18.2.14

Bloody....



Com esta história do blog, tenho a vizinhança toda contagiada!!!! Não só porque são os meus provadores oficiais depois dos catraios, mas também por acho que de cada vez que falo disto se nota que gosto cada vez mais!!

Noutro dia a vizinha emprestou-me umas chavenas todas fashion para as minhas fotografias!! Até disso se lembram quando vêem alguma coisa de diferente! Ou então quando andei a mudar uns móveis, quando viu perguntou logo, e onde vais tirar as fotografias?

A minha casa não é tão iluminada como eu (risos), mas também não é um poço escuro como algumas onde já vivi!! E então como me recuso a tirar fotografias sem luz natural e não há meios para criar um pequeno estúdio, a janela da minha sala é o meu projector preferido! E isto se não estiver a nevar, porque então a coisa torna-se muito complicada!




As fotografias pela Sibéria são as mais fáceis de tirar!!! Não tenho que andar com o tripé atrás, e olha, às vezes ficam giras!! Se bem que noutro dia, um amigo meu, que dá a casualidade que é fotografo, dizia no seu castelhano con sotaque argentino, que tinha que buscar outros fundos! Que não fossem só brancos!! E eu comecei-me a rir e disse-lhe que na Sibéria era um bocadinho impossível!!!

Vai daí numa conversa sobre fotografia, explicou-me umas quantas coisas! Especialmente no que toca ao tripé, mas ainda assim, eu e o dito não nos entendemos!!

A Helena também já me tinha dito como fazer, mas eu demoro a lá chegar né? E para estas coisas eu preciso de tempo e tranquilidade! Quando andam os catraios por casa, é impossível! 

Sim porque entre a pequena que se senta na mesa à frente do computador e diz ao irmão, que já tem idade para saber o que quer e, entre o irmão que acorda um dia de manhã e me diz que entraram zombies em casa e lhe roubaram um brinquedo, os dias em que posso tirar fotografias são muito poucos!!

O pequeno acorda a falar de zombies e há uns dias atrás eu acordei a pensar em laranjas sanguíneas!! Podia ser pior né? E não me perguntem porquê, mas depois acabei por encontrá-las por aqui na Sibéria! Assim que as vi, vieram logo comigo sem saber ao certo como iriam terminar!!!





De uma coisa estava certa, tinham que ser caramelizadas como as clementinas sparkling!! E pronto, foi o mote para tudo o resto! O problema foi mesmo encontrar o livro quando tive vontade de fazer qualquer coisa, que já há muito andava aqui a matutar!! E fui dar com o livro no quarto dos catraios! Cá para mim foi a mesma zombie que roubou o brinquedo ao pequeno!! 



Cheesecake Citríco com Laranja Sanguínea Caramelizada
(receita adaptada do Le Grand Livre Marabout de La Pâtisserie facile, pag. 117)





Ingredientes:


Para a base:
- 250 gramas de bolachas de manteiga (usei digestivas)
- 125 gramas de manteiga sem sal amolecida
- 1/4 de colher de chá de noz moscada

Para o cheesecake:
- 4 ovos (gemas e claras separadas)
- 200 gramas de açúcar
- 2 colheres de chá de raspas de limão
- 125 ml de sumo de limão
- 125 ml de sumo de laranja normal
- 125 ml de água
- 1 1/2 colher de sopa de gelatina em pó
- 500 gramas de queijo creme (usei Philadelphia)
- 300 ml de crème fraiche batida em chantilly

Para as laranjas sanguíneas caramelizadas:
- 3 laranjas sanguíneas medianas ( as da foto acima)
- 175 gramas de açúcar mascavado claro
- 3 colheres de sopa de Grand Marnier
- sumo de uma laranja sanguínea
(A receita original usa uma calda de ruibarbo).





Para caramelizar as laranjas sanguíneas o procedimento é o mesmo que o que foi usado para as clementinas, no post do Bolo de Amêndoa e Clementinas Caramelizadas, ou simplesmente sparkling como eu chamo.

A única diferença é que as laranjas serão descascadas a "vivo". Ou seja, tentar retirar a casca evitando que a laranja fique com aquela pele branca. Seguidamente cortam-se em rodelas finas e cobrem-se com o caramelo, que neste caso precisa de ferver mais cinco minutos depois de adicionar o Grand Marnier e o sumo da laranja.

Para verem o método usado para as laranjas espreitem este vídeo, que mostra a sua simplicidade!

Execução:

Para a base, reduzimos as bolachas a migalhas com um processador de alimentos e juntamos a manteiga e a noz moscada. Colocamos a base, pressionando, em 8 formas de fundo amovível, de 10 cm de diametro, ou numa forma de 28 cm de diâmetro.
Levamos ao frigorifico durante 30 minutos.

Para o cheesecake colocamos numa taça resistente ao calor, o açúcar, as gemas de ovo, a raspa de limão e os sumos de laranja e limão. Levamos a banho maria, mexendo sempre durante 10 minutos, com uma vara de arames, até engrossar e ficar com uma textura tipo mousse.
Retiramos a taça do banho maria.

Numa taça colocamos a agua e dissolvemos a gelatina. Levamos a banho maria e mexemos até que a gelatina se derreta.

Misturamos na mistura anterior e deixamos arrefecer.

Batemos o queijo creme e adicionamos a mistura anterior em 4 vezes, envolvendo bem. De seguida batemos a crème frâiche e adicionamos a esta preparação.

Por fim batemos as claras em castelo suave e adicionamos em 2 vezes, como movimentos suaves e envolventes.

Colocamos nas formas anteriormente preparadas com a base de bolacha e, levamos ao frigorífico pelo menos 12 horas.

Servir o cheesecake com a laranja sanguínea caramelizada.

Tempo de preparação: 30 minutos +12 horas de refrigeração; Dificuldade: Média
Vegetariano: Não; Para crianças: Não
Ingrediente principal: Citrícos; N.º de porções: 8
Prato: Sobremesa







Notas da Mamã:
- Quanto mais tempo estiverem as laranjas no caramelo, melhor ficam!
- Cuidado a derreter a gelatina! É tão ou mais sensível que o fermento que usamos para o pão! Se nos passamos na temperatura, perde o seu efeito gelificante.
- O cheesecake, é uma mistura, entre uma mousse super ligeira, com o toque dos citricos e o saborzinho do queijo... Perfeita!!!
- Pode ser feita com laranjas normais caramelizadas e no caso de fazerem numa forma grande, antes de servir só têm que colocar as rodelas a tapar a superfície do cheesecake.






Poderia fazer como de costume e dizer aquilo que realmente penso desta sobremesa! Bem posso dizer que é perfeita para uma ocasião especial, ou simplesmente para um almoço de amigos!

Quanto ao seu sabor? Pois vou-vos deixar curiosos e a única coisa que vos digo é que a cada colherada, temos sempre vontade de comer mais um bocadinho!

Agora só têm que experimentar!


36 comentários:

  1. Olá minha linda!
    Em relação às fotografias, acho que fazes um trabalho fantástico e ficam lindas. Nota-se uma grande evolução!
    Este cheesecake com as laranjas sanguíneas deve ser soberbo... é uma deliciosa tentação!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já se nota muita diferença, mas isto é um caminho muito longo e eu so agora comecei!!!
      :)) E o cheese é que é mto bom, Paula!
      beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro cheesecake e esse agradou-me...esta tão lindo
    bj

    ResponderEliminar
  3. Oh Mena,

    não vamos falar de fotografias e de tripés...estou mesmo a precisar de muita formação ai estou.
    pois eu também já contagiei toda a gente, a vizinha que me vem dar facas antigas, a colega que chega com panos, e já me aconteceu estar a falar que queria umas tigelas de esmalte e no dia seguinte já as ter, mas recompenso sempre toda a gente com uns docinhos:)
    Oh, parece-me a mim que os gémeos querem é escolher as próximas receitas a testares...
    Podes ficar orgulhosa pois tens aqui um post lindo assim como as fotos e mesmo à distância consigo imaginar cada situação nas palavras que aqui deixas, imaginar o quanto deve ser cremoso e delicioso estes mini cheesecakes, as laranjas essas estão bem gulosas.
    Diz-me só Mena, quando colocas os ingredientes em banho-maria, bates com uma vara de arames ou com a batedeira?

    Beijinhos e obrigada por tudo Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandra, tu ja sabes que naquilo que eu puder ajudar, eu ajudo!! O pouco que sei, partilho!! Quanto ao tripé é mais complicado mas eu um dia chego lá!!!
      Pois acho mto bem que retribuas as tuas vizinhas com mimos docinhos!!! As minhas tb gostam, so não tenho a sorte de me emprestarem coisas antigas!!! Jajajaj
      Esqueci-me desse pormenor, Sandra!! Bati com a vara de arames!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Benditas laranjinhas....Nunca provei mas como a tua vizinhança também fiquei contagiada e assim que achar umas vão vir de viagem comigo!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora parece-me bem que te contagie!!!
      E experimenta, nem que seja so o cheesecake!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ficaram fabulosas!
    Olha que bons vizinhos ;)

    ResponderEliminar
  6. Mais uma receita e umas fotos lindas, maravilhosas mesmo. Acredito que seja difícil fotografar com os catraios mas eu não tenho catrarios e nunca consegui fotos desta qualidade. Portanto, há que continuar, porque estão excelentes.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  7. Adoooro as cores e o facto de ser cheese! :) Não podias ter escolhido melhor destino para essas laranjinhas.
    Toda essa "problemática" das fotos é-me tão familiar!!! Mas as tuas estão lindissimas ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por causa dessas cores que acordei a pensas nas laranjas sanguineas, Susana!!
      :)) E realmente o fim delas nao poderia ser melhor!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que giro! Ao ler o teu post, quando vi as laranjas sanguíneas, veio-me logo à ideia como seriam boas como as tuas Sparkling Clementines e não é que no seguimento da prosa vejo que foi mesmo isso que fizeste?!!! Fantásticas e apetitosas as fotos do Cheese-Cake. Tu, que és perfeccionista, naturalmente queres evoluir mais, mas para o vulgo como eu e não só, já as acho um espectáculo. Tu, sendo amante da Natureza no seu melhor e da luz natural, talvez tenhas de te render a alguns truques fotográficos nos dias em que não há sol. Além disso, as fotos de comida são das mais difíceis de conseguir. Geralmente são obtidas com lâmpadas extra de halogénio, se não estou em erro. adorei estar aqui na tua companhia. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Bombom, ainda sabes mais do que sobre essas luzes! Mas ainda assim, redimo-me ao pouco que tenho e vou fazendo como posso e como sei!!!
      :) A serio que pensaste nas clementinas?? Pois pensaste bem!! É que depois de as experimentar, fiquei encantada e voltei a repetir com outro citrino! E o resultado, este que se vê!!!
      Eu é que gosto de ter por aqui!
      beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Mena,
    dá gosto por momentos imaginar uma paisagem assim, branca, serena, fria, mas depois penso melhor, frio não!
    Mas que é lindo é :)
    Mais lindo são os teus cheesecakes, que maravilhosos!!
    Fizeste bem comprar as laranjas sanguíneas hehe, deram uma boa ideia e aposto que ficaram deliciosas caramelizadas.
    Um beijinho. (que vou limpar a baba)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais... Mais lindos sao os meus cheesecakes!!! Agora ca a paisagem branca!! :P
      Queres que mande um babete dos gemeos??
      beijinhos

      Eliminar
  10. Paisagens brancas são muito bonitas em fotografia!! Imagino que a ti te canse ao fim de algum tempo, especialmente pelo frio :)
    Gosto imenso destas laranjas, apesar de não ser muito fácil encontrá-las. E os cheesecakes ficaram lindos, que delícia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora eu penso como tu, Cuca!! Muito lindas em fotografia!!!
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Que lindo cheesecake!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Mena, cada vez que vengo a tu blog, me enamoro más y más de él, de tus textos, de tus fotos, de tus recetas y ésto es justo lo que me ha ocurrido ahora, fantástico todo y el cheesecake, tengo que probarlo!
    Un besito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esmeralda mi niña, que buena eres conmigo!!!
      Enamorada estoy yo del tuyo! Yo solo espero que el tradutor traduzca para que realmente me entiendas!
      Un besito mi reina!

      Eliminar
  13. Ai minha linda amori, pois eu diria: mas que bloody heaven!!!!
    Sim, porque é o que este teu cheesecake com esta laranja (que eu gosto de chamar de laranja vermelha) me parece, um bloody heaven, para onde eu ia já por momentos!!
    Ainda bem que tends amigos fotógrafos, ou entendidos na coisa que te ajudam e por isso tens sempre fotografias tão lindas e com uma iluminação tão fantástica. O branco da paisagem, se não for durante muito tempo, também é por cá muito apreciado :)))!!
    Beijinhos grandes para ti e pintainhos minha mana amori,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jajaj,... Bloody heaven?? Ai!!!!
      Devia ter perguntado o nome antes, que assim ja nao tinha este cheese um nome enorme!!!
      Assim era mto mais fashiion!!!
      O branco por aqui perdura, mas ja nos habituamos!!
      beijinhos triplicados

      Eliminar
  14. Mena, querida, tu estás com um nível de fotografia, que eu gostaria muito de ter. As tuas fotos demonstram bem a cozinheira maravilhosa que és, e tudo o que nos apresentas tem um aspecto delicioso e irrepreensível, como estes lindos cheesecakes. :) e conciliar sessões fotográficas com a família por vezes não é nada fácil ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ai Gori que agora nem sei o que dizer! Mas se as fotos transmitem isso eu ja fico muito feliz!! E isto é um caminho que so agora começou, ainda tenho muito que aprender!!!
      Pois, com os catraios é complicadissimo!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Mena corazón, hacía mucho tiempo que no pasaba por aquí. Me alegra volver a leerte y volver a deleitarme con tus maravillosas recetas. Las naranjas sanguinas son de mis favoritas. Has elaborado con ellas un postre delicioso y muy aparente. Un beso mi niña.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Ay mi niño que te echaba de menos!! Siempre un regalo poder leerte!!!
      Me alegra mucho que te guste!
      Un besito, mi niño!

      Eliminar
  16. Oh Mena, só tu para conseguires transformar umas laranjas sanguíneas nestas delícias!! Adoro a cor, as fotografias estão uma delícia e eu tenho mesmo pena de não poder ir até aí estragar a minha dieta contigo! ai ai...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Mena,
    gosto muito dessas paisagens como já te disse mas por pouco tempo!
    Quanto aos cheesecakes, gosto muito e por muito tempo :)
    Sonhar com laranjas sanguíneas é óptimo e transformá-las nesta maravilha melhor ainda :)
    E eu acho que as fotografias com luz natural ficam muito mais bonitas e as tuas estão óptimas!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar