Olho pela a minha janela e só vejo neve!!
Pois mas isso também é normal, mas eu é que ainda não me habituei!! E por mais que esteja por aqui nunca conseguirei habituar-me!!
Um dia destes de manhã a Maria olhava pela janela e via o cenário que se apresentava e dizia: "Oh Mãe podemos ficar em casa?"
Afinal não sou só eu! Mas se lhes digo se querem brincar na neve, nunca dizem que não!!
E a uma coisa que nunca digo que não é a um Donut!! Hummmm que coisa tao boa!! Pronto ja sei que fazem mal e mais não sei o quê! Mas perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe!!
Não sou de os comprar muitas vezes, mas há dias que me apetece! E agora depois daquilo que vos vou mostrar, já não preciso de comprar!!
O Círculo Whole Kitchen desafia-nos no tema de Doces, a preparar a receita americana mais famosa, Donut's!!
Reza a históra que a primeira vez que se fez referência aos Donuts foi em 1803 num livro de pastelaria inglês, que a considerou como se fosse americana.
Existem muitas versões sobre a origem deste bolinho, mas ao que parece a sua aparição deve-se à presença de uns emigrantes holandeses por terras do tio Sam.
Foi esse bolinho que foi alterado até aos Donuts que conhecemos no dia de hoje! Dizem também que a sua forma de rosca foi inventada por um marinheiro, chamado Hanson Gregory de 16 anos, que não conseguia que os seus Donuts ficassem cozidos no meio e então furou o dito com a ajuda de um pimenteiro!!
Com ou sem pimenteiro, nos dias de hoje não faltam utensilios para os fazer! Um cortador de Donuts ou ate mesmo um simples cortado redondo e por exemplo a tampa de uma garrafa!
A receita é da Lara Ferroni que tem um livro editado destes meninos lindos! E ela também tem um blog que me deixa a suspirar!!
E a suspirar fico eu só de pensar nos ditos!!!
Donuts
(receita adaptada da Lara Ferroni)
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de fermento de padeiro desidratado + 1 colher de chá
- 240 ml de leite gordo morno (45º)
- 400 gramas de farinha de pão ( por aqui é o que chama a "harina de fuerza")
- 30 gramas de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 gemas de ovo
- 60 gramas de manteiga sem sal em cubos ( ligeiramente amolecida)
- óleo para fritar
Para a cobertura:
- 150 gramas de açúcar em pó
- 3 ou 4 colheres de chá de leite ou água
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Execução:
Numa taça colocamos 180 ml de leite com a colher de sopa de fermento, misturamos e juntamos 110 gramas de farinha. Mexemos até obtermos uma massa lisa.
Cobrimos com um pano e deixamos repousar durante 30 minutos num lugar morno. ( A Lara recomenda que se cubra com uma manta elétrica, para podemos colocar no forno pré aquecido 5 minutos a 50º).
A massa que se obtém é aquilo a que se chama esponja ou poolish, ou até mesmo um pré fermento.
Como a minha batedeira não pode bater este tipo de massa, segui a receita para a batedora, mas fazendo de forma manual. É essa que passo a descrever e a qual pode ser adaptada à batedora fazendo a mesma coisa, mas não usando a força manual.
Ao fim deste tempo, colocamos numa taça o leite restante, a colher de chá de fermente e misturamos. Juntamos as gemas, o açúcar, o sal, a baunilha e a massa que preparámos anteriormente, mexendo sempre até obtermos uma massa suave.
De seguida juntamos a manteiga pouco a pouco, batendo sempe entre cada adição.
Por fim vamos adicionando a farinha restante batendo bem a massa. Devemos obter uma massa de consistência lisa e suave. Pode pegar ligeiramente para é essa a textura pretendida.
Numa superficie enfarinhada colocamos a massa e amassamos durante 5 minutos. Colocamos na taça, cobrimos com película aderente e deixamos repousar num local morno durante 30 minutos.
Passado este tempo retiramos o ar ligeiramente e voltamos a cobrir com película aderente. Colocamos no frigorifico durante 1 hora e como máximo 12 horas.
Uma vez repousada a massa, enfarinhamos a superficie de trabalho e estendemos com a ajuda de um rolo, deixando a massa com uma espessura de 1 cm e vamos cortando com a ajuda de um cortador de donuts ou com o que acharem que pode servir para este efeito.
Colocamos os donuts num tabuleiro forrado com um pano. ( Eu usei uma folha de papel polvilhada com farinha) Deixamos repousar 40 minutos num local morno.
Agora que estão prontos, aquecemos o óleo. Deve ter uma temperatura de 180ºC ( o melhor é usar um termometro de cozinha) e fritamos os donuts 1 a 2 minutos de cada lado.
Depois de fritos preparamos a cobertura e banhamos os donuts na mesma. Colocamos sobre uma rede e deixamos repousar.
Notas da Mamã:
- A primeira ronda de donuts não correu bem! Por motivos alheios à minha vontade, os donuts depois de cortados, descansaram mais do que 40 minutos. Depois de fritos a massa ficou pesada e massuda.
- Podem ser congelados depois de cortados e antes de os fritar colocar no forno pré aquecido a 50º, mas apagado quando se colocarem os donuts, durante 10 minutos.
- Desta segunda vez, simmmmmmmmmmmmmmm!!!! A receita dos Donuts em casa!!!
Esta segunda rodada ficou como imagino que teria que ter ficado a primeira! E já vos posso dizer que em relação aos originais não lhes ficam a dever muito!
Lembro-me de quando era mais jovem, imaginar como seriam aqueles donuts que apareciam nos filmes! Normalmente os polícias nunca começavam o dia sem um café e uma caixa de donuts! E qual deles o mais bonito e mais apetitoso!
Simplesmente com a cobertura ou com um pouco de chocolate de leite derretido, já vos posso dizer que agora já sei como são os donuts que via nos filmes, e o porquê do Homer Simpson ser um perdido por estes bolinhos de buraquinho!!
Uma receita simples e acreditem que vale a pena!
Lembram-se de um anúncio que o protagonista punha o dedo no ar? E de seguida caíam? Pois ja sabem, ponham o dedo no ar!!!
Bom dia Mena,
ResponderEliminarimagino o cenário por esses lados mas tal como tu acho que nunca me iria habituar a neve e frio, embora sei o valor desse mesmo cenário eu e o frio somos inimigos assim como a neve.
Donuts? Que tema mais interessante e guloso é incrível como é possível fazer com ingredientes tão básicos uma sugestão de lamber os dedos, eu adoro e o culpado de gostar tanto deles é o Homer, recordo-me de há bastantes anos ainda sem televisão por cabo todos os domingos ver a série na RTP2 não perdia um único episódio e assim nasceu o meu amor por estes bolinhos.
Estão mesmo muito bonitos Mena e essa cobertura de chocolate nem sei que te diga, és uma atiçadora da gula, mas é por isso que gosto muito de cá vir:)
E os "piquenos" gulosos gostaram?
Beijinhos e um bom fim de semana para os três
I
Pois então ja somos duas! Eu fazia o mesmo que tu!!!
EliminarOs piquenos gulosos, adoraram!!!
beijinho e bom fim de semana!
Minha linda quando vi que tinhas publicado uma receita de donuts tinha de vir ver e especialmente saber se estes eram daqueles que se fritam... Porque na verdade o meu problema com eles é mesmo esse e so esse. Cá por casa adoramos e evitamos o mais que conseguimos. Mas sabendo que ha esta receita fabulosa e feita no forno!! Bom nao ha desculpas e assim quemos fizer logo te conto. Uma beijoca do tamanho do mundo e mil obrigados pela partilha. A Malta cá de casa agradece! <3
ResponderEliminarOh pá.... Nao vale!! Li 180º e so agora reparei que afinal sao fritos!!, é o que da ler na diagonal.... :-(. Agora é tarde demais, fritos ou nao vou mesmo ter de os fazer!
ResponderEliminarE quem te manda ler na diagonal?!?!
EliminarHá uma receita para o forno! tem que se eliminar a segunda colher de fermento e a temperatura de forno é 200ºC!
Pode ser que me atreva a experimentar!
Bom ver-te por aqui!
Beijinhos
Qué pintaza!! Y con chocolate, ñam ñam!!
ResponderEliminarUn abrazo
:D Gracias Marta!!!
EliminarUn besito
Adoro e nunca me atrevi a fazer
ResponderEliminarPois não tenohoo utensílio para que fiquem com o formato perfeito
Os teus estão deliciosos e acho que deve estar aí a chegar a Donutmania
Lol
Beijokas
Oh Lucia isso nem parece teu!!
EliminarEu usei porque o tinha, porque senão tinha que ter inventado!!
Eu ca espero esso Donutmania!!
Beijinhos
Ooh Mena, que donuts maravilhosos que nos apresentas hoje. Estou encantado! Mas olha, estou aqui com o dedo no ar à sensivelmente 10 minutos, desde que os vi lá no face, e nada amiga... nem um donutzinho encantador para enriquecer o meu pequeno almoço... eheh. Agora ficou-me a apetecer algo doce, acho que vou malhar uns crinkles que ainda andam ali no frasco. ;)
ResponderEliminarMena, ficaram lindos, eu também adoro donuts e se forem caseiros e com um ar fofo e apetitoso, como os teus, tanto melhor. Nunca me aventurei nos donuts, porque não tenho por hábito fazer fritos em casa. Já no Natal é um drama, tenho vontade de fazer tudo, mas depois lembro-me que nem sequer tenho fritadeira. Gostava de descobrir uma receita no forno. Mas adoraria provar um dos teus, ou dois, vá, não querendo abusar. ;)
Beijinhos e um fim de semana muito doce para ti. ;)
Oh pá, tinham que cair!! Não entendo nada! Só publicidade enganosa!!!
Eliminar:)) Eu sei que os fritos não são saudáveis e mesmo cá por casa tb se evitam, mas há coisas que têm mesmo que ser, e este foi o caso!!
Eu se pudesse mandava mais do que um e nao seria um abuso!
Quanto à receita no forno, está debaixo de mira!!
Um beijinho e um bom fim de semana!
Te han quedado muy bonitos y seguro que estan riquisimos!! Bss
ResponderEliminarMuchas gracias!!!
EliminarUn besito
Hummm eu quero esse simples com a calda de açúcar!!!!Dedo no ar a postos...
ResponderEliminarBjoka
Rita
Aqui entre nós as duas, são os melhores!!!
EliminarBeijinhos
¡Preciosos! Tienen un aspecto tremendo...
ResponderEliminarMuchas gracias Victoria!
EliminarBesitos
Unas fotos muy bonitas y unos donuts preciosos, me alegro que te salieran bien aunque fuera a la segunda, lo importante es no rendirse verdad? besos mil
ResponderEliminarEs verdad Veronica, no hay que rendirse!
Eliminargracias!
besitos
Son preciosos! Me encantan el volumen y el chocolate :)
ResponderEliminarSon buenísimos!!
EliminarGracias Marisa!
Que bonitos er apetitosos estão os teus donuts. Por cá chamamos de donetes, um aportuguesamento açoriano. Gosto imenso. Até já as publiquei no blogue, mas estes teus estão sublimes. E essas coberturas??? De babar! Neste momento tenho a levedar malassadas. A massa é praticamente idêntica à dos donuts, mas sem buraco no meio. Fazêmo-las aqui no carnaval, mas antecipei-me. Beijinhos aí para a Sibéria.
ResponderEliminarPatrícia
Entao donetes sao aqueles mais pequeninos!!
EliminarTudo o que leve este tipo de massa eu gosto! Certamente que essas malassadas são maravilhosas!!!
Beijinhos para o meio do Atlantico!
Para aqui são 3 se faz favor.. :) estão lindos e sinceramente quando vi a fotografia achei que tinha sido feito naquelas máquinas, mas realmente tu não precisas de máquinas... lindos lindos ...
ResponderEliminarbeijocas e bom fim de semana
Mafalda
Eh pá Mafalda com essa da máquina é que me mataste!!
EliminarEu mando até meia duzia!
Beijinhos
Te han quedado fantásticos. Y la decoración es muy bonita.
ResponderEliminarbesos
Muchas gracias Aisha!
EliminarBesitos
Estou com o dedo no ar, e até agora não me caiu nenhuma delícia dessas no dedo ;)
ResponderEliminarComprei uma máquina de fazer donuts daqueles pequeninos e foi uma desilusão, porque os verdadeiros donuts dão mesmo um trabalho extra para ficarem como devem ser...num dia com paciência e tempo a ver se experimento esta receita para os amantes deste lado.
Beijinhos
é só publicidade enganosa, Gori!!
Eliminar:)) La terás que os fazer! E acredita que ate mesmo sem paciencia e ja verás como o resultado surpreende!!
Beijinhos
Quedáronte uns dónuts moi bos e lindos!!!
ResponderEliminarUn biquiño,
Sandra von Cake
Sandra muchas gracias, cariño!!
EliminarUn besito
Preciosos y las fotos muy chulas!
ResponderEliminarI Love Bugs
Gracias Sra Bicho!!
EliminarUn besito
Me encantan las fotos y los de chocolate tienen una pinta estupenda. Encantada de conocerte, un saludo. Monie.
ResponderEliminarYo encantada de tenerte por aqui, Monie!!
EliminarUn besito
Obrigado Susaninha!
ResponderEliminarBeijinhos
Por acaso não sou grande apreciadora, mas verdade seja dita, nunca provei um caseiro e tenho quase certeza que iria adorar, então se forem assim tão primorosamente adornados :)
ResponderEliminarFicaram um espetaculo!! Ai se o meu marido vê isto não me larga, isto é... não me deixa sair da cozinha sem donuts feitos :P
ResponderEliminarEu tb gosto muitoooooooo!! Vou ter de experimentar. Duas dúvidas:
Farinha de força corresponderá à tipo 65?
O fermento pode ser substituído por fermento fresco?
Bjs e bfs
Qué maravilla de donuts!!! Me gusta mucho prepararlos en casa, pero son tan tentadores que empiezas comiendo uno y te vez incapaz de parar!!! Te han quedado con una pinta extraordinaria.
ResponderEliminarUn besito,
Menaaaa... reclamação: eu pus o dedo no ar, fiquei assim um tempo consideravel e... nada! nem umzinho dos teus maravilhosos donnuts! Entretanto já pus o dedo para baixo, que preciso dele para escrever a mensagem!! :P
ResponderEliminarE já fiquei com a receita guardada, o melhor mesmo é por a mão na massa, verdade? Ficaram maravilhosos, querida, perfeitos, mesmo!
Beijinhos
Eu adoro donuts Mena!!
ResponderEliminarÉ muito raro comprar mas quando estava em Barcelona não passava um domingo sem ir comer um dito, dos mais váriso sabores e coberturas, adoro. Sou um bocado Homer Simpson nesse aspecto :)
E consolei-me ao ver as tuas fotografias, que lindas!!
E os donuts brilharam :) muy ricos.
Um beijinho.
A la segunda fue la vencida porque qué pintaza tienen! Besos.
ResponderEliminarQue buena pinta!
ResponderEliminarVaya pinta!!! Están estupendos.
ResponderEliminarUn beso,
Anabel
Olá Mena,
ResponderEliminarSim eu ponho o dedo no ar e como um ou dois também com o café, como os policias.
Ficaram um espetáculo e eu só compro 1 ou 2 vezes por ano. Também tenho que experimentar fazer em casa.
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy
Ficaram maravilhosos, imagino a alegria dos miúdos!
ResponderEliminarMena, ficaram tão bonitos e têm um ar tão guloso...que inveja de não ter aqui um para degustar!
ResponderEliminarJá li atentamente a receita e já me estou a preparar para os fazer no fim de semana. Não tenho é o cortador para donuts, mas terei que improvisar.
Fantástica receita, Mena e que fotos tão lindas!
Adorei,minha menina!
Beijinho grande
Sílvia
Micas querida, após um interregno tinha de comentar os teus donuts :-) já foi tudo dito e eu subscrevo! Para aqui são 2 (já sabes para quem!)
ResponderEliminarTenho mesmo de me animar! Acho que o periodo critico já passou e pode ser q o animo tambem regresse :-)
Beijinhos!
Eu ando de dedo no ar desde que os publicaste e ainda não caiu nada...
ResponderEliminarPublicidade enganosa pá. Não há direito!!!
Estão de lamber os beiços estes teus donuts amiga e as fotos super nítidas e pormenorizadas e lindas como sempre.
Até saio daqui a salivar, de cada vez que cá venho...
Beijos amori linda,
Lai.
Como eu adoro donuts..... foi um dos motivos que engordei.... mas deixavam me tão feliz:)
ResponderEliminarHj graças a deus ja tenhho quase menos 50kg muitas coisas já não consigo comer mas os donuts........ ainda adoro e muito:)
Não como pois sei que é uma tentação, mas exporadicamente sabe tão bem:)
Aproveito para te convidar no meu passatempo que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html
Beijinho grande