13.8.13

Ai o que vem por aí...




Há dias em que para escrever um post não me custa nada, mas hoje o dia teve cinzento... E quando tive que tirar as fotografias, ainda se pôs mais cinzento! E logo hoje que os bolinhos têm tanta cor! Uma cor forte, que não deixa adivinhar a voluptuosidade do sabor!! Sim, acho que esta palavra é mesmo a indicada para estes bolinhos.


A receita veio do meu livrinho novo!! Oh yeahhhh.... Pois já sei que posso parecer uma maluca, mas no que diz respeito a Bundt's eu sou maluca. Ora então uma das minhas prendas de aniversário foi o "Kiss My Bundt" da Chrysta Wilson. 


Chegou acompanhado com um chocolatinho da Lindt e quando abri o pacote, só faltou subir para cima de um balcão na farmácia! Olhei para a cara de espantado do meu chefe e achei melhor não o fazer sob pena de acabar internada no Hospital. 


Kinhas tu sente-te responsável por cada bundt que aparecer por aqui!






Já sei que não é um livro de sonho da maioria, mas para mim é! E já o revirei de ponta a ponta! De cada vez que pego nele, fico com os olhos trocados!


Contando um pouco a história da Chrysta, e por incrivel que pareça não consigo encontrar a idade dela,  é uma norte americana que aos 8 anos de idade pedia à mãe que lhe comprasse um forno adaptado à idade dela. Começou a fazer e a vender os bolinhos dela pelo bairro, na escola, até que um dia abriu a sua própria pastelaria com o mesmo nome que tem o livro.


Mas agora não vou contar-vos tudo e assim fica para uma proxima receita que faça!


A escolha é sempre complicada, mas deixei-me seduzir pelos Red Velvet Mini Bundts. A descrição que ela faz no livro deixa antever a pequena maravilha. O pormenor de ela dizer que faziam fila na pastelaria à espera destes bolinhos deixou-me curiosa! Nunca tinha experimentado, embora ja os tivesse visto. Pois nem é tarde nem é cedo para experimentar.


Red Velvet Mini Bundt Cakes
(do Livro "Kiss My Bundt")




Ingredientes:
  • 1 1/4 cup de óleo de girassol
  • 1 cup de buttermilk**
  • 2 ovos (temp. ambiente)
  • 2 colheres de sopa de corante vermelho em gel
  • 1 colher de chá de vinagre (usei vinagre de cidra)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 1/2 cup de farinha
  • 1 3/4 cup de açucar
  • 1 colher de chá de bicarbonate de sódio
  • 3/4 colher de chá de sal fino
  • 1 colher de sopa de cacau de boa qualidade
1 cup= 250 ml

* Fiz só metade da receita e consegui 18 bolinhos.

** Para fazer buttermilk adicionar ao leite uma colher de sopa de sumo de limão e deixar repousar durante meia hora, antes de usar.




Execução:
Pré aquecer o forno a 180ºC.

Juntar o óleo, o buttermilk, os ovos, o colorante, o vinagre, a baunilha e bater com a batedeira a velocidade média durante 1 minuto.

Numa taça juntamos a farinha peneirada com o cacau, o bicarbonato, o sal e juntamos o açúcar, misturando tudo.

Juntamos esta mistura "seca" à mistura anterior. Devemos adicionar 1/2 cup de cada vez e bater a baixa velocidade, evitando assim a formação de grumos.

Untar as formas dos mini com manteiga e polvilhar com farinha. No caso de fazerem cupcakes, basta colocar a forma de papel e deitar logo a massa.

Encher as formas até 3/4. E só mesmo até 3/4 para evitar que transbordem.

Levar ao forno durante 20 minutos aproxidamente. Retirar e deixar arrefecer durante 15 minutos e desenformar. Deixar arrefecer antes de colocar a cobertura de queijo creme.





Cobertura de Queijo Creme:
(metade da receita)
  • 60 gramas de manteiga sem sal (amolecida)
  • 115 gramas de queijo creme (tipo Philadelphia)
  • 1 cup de açucar em pó peneirado
  • 1/4 de colher de chá de essência de baunilha
Juntar o queijo e a manteiga e bater até obter uma mistura fofa e suave, ao menos 2 minutos a velocidade média.

Baixar a velocidade da batedeira e juntar 1/2 cup de açucar mexendo bem. Juntar a baunilha e aumentar a velocidade até que a mistura fique suave.

Colocar a cobertura na quantidade desejada nos bolinhos. Decorar com açucar rosa.*

* Para fazer açucar rosa, basta juntar uma ou 2 gotas de corante vermelho a duas colheres de sopa de açucar. Mistura-se bem e o açucar absorve todo o corante.





Agora entendo porque é que a Chrysta diz que um Red Velvet, não é só uma mistura de corante vermelho numa base de chocolate ou de baunilha. Um Red Velvet é aquele bolo que possuiu uma textura densa e aveludada, com um toque ligeiro do cacau, que se torna muito mais enriquecido na presença da cobertura de queijo creme.






De facto fiquei surpreendida por estes Red Velvet! São uma verdeira surpresa e agora não me estranha nada que façam filas à espera deles na pastelaria.

Vocês não têm que fazer fila, basta que experimentem!!

São servidos?

65 comentários:

  1. Oh pá, Mena, Mena, Mena, dia cinzento e tal e depois é isto, aonde está a Catarina para dar tau tau, então agora vamos ver um desfile de Bundt Cake que coisa chata... :D

    Que bonitos ficaram e aquele que roubaste metade com o creme a escorrer uiiii uiiii uuiiiii até me repito :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois la terá que ser Paulo!
      Um desfile de bundts!
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. MENA fiquei em estado de choque com o aspecto e textura desses bundts que coisa maravilhosa, o seu interior meio humido e fofo, fiquei com os olhos arregalados e com uma vontade gigante de me teleportar para ao pé de ti :) que maravilha, esta receita vou ter de experimentar sem duvida!
    A Kinhas acertou em cheio no livro :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Em estado de choque? Ai joana, nao é para tanto! MAs são mto bons!
      Ainda bem que os experimentei!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sério que foi em choque, porque não tenho comido doces nenhuns, e depois ao olhar para o interior desses bundts fiquei mesmo com muita vontade dos experimentar.

      Beijinhos
      Joana

      Eliminar
  3. Olá querida Mena!
    Nem sabes ao tempo que anda na minha lista uns bundt red velvet e agora chego aqui e vejo esta beleza. Estou rendida! Ai que textura maravilhosa!
    Esse livrinho foi mesmo uma bela prenda!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este podes fazer em formato grande Paula! A receita por inteiro ou mesmo so a metade!
      :) Pois foi!!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ok, perfecta la explicación y la secuencia fotográfica, me ha encantado. Tengo dos preguntas que hacerte, ¿sabemos a qué cantidad de ingredientes equivale la "taza" de la que hablas? Otra pregunta, el colorante: ¿con dos cucharadas acabas el bote, no? jajaja. No en serio, son dos cucharadas rasas de colorante ¿verdad? Bueno, pues como te he dicho, la semana que viene si no tengo que hacer ninguna tarta, probaré a hacerlos, ya te contaré guapa. Muchísimas gracias por compartir todas estar recetas tan buenas y darle ese toque tuyo tan original. Un besazo muy gordo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana las cup son de 250 ml! La lo he arreglado, se me escapó! Y si el colorante se va todo en esto!
      :) Tu prueba y ya veras que te gustan!!
      Un besito

      Eliminar
  5. Ooooh!! Que delicia!!!! Me encanta el postre que has hecho!!! Y las fotos son preciosas mi niña!!! Eres una crack :) Un beso enorme

    ResponderEliminar
  6. Que bolinhos divinais! Ficaram fantásticos!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Rojo, yo te quiero rojo... rojo como las fresas maduras, rojo como un corazón apasionado, rojo como el fuego... rojo como la pasión. Mena tus recetas son alimento para el alma, no solo para el cuerpo. Una maravilla los mini bundt, tengo un botecito de colorante y creo que tu receta está pidiendo a gritos que lo utilice... gracias de nuevo por compartirla. Bss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Si el rojo tiene que ser rojo!!
      Haber si es verdad y usas ese colorante!!!
      Un besito

      Eliminar
  8. Esse livro deve ser uma perdição, a julgar por esse mini bundts... estão divinais!

    ResponderEliminar
  9. Imagino se o dia calha a não estar cinzento....! :)
    Também nunca me atrevi a fazer, mas pela tua experiência parece-me que ando a perder algo para lá de delicioso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o dia nao tiver cinzento, faço menos colorido!!
      :) Pois andas a perder uma delicia!!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Querida Mena, mira que casi no visito a nadie que llevo un verano muy liado, pero ver tus minis bundt y no visitarte seria un pecado, tienen una vista preciosa por no decir de la textura... de tercipelo.

    a ver si tengo un rato y te los copio.
    un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Si... Eso es Eugenia! La textura terciopelada!!:)
      Me alegro que pases por aqui aun que liada!
      Un besito

      Eliminar
  11. Rojo, rojo pasión, te han quedado super chulos, la foto preciosa, la receta me encanta, todo perfecto como siempre me encanta.
    Besos.
    Ettore

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Si tu lo dices, yo me lo creo más!!
      Gracias Ettore!
      Besitos

      Eliminar
  12. Eu quando te enviei o livro, pensei para com os meus botões: "Vai lhe dar um ataque, ai vai vai"... Este livro é simplesmente a tua cara, tu D. Mena Lopes, a grande impulsionadora da moda dos bundts tinha de ter um livro há tua altura :) e quando os descobri no amazon nem pensei duas vezes! Mas tinha de esperar pela altura certa para to mandar... Agora minha querida quero ver esse desfile de bundts neste teu cantinho pois a Crystha nesta arte é mestra :) oh se é!!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu quando enviaste o livro ja sabias que poder um ataque!! Pois claro!!
      Eu nao tenho culpa nenhuma! Aquilo que vi e li da Chrysta é que simplesmente é adoravel! :)) E tu está descansada que nao faltam bundts!
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Deves te sentir com a "febre" dos bundt agora com esse livro!!!Vai ser um atrás do outro e eu aqui a "roubar te " receitas para experimentar....
    Ficaram uma tentação esses piquenos...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois Rita, é que nao me vou poder resistir!
      Roubar nao, experimentar!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Ficaram tão lindos e red é a minha cor(Benfica) eu ia adorar.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá....

    Espectacular ;).............

    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/


    ResponderEliminar
  16. Oh Mena se num dia cinzento tu apresenta-nos estas deliciosas que quase nos matam acho que nem quero ver um dia teu bem colorido :D

    Lindos e deliciosos!

    beijinhos e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Carlita nao sejas assim! Todas as outras receitas sao em dias coloridos! :P
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Mena, Mena, Mena, Mena, Mena, Mena, Mena, Mena... não sei onde isto vai parar! Cada um melhor que o anterior, não há condições! Então e as dietas e tal? Como é que se consegue fazer a ver estas coisas? :P
    Lindos, as usual! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa não é minha M.ª João! É da Chrysta.... E ela acho que nao faz dieta!! Nota-se né?
      Tu ja sabes que por aqui, ha sempre docinhos!! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  18. OLá Mena,
    Sabes que tenho esse livro na minha wishing list do amazon e já estive para o encomendar uma série de vezes, mas vou sempre pondo outros à frente. Acho que agora, com a tua publicidade, lá vai ter de ser, pois ainda por cima, aqui há uns meses, investi um dinheirão em 3 formas bundt que são carérrimas!!!
    Ficaram lindos os teus red velvet bundts e sim, muito voluptuosos :))))!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Oh Lia se tens essas formas, que estás à espera de experimentar?
      Eu sei que sao caras e ando ha que tempos a namorar uma! A minha é uma imitação, mas qd deitar as maos a uma de verdade, eu nem quero ver!!
      Olha mas o livro até é acessivel!! E vale bem a pena! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Cheguei!!!
    Tarde mas aqui estou para provar esta delicia.
    São 2 para a mesa 4 se faz favor :P

    Olá olá, acho que engordo sempre que aqui venho, e a culpada és tu Mena
    que fazes estas delicias.

    Agora vou dormir com os teus red velvet bundts na cabeça, ai ai

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a culpa é sempre minha!! :)
      Então sao 2 ou nao??
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eram 2 para ontem, com os 2 de hoje, são 4 se faz favor
      haahahah :)

      Eliminar
  20. Perfeitos! Têm um ar absolutamente divinais. Apetece levar um.

    Beijitos :*

    ResponderEliminar
  21. Olá Mena!
    Deliciei-me com as fotos...ficaram maravilhosos esses mini bundts....
    A receita já está debaixo de olho....tenho que experimentar!!!!
    Tudo de bom linda mãos de fada ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te deliciaste!!!
      Espero que experimentes!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Oi Mena ficaram lindos.É tão bom ver-te feliz assim com um presente recebido.Aguardarei o restante da história.Parabéns querida, arrasou.Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Há muita historia para contar e sempre que fizer uma receita eu conto, Leia!
      Um beijinho

      Eliminar
  23. Mena,eu adoro todos os teus bundt cakes e continuo a ser tua fã:).E sabes uma coisa,sempre que vejo uma forma bundt cake ou uma receita penso em ti :).Já alguma vez pensaste deixar a farmácia e abrir uma confeitaria só com bundt cakes?Não soa maravilhoso!
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violeta assim nem sei o que dizer! Mas é normal que uma forma de bundt te faça lembrar de mim!!
      Por acaso é uma ideia que me assiste, mas por aqui será complicado! Mas quem sabe um dia!!
      Se isso acontecer, já tens o convite!! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Estes bolinhos são muito lindos, só de olhar ficamos encantadas :)!
    Mas além disso têm qualquer coisa de suave e ao mesmo tempo intenso, densos mas cremosos com a cobertura de queijo-creme que os torna deliciosos!
    Eu adoro-os e, claro, que os teus parecem-me perfeitos!

    Nunca consegui encontrar essas purpurinas.....cá não encontro nada, de facto!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais purpurinas? Os corantes?
      Se eu encontro aqui, aí tb deves encontrar! Procura em lojas de decoração de bolos!!
      E sao assim como dizes, densos e aveludados!
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Eu tenho que lhe dizer que adoro o seu blog !! Seus bundt cakes estão perfeitos Mena !! Estou encantada, ficaram lindos demais e com um aspecto muito, mas muito gostoso e as fotos estão divinas !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por saber que gostas, Marisa!!
      :) E sim, estes mini são fantasticos!
      Beijinhos

      Eliminar
  26. sabes qué??? veo tu resultado incluso mejor que el del libro. Tienen una textura y un color impecable y brillante. La miga extraordinaria y la crema que los recubre de escándalo. Así que ponme red velvet para 5!!!

    ResponderEliminar
  27. Olha que coisinhas mais lindas; que coisas mais perfeita; que coisas mais deliciosas!!!
    Aviso não mexer com as mãos e muito menos com os dentes para não estragar esta maravilhosa beldade! :)
    Olha Mena eu só conseguia comer um ás escondidas...para não ficar com a culpa que tinha estragado essa belezura!


    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Maria se havia coisa que eu gostava era de poder que provasses!!
      E nao tinha que ser às escondidas, porque nao ha que esconder os bolinhos!!
      Obrigado!!
      Beijinhos

      Eliminar
  28. Olá Mena,
    Bem fiquei a babar quando vi esses mini bundts de tão lindos e de tão húmidos que são. Eu adoro esses bolinhos.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  29. Cá estou eu Mena,

    Tenho que agradecer à Catarina por um presente tão prático, prático para ti e para nós que vamos certamente "roubar" muitas das receitas, pois eu já vou colocar uma folha para imprimir a receita.
    Como eu gosto de bolos em tamanho mini, acho-os perfeitos tão bonitos, tais como estes teus red velvet,ficaram com um interior tão delicado e suave e a cobertura é a conjugação perfeita, hum hum maravilhosos Mena.
    Como conseguiste 18 bolinhos ainda deve de haver um para mim não é verdade?
    Decididamente este é o blog de Bundt, o melhor quero eu dizer...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes sempre com que eu me ria, ou sorria!!
      Ainda ha muitos bundt no livro e ja sabes que vou partilhar! Qual deles o melhor!
      Para ti ha sempre um bolinho, Sandrinha!
      Beijinhos

      Eliminar
  30. A Kinhas deu-te um belo presente e nós todos vão usufruir! Hehehe! Boa, Kinhas! (Quanto a ti, Sra. D. Mena, depois falamos em private porque "alguém" me disse que não queria um livro...)
    Estou rendida e a babar. Acho que nem consigo escrever mais... Quais serão os próximos?! Estou já aqui, sentada, à espera, para não perder pitada!
    Um beijinho grande,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar