E de repente o meu trabalho transformou-se num amontoado de vidros velhos e pó! O chefe decidiu que ia reformar a farmácia e começou um reboliço!
Cremes para aqui, caixas para ali e acolá! Um sem parar todos os dias e ainda o que falta! Este foi um dos principais motivos que me levou a estar ausente deste meu cantinho! Como é óbvio o cansaço ao fim de dia tomou conta de mim e era apenas o tempo de preparar o jantar, fazer a operação pijama e descansar!! Nem forças tinha para responder aos comentários do ultimo post.
Obrigado a todos pela vossa preocupação nesta minha ausência! E já sabem, erva ruim não mata a geada!
Por fim, um dia sem ter extras e mais calmo! Mas ainda assim o trabalho ainda está longe de estar terminado!
Para compensar esta carga de trabalhos e outros assuntos pessoais, que puseram o meu Tico e o Teco, em conflito permanente, há uns passeios pelo Pinterest.
Xiii.... E a minha ultima voltinha por lá já foi há uns tempos, mas assim que pûs a "vistinha" em cima desta coroa/pão sueco, não descansei! Menos mal que a vi antes das obras, porque senão ainda hoje a folha estaria pendurada na porta do "frederico".
Por aquilo que li, é um pão que se usa lá para os lados da Suécia na altura de Natal. Mas como isto dos blog's nos traz muita gente, uma amiga que tenho na Suécia, já me disse que este tipo de pão há todo o ano!! Pois e ainda bem, porque é fantastico!
Quando li a receita também diziam o mesmo, denominando o dito como "Swedish Coffee Bread". Aqui entre nós vai bem com café, com chá, com aquilo que se queira! Até mesmo sem nada é uma maravilha!!
O que mais me fascinou na receita foi o aspeto e só depois de ver que tinha cardamomo e canela, é que me convenci! E em boa hora se fez!
Coroa de Amêndoa e Canela
Receita adaptada e retirada aqui.
Ingredientes:
- 250 ml de leite gordo
- 100 gramas de açucar
- 115 gramas de manteiga sem sal
- 2 pacotes de fermento granulado
- 550 gramas de farinha de trigo + farinha para a bancada
- 60 ml de água morna
- 1 ovo tamanho L
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de cardamomo moído
- 1 ovo + 1 colher de sopa de leite para pincelar
Recheio:
- 150 gramas de amêndoa moída com pele
- 50 gramas de açúcar mascavado escuro
- 2 colher de chá de canela moída
- 30 gramas de manteiga derretida e fria
- 4 colheres de sopa de leite
Para a glace:
- 5 colheres de sopa de açúcar em pó
- 1 colher de chá de água morna
Aquecer ligeiramente o leite e misturar o açucar e a manteiga. Deixar arrefecer, mexendo de vez em quando, até que a manteiga se derreta.
Juntar o fermento com a água morna e deixar repousar durante 5 minutos.
Colocar o leite, o fermento e o ovo ligeiramente batido numa taça. Juntar o fermento e de seguida o sal e o cardamomo.
Juntar metade da farinha a bater com a ajuda de uma colher de pau, até estar toda bem envolvida na mistura.
(esta etapa pode ser feita com a batedeira, adicionando pouco a pouco a farinha).
Adicionar a restante farinha e mexer até que se despegue da bacia. A massa é bastante elástica e um bocadinho peganhenta. Depois de incorporada toda a farinha se notarem que se pega muito às mãos, podem adicionar um pouco mais, tendo em conta que na hora de amassar colocaremos também farinha na bancada.
Depois de amassar colocamos a massa num bancada enfarinhada e amassamos. A massa torna-se brilhante e elástica sem se colar nas mãos.
Colocamos de novo na taça e deixamos repousar mais ou menos 2 horas, ou até que duplique o volume.
Retiramos da taça depois de levedar e voltamos a amassar para eliminar o ar. Dividimos em 2 pedaços iguais e deixamos repousar enquanto preparamos o recheio.
Para o recheio trituramos a amêndoa com pele juntamente com o açucar para evitar que fique tipo uma pasta. Juntamos de seguida a manteiga derretida, a canela e o leite, mexendo para envolver bem. Reservamos enquanto estendemos a massa.
Esticamos a massa na bancada polvilhada com farinha até termos um rectângulo de 30 por 60 cm aproximadamente. Transferimos para uma folha de papel de forno este rectangulo.
De seguida untamos o recheio e enrolamos sobre a parte mais comprida. Depois de obter o rolo, juntamos as pontas. Com uma faca afiada ou uma tesoura de cozinha, cortamos fatias de mais ou menos 3 cm, girando uma delas para o lado oposto. Devem ser em número par. Deixamos repousar durante 1 horas.
Pincelamos com o ovo batido com o leite, polvilhamos com açúcar em grão e levamos ao forno, pré aquecido a 175ºC durante mais ou menos 30 minutos ou até que esteja dourado.
Retiramos do forno e deixamos arrefecer sobre uma rede. Preparamos a glace e colocamos sobre a coroa.
Com esta quantidade massa podemos fazer 2 coroas. Em vez disso acabei por fazer uma trança, mas que não chegou às fotos. Assim que ficou morninha tive que cortar uma fatia. Assim que provei fiquei deliciada com o perfume que aporta o cardamomo à massa e aquele toque especial da amêndoa que me fez lembrar as frangipani!
É sem dúvida uma excelente companhia para o café! E agora entendo porque se faz todo o ano lá para aqueles lados frios! É que um pedacinho aquece corpo e alma!!
Sirvam-se porque o café arrefece!
Com cardamomo só pode ser bom! Excelente receita, adorei as fotografias e podes mandar 2 fatias para acompanhar o chá que estou agora a beber, sff?
ResponderEliminarBeijinhos e que a remodelação acabe rápido...
O que ainda falta para acabar a remodelação!!
EliminarEu mando ja as fatias pro teu chá!! :)
Beijinho
Que lindo. Apetece mesmo tirar um, aliás, vários bocados e levar.
ResponderEliminarEstás como eu, querida Mena, sem tempo para nada. Recomecei uma rotina normal no trabalho e ainda não aprendi a gerir o meu tempo.
Beijitos*
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
Eu gerir ainda consigo gerir, o cansaço é que dá cabo de mim!
EliminarBeijinhos
Olá Mena!
ResponderEliminarQuando deixei de te ver por aqui, pensei que tinha acontecido alguma coisa.
Ainda bem que regressaste com as tuas maravilhosas receitas.
Eu sou muito sincera. Para mim tirava o cardamono porque não aprecio o seu sabor, mas esta coroa tem um aspecto formidável!
beijinhos, bom trabalho e bom fim de semana
Paula
obrigado pela preocupaçao Paula! Mas tirando o cansaço está tudo bem dentro do normal!!
EliminarEu foi a primeira vez que usei o cardamomo e gostei do ar frutado que deu! Mas olha que com canela tb ficará bom!
Beijinhos
A coroa está linda, e pelos ingredientes, parece-me deveras deliciosa! Adoro este tipo de pães docinhos, esta receita vai directamente para a minha lista a experimentar em breve.
ResponderEliminarBeijinhos,
Gori
:) e eu tb adoro estes paezinhos doces!! E com recheio ainda mais!
Eliminarbeijinhos
Que aspecto deslumbrante! Adorei! E as fotos ficaram lindas :)
ResponderEliminarBeijocas
;) Obrigado Sofia!
EliminarBeijinhos
Que delícia! Adoro este tipo de bolos, com especiarias então... estou a salivar!
ResponderEliminarbjinhos
sara
:) Eu tb começo a gostar mais das especiarias!
EliminarBeijinhos
Es una corona, pero de verdad, poque es una receta para una reina de la repostreia como tu, de nuevo me encanta.
ResponderEliminarBesos y feliz fín de semana.
Ettore
:) eres un cielo Ettore!
EliminarBesito
Olá Mena, que bom ver-te de novo :) Como eu te entendo, há alturas em que o trabalho é tanto, que o cansaço nos vence completamente. Fazemos o estritamente indispensável, que para ti com dois filhotes pequenos não é pouco, e cama!
ResponderEliminarMas o lha que essa trança não mostra qualquer cansaço :) Está linda e morrer, e deve ser deliciosa! Quem diria que os suecos tinham coisas assim apetitosas... E as tuas fotos, são cada dia mais lindas!
Um grande beijo e bom descanso!
Normalmente nesta altura do ano nao ha mto trabalho, mas com a reforma, isto está impossivel!
EliminarE ao fim do dia o cansaço toma conta de mim!!!
É bom estar por aqui!! :) Pois os suecos fazem coisas assim e outras que tb tenho debaixo de mira!
beijinhos
Que coroa linda, adorei a conjugação de sabores e deve ser tão perfumada... quase consigo sentir o aroma ao ver as tuas fotografias! maravilhoso! :)
ResponderEliminarBeijinhos
:) Sim é muito perfumada Mª João!
EliminarBeijinhos
Que aspecto maravilhoso, adorei!
ResponderEliminarCom o frio que aqui se faz sentir já sabe mesmo bem.
:) Fico contente que tenhas gostado!!
EliminarE sim com o frio sabe mesmo bem!
Beijinhos
Olha que mesmo sem tempo... Consegues fazer coisas fantásticas!
ResponderEliminarEsta coroa, está um mimo, que delicia. ;)
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Oh Jota esta ainda a fiz qd tinha um pouquinho de tempo!!
EliminarBeijinhos
Mena querida, tbém andei meio afastada, o blog nos toma muito tempo, pois a vida é muito corrida e se faz necessário deixar o blog para segundo plano, depois que as coisas se acalmam, volta-se, porém atrasada nas visitas. Logo, logo as suas coisas se ajeitam também.Adorei sua coroa, linda que ficou! Aromática, e deliciosa, disso não tenho dúvidas. Bela receita. Beijinhos, ótimo domingo
ResponderEliminarÉ bem verdade Josy! Com pena, mas fica sempre em 2º plano! Pouco a pouco regressamos!!
EliminarAinda bem que gostaste!
beijinhos
Mena, realmente senti a tua falta esta semana, espero que essa remodelação termine depressa, para te ter de novo entre nós, e para teres também mais descanso. Mas apesar de toda essa correria, ainda nos trazes esta maravilha. Pois eu concordo contigo vai bem com tudo, ou mesmo só. Adorei, uma beijoca.
ResponderEliminarPaula
Oi Mena, tempo tem sido algo precioso e dificil de se encontrar por todos os lados.Ando ausente dos cantinhos justamente pela falta de tempo.Mas passei para deixar um beijo e ficar com a boca cheia de água com esta deliciosa receita.Esta mistura de especiarias deve render um perfume e sabor maravilhoso.Beijos e uma ótima semana.
ResponderEliminarUma pessoa sente falta de ver as tuas criações e ler os teus posts, mas olha que mesmo cansada e sem tempo tens aqui uma receita fantástica!
ResponderEliminarBem estranhei a tua ausência, mas eis que regressas em grande com esta coroa linda de morrer, super apetitosa e com sabores que imagino inebriantes, mesmo como eu gosto! Vou levar um pedacinho para o lanche, pode ser?!
ResponderEliminarBeijinhos
Que aspeto tão bom! Quando vi os ingredientes pensei que tinhas feito na MFP, será que também dá para adaptar? Acho que ainda vou experimentar fazer a massa lá :)
ResponderEliminarBeijinho e excelentes fotos!
Olá Mena,
ResponderEliminarJá me tinha perguntado o que teria acontecido mas, não querendo ser "intrusa"... acho que de vez em quando acontece a todos.
Regressaste e, não podia deixar de ser, em grande, com uma receitinha de encher as medidas.
Bjs, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html
Que bom Mena!!
ResponderEliminar(eu estava à espera daqueles meninos para molhar no chocolate hehe mas fico a babar-me na mesma!)
Como te percebo, esta semana para mim tem sido assim, montanhas de work.
Mas sabe mesmo bem fazer uma receita assim, que vontade de provar, e adoro o efeito visual!
Canela, cardamomo e amêndoa, venha daí uma fatia sueca!
Um beijinho.
Mena querida que saudade do teu cafofo!
ResponderEliminarRealmente chega épocas na vida que a correria é tão grande que não temos vontade de mais nada, a não ser chegar em casa e descansar a noite...já passei por um período assim exausto tb...agora to mais light, acho que é porque final de ano as coisas começam desacelerar por aqui...dá pra respirar mais um pouco...rsrs
Quem dera eu nessa correria fazer essas delicias que vc faz :)
Ficou linda demais essa coroa e saborosa também né?!!! =)
Beijãooo querida. Saudade imensa!
Segundo round :-) adorei a tua coroa mas quando me pus a ler a execução desisti logo de a fazer... Sabes é que tempo é o que nao ha por aqui de momento!! E nao o vejo no horizonte nos proximos tempos :-/ de qualquer forma provava mesmo levando a bendita da canela ;-) próxima!!
ResponderEliminar