21.12.12

E então é quase Natal....

Caramba como passa rápido o tempo.... Já estamos quase no Natal.... A menos de 4 dias, com uma ameaça de fim de Mundo, e a ponto de começar mais um ano.

Depois de terem chegado os gémeos, fez no dia 10, 4 aninhos, o tempo ainda mais rápido do que quando fiz 18 anos. Talvez porque o tempo agora se aproveite de outra maneira... Entre o emprego e a azafama de casa, quase nem me dou conta.... A mim já me dava jeito que houvesse mais horas num dia, para poder estar mais tempo com os miúdos, para me dedicar mais tempo a mim, que também preciso, e mais tempo a fazer aquilo que realmente me dá prazer. 

A bem da verdade é quase impossível a última parte, e o tempo passa a voar a vê-los crescer, e do pouco que me sobra, aproveito para ir experimentando umas coisas novas e colocar para que todos possam ver!! Gostava de ter mais tempo para poder dedicar mais tempo ao blog, a experimentar coisas novas, enfim... estar um bocadinho mais relaxadinha!!


E por isso o post de hoje! A dose de triptófano necessária para suportar a crise mundial, os problemas diários, eu sei lá mais o quê.... Olhem a dose que a vocês vos parecer bem para se sentirem felizes!!

Descubri uma receita noutro dia que me chamou à atenção, e enquanto não cheguei a casa, e não a fiz, não descansei. Achei que era apropriada para esta altura do ano, se bem que, se pode fazer a qualquer altura, mas eu achei que se podia por agora!

Bundt Cake de Chocolate, é assim que se chama! Bem depois desta, vi umas quantas, e fiquei apaixonada!! Um bolinho tipicamente americano por aquilo que pude ler, e que encaixava perfeitamente na ultima aquisição que fiz para a minha cozinha! Haveria muito que dizer sobre este tipo de bolo, porque há uma série de coisas que há que ter em conta, mas um dia com mais calma, publicarei outro post, e se não, espreitem este blog espanhol, de nome Él Rincón de Bea, que é um verdadeiro espanto. 

Fica então a receita deste Bundt Cake de Chocolate e Doce de Leite.

O blog La Cocina de Tesa também me fez perder a cabeça. Foi daí que tirei a receita deste Bundt Cake, ao qual eu decidi depois adicionar o Doce de Leite.

Ingredientes:

  • 224 gr de manteiga
  • 410 gr de açucar
  • 4 ovos L (usei 5 medianos)
  • 360 gr de farinha
  • 15 gr de bicarbonato
  • 1 pisca de sal
  • 240 ml de buttermilk ( em alguns sítios pode encontrar-se já preparado, mas se assim não for possível, espreitem o Brisa Marítima que a Isabel tem tudo explicadinho)
  • 65 gr de cacau em pó
  • 160 ml de água
  • 2 c. de café de extrato de baunilha 

Preparação:

 Todos, mas mesmo todos, os ingredientes devem estar à temperatura ambiente. Especialmente no que diz respeito à manteiga e aos ovos. Se a sua temperatura for diferente, pode provocar o desastre de um Bundt Cake.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 
Untamos a forma com manteiga ou com óleo, de preferência ajudamo-nos para este processo de um pincel de silicona, e untamos a dita forma, de baixo para cima, como se fizessemos a indicação à massa do sentido que tem que tomar.

Batemos a manteiga com o açúcar durante 3 a 4 minutos até que se transforme numa massa ligeira e esponjosa. ( Quase dei cabo da minha batedeira, está me a pedir a reforma).

Peneiramos a farinha com o sal e o bicarbonato e reservamos. Fervemos a água e juntamos ao cacau, de modo a obter uma massa homogénea e reservamos.

Quando a manteiga e o açucar estejam no ponto, juntamos os ovos um a um, envolvendo muito bem entre cada adição. Por fim juntamos a farinha peneirada, alternando com o buttermilk, sendo que a última adição deve ser de farinha.
 Por fim juntamos o cacau com a baunilha e misturamos bem, para que não fique nenhuma parte da massa branca.

Colocamos na forma, e segundo o blog acima mencionado, deve deitar-se de um só lado da forma, e no final bater levemente com a forma, para "acamar" a massa. Este truco eu só li depois de ter feito o dito.

Levamos ao forno, com a grelha colocada a meio, e sim, tem que ser uma grelha e nao pode ser um tabuleiro, porque as formas de Bundt cake, têm um tubo maior que as normais, para permitir uma melhor passagem de ar quente, para assim favorecer o crescimento deste bolo. Está no forno aproximadamente 60 minutos, mas aos 45 minutos já podemos fazer a prova do palito, e se sai limpo está pronto. Depois de retirar do forno, deve-se esperar 10 minutos, nem mais nem menos. Esta espera é importantissima para o bolo sair da forma na perfeição.

























 
Ao fim de 10 minutos de espera, desenforma-se o Bundt Cake, e coloca-se sobre a rede para arrefecer. Depois de arrefecer transfere-se para um prato de servir. Eu coloquei uns fios de doce de leite, que andava no frigorifico a pedir clemência para ser usado. O resultado está à vista... Repetirei certamente, e mais uns quantos que já imprimi a receita, mas desta vez, com muito mais atenção aos truques. É uma mania que tenho que fazer as coisas à pressa, e depois sai quase asneira.



E como estamos em vésperas de Natal, não sei se partilharei mais alguma receita desta época ou outras, porque isto de estar longe da família, não é a mesma coisa. Mas acreditamos no Pai Natal porque os pequenos vivem essa ilusão, e enquanto essa ilusão os fizer felizes, acreditaremos com eles no Pai Natal.

A todos aqueles que já são da casa, e aqueles que acabam de chegar, desejo-vos do fundo do coração um Feliz Natal rodeados de todos aqueles a quem mais amam, rodeados de coisas boas como este Bundt Cake, que em 2013 melhor que este que está a ponto de terminar!!!
 

19 comentários:

  1. Aiai, que bomba calórica!! Parece daquelas que não se consegue parar de comer ;) Muito bem parecida, ainda por cima :)
    Beijinhos e um Doce Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bocadinho calorica!! Mas só um bocadinho!!! É uma fatia atrás de outra... E com dois dias, ainda é melhor!!
      Um Doce Natal para ti também!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Uma mulher de garra.
    Feliz Natal.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado Maria! Um Feliz e Santo Natal para si tb!
      Um beijinho grande

      Eliminar
  3. Minha querida Mena! como eu te percebo! Passei 2 Natais aqui na Suiça e jurei que nunca mais!! As saudades falam mais alto que o dinheiro pago para a viagem :)

    Desejo-te um Feliz Natal e um Bom Ano Novo com tudo de bom!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sim Catarina... Mas infelizmente nao posso ir mesmo!! O chefe nunca me dá férias nesta altura.... enfim... Pode ser que o Ano Novo me traga um trabalho diferente, Deus queira!!
      Aproveita esse Natal em família Catarina!!
      Um Feliz Natal e um Bom Ano!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Querida Mena,

    Nem me fales em falta de tempo...
    Queria eu ter mais também... aliás nestes últimos dias tem sido uma correria só, nem sei se gosto muito desta época, o stress apodera-se de mim com tal intensidade que de facto quero cá é os tempos de sossego.. :-)

    Muito obrigada por sempre te lembrares de mim, não me esqueço de ti e sempre virei, mesmo que mais tarde... :-)

    O teu bolo está magnifico, amiga, gostei muito desta receita, parece-me deliciosa e não me admira nada que um destes dias a teste ! :-)

    Aproveito para te desejar Boas Festas junto dos teus meninos e restante familia.

    Um grande beijinho para Ti

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que me tens debaixo de olho!! A casa é vossa!! E este bolinho tem tudo a ver contigo!!

      Umas Boas Festas para ti e para toda a familia, Isabel!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Que bolo delicioso bem ao meu agrado.
    Ficou perfeito com o doce de leite.
    Um Feliz e doce Natal para ti e para a tua familia.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São!! Estes elogios, só fazem com que eu fique com mais vontade de experimentar receitas! E colocar aqui e partilhar com voces!!
      Leva uma fatia!!

      Um Feliz e Doce Natal para ti e para a familia!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Mas que guloso, está tão lindo o teu bolo!

    Boas Festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBrigado Luisa!! E tem tanto de bonito, como de bom!! É mto agradavel a textura!
      Leva uma fatia!!

      Que tenhas um Feliz e Doce Natal, Luisa!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Nham..nham..nham... Que maravilha é esta? Quero uma fatia, mas demorei tanto tempo a vir aqui que ja nao deve haver... :))))
    Espero que o Natal tenha sido bom e desejo-te umas boas entradas... :)

    ResponderEliminar
  8. Mafalda pois tens razão! Não sobrou nadinha, porque como ja disse antes, somos só 3 gatos aqui em casa, e esta receita da para 2 bolos!!! Mas nao desesperes minha querida, experimentei outra receita que amanha publicarei, e desse ja te guardo uma fatia!!
    Espero que o teu Natal tenha sido bom e desejo-te um Feliz Ano Novo.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Olá Mena,
    assim voas os dias nas asas no tempo e passam demasiado depressa, ainda há dias foi Natal e já quase estamos a festejar o ano novo.
    Este bolo ficou com um excelente aspeto, lindo e o doce de leite torna-o ainda mais guloso.
    Querida votos de um 2013 muito feliz, cheio de alegrias e sonhos realizados.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens toda a razao Lenita! Ainda outro dia foi Natal e estamos em contagem decrescente para o Ano Novo.
      Espero que tu tb tenhas um 2013 muito feliz, cheio de realizações!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá
    Ficou com um aspecto maravilhosos e deve ser uma delícia!
    Continuação de Boas Festas para todos aí em casa :)

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, é uma honra ver-te por aqui!! Espero ver-te mais vezes!
      Retribuo os teus votos e espero que 2013 venha de recheado de muitas realizações!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ficou super apetitoso :)
    Que o novo ano vos traga tudo de bom!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar