10.3.14

Vai um morango?

Con esta receta participo en el 1º Aniversario del Reto de Cocineros del Mundo.





Ultimamente não tenho tido tempo para nada!!! O cansaço apodera-se de mim..... Andava há que tempos há procura de alguma coisa para fazer! Que me enchesse a alma e que ao menos, me retirasse esta sensação de não poder fazer mais!

Não tinha nada planeado, mas depois de ontem ver o convite do Cocineros del Mundo, hoje depois de umas quantas horas de trabalho, cheguei a casa e pûs as mãos na massa! Ou melhor nos morangos!!!

Um ano depois de participar pela primeira vez neste desafio mensal com um Strudel de Morangos, voltei a usar os mesmos! Desta vez não há um ingrediente obrigatório e sim um escolhido por nós que nos faça lembrar a Primavera! Se há coisa que me faça lembrar a Primavera, são os morangos! E o cheirinho que deixam nos supermercados assim que acabam de chegar! Bem sei que a época dos morangos, morangos ainda não chegou! Sim daqueles que temos que fechar os olhinhos quando comemos! Simples, com açucar e porque não com chocolate?

Por aqui o Sol tem brilhado! Aleluiaaaaaa! Porque se continua a nevar como antes, eu não sei o que seria de mim! A esta altura do ano, sempre tenho esta baixada no ânimo! Ou seja, PRECISO DE FÉRIAS!!! Leia-se também, muito mais sol, praia e família!

Para compensar a ausência do sol, encontro pequenas relíquias em forma de revista. Menos mal que há uma alma que se lembra de trazer revistas de culinária para a Sibéria! Foi onde a receita de hoje, que já desde então me andava a tentar! Pois não sendo eu uma mulher de resistir, hoje mandei o cansaço dar uma volta, e fiz aquilo que mais gosto!!!





Simplesmente adoro morangos! Ainda ninguém inventou uma dieta com os mesmos? Pois estes pequenos frutos são uma pequena benção para o nosso organismo! 

São diuréticos, depurativos e ligeiramente laxantes. Regulam as funções hepáticas, nervosas e tonificam a pele! (Vou deixar de por creme na cara e vou passar a comer mais morangos!! (risos).

Outros dos seus benefícios é serem anti.oxidantes, serem fonte de Vitamina C e sais minerais, e também ácido salicilíco! Sim isso mesmo, o mesmo componente da famosa Aspirina! Por isso existem pessoas que produzem alergias a estes meninos e consequentemente à aspirina!! 

Devem ser escolhidos bem vermelhinhos e de tamanho médio. Devem ter uma consistência firme e sem manchas. Dado à sua delicadeza devem ser consumidos rapidamente, para que assim se possam aproveitar todas as suas qualidades.

Um truque?? As folhas só devem ser cortadas depois de os lavar gentilmente, para que assim mantenham todo o seu aroma!!!

Não pensem que andei à procura desta informação!! Vinha na minha revistinha! Oh oh! O que eu adoro estes mini compêndios de informação variada!



Beignets de Morangos com Calda  de Chocolate
Receita retirada da Revista Lecturas Postres n.º 3





Ingredientes:

- 250 gramas de morangos/ 250 gramos de fresas
- 150 gramas de farinha/ 150 gramos de harina
- 5 gramas de fermento em pó (tipo royal)/ 5 gramos de levedura química
- 1 ovo L/ 1 huevo L
- 150 ml de leite/ 150 ml de leche
- 3 colheres de sopa de açucar/ 3 cucharadas soperas de azucar
- 1 colher de sopa de açúcar baunilhado/ 1 cucharada sopera de azúcar vainillada
- 1 pitada de sal/ 1 pizca de sal
- Açucar em pó para polvilhar/ Azucar glass para espolvorear

Para a calda de chocolate:

- 200 gramas de chocolate de culinária a 52% de cacau/ 200 gramos de chocolate fondant
- 100 ml de nata/ 100 ml de nata liquida
-  1 colher de sopa de brandy ( não usei)

Execução:
Aquecer o leite com os açúcares e deixar que se dissolvam. Colocar numa taça e deixar que arrefeça. Juntar a farinha, o fermento, peneirados, pouco a pouco envolvendo suavementem com uma vara de arames, de maneira a que não se formem grumos. Juntar o ovo e a pitada de sal e envolver até obtermos um polme liso e consistente.
Deixar descansar 30 minutos.

Aquecer o óleo numa fritadeira funda. Lavar e secar muito bem os morangos e retirar as folhas. Submergir os morangos na massa de maneira a que fiquem bem cobertos de polme. Quando o óleo estiver quente fritar até estarem dourados. Retirar e colocar em papel absorvente.

Partir o chocolate em pedaços pequenos e derreter em banho maria. Juntar a nata e o brandy. Mexer bem até obter uma mistura lisa e brilhante.

Polvilhar os beignets com açucar em pó e servir com a calda de chocolate quente.

Preparación:
Calentar la leche con los azúcares. Pasarla a un bol y dejar templar. Incorporar la harina y la levadura tamizadas, poco a poco y sin dejar de remover, hasta obtener una crema homogénea. Agregar el huevo y la sal. Mezclar y dejar reposar 30 minutos.

Lavar y secar muy bien las fresas, y retirar el rabito. Sumergirlas en la massa, de una en una para que queden completamente cubiertas. Freír los buñuelos en abundante aceita caliente hasta que estén dorados. Retirarlos y dejarlos escurrir en un plato forrado con papel absorbente de cocina.

Trocear el chocolate y fundirlo en un cazo al baño maría. Agregar la nata liquida y el brandy. Remover hasta conseguir una salsa homogénea y brillante, y retirar del fuego.
Espolvorear los buñuelos con azúcar glass y servirlos en seguida, con la salsa de chocolate caliente.






Ora que mais posso eu dizer disto?? Pois que é ouro sobre azul! Fácil e simplesmente deliciosa! O melhor do melhor para levantar qualquer estado de ânimo!! Até fiquei preparada para mais uma semana dura de trabalho! (risos)

Também posso dizer, que quanto mais docinhos forem os morangos, melhores serão estes beignets! Por isso só têm que experimentar!






No fim de cada reto há sempre uma receita ganhadora! Ganhadora apenas do reconhecimento de muitos bloggers que a formam, mas é uma honra! Nesta edição e porque estamos de aniversário, há um prémio! Por isso, e não sou muito de pedir estas coisas, peço-vos que passem pelo blog Cocineros del Mundo e que votem se acharem que esta receita merece! Para ao menos poder estar entre as 8 mais votadas, para poder aceder ao prémio! Que não é mais nem menos que um curso de fotografia online! E se vos digo a verdade, seria um presente fabuloso!





Deixo-vos este beignet em troca! Que vos parece?? (risos)

Tirando todas esta risada que vai por aqui hoje, eu pelos menos ri-me, sempre que possa participarei neste desafio! De preferência sem prémio, apenas com o reconhecimento tenho suficiente! Porque são estas coisas que me fazem estar mais apaixonada por este blog, que é muito meu, por todos aqueles que me seguem, mas acima de tudo por aquilo que tenho sido capaz de fazer!!!

Agora, votem faz favor!!! :P 

43 comentários:

  1. E concerteza que merece o prémio esta tua receita! Ficaram tão lindos! Não digo que vou fazer porque eu e os fritos não combinamos, nunca ficam como quero...Vou já votar!
    beijinhos
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Helena!
      Nao sei se aumentando a farinha, se poderia fazer o mesmo no forno, mas teria que ser um golpe de calor mto forte, porque senão os morangos cozem dentro da massa!
      beijnhos

      Eliminar
  2. Boa noite, Mena!
    Parece-me uma maravilhosa participação, deliciosa e original!
    Vou já aos Cocineros del mundo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Votadissimo minha schatz!! Nem me mostraste estes meninos! É o que dá não gostar de morangos ;-) agora desejo-te muita sorte e espero que venças!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu nem me digas nada,que isto tem sido de loucos!!!!!
      beijinhos

      Eliminar
  4. Que lindos Beignets, Mena! Adoro aquele coraçãozinho de morango lá no meio, delicioso e a rir-se para mim.
    Engraçado, porque se perguntassem de um fruto que me lembre a Primavera, também são logo os morangos que me vêm à ideia. Adoro-os, mas prefiro os biológicos, que são carregadinhos de sabor e sabem realmente a morango. Os que se vendem hoje em dia nos mercados e que existem quase todo o ano, não sabem a nada.
    E olha, quanto a mim, a tua receita já é vencedora e merecedora do prémio. É uma receita gulosa, deliciosa e as imagens ilustran-na muito bem. ;)
    Beijinho e aproveita esse sol para levantar o astral. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razao em preferir os biologicos! Nem se compara em termos de sabor!
      Mas por aqui, sao raros!
      Estes nao estao mal e fizeram sucesso!
      Sim, o sol tem ajudado a melhorar!
      Obrigado!!!!!!!
      beijinhos

      Eliminar
  5. Eres la caña de España y de fuera jajaja y de exagerada nada, los años nos enseñan que en casi todas las cosas de la vida... menos es mas... y en tu haces los dificil tan sencillo que es inmenso!!!
    Un besito y gracias por venir... ㋡㋡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O no fuera yo portuguesa!!! :)
      Gracias Victoria por todo el cariño! Sabes que lo hago con mucho amor!
      Un besito

      Eliminar
  6. Mena amei esta receita em breve faço.
    Eu fico com água na boca só de pensar no seu sabor.
    Parabéns e conta com meu voto.
    Beijinhos
    Silvia Castro

    ResponderEliminar
  7. Serei só eu que não vejo a tua receita no blog ,Cocineros del Mundo ?

    Bem sei que parti os óculos, mas era suposto encontrar a receita, bem amanhã volto a tentar.

    Um moranguito para ti, um moranguito para mim e vais ganhar, ganhar :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda nao estava lá!
      Mas ja confirmei que agora está!!!
      Olha ja nao ha nem para mim nem para ti, mas isso resolve-se num instante!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Tu propuesta se ve deliciosa!!! Fresa y chocolate me parecen una combinación perfecta y si envolvemos la fresa con esa suave masa tiene que estar de lo más!
    besos

    ResponderEliminar
  9. Que ideia linda e deliciosa, ficaram com muito bom aspeto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Mena,
    Os morangos também me lembram a primavera e o calor. Surpreendeste.me com esta receita e só posso dizer que é bastante afrodisíaca.
    Bjs, Susana
    Vou já votar :)

    ResponderEliminar
  11. Suerte amiga, tu receta es espectacular, espero que ganes el concurso.
    Besos.

    ResponderEliminar
  12. Que receta tan rica y original ,las fresas con el chocolate ya se sabe que se llevan muy bien ,lo que no conocía era las fresas en plan buñuelo ,seguro que serán riquísimas.
    Un beso ,me quedo por aquí .
    Lourdes

    ResponderEliminar
  13. Parece-me MUITO bem e diferente :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Mena,

    ai a Primavera que eu adoro e já tinha saudades, por aqui começou aquecer na semana passada e continua um sol tão bom e quentinho, só apetece estar fora de casa.
    Morangos também me fazem pensar na Primavera mas se me falares em piqueniques a coisa ainda se caracteriza mais até porque gosto de morangos mas não são das frutas favoritas e gosto deles com chocolate e vinho do Porto, naturais só os de casa, esses sim são docinhos.
    Quando li beignets pensei como é possível fritar morangos mas lendo a receita compreendi logo como seria, bem original e o interior é tão amoroso e bonito, e com o chocolate que delicia.


    Beijinhos e vou já votar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois por aqui tb temos tido uns dias fantasticos!!!
      De aproveitar!!!!!
      Nesta cozinha tudo é possivel, viste??
      Obrigado Sandrinha!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Absolutamente maravilhosa!
    Já votei, boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  16. Pois...
    Eu querer até queria, mas sei que já não há...
    Minha querida mana Bundette, pois estão magníficos estes teus beignets e olha, se fiz tudo direitinho, acho que já votei...
    Eu entendo bem o teu sentimento, pois deve ser um mal que afecta todos os agentes da globalização que estão longe do Sol e da família. Por cá o sentimento é o mesmo..., mas hajam morangos, beignets da Mena e bundtmania e estamos todos muito felizes, eheheh!!
    Beijinhos grandes aos 3 meu tesouro,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já não há não! E a culpa desta vez nao é minha!!! :P
      Gostei dessa dos agentes da globalização!!! Ainda bem que me entendes!!!!
      Jejejej, beignets da Mena?! Só tu!!! Haja é bundtmania!!!
      Beijinhos triplicados

      Eliminar
  17. Olá Minha querida!
    Os morangos também me fazem lembrar a primavera e não me canso deles por nada deste mundo!
    Esta tua receita é merecedora de um prémio porque parece ser deliciosa e aquele coração de morango conquista qualquer um! Soberbo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Então somos duas a não nos cansarmos dos morangos!!!
      Apesar de os vermos varias vezes, os que aparecem agora, sao mesmo os melhores!!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Que receita deliciosa, Mena! Adoro morangos, mas na época deles, portanto será uma receita a guardar para fazer daqui a uns tempos. Aquele com o chocolate está a "piscar-me o olho" :)
    Acho que se percebi bem, já votei, por isso desejo-te sorte, adorei a receita e as fotos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois experimenta porque te vai surpreender!
      Obrigado Gori!
      Um beijinho

      Eliminar
  19. Mena, que lindos os teus moranguinhos!
    Adoro a simplicidade e a capacidade de certas receitas em nos fazerem sorrir :)
    Um morango doce, envolvido numa polme suave, frito, açúcar em pó, e calda de chocolate.
    Soa a estar no céu quase!! hehe adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade! Foi o que pensei quando a vi!
      Simples e maravilhosaa!
      é o ceu, pitufinha!
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Adorei!!! Não há dúvida que a perfeição, muitas vezes, está nas coisas mais simples!
    Bjnho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é isso que se pretende simplicidade e perfeiçao!!! E esta receita é assim!
      Obrigado Luisa!
      Beijinhos

      Eliminar
  21. Adorei!! Sem duvida que a perfeição se encontra, muitas vezes, nas coisas mais simples!
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  22. Adorei... onde comprou a(s) ardósia(s)?

    obgd :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra!
      As ardósias fazem parte de um conjunto de café, que uma vizinha me emprestou!
      São de uma marca francesa, mas mais nao te posso dizer!
      Um beijinho

      Eliminar