Em outros tempos a chegada das férias, fazia com que andasse a contar ansiosamente os dias para que chegassem. Desta vez sem os contar, chegaram sem quase eu me dar conta e a única coisa que tinha na minha cabeça era a palavra descanço.
O simples facto de não ter que fazer malas e ficar por aqui, também ajudou. Nem sempre as coisas estão previstas da maneira que queremos e no fim das contas, estás bem onde estás.
Pronto, pronto... As saudades também apertam, mas não será o fim do mundo! Afinal a montanha até é bonita para dar uns passeios se o tempo ajudar.
O sol tem aparecido em todo o seu esplendor. Os pequenos andam um bocado perdidos no tempo, porque não é normal estarem tanto tempo em casa com a Mãe e quando as férias acabarem é que se vão dar conta.
Aproveitando o tempo de "não fazer nada", e aproveitando a receita do Dorie às Sextas, saiu um geladinho para nos animar.
Os mirtilos têm sido presença habitual cá por casa e mais quando o preço é convidativo. E se vos digo a verdade, cada vez que experimento uma receita, mais gosto desta pequenas "pérolas negras". É a primeira vez que faço um gelado com os mesmos, mas ao ler os ingredientes, o resultado era o que se imaginava.
Super cremoso e de sabores intensos!
Gelado de Mirtilos e Crème Frâiche
(receita retirada do Livro Baking, pág. 434, de Dorie Greenspan)
Tradução: Susana Figueiredo
Ingredientes:
-200 gramas de mirtilos(frescos ou congelados. Se for dos congelados, descongelar e escorrer bem)
- 80 gramas de açúcar
- 1 pitada de sal
- Raspa e sumo de 1/2 de limão ou lima (ou mais sumo a gosto)
- 180 ml de natas
- 240 ml de crème frâiche
Execução:
Colocar os mirtilos, o açúcar, o sal e o limão num tacho médio e cozinhar em lume médio mexendo sempre até a mistura ferver e as bagas amolecerem, durante cerca de 3 minutos.
Triturar a mistura até ficar um puré homogéneo, durante cerca de um minuto (nunca irá ficar completamente suave, o que é normal). Juntar as natas e as natas azedas e bater até estarem misturadas.
Provar e, se necessário, juntar mais açúcar ou sumo de limão. Deitar numa taça e refrigerar sté estar bem fresco. Deitar na máquina de gelados e seguir as instruções do fabricante. Quando estiver pronto, levar ao congelador por duas horas.
Quando há que experimentar alguma receita nova, a Maria normalmente é a primeira que vem ter comigo. Sempre foi a mais curiosa e especialmente quando as cores são diferentes.
Desta vez fez birra e o primeiro a querer provar foi o Tomás. Só tive tempo de perguntar se tinha a certeza e a resposta não se fez esperar.
Resultado? A taça vazia em tempo record!
Vai um geladinho?
Olá, eu gostava muito de estar de férias, queria dizer que tinha um trabalho á minha espera, infelizmente já não o tenho.
ResponderEliminarMas espero que tenhas umas excelentes férias, aproveita bem para descansar e para te divertires claro.
O gelado ficou lindo e super apetecível.
Bj
http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/
Esse gelado ficou com uma cor lindíssima. O meu foi feito com iogurte de kefir (flor de iogurte).
ResponderEliminarQue delícia.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/dorie-as-sextas-e-um-gelado-de-mirtilo.html
Que lindo Geladinho! Tem aspecto de "quero mais"! E fica com uma cor incrível, além dos sabores que me apresso a imaginar. Fica anotado.
ResponderEliminarAproveita as férias para te descontraíres, passeares (que é uma maneira de fazeres exercício físico e te manteres em forma), e conviveres com teus pequenitos que vão, por certo, adorar a companhia da Mamã.
Boas férias. Um abraço da Bombom
Qual é a diferença entre um crème frâiche e as natas?
ResponderEliminarEstes dias tive imensos mirtilos e se tivesse vindo ao teu canto espreitar, tinha feito o gelado.
Mas logo que comprar, e se não me esquecer, voto cá.
Beijinho
Maria, a crème frâiche é mais espessa e tem um toque ligeiramente ácido.
EliminarTem uma textura normalmente como de um iogurte grego.
Beijinhos