20.8.15

Mais um ano.



Costumo dizer que passa o dia, passa a romaria. Desta vez não levo tão à letra tal expressão e acabo por publicar em modo atrasado a receita daquele que foi um dos meus bolos de aniversário.


Se é dia de anos, tem que haver bolinho! A vontade não era muita porque sobre mim pairava o cansaço, mas a teimosia era maior e este bolo, ou melhor o seu aspecto pairava sobre mim desde a primeira vez que se cruzou comigo.


A primeira vez que vi um "vertical layer cake" os ingredientes predominantes eram o chocolate. Mas eu não queria chocolate. Queria limão e mirtilos. Depois de muita pesquisa, a receita do bolo é daqui e a do frosting de mirtilos daqui, e algumas adaptações às receitas, o resultado não foi tão extraordinário como eu pensava. Em outras alturas de menos cansaço, tenho a certeza que eu tinha ficado mais contente. 





Bolo vertical de Limão com Frosting de Mirtilos









Ingredientes:

Para o bolo de limão
- 180 gramas de farinha + 2 colheres de sopa de farinha custard
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
- 6 ovos
- 200 gramas de açúcar
- 100 gramas de manteiga
- 1 1/2 colher de sal de essência de baunilha
- 2 colheres de sopa de limão
- 1 1/2 colher de sopa de raspa de limão

Para o bolo de mirtilos
- 150 gramas de farinha
- 150 gramas de açúcar
- 4 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- 80 gramas de manteiga
- 2 colheres de sopa de puré de mirtilos

Para o frosting de mirtilos
- 1000 ml de natas MG > 35% 
- 400 gramas de queijo creme Philadelphia
- 10 colheres de sopa de açúcar em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Puré de mirtilos
- Mirtilos para decoração.

Para o puré de mirtilos
- 250 gramas de mirtilos congelados
- 1 colher de sopa de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
Colocar o mirtilos, a água e o açúcar num tacho e levar ao lume durante aproximadamente dez minutos. Com um garfo esmagar os mirtilos e deixar arrefecer. Coar esta mistura, pressionando bem no coador com a ajuda de uma colher, para que desta maneira se obtenha a maior quantidade de puré possível. Aproximadamente obtém-se 150 gramas de puré. Desta quantidade usamos 2 colheres de sopa para o bolo de mirtilos e o restante para o frosting.








Execução:

Para o bolo de limão

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça colocar o açúcar e a raspa de limão. Com as pontas dos dedos mexer o açúcar para que este se impregne com com a casca de limão. Juntar os ovos e bater a velocidade média até duplicar o volume. Juntar a manteiga derretida e arrefecida. De seguida juntar o sumo de limão e a baunilha e por fim, a farinha misturada com o sal e com o fermento, envolvendo bem na massa.
Untar o um tabuleiro, de 40 x 50 cm e forrar com papel vegetal. Colocar a massa e levar ao forno aproximadamente 10-12 minutos ou até que esta comece a ter um aspecto dourado.
Colocar um pano limpo sobre a mesa e polvilhar com açúcar. Com muito cuidado, desenformar o tabuleiro sobre o pano, de modo a que não se parta o bolo.
Enrolar o bolo e deixar arrefecer.


Para o bolo de mirtilos

Numa taça bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha envolvendo bem na massa.
De seguida juntar o puré de mirtilos misturando bem na massa, de modo a obter uma cor homógenea.
Dividir a massa por duas formas de 22 cm, devidamente untadas e forradas com papel vegetal.
Levar ao forno durante aproximadamente 20 minutos ou até que o palito saia seco.
Desenformar e deixar arrefecer sobre uma grade.


Para o frosting de mirtilos

Numa taça bater com uma espátula o queijo creme de modo a obter uma textura cremosa. Reservar.

Bater as natas com o açúcar em pó e a baunilha. Para que as natas fiquem firmes, devem ser batidas numa taça bem fria e as mesmas estarem também bem frias. Inicialmente devem ser usada na batedeira uma velocidade mais baixa, aumentando a mesma à medida que começam a emulsionar. 
Depois de batidas e firmes as natas, com uma espátula adicionar o queijo creme, com movimentos suaves. Retirar 1/3 desta preparação e reservar no frigorífico até serem necessárias para a decoração.
Adicionar o puré de mirtilos às natas restantes envolvendo bem de modo a obter uma cor homogénea. Reservar no frigorífico.


Montagem do bolo

Desenrolar o bolo e cortar pela metade no sentido longitudinal. Cubrir uma das tiras de bolo com frosting e enrolar como se fosse uma torta. Depois de enrolar, pressionar ligeiramente para que mantenha a forma. 
Cubrir a outra metade de bolo com frosting e unir com a torta antes formada e enrolar sobre si mesma. Pressionar ligeiramente e colocar o bolo na horizontal.(ver aqui)

Num prato de servir, colocar um disco de bolo de mirtilos e um pouco de frosting. Em cima colocar a torta. Ajustar o diâmetro do disco retirando o excesso. Na parte superior da torta vertical, colocar mais frosting e de seguida o último disco de bolo de mirtilos, que deve também ser ajustado o diâmetro.

Cobrir todo o bolo com o restante frosting com a ajuda de uma espátula, dando o efeito que mais gostarmos. 

Para a decoração da parte superior, encher um saco de pasteleiro munido com um bico em estrela (usei o da Wilton M), e fazer pequenas rosas. Decorar com mirtilos e deixar repousar 2 horas no frigorífico antes de servir.










Um dos defeitos de trabalhar com corantes naturais, neste caso o mirtilo, é que nunca sabemos muito bem o resultado final. Por esse motivo o bolo de mirtilos tem este tom mais azulado que o frosting. 

E a teimosia dá nisto! Sem ter tempo de experimentar a receita antes para que depois se possa ajustar, o resultado não é de todo o que eu esperava a nível visual, porque a nível gustativo os sabores que eu queria juntar saltam todos à vista.

A teimosia é o meu pior melhor defeito e espero que por causa dela, possa continuar a desafiar-me a mim mesma por muitos mais anos!

Obrigado a todos os que deixaram uma palavrinha e se lembraram de mim neste dia!

11 comentários:

  1. Olá Menita,

    já te tinha dito os parabéns, mas mais uma vez parabéns :)
    Este teu bolo está mesmo giro, claro que o interior está fantástico, primeira vez que vejo desta forma, lindo, lindo, ainda bem que ganhou o bolo ao cansaço.
    Mirtilos, gosto tanto e tem um ar de ser fresco o que sabe ainda melhor nesta altura do ano.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandrita!
      Teve mesmo que ganhar o bolo, nao achas?
      Desde que experimentado receitas com mirtilos, fiquei encantada! Eu diria viciada!
      Um beijinho grande!

      Eliminar
  2. Minha querida Mena
    Aceita os meus Parabéns, apesar do atraso, bem como os votos de muitas Felicidades, que bem mereces.
    Gostei muito do teu bolo de Aniversário. É muito original e os sabores são deliciosos e adaptam-se bem. Limão e mirtilos, uma dupla bem colorida e alegre para iluminar a tua festa.
    Um abraço com carinho da Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Bombom!
      E sim, adoro a mistura limão mirtilos!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Mena!
    Muitos parabéns... que a vida te sorria sempre e que possas ultrassar os obstáculos sempre com um sorriso na cara!
    O teu bolinho está lindo! Esquece lá essa teimosia porque visualmente está muito apelativo e o bolinho deve ser delicioso..
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulinha!
      Mas olha há coisas que nunca mudam e a minha teimosia é uma delas!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Como sempre, um bolo elaborado ou seja um desafio. Imagino o que farias se não estivesses cansada!
    Super elegante para a ocasião e agora percebi como é montado :-)
    Que celebres muitos, com saúde e o sucesso que mereces!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu já sabes que esta ideia me rondava a cabeça à muito tempo. Mesmo estando cansada não iria ficar contente com nenhum bolo que nao fosse este. Não é o que eu queria, mas ficou muito perto!
      Já sabes... Nunca estou contente!
      Beijinho

      Eliminar
  5. O autêntico "fecha os olhos e abre a boca"! Que interessa o aspecto neste caso? Está lindo e deve ser SUPER, HIPER, MEGA guloso... A D O R E I
    Milhentas beijocas ❤️❤️
    Cuca

    ResponderEliminar