Olá Mena:)

    Nunca vi nem sequer experimentei o Kéfir...Acho que estou a perder algo de espantoso e bom:)
    Adorei as bolachas que ficaram lindas e coloridas. Ajudaram a animar o dia e acompanhadas por esse belo batido não podia ser melhor. Aqui por Portugal o tempo não está melhor que aí, pelo menos na minha zona...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Mena, à tua primeira pergunta deste post, responderei que o arco-íris esteve aí, na tua Sibéria, através de ti.

    Ficaram maravilhosos e eu bem gostaria de poder saboreá-los. Melhor... um de cada um dos tons e assim seriam mais!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  32. Que bolachas tao lindas e coloridas. E com o batido com kefir ainda devem ter sabido melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. yo sé donde está el Arco Iris.

    ¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡EL ARCO IRIS ESTÁ EN TÚ CORAZÓN!!!!!!!! y es enorme! ;)

    Lo mismo que enormes y ricas son las cosas que haces y nos compartes. MUACK

    ResponderEliminar
  34. Mena, as tuas bolachas tem tão bom aspecto!!! só não sei quanto ao batido de Kéfir!!!! Vá não sei muito bem o que é mas um dia tenho que experimentar!!!! Pelo que andei a ler o kéfir é reproduzível colocando alguns 150 g kéfir em 3/4 de leite e dá-se a reprodução da natureza!!! vá espero que quando tiveres o teu "viveiro" ou "plantação", não sei como lhe chamar, me possas enviar um pouco também!!!!
    bjus
    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Querida,
    As tuas bolachas ficaram um mimo e os teus filhotes de ceretza adoraram as cores das bolachas.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  36. O meu marido consumiu kefir durante anos, muito antes de se tornar moda... acho que agora enjoou, nem quer ouvir falar nisso.
    essas devem ser as bolachinhas mais adoráveis que já vi :)

    ResponderEliminar
  37. Olá Mena!
    Estão tão giras as bolachas! As crianças devem ter adorado esse lanche.
    Muito obrigada pela tua participação e por esta sugestao. Também gosto muito de Kefir (do caseiro), mas nao da´para trazer os bicharocos para o Brasil e cá nunca conheci ninguém que tivesse. Vais ver as flores a crescer, chega a uma altura que tens de dar ou jogar fora!
    Bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar
  38. Ah pois é.. ficaram mesmo giras e devem ser ótimas... nunca tinha ouvido falar em gelatina em bolachas, mas agora já sei. e olha - uma boa notícia... a partir de 6ª feira o sol volta a Portugal... anda para ao pé do sol.. anda.. :)

    ResponderEliminar
  39. Mena,
    esta última foto está soberba :)
    Adorei o batido com o kefir, é como gosto de beber o meu, cheio de fruta e bem fresco!
    Eu enviei uns meninos kefir até à Escócia e chegaram vivos!!
    Agora é começar a usar e adorar.
    Adorei as bolachinhas, que fofas com tantas cores. Que animação de lanche colorido, faz bem aos olhos! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  40. Minha querida tu deixas qq uma a sonhar com os teus cozinhados!
    E depois lá se vão as dietas :P
    Está maravilhoso!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  41. Biscoitos lindos, adorei todos. esse kefir deve ser mesmo bom.
    bjos

    ResponderEliminar
  42. Olá amiga,

    Então já tens o kefir ! :)
    Então tens os netinhos do meu kefir, pois eu dei à Sonia, eh eh eh... isto é tudo uma familia kefiriana !!!! lololo
    Pronto, agora já não tens desculpa para não utilizares todos os beneficios que ele tem.
    E começaste lindamente com esse delicioso batido, está com uma cor estupenda, adorei !
    Batidos nunca faltam por aqui, adoramos e é como gosto mais dele !

    As bolachinhas estão maravilhosas, assim tão coloridas e lindas, imagino a alegria dos teus filhotes !!!!
    Nunca usei gelatina para fazer bolachas, achei uma idéia fantástica ! :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  43. Como vês mandar-te os bicharocos nao foi totalmente desinteressado. Eu sabia que te ia puxar pela imaginação e dar-te o mote para coisas deliciosas :-) sinto-me co-responsável :-) estou felicíssima! Ficaram lindas as bolachinhas!

    ResponderEliminar
  44. Olá, Mena!
    Que bom este pedacinho de arco-íris a entrar pelo ecrã! Que maravilha!
    Eu tenho de estudar "Kefir", que estou um bocado out. Já li alguns posts da Sónia e da Isabel, mas tenho de ver onde se conseguem os "bicharocos" para me entusiasmar e exercer. Hahaha!
    Um grande beijinho, que já te levei umas quantas e estou a falar já de boca cheia (e não se faz, desculpa, eu sei!)! Faz mais bolachinhas, sim, que a gerência agradece. :)
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Ai Mena, vc não existe!!!!
    Eu acho lindo demais tudo que tu faz sabia?
    Tão fofo e fica tudo com cara de quero comer tudo já! kkkkkk
    Minha tem kefir e eles se multiplicam desesperadamente e ela fica louca sem saber o que fazer com tanto....já deu para várias pessoas, mas eles são mais rápidos, rsrs.
    Adoro essas receitas que eles são inclusos pq sempre aproveito para fazer pra ela. Com certeza já está anotada a sua batida :)
    Beijãoooo

    ResponderEliminar
  46. Olá Mena,
    as tuas bolachas ficaram mesmo, mesmo Lindas!...e as fotos também ;)

    ResponderEliminar