31.3.14

Um presente!


E quando olho para o calendário já estamos outra vez no fim do mês!!! E ainda por cima tenho uma hora menos de dormir desde sabádo! Eu não sei se isto é normal, mas que me faz diferença faz e muita!!!

Bem se até aqui o tempo passava devagar nesta vidinha siberiana e rotinária, apartir do mês que vem espero que passe a velocidade luz! Para que chegue depressa a semana da Páscoa porque vou ter visitas!!! Yupiiiiii!!!

Por falar do tempo, há muito tempo atrás, mais ou menos um ano, entrava eu pelo mundo da minha mana Madame Bundette! Leia-se Lia, do Lemon and Vainilla, antes Salsa Verde. E hoje a minha menina e companheira de Bundtmanias é pequenina!!

Ele há coisas que porque mais que viva, nunca serei capaz de explicar! Como é possível às vezes criar laços tão estreitos com alguém que não conhecemos pessoalmente? E pensarmos alto e quando damos conta, há uma mensagem a perguntar o que se passa? Se em outras coisas a vida me sorriu menos, nestas eu sou a mais rica do Universo! 

Sempre que vejo alguma receita com limão, lembro-me da Lia! Sempre que vejo alguma crème brûlée lembro-me da Lia! Poderia continuar a mencionar as coisas que me fazem lembrar as pessoas de quem gosto, mas iria acabar por não escrever mais nada e não é esse o propósito!

O propósito hoje é celebrar mais um ano de vida da Madame Bundette com uma receita, que assim que a vi gritou o nome dela!

Parabéns minha querida!!! Olha só tens que fazer o chá para acompanharmos, sim?


Tartelettes de Crème Brûlée

(receita retirada do livro Le Grand Livre Marabout de la Pâtisserie facile - 600 recettes pag.442 e 462)






Crème Brûlée:


- 330 ml de nata
- 80 ml de leite
- 5 cascas de limão
- 4 gemas de ovos
- 55 gramas de açucar

Massa:

-185 gramas de farinha
- 55 gramas de açúcar em pó
- 125 gramas de manteiga fria cortada em cubos
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão
- 1 colher de café de raspa de limão

Cobertura:
- Praliné (opcional)
- Açucar


Execução:

Preparamos a massa. Colocamos a farinha, o açúcar em pó e a manteiga numa taça, e trabalhamos com uma soqueira (ver foto) ou com as pontas dos dedos, até obter uma textura arenosa, tipo crumble.
Adicionar a gema de ovo e o sumo de limão. Amassar sobre uma superfície enfarinhada até obter uma massa lisa e homógenea. Formar uma bola e reservar no frigorífico durante 30 minutos.

Untar 6 formas de tartelettes de 10 cm de diametro. Esticar a massa até termos 0.5mm de espessura e cortar discos de 11 cm. Colocar nas formas e picar o fundo. Reservar no frigorifico 30 minutos.






Pré aquecer o forno a 160ºC.



Numa tachinho colocar a natas, o leite e as cascas de limão. Colocar a ferver e deixar arrefecer ligeiramente.



Bater os ovos e as gemas com o açúcar e juntar progressivamente a mistura de leite e natas, depois de retirar as cascas de limão. Repartir esta mistura pelas formas e levar ao forno 30 minutos.



Deixar arrefecer durante 15 minutos e colocar no frigorífico uma hora.



Polvilhar com açucar e caramelizar com a ajuda de um maçarico e polvilhar com o praliné.



Servir de imediato.







Foi preciso  que a Lia fizesse anos, para eu experimentar a crème brûlée! Há sempre uma primeira vez para tudo na vida não é? E melhor ainda se o motivo é um aniversário!!


Eu tinha a ideia que a crème brûlée seria alguma coisa muito parecida ao nosso leite creme, que eu adoro! Mas depois de ter provado estas mini maravilhas, ai ai ai!!!

A textura é simplesmente deliciosa e cremosidade do creme mistura com a base de areada da tarte!! Até tive um arrepio só de me lembrar!







A quantidade de tartelettes pode variar consoante o tamanho que escolham das formas. Também podem ser feitas em formas de queques e assim aumentar a quantidade!! É melhor fazer mais pequeninas e muitas!! (risos)





Foram sol de pouca dura aqui em casa! A minha pequena sabe que tenho uma foto no telemóvel e às vezes vai buscá-la e diz: "Mãe, quando fazes outra vez?"

Não bastava uma Mãe gulosa, agora os pequenos gourmets também exigem repitação das receitas! E eu com tanta coisa nova para experimentar!

Só vos posso dizer que vale a pena fazer e repetir! Ao contrário de uma tacinha de crème brûlée, aqui nem sobra uma migalhinha!!!

Lia, para mim pode ser um Earl Grey!!

38 comentários:

  1. Hola Mena querida, estas tartaletas tienen un aspecto inmejorable. Y tienes razón hay veces que determinadas cosas nos recuerdan a seres queridos y siempre es de agradecer el recordar. Un beso mi niña.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haberá funcionado el traductor o tu ya me entiendes???
      Bueno verte aqui mi niño!
      Un besito

      Eliminar
  2. Que bommmmm aspeto!!! Isto assim logo de manhã nem devia ser permitido :) hehe
    E Parabéns à Lia, vou já passar pelo blog a deixar-lhe um beijinho :)
    Beijinhos e boa semana *
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Olá Mena!
    Que bela forma de presentares a Lia!
    Estão perfeitas estas tuas tarteletes e o creme parece ter ficado delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que lindo aspeto. December ser maravilhosas.

    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que lindas!!! E só podem ser uma verdadeira perdição!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que lindas, querida! Tenho a certeza que a Lia vai adorar, estão perfeitas! Essa massa deve ser uma perdição... e o recheio queimado, oh meu deusssss...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me ri com essa definaçao tua, mesmo sem provares! E eu não mudo uma letrinha!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Minha querida e doce mana Bundette,
    Já lá vai um ano? Tens uma cabeça bem mais fresca que a minha minha querida Chef Patissier Extraordinaire!!!
    Sem palavras é como me deixas com este post...
    Sim, como é possível criar laços com alguém que não conhecemos pessoalmente? Mas o certo é que sim, é possível e olha para nós, as nossas conversas, mails, mensagens diárias e as cartas... ai as cartas!! Sim, mal posso esperar pela próxima...
    A afinidade e amizade entre nós é enorme eu conheço-te sim. Melhor que conheço muita gente com quem convivo desde sempre e pessoalmente e adoro-te minha querida Mena!!
    Ainda bem que faço anos e que tu pudeste finalmente provar créme brûlée, pois eu AMO créme brûlée e ainda por cima de limão... e tu sabes e por isso mo fizeste e por isso também te adoro um bocadinho mais :))) e ainda bem que tu também adoraste e a minha pintainha fofinha também já adora!!! Faz favor de lhe fazer rápido ok??
    Obrigada minha amiga. Adorei as tuas tarteletes e vou já levando pelo menos 2 antes que acabem e adorei o teu gadget para a massa. Um must!!!
    Beijinhos grandes para os 3 e manda lá a carta das 4 folhas, eheheeh!!
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá! Quase 4 folhas tem este comentario!!!!
      Pois por saber o quanto gostas de crème brûlée é que as fiz! Sabia que ias gostar, mas quem gostou mesmo muito foi a minha miniatura!!
      :) Fico muito feliz de te ter por perto!!! E a carta, tens que esperar até que passe o carteiro!!
      beijinhos triplicados

      Eliminar
  8. As tartelettes estão magnificas, certamente deliciosas, mas ganham outro sabor pelo amor que lhes colocaste, Mena! Que linda homenagem à Lia e ao valor da amizade. :)
    Não me levem a mal mas sabem que Mena faz-me lembrar Lia, e Lia faz-me lembrar Mena, quase sempre... E não é só pela ligação evidente à Bundtmania, mas essencialmente porque ambas tratam os outros com um carinho natural e permanente, sempre mas sempre, com uma palavra querida e positiva, que sabe bem "ouvir".
    Não vos "conheço" à muito tempo mas lembro-vos sempre com um sorriso de muito carinho.

    Bjinhos e Muitos Parabéns à querida Lia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito boas Susaninha! E o ideal para mostrar o meu carinho a uma pessoa que entrou pela porta grande!
      Olha porque haveria de levar a mal essa comparação? Pois pelo contrário, deixa-me muito feliz e ainda mais o receber assim um comentario!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Nunca provei crème brûlée, mas depois desta descrição acho que vou ter que corrigir essa falha o quanto antes! Essas tarteletes estão lindas e simplesmente perfeitas.
    O que também é fantástico, é o carinho e a amizade que vos une, é uma delícia ler um post assim!
    Muitos beijinhos para o duo maravilha da Bundtmania :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Gori, pois então experimenta uma crème brulée! Ou as tartelettes porque são muito boas!
      ;) Fantastico é ter comentarios assim!!
      Um beijinho grande

      Eliminar
  10. Lindas as tuas tartelettes Meninha e aida por cima recheadas de crème brûlée nao ha quem resista, certamente a querida Lia vai se deliciar, beijos grandes !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois a crème brûlee é mesmo um pecadinho, Sol!
      Um beijinho

      Eliminar
  11. Que lindas...Fiquei aguada pela gula de comer uma ou duas....Bonita a vossa amizade e que se preserve por muito tempo....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fico cada vez que olho para as fotos Ritinha!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Ó que delícias!!! Vou ter de guardar e fazer para alguém especial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre alguem especial Filipa, mais nao seja nós!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Ficaram tão lindas e imagino que uma verdadeira delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Unas tartaletas deliciosas y muy bonitas :)
    besos

    ResponderEliminar
  15. Olá Mena,

    a Lia é uma querida, incrível como está sempre pronta para ajudar sem nos conhecer.
    Gosto destas amizades verdadeiras, amizades que nos enchem o coração com coisas e palavras simples, e que nos fazem acreditar que um dia iremos conhecer a pessoa que está dou outro lado.
    Gosto dos teus pequenos gourmets, sabem o que é bom e que sorte a deles.
    Tartelettes fofinhas e com uma cor tão linda, lembra realmente o leite creme mas não tenho duvidas que e bem melhor, que lanche tão bom ia ser:)

    beijinhos para os três gulosos:)

    ResponderEliminar
  16. Que lindas Mena!
    A Lia é assim, move-nos com a sua simpatia e a sua pessoa linda!
    E eu que já sabia que daqui vinha coisa boa :) creme brulée, tartes mini, limão, Lia sim senhora.
    E claro, ela só pode adorar, e eu junto-me a vocês num lanche e levo o bolo sim.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olá Mena,
    Que amizade tão linda essa que se construiu aqui no mundo virtual. Mais uma vez estás de parabéns com a tua sobremesa, devias tornar-te pasteleira :)
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  18. Adorei as tuas Tarteletes de Creme Brulée.
    A base crocante recheada com o Creme Queimado, como se diz por cá, ficou a fazer crescer água na boca a muita gente! Um Presente de Aniversário para a nossa querida Lia. De certeza que conseguiste comovê-la!
    Parabéns para as duas Manas Bundette! Um abraço da Bombom

    ResponderEliminar
  19. Estão tão bonitas e apetitosas que nem sei que palavra usar para elogiar!!!
    Muitos parabéns.

    http://sist2it.blogspot.pt/

    ResponderEliminar