E quando olho para o calendário já estamos outra vez no fim do mês!!! E ainda por cima tenho uma hora menos de dormir desde sabádo! Eu não sei se isto é normal, mas que me faz diferença faz e muita!!!
Bem se até aqui o tempo passava devagar nesta vidinha siberiana e rotinária, apartir do mês que vem espero que passe a velocidade luz! Para que chegue depressa a semana da Páscoa porque vou ter visitas!!! Yupiiiiii!!!
Por falar do tempo, há muito tempo atrás, mais ou menos um ano, entrava eu pelo mundo da minha mana Madame Bundette! Leia-se Lia, do Lemon and Vainilla, antes Salsa Verde. E hoje a minha menina e companheira de Bundtmanias é pequenina!!
Ele há coisas que porque mais que viva, nunca serei capaz de explicar! Como é possível às vezes criar laços tão estreitos com alguém que não conhecemos pessoalmente? E pensarmos alto e quando damos conta, há uma mensagem a perguntar o que se passa? Se em outras coisas a vida me sorriu menos, nestas eu sou a mais rica do Universo!
Sempre que vejo alguma receita com limão, lembro-me da Lia! Sempre que vejo alguma crème brûlée lembro-me da Lia! Poderia continuar a mencionar as coisas que me fazem lembrar as pessoas de quem gosto, mas iria acabar por não escrever mais nada e não é esse o propósito!
O propósito hoje é celebrar mais um ano de vida da Madame Bundette com uma receita, que assim que a vi gritou o nome dela!
Parabéns minha querida!!! Olha só tens que fazer o chá para acompanharmos, sim?
(receita retirada do livro Le Grand Livre Marabout de la Pâtisserie facile - 600 recettes pag.442 e 462)
Crème Brûlée:
- 330 ml de nata
- 80 ml de leite
- 5 cascas de limão
- 4 gemas de ovos
- 55 gramas de açucar
Massa:
-185 gramas de farinha
- 55 gramas de açúcar em pó
- 125 gramas de manteiga fria cortada em cubos
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão
- 1 colher de café de raspa de limão
Cobertura:
- Praliné (opcional)
- Açucar
Execução:
Preparamos a massa. Colocamos a farinha, o açúcar em pó e a manteiga numa taça, e trabalhamos com uma soqueira (ver foto) ou com as pontas dos dedos, até obter uma textura arenosa, tipo crumble.
Adicionar a gema de ovo e o sumo de limão. Amassar sobre uma superfície enfarinhada até obter uma massa lisa e homógenea. Formar uma bola e reservar no frigorífico durante 30 minutos.
Untar 6 formas de tartelettes de 10 cm de diametro. Esticar a massa até termos 0.5mm de espessura e cortar discos de 11 cm. Colocar nas formas e picar o fundo. Reservar no frigorifico 30 minutos.
Pré aquecer o forno a 160ºC.
Numa tachinho colocar a natas, o leite e as cascas de limão. Colocar a ferver e deixar arrefecer ligeiramente.
Bater os ovos e as gemas com o açúcar e juntar progressivamente a mistura de leite e natas, depois de retirar as cascas de limão. Repartir esta mistura pelas formas e levar ao forno 30 minutos.
Deixar arrefecer durante 15 minutos e colocar no frigorífico uma hora.
Polvilhar com açucar e caramelizar com a ajuda de um maçarico e polvilhar com o praliné.
Servir de imediato.
Foi preciso que a Lia fizesse anos, para eu experimentar a crème brûlée! Há sempre uma primeira vez para tudo na vida não é? E melhor ainda se o motivo é um aniversário!!
Eu tinha a ideia que a crème brûlée seria alguma coisa muito parecida ao nosso leite creme, que eu adoro! Mas depois de ter provado estas mini maravilhas, ai ai ai!!!
A textura é simplesmente deliciosa e cremosidade do creme mistura com a base de areada da tarte!! Até tive um arrepio só de me lembrar!
A quantidade de tartelettes pode variar consoante o tamanho que escolham das formas. Também podem ser feitas em formas de queques e assim aumentar a quantidade!! É melhor fazer mais pequeninas e muitas!! (risos)
Foram sol de pouca dura aqui em casa! A minha pequena sabe que tenho uma foto no telemóvel e às vezes vai buscá-la e diz: "Mãe, quando fazes outra vez?"
Não bastava uma Mãe gulosa, agora os pequenos gourmets também exigem repitação das receitas! E eu com tanta coisa nova para experimentar!
Só vos posso dizer que vale a pena fazer e repetir! Ao contrário de uma tacinha de crème brûlée, aqui nem sobra uma migalhinha!!!
Lia, para mim pode ser um Earl Grey!!
Hola Mena querida, estas tartaletas tienen un aspecto inmejorable. Y tienes razón hay veces que determinadas cosas nos recuerdan a seres queridos y siempre es de agradecer el recordar. Un beso mi niña.
ResponderEliminarHaberá funcionado el traductor o tu ya me entiendes???
EliminarBueno verte aqui mi niño!
Un besito
Que bommmmm aspeto!!! Isto assim logo de manhã nem devia ser permitido :) hehe
ResponderEliminarE Parabéns à Lia, vou já passar pelo blog a deixar-lhe um beijinho :)
Beijinhos e boa semana *
Vânia
Oh Vânia, de manhã é que se começa o dia!
EliminarBeijinhos
Olá Mena!
ResponderEliminarQue bela forma de presentares a Lia!
Estão perfeitas estas tuas tarteletes e o creme parece ter ficado delicioso!
beijinhos
Eu também achei que ela ia gostar!
EliminarBeijinho
Que lindo aspeto. December ser maravilhosas.
ResponderEliminarwww.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt
E são muito boas!
EliminarBeijinhos
Que lindas!!! E só podem ser uma verdadeira perdição!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Nem imaginas!!!!
EliminarBeijinhos
Que lindas, querida! Tenho a certeza que a Lia vai adorar, estão perfeitas! Essa massa deve ser uma perdição... e o recheio queimado, oh meu deusssss...
ResponderEliminarBeijinhos
Já me ri com essa definaçao tua, mesmo sem provares! E eu não mudo uma letrinha!
EliminarBeijinhos
Minha querida e doce mana Bundette,
ResponderEliminarJá lá vai um ano? Tens uma cabeça bem mais fresca que a minha minha querida Chef Patissier Extraordinaire!!!
Sem palavras é como me deixas com este post...
Sim, como é possível criar laços com alguém que não conhecemos pessoalmente? Mas o certo é que sim, é possível e olha para nós, as nossas conversas, mails, mensagens diárias e as cartas... ai as cartas!! Sim, mal posso esperar pela próxima...
A afinidade e amizade entre nós é enorme eu conheço-te sim. Melhor que conheço muita gente com quem convivo desde sempre e pessoalmente e adoro-te minha querida Mena!!
Ainda bem que faço anos e que tu pudeste finalmente provar créme brûlée, pois eu AMO créme brûlée e ainda por cima de limão... e tu sabes e por isso mo fizeste e por isso também te adoro um bocadinho mais :))) e ainda bem que tu também adoraste e a minha pintainha fofinha também já adora!!! Faz favor de lhe fazer rápido ok??
Obrigada minha amiga. Adorei as tuas tarteletes e vou já levando pelo menos 2 antes que acabem e adorei o teu gadget para a massa. Um must!!!
Beijinhos grandes para os 3 e manda lá a carta das 4 folhas, eheheeh!!
Lia
Eh pá! Quase 4 folhas tem este comentario!!!!
EliminarPois por saber o quanto gostas de crème brûlée é que as fiz! Sabia que ias gostar, mas quem gostou mesmo muito foi a minha miniatura!!
:) Fico muito feliz de te ter por perto!!! E a carta, tens que esperar até que passe o carteiro!!
beijinhos triplicados
Estão tão lindas!
ResponderEliminarObrigado Luisa!
EliminarMas que lindas que estão!
ResponderEliminarObrigado!
EliminarAs tartelettes estão magnificas, certamente deliciosas, mas ganham outro sabor pelo amor que lhes colocaste, Mena! Que linda homenagem à Lia e ao valor da amizade. :)
ResponderEliminarNão me levem a mal mas sabem que Mena faz-me lembrar Lia, e Lia faz-me lembrar Mena, quase sempre... E não é só pela ligação evidente à Bundtmania, mas essencialmente porque ambas tratam os outros com um carinho natural e permanente, sempre mas sempre, com uma palavra querida e positiva, que sabe bem "ouvir".
Não vos "conheço" à muito tempo mas lembro-vos sempre com um sorriso de muito carinho.
Bjinhos e Muitos Parabéns à querida Lia!
São muito boas Susaninha! E o ideal para mostrar o meu carinho a uma pessoa que entrou pela porta grande!
EliminarOlha porque haveria de levar a mal essa comparação? Pois pelo contrário, deixa-me muito feliz e ainda mais o receber assim um comentario!
Beijinhos
Já comia uma...muito bom aspecto
ResponderEliminar:)
EliminarObrigado
Nunca provei crème brûlée, mas depois desta descrição acho que vou ter que corrigir essa falha o quanto antes! Essas tarteletes estão lindas e simplesmente perfeitas.
ResponderEliminarO que também é fantástico, é o carinho e a amizade que vos une, é uma delícia ler um post assim!
Muitos beijinhos para o duo maravilha da Bundtmania :)
Oh Gori, pois então experimenta uma crème brulée! Ou as tartelettes porque são muito boas!
Eliminar;) Fantastico é ter comentarios assim!!
Um beijinho grande
Lindas as tuas tartelettes Meninha e aida por cima recheadas de crème brûlée nao ha quem resista, certamente a querida Lia vai se deliciar, beijos grandes !!!
ResponderEliminar:) Pois a crème brûlee é mesmo um pecadinho, Sol!
EliminarUm beijinho
Que lindas...Fiquei aguada pela gula de comer uma ou duas....Bonita a vossa amizade e que se preserve por muito tempo....
ResponderEliminarBjoka
Rita
E eu fico cada vez que olho para as fotos Ritinha!!!
EliminarBeijinhos
Ó que delícias!!! Vou ter de guardar e fazer para alguém especial :)
ResponderEliminarHá sempre alguem especial Filipa, mais nao seja nós!
EliminarBeijinhos
Ficaram tão lindas e imagino que uma verdadeira delicia
ResponderEliminarBoa semana
bjs
:) Sim, São! Ficaram muito boas!
EliminarBeijinhos
Unas tartaletas deliciosas y muy bonitas :)
ResponderEliminarbesos
Olá Mena,
ResponderEliminara Lia é uma querida, incrível como está sempre pronta para ajudar sem nos conhecer.
Gosto destas amizades verdadeiras, amizades que nos enchem o coração com coisas e palavras simples, e que nos fazem acreditar que um dia iremos conhecer a pessoa que está dou outro lado.
Gosto dos teus pequenos gourmets, sabem o que é bom e que sorte a deles.
Tartelettes fofinhas e com uma cor tão linda, lembra realmente o leite creme mas não tenho duvidas que e bem melhor, que lanche tão bom ia ser:)
beijinhos para os três gulosos:)
Que lindas Mena!
ResponderEliminarA Lia é assim, move-nos com a sua simpatia e a sua pessoa linda!
E eu que já sabia que daqui vinha coisa boa :) creme brulée, tartes mini, limão, Lia sim senhora.
E claro, ela só pode adorar, e eu junto-me a vocês num lanche e levo o bolo sim.
Um beijinho.
Olá Mena,
ResponderEliminarQue amizade tão linda essa que se construiu aqui no mundo virtual. Mais uma vez estás de parabéns com a tua sobremesa, devias tornar-te pasteleira :)
Bjs, Susana
Adorei as tuas Tarteletes de Creme Brulée.
ResponderEliminarA base crocante recheada com o Creme Queimado, como se diz por cá, ficou a fazer crescer água na boca a muita gente! Um Presente de Aniversário para a nossa querida Lia. De certeza que conseguiste comovê-la!
Parabéns para as duas Manas Bundette! Um abraço da Bombom
Estão tão bonitas e apetitosas que nem sei que palavra usar para elogiar!!!
ResponderEliminarMuitos parabéns.
http://sist2it.blogspot.pt/