15.6.13

3 dias de viagem




Eu continuo em contagem decrescente para as minhas férias! Há mais de um ano que não saio daqui da Sibéria. Depois do Inverno que tive, já mereço um lugar ao Sol. Havia assim uma música, acho eu.

Ultimamente não tenho tido possibilidades de responder aos vossos comentários. Por mais manobras que faça é impossível. Às vezes uso tempo morto na farmácia para o fazer, mas quando o começo a fazer, entra sempre gente para comprar algumas vitaminas! Com tanta hora para irem à farmácia, tinham que passar quando eu vou ao blog.

Pois que saibam que os leio todinhos e mais do que uma vez, e que os guardo neste pequeno coração. E também sei que ando atrasada em alguns post's da vizinhança, mas eu lá vou!!

Ultimamente tenho sido assolada por umas ideias fantásticas! Ou pelo menos para mim são... A cada dia que passa, sinto que o meu lugar não é aqui! Longe de casa, da família, dos amigos... Definitivamente não pertenço a este lugar.

Quero sair daqui e regressar! Por isso a minha ansiedade pelas férias! Tenho que ver in loco as possibilidades de voltar. Não quer isto dizer que volte para a minha cidade linda, mas talvez para perto dela. Mas como disse é só uma ideia!!



Imagem retirada daqui.


Falta encontrar as coordenadas e conectar o GPS!

E se há coisa que me deixa feliz, é quando faço Bundt's. Não posso andar pela blogosfera! É que não posso mesmo. Cada vez que dou uma vista de olhos, é a desgraça!

Foi o que aconteceu na 3ª feira passada, em que devia ter ficado todo o dia no sofá!! Mas não!! Oh oh... No meio das Tulipas, apareceu um bundt. Ou melhor Mini's Bundt's. 

Aiiii.... Que não consegui resistir a fazer minis. É que depois o sentimento de culpa é muito menor! E depois ficam tão "cuquis", como dizem as minhas meninas!!


Mini Neapolitan Zebra Bundt Cakes



Podia ter escolhido um que desse menos trabalho, mas tinha que complicar!! Tinha que pôr a cozinha em pantanas, só por dá cá aquela palha. Mas no fim, vale bem a pena o resultado.

Bem, devia ter feito um grande para que se visse bem o efeito e a diferença de cores, mas não me apeteceu. Nos mini não se nota bem, mas no sabor nota-se bem a diferença de camadas.

Os blog's ingleses têm as melhores receitas de Bundt's. O problema é que às vezes não consigo traduzir e o tradutor do google não ajuda. As medidas são sempre em cup's, mas eu pesei para terem tudo em gramas.

Ingredientes:
(A receita foi tirada daqui e fiz só metade. 12 unidades)
  • 190 gramas de manteiga sem sal derretida e fria
  • 130 gramas de queijo ricotta
  • 200 gramas de farinha
  • 200 gramas de açucar
  • 3 ovos
  • 1/2 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 30 gramas de gelatina em pó de morango
  • 20 gramas de cacau sem açúcar
Para a cobertura:
  • 100 gramas de açúcar em pó
  • 1 colher de leite
  • Amêndoa tostada granulada para decorar (opcional)
Execução:
Numa taça bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura fofa. Juntar o ricotta previamente batido.

Juntar a baunilha e o sal. Juntar os ovos, um a um, batendo bem, entre cada adição. Misturar o fermento com a farinha e peneirar. Adicionar por três vezes, batendo suavemente.

Dividir a massa em três partes iguais. Numa juntamos a gelatina de morango, e na outra o cacau em pó, mexendo até estar bem misturado.

Pré-aquecemos o forno a 180ºC e untamos devidamente as formas com manteiga e farinha. Usei de silicone e usei só manteiga.

A receita original dizia para colocar a massa com a ajuda de uma colher de gelado. Como não tenho, coloquei dentro de sacos de congelação improvisando mangas pasteleiras.



Vamos colocando camadas alternas das massas, começando pela branca e acabando com a de chocolate.

Levam-se ao forno durante 20 minutos ou até que o palito saia seco.

Deixamos arrefecer sobre uma grelha 5 minutos e desenformamos. Arrefecemos completamente.

Preparamos a cobertura com o açúcar e cobrimos os mini bundt's com a mesma. Polvilhamos com amêndoa e servimos.





O cheiro que saía do forno enquanto coziam, deixava antever a mistura de sabores. O facto de os ter feito em formato pequeno não se nota bem o efeito! Mas se o voltar a fazer, faço um grande e depois mostro.

Ainda assim, estas coisinhas pequeninas, são um pedaço de mau caminho.




É o que dá as miniaturas! É tudo mini, até as fatias!! Agora imaginem em grande onde as diferentes camadas, se notam mais.

Conto-vos um segredo? São irresistíveis!! Alguém é servido?



39 comentários:

  1. Hummmm Mena dá pra ver sim a diferença das camadas e a água começa a brotar na boca.Me deixou com vontade.Lindos e apetitosos.Beijos querida, espero que encontre seu caminho onde quer que la esteja sua felicidade.

    ResponderEliminar
  2. Claro, bundt cake! :P

    Estão lindos, e compreendo-te bem, a nossa terra mais mal ou mais bem é onde estamos melhor. Claro que isto é o coração a falar. <3

    ResponderEliminar
  3. Mena,liga o GPS da felicidade e veja onde te guia...Eu sei muito bem que é muito difícil longe da família.
    Se quiseres posso dar te uma ajudinha com a tradução dos bundt's cake.
    Quando vi a foto no facebook nem me passou pela cabeça que vais fazer um bundt.São tão lindos na variante mini e irresistíveis.
    bjns,violeta

    ResponderEliminar
  4. Por diosssss,os habeis puesto de acuerdo para tenerme salivando? Esto debe estar requetebueno, que buena idea lo de la gelatina de fresa para darle sabor.me la apunto!!!
    Un beso Mena

    ResponderEliminar
  5. Acredito que em grande o impacto das camadas seja maior, mas, mesmo assim, bem dou conta delas...A alaranjada, a castanha chocolate e por fim uma lindíssima amarela pálida! Com uma cobertura doce e amêndoa por cima, são a cereja no topo do bolo! :)

    E agora que te vejo mais animada, talvez com mais perspectivas, espero que tenhas o gps da felicidade bem ligado e encontres o teu caminho. Algum dos caminhos há-de ser o teu. E, quem sabe, não passe ele por Portugal? Terra do <3!!

    Arruma a bagagem e traz-me essas mini belezas! :D Cada vez tenho mais vontade de provar as tuas receitas, mas feitas directamente pela tua mão!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  6. Con tres colores y sabores! como molan! me gustan los postres que preparas y presentas en tu blog.
    Un feliz fin de semana
    un beso

    ResponderEliminar
  7. Qué maravilla, yo quiero 2 porciones una para ahora mismo y la otra para cuando acabe esa. Como siempre es una delicia venir a tu blog. Besos

    ResponderEliminar
  8. Ai Mena, acabei agora de sair da cozinha ficou uma desgraça a minha sorte é que ainda tenho quem me ajude a limpar.
    E ai Mena digo eu tantas vezes por estas imagens estou de queixo caído estou já a saborear cada miniatura destas, acredita que consigo imaginar o seu sabor e textura, consigo dizer que ficaram húmidos, desfazem-se na boca como algodão são mesmo leves.
    Ficaram mesmo lindos, a cada post que passa é notório a evolução das imagens e eu fico tão feliz pois este cantinho é do melhor que há, um verdadeiro elixir.
    também concordo contigo os blogs e sites ingleses têm receitas deliciosas e as imagens são fantásticas.
    Espero que o tempo voe até o dia de embarcar e desejo que quando aqui estiveres o tempo ande à velocidade de caracol:)
    Espero que tenha corrido tudo bem com os "piquenos" nas suas visitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. yo me sirvo un par!!! ó más... que buenassss Mena cariño que manos tienes te salen todos con una pinta estupenda.

    espero que te animes en vacaciones, un poco mas cerca de los tuyos, y que no estes tan triste.
    un beso muy grande

    ResponderEliminar
  10. Estar longe de casa, da família e dos amigos deve ser muito complicado, mas quem sabe não surjam oportunidades mais perto?!
    Estes mini-bundts ficaram lindos e a chamar por mim! Acho que vou dar um pulinho à tua Sibéria! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Mena, os segredos não se contam, guardam-se, mas pronto como tutens bom coração, vens fazer pirraça aqui aos gulosos...
    Sua marota então era este o fim das 3 massas, que andaste a mostrar, ficaram uma delicia só!.
    Olhando bem para a forma deles, lembrei-me que tenho ali um tabuleiro com forminhas pequenas que dão perfeitamente para os mini Bundt Cakes. Será que consigo resitir-lhes? O Futuro dirá!
    Beijoquinhas.

    ResponderEliminar
  12. Olá Mena, estão maravilhosos os teu mini-bundts, e devem ser deliciosos! Foi muito engenhosa a maneira que encontraste de montar as camadas :)
    Em relação ao teu possível regresso para Portugal, só te digo que se achas que não pertences aí, deves fazer todos os esforços para regressar! Espero, de coração, que a tua ideia resulte e que consigas reunir as condições de regressar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Só há pouco dei conta que tinhas publicado sua marota!!!
    Bem que mais te possa dizer destas pequenas preciosidades que ainda não te tenha dito? Ficaram lindos lindo LINDOS!!! Hoje quando vi a foto no FB dos 3 "sacos de pasteleiro" improvisados fiquei a matutar para o que teriam servido ;) e quanto às tuas ideias, volto a dizer-te: segue o coração!! eu da minha parte estou aqui para o que der e vier!!

    beijinhos rosinha!

    ResponderEliminar
  14. Nunca estive na tua Sibéria mas o meu irmão mora ai á mais de 20 anos, a meu filho já esteve ai e não gostou.
    Por acaso gostava de ir ai no tempo da neve.
    Adorei os teus bundt ficaram maravilhosos....demais.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Lindos e mimosos! Já levo um para provar!
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Pronto, como são pequeninos vou comer um :D

    Espero que consigas vir para ao pé das tuas gentes :) Ficamos a trocer :P

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Mena, que lindos!!! E eu acredito que tenham ficado deliciosos! Ainda não consegui encontrar uma forma para o bundt... já guardei umas receitas tuas e quero experimentar, agora, mais esta??? Opahhhh... não há condições para escolher!
    Beijinhos, querida

    ResponderEliminar
  18. Excelentes férias e que sirvam para encontrar o teu caminho...o certo! Força!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  19. Qué delicia Mena, se ven súper apetitosos.
    Un besín, guapa.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia minha flor :) Ai é tão bom quando deixas a cozinha de pantanas! É que estão mesmo lindos... Um beijo e pensa que já falta pouco para estares cá. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que lindos Mena, ficaram tão encantadores, nunca fiz bundts. Nem nunca provei, parecem tão deliciosos. Gostei muito. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  22. Aí amiga.... Es uma constante surpresa.... Realmente es cá das minhas... Mesmo quando seria suposto descansares é c
    Aboque te foste por a desarrumar a cozinha. Ficaram lindos mas lindos! Tenho de arranjar umas mini formas dessas :-)

    ResponderEliminar
  23. Vi no facebook os saquinhos, mas não imaginaria que saíssem uns mini bundt's! =)

    Não são precisas muitas palavras...ficaram...

    PERFEITOS!*

    ResponderEliminar
  24. Mena,
    és mesmo uma viciada em bundts :) que maravilhas estas pequenas miniaturas, estão de comer rezando por mais :) achas que por serem pequeninas só me contentaria com um? eu sou uma gulosa assumidíssima, por isso levo pelo menos 3 e isto para não dizerem que sou "ingoísta".
    Espero-te daqui a uns dias para saborearmos algumas coisitas entre dois dedos de conversa e um lanche :)
    Bjns a triplicar
    Isabel

    ResponderEliminar
  25. Mena, vi no facebook os sacos com massa mas nunca imaginei o que ia sair dali :)
    E que lindos que ficaram!!! Adorei a ideia da gelatina :)


    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Que cores lindas, Mena. Valeu a pena desorganizar a cozinha, ainda mais com este resultado.

    Quanto ao regresso da Sibéria, só tu poderás avaliar, também em função da realidade de cá.


    Bom início de semana!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Bem que trabalhao devem de dar esses mini-bundt's, mas valeu bem a pena, porque ficaram lindissimos e super apetitosos. Eu tambem sinto uma vontade enorme de voltar para casa, mas como as condicoes do nosso pais neste momento nao sao as melhores, continuo a desesperar para estar de ferias e poder matar as saudades enormes que ja tenho, e assim atenuar este desejo de voltar onde sou mais feliz e mais eu.
    Se precisares de ajuda a traduzir alguma receita em ingles, ou em relacao a numeros e nomes esquisitos, envia um mail que eu terei o maior prazer em ajudar-te.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  28. Ai Mena, mas que delicia de bundts!
    Acreditas que já ando a querer fazer estes bolinhos à séculos e ainda não consegui encontrar uma forma de jeito?
    Esta receita acho que não me escapa. Muito tentadora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Oh são mesmo irresistíveis, assim pequeninas e deliciosas!

    ResponderEliminar
  30. Querida Mena,
    Espero que consigas encontrar as coordenadas GPS que se adequem melhor a ti. Quanto aos mini-bundts, ficaram lindos mas, aqui soube a pouco... Podes enviar umas fatias?
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  31. Minha linda,

    Oxalá a Vida seja generosa contigo e te permita levar de forma leve a escolha que fizeres para Ti própria !
    O meu apoio tê-lo-ás sempre, tu sabes ! :)

    Quanto aos teus bolinhos lindos, Menina Bundt Cake, que dizer que já não tenha sido dito ?
    Perfeitos, como sempre... lindos e de aspecto guloso e tentador para quem, como eu, apenas pode Olhar e Contenplar ! :)

    Beijinhos grandes ! ;)

    ResponderEliminar
  32. Que maravilha, fiquei com água na boca :P

    Beijinhos e uma boa semana
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Minha querida...
    gosto tanto de ler os teus posts e fico a pensar como gostava de conhecer a Mena!
    Em relação aos bundts, digo-te que assim mini comia um com o maior prazer! Tenho que arranjar umas forminhas dessas...eehehehe!
    uma beijoca do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  34. Lindo... eu tb comia um com o maior dos prazeres!!!!
    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. mena adorei tudo tens umas maozinhaas de fada parabens

    ResponderEliminar
  36. Mena, esto es fantástico, me encanta la receta. ¡¡¡Te felicito!!!
    Un beso.

    ResponderEliminar
  37. Irresistíveis! Tenho que arranjar uma forma para fazer mini bundts! (Recomendas alguma?)

    ResponderEliminar