1.2.14

Muito fininhas!!!



Sempre que posso tento não falar os desafios das Dories! E o motivo já todos sabem! 

Já tenho umas quantas receitinhas feitas, mas um dia destes o bendito livro tem que vir parar aqui a casa!! Ai vem, vem! É daquelas "biblías" que temos de ter por casa!!

Pronto e será mais um para eu passar os meus serões a ler! Sim, porque estes meus livros, são como verdadeiros romances! E enquanto não os leio e releio milhares de vezes não descanso! E mesmo que não faça nenhuma receita de imediato, se vejo alguma que me arrebata, fica ali guardada na memória até que chegue o dia!

Como o livro não chegou resta-me sempre esperar pela receita a que o Dorie's às Sextas nos desafia!! Depois de um mês muito guloso e de grandes movimentações nas cozinhas, escolheram uma receita de bolachinhas! E que chatice, eu que nem gosto nada destes pedacinhos que simplesmente se derretem!!

E como o tempo ainda vai frio, é um bom motivo para ligar o forno e aquecer a alma!!





Bolachinhas de Côco 
Coconut butter thins (pág. 145, do livro Baking da Dorie Greenspan) 
Tradução de Mariana Fidalgo

Ingredientes:

- 240 gramas de farinha de trigo
- 40 gramas de amido de milho (Maizena)
- 1/4 colher de chá de sal
- 1 pitada de coentros em pó
- 130 gramas de açúcar
- raspa de uma lima
- 225 gramas de manteiga à temperatura ambiente
- 1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (usei de côco)
- 50 gramas de côco ralado
- 50 gramas de nozes de macadamia finamente picadas (usei nozes normais)

Com um garfo ou um batedor de varas misture bem a farinha, o amido de milho, o sal e os coentros.
Se quiser (passo facultativo), misture o açúcar e a raspa de lima até que o açúcar esteja húmido e perfumado.

Numa batedeira, bata bem a manteiga, o açúcar e a raspa de lima em velocidade média, durante 3 minutos ou até obter uma mistura macia. Adicione o extracto de baunilha. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinha, batendo apenas até que os ingredientes secos desapareçam. Adicione o coco e as nozes e pulse brevemente para incorporar. É possível que "sobrem" ingredientes secos no fundo do recipiente - não os misture com a batedeira, incorpore-os levemente com a mão.

Transfira a massa para um saco de congelação ou um de plástico limpo, grande e transparente (os de congelação são bons porque têm aquele fecho). Ponha o saco numa superfície lisa, deixando o topo aberto. Estenda a massa com o rolo até obter um rectângulo com pouco mais de 0,5cm de espessura. Ao estender, vá rodando o saco para que a massa se estenda dentro deste em todas as direcções. Retire o máximo de ar possível, feche o saco e leve-o ao frigorífico pelo menos 2h ou até 2 dias.

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Forre dois tabuleiros com papel vegetal ou tapetes de silicone.

Ponha o saco de plástico numa tábua e corte-o para o abrir totalmente. Transfira a massa para a tábua e com uma régua e uma faca afiada corte-a em 32 quadrados, com 3,5-4cm de lado. Transfira-os para os tabuleiros previamente preparados, deixando 5cm entre eles. Cuidadosamente, pique cada quadrado duas vezes com um garfo, da superfície até bater no tabuleiro.






Levar ao forno durante 18-20 minutos, um tabuleiro de cada vez, girando o mesmo 180 ºC a meio da cozedura. Os biscoitos ficam pálidos e não ficam muito dourados mesmo no fim da cozedura.

Retirar do forno e transferir para uma grelha e deixar arrefecer.

Colocar num recipiente hermético depois de arrefecidas.






Ora quando vi coentros na composição das bolachinhas, fiquei logo muito curiosa!! O seu sabor nota-se levemente e contrasta na perfeição com o aroma da lima e do côco!!






Estas bolachas com base de manteiga que sempre se espalham no forno, não são visualmente bonitas! As fotos não ficam tão lindas como poderiam ficar se tivessem outro aspecto, mas o que importa mesmo é o sabor!! E por causa do aspeto, fecham-se os olhos e .....






Sirvam-se de uma chávena de chá bem quentinha!!!

"Sometimes Me think, 'What is Friend?' and then me say,
'Friend is someone to share the last cookie with" (Cookie Monster)

21 comentários:

  1. Estão tão apetitosos, e parecem mesmo crocantes!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu achei-as lindas Mena e tentadoras com esse ar crocante. Receita anotada!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sao os teus olhos Mariana!!!
      Mas sao bem boas!
      beijnhos

      Eliminar
  3. Mena adorei estas bolachas. Um chazinho com elas hummmmmmmmm.
    Não conheço coentros em pó.
    Já sabes que vou andar a ver.
    Beijinhos
    Silvia Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não encontrares em pó, tens que moer as sementes!! E usas assim!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que bom aspeto! Quase que lhes posso sentir o cheiro!

    ResponderEliminar
  5. Eu achei-as bem lindas e de coco e nozes tem que ser uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Lindas nao sao, São!!! Mas boas são e muitooo!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Mesmo que não sejam as bolachas mais bonitinhas do mundo, são certamente deliciosas e eu não me importava de comer umas quantas ;)

    ResponderEliminar
  7. Fechas os olhos e comes mais uma!! :)
    Que lindas e devem ser mesmo boas.
    Ando mesmo sem tempo, e não ando a conseguir sequer cozinhar o que queria para o blog, nem para desafios.
    Mas adorei a receita, super exótica com o coco, lima e coentros.
    Devem ser viciantes não mena? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Mena,

    pois esse livro devia de estar na tua casa e na minha mas até lá vou deitando um olhos às maravilhas da Dorie por esses blogs fora, e ainda bem que existe estes desafios pois torna tudo bem mais simples.
    Eu ainda pensei em participar mas meteu-se uns jantares no fim de semana e olha nada de nada.
    Coentros numas bolachas doces? Hum, um contraste diferente, lima e coco gosto bastante agora fiquei a imaginar o sabor das mesmas mas não consigo chegar lá, tenho é mesmo que as fazer.
    Fininhas mas crocantes e com um chá iam saber pela vida se iam é que aqui não está nevar mas frio é muito.
    Acho que nunca disse que gosto muitooooo as tuas fotos Mena, simples sem grandes adereços mas tão tentadoras e apetecíveis, lindas muito lindas.

    Beijinhos para os 3

    ResponderEliminar
  9. Olá Mena,
    Tanto as bolachinhas como as fotos estão lindas !
    Bjos
    Michele

    ResponderEliminar
  10. Mena,
    Essas bolachas estão bem convidativas.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/02/bolo-magico-de-baunilha-e-limao.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  11. Mena,
    Gostei muito da receita destas bolachinhas. Ainda pensei que ra desta que voltava `*as dories mas não deu. As tuas estão uma beleza.
    Agora vou à procura do post do bunt Mania a ver se ainda dá para participar LOL.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  12. Que lindas bolachinhas, para mim o aspecto está fabuloso, imagino o quão saborosas devem ser :) adorei o teu blog. Se puderes visita o meu em http://artesdaguida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. o aspecto é divinal e o sabor deve ser top. adorei o teu blog. se puderes visita o meu em http://artesdaguida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Pois eu também ainda não pus as mãos nesse livrinho, mas de facto, não vai faltar muito, porque sempre que há um desafio do Dorie às sextas, fico a babar e estas tuas fininhas, são mesmo de babar, com côco, lima e demais ingredientes, só podem ser maravilhosas amori!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar