19.3.14

Momentos para partilhar!



Filomena!! 

Esta é das palavras que mais ecoam no meu ouvido, extremamente sensível! É assim que o meu pai me chama quando algo não está bem! A sorte é que com o passar do tempo e o facto de estar longe, faz com que já não a oiça tantas vezes. Mas sempre que alguém diz o meu nome por completo, há sempre um arrepio que me percorre!

Lá em casa o meu Pai só tomava uma posição quando a minha Mãe perdia as rédeas, ou achava que a sua autoridade não era a suficiente. Então tinhamos que recorrer ao senhor da casa! Sim porque numa família só de mulheres, era e é o senhor da casa! E agora ainda mais, que já tem as filhas crescidinhas e andam sempre de volta dele para o apaparicar!

Não era um Pai ausente e dentro do possível sempre estava junto de nós! Aquilo que ele não demonstrava muito eram os sentimentos, mas eu sei que lá no fundo, bem no fundinho, além de ser um rabugento de primeira, tem um coração de ouro!

Não só hoje por ser o Dia do Pai me lembro dele! Lembro-me dele muitas vezes! Dos sermões, sim os sermões! Das vezes que me disse que não podia sair à noite com as amigas! Das vezes que me avisou que a vida é muito dura e eu fiz de contas.... enfim, vezes sem conta! Ele nem liga muito a estas coisas nem a estes dias, mas agora com a idade ficou lamechas! Se eu por acaso não lhe disser nada, já sei que vou ouvir! Por isso o melhor mesmo é ligar e dizer que me lembro dele! :P






Se há coisa que o meu Pai não é, é guloso! Mas tem uma filha que mais não poderia ser! Além de ser o dia do Pai, tenho uns quantos amigos que fazem anos! Uma delas que conheci através do blog! Ou melhor eu já a conhecia e com o tempo acabou ela por vir aqui parar! Para mim tem um dos blogs que mais gosto e sempre que lá vou trago um sorriso na cara. Seja pela simplicadade das receitas, da grandiosidade das fotos, e pela humildade que ela emana!

Assim será dificil que saibam quem é, mas se vos falar no blog Ananás e Hortelã, já sabem que é da Ginja que falo! É assim que é conhecida por este mundo e foi assim que a conheci! Se bem que esta menina é bem mais docinha que as ginjas!! Parabéns Ginjinha!! Que seja um dia cheio de momentos de felicidade!!

Já sei que vou levar um puxao de orelhas por isto, mas tinha que trazer uma receitinha simples! Sei de fonte segura que a Ginja adora churros! Que lhe trazem boas recordações e eu acho que um punhado de churros e uma taça de chocolate quente, são sempre um bom motivo para comemorar!! Ahhhh e como sei que não gosta de fritos, os churros são ao forno!!

A isto chamo eu daquelas coisas que têm que ser partilhadas!!! 

"A Felicidade só é real, quando é partilhada!"






Churros com Chocolate Quente
Receita retirada do Whole Kitchen


Ingredientes:
- 250 ml de água
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado escuro
- 130 gramas de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de sal fino
- 75 gramas de manteiga
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 ovos
- 150 gramas de chocolate a 52% de cacau
- 100 ml de leite
- açúcar em pó e canela para polvilhar






Pré aquecer o forno a 210 ºC.

Num tacho colocar a água, o sal, o açúcar e a manteiga. Levar ao lume e esperar que comece a ferver. Assim que ferva, retirar o tacho do lume e juntar a farinha de uma só vez mexendo sempre, colocando de novo ao lume e mexer até que a massa se despegue das paredes do tacho.

Retirar do lume e deixar arrefecer ligeiramente.

Numa taça bater os ovos, ligeiramente com um garfo, com a essência de baunilha. Juntar a massa e bater bem com a ajuda de uma colher de pau ou com a batedeira, até obter uma massa lisa e homogénea (muito parecida à massa para choux).

Colocar um bico em forma de estrela num saco de pasteleiro e encher com a massa. Sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, apertar o saco de pasteleiro com o bico a 45º e deixar cair a massa de maneira a formar palitos de 15 cm de comprimento ou do tamanho desejado. Levar ao forno durante 10 -15 minutos.

Derreter o chocolate com o leite sem deixar que ferva. Mexer bem para incorporar bem o chocolate para que fique brilhante. Colocar numa chávena e polvilhar com açucar em pó e canela.

Retirar e deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar em pó e canela a gosto. Acompanhar com o chocolate quente.






A massa permite que façam as mais diferentes formas! A do coraçãozinho foi mesmo por ser um post com duplo significado, onde o carinho predomina!! 

Excusado será dizer que o tempo que duraram, foi apenas o das fotos! Desta vez nem houve pedidos para integrar as mesmas! Tanto um como o outro queriam lambuzar-se com o chocolate e com os churros!






Até o Tomás que não é nada destas coisas, andou de volta de mim!! E o ar dele de satisfeito quando molhavamos os churros no chocolate!!

Há coisas tão simples que nos deixam tão felizes, verdade? E mais quando os podemos partilhar com alguém tão pequenino, mas que o pouco que possam dizer é sempre tão verdadeiro!

Feliz Dia do Pai!!

24 comentários:

  1. Ficaram lindos e sendo feitos no forno agradam-me.
    Fiquei com muita vontade de os fazer.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Uma história linda com sugestões irrestíveis,
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O meu pai é um pouco como o teu, não mostra os sentimentos, mas vejo-os no olhos e nas acções...
    E não há melçhor pai do que ele :-)
    Churros... só mesmo nas barraquinhas, até agora!
    Hei-de experimentar os teus.
    Muitos beijinhos e feliz dia do pai, aí por casa na neve.
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  4. É muito bom ter um Pai para recordar dessa forma tão carinhosa, apesar dos sermões :D
    Adorei a receita, as fotos estão lindas como sempre.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Mena!
    Ficaram tão lindos estes churros! E só o facto de não serem fritos, vale tudo, pois não sou nada fã de fritos (excepto os que se fazem no Natal...).
    E a história do teu pai...como eu te compreendo. Éramos 3 lá em casa, eu sou a única rapariga. Mas quando o pai se zangava só dizia..."Meninos!"...e vinha esse arrepio de que falavas. São coisas que ficam.
    Beijinhos
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar
  6. Um post cheio de carinho, com uma receita deliciosa! O pai merece, e a querida Inês também!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adorei!! Fotos super giras!! Bem como, é sem dúvida, um momento que tem de ser partilhado!! ;)

    ResponderEliminar
  8. Adorei esta tua homenagem D. Filomena.
    E, posso tirar um churro, Bjs

    ResponderEliminar
  9. Jasus! Ai que maluquice de sugestão! Nem imaginas o quanto amo churros e com chocolate...hummmmmmmmm
    Nem comento. Mázona! Ai a minha dieta! :)

    Beijinhos fofa,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  10. Quem molhava agora um churro era eu...Que coisa boa Filomena....lol
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Estou encantada com este post, pelas palavras...pelas fotos, por tudo o que consegues transmitir! :)

    Sempre gostei muito mais de churros do que de farturas e longe de mim saber que se podiam fazer no forno.... que maravilha levo daqui hoje!! :)

    ResponderEliminar
  12. Que lindo post, Mena!
    Amoroso e ternurento sem deixar de ter graça!
    Amei estes churros. E são feitos no forno!
    Tenho que experimentar! (ainda tenho que experimentar os donuts...não me esqueço deles...)
    Beijinho grande!

    Sílvia

    ResponderEliminar
  13. Bellísima entrada, llena de amor y ternura!!!
    Y...deliciosa receta;) ummmmmh, que ricaaa;D
    Besos!!!

    ResponderEliminar
  14. que belo post! E esses churros estão bem tentadores!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá Mena,

    pois o meu pai é um guloso assumido, bolo de aniversário tem que ser de chocolate e com dois andares, quando faço bolachas e gosta delas tenta sempre arranjar forma que eu faça mais e para isso pergunta-me sempre quanto é o quilo das mesmas, mas não liga nada ao dia do pai e está sempre a dizer que não quer que gastemos dinheiro com isso.
    Oh a Inês é um doce de pessoa, e claro que o blogue dela é um encanto, bem antes de ter o meu perdia-me nele assim como acontecia com o teu, sim porque se existe coisa que eu gosto neste teu espaço para além dos teus doces é a tua escrita:)
    Falando dos churros para mim têm dois pensamentos, perfeitos com um chocolate quente numa tarde de chuva, mas lembram-me o Verão as festas e romarias aqui no norte, ficar numa esplanada e no fim comer uns churros quentinhos, que bem que sabe.
    Perfeitos os teus, e claro está que sendo no forno ainda se pode comer mais um sem culpa, sempre é mais saudável, em forma de coração são um encanto.


    beijinhos para os três gulosos

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito dessa frase: a felicidade só é real quando é partilhada!
    Adorei o carinho com que preparaste este post, com duplo significado :)
    O meu pai é um pouco como o teu nos sentimentos, mas no fundo, gostamos todos muito uns dos outros!
    E como eu gostei desta surpresa Filomena :) obrigado pelo carinho, por seres assim, surpreendente!
    E claro que adorei os churros com chocolate, vou logo para barcelona quando como um!
    Feitos no forno, vou ter de os fazer, já sabes :) Obrigado meu doce.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Muito mais saudável no forno adorei sugestão.
    Lá por casa adoram churros com chocolate vou ter k fazer ;)
    Bj, Elsa Gouveia.
    http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Adorei o aspeto destes churros, perfeitos! O meu marido é louco por churros e nunca me atrevi, mas talvez me aventure agora :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Que lindas homenagens Mena! :)
    Já para não falar dos churros com um ar tão delicioso e perfeitinho... sendo no forno então ainda despertam mais interesse. Que apetitosos!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Adoro Churros, e adoro comer churros com chocolate no nosso pais vizinho :)

    viagemdoceviagem@blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Adorei este post, o texto, as espetaculares fotografias mas, principalmente, esta receita tão simples, fantásticas e deliciosa :)
    Vou levá-la comigo :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  22. Adoro churros! Vou só provar... uns quantos. Teste de qualidade, claro! :P

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  23. Olá, minha querida!
    Este post é tão doce (receita + carinhos) que não é para todos. :D Que bom ter vindo aqui antes de ir dormir, que vou consolada com as boas energias e sentimentos e, claro, com os belos dos churros com o chocolate quente. Ahhh!
    Viva o Amor! Viva a Amizade! Viva a Mena e estas perdições d'As Aventuras de uma Mamã!
    Beijinhos grandes e saudades (não estou esquecida!),
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar