sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mais um Bundt...


Não sei muito bem como vai começar esta primeira parte do post, mas a segunda sei como termina, porque hoje escrevi primeiro a receita.

O tempo não tem dado muita trégua! Está sempre em falta... A quem é que reclamamos a falta de tempo? Porque tenho a sensação, que mesmo no limite de cansaço, ainda me esforço para poder fazer mais um bocadinho? É... Não gosto de perder tempo e quando durmo por exemplo, apesar de ser uma dorminhoca assumida, é tempo que perco.


Tento aproveitar ao máximo o tempo que tenho. Dividido entre trabalho e miúdos, tenho as minhas cotorras! Não procurem a definição, porque não vão encontrar a mesma palavra. Esta é mais uma das minhas invenções para duas pessoas que compartem comigo o dia a dia. E se não é o dia a dia, pois alguma que outra história que fazem com que no final do dia possa dizer, é um prazer poder coincidir contigo nesta vida.


E como a vida não é só feita de coincidências, este é mais um post com receitinha de Bundt! Coincidência? Não, não é. Simplesmente já começou mais uma edição da Bundtmania, que este mês se encontra no Lemon&Vanilla, com o tema Frutos Vermelhos.







O primeiro que me veio à cabeça, foram os morangos. Que ainda assim são fáceis de encontrar por aqui. Mas como a época dos morangos já passou, já não os encontrava com tanta facilidade e optei por usar esta maravilha de mirtilos.

Gosto da cor, gosto do sabor! E depois de ter visto um Bundt de Mirtilos no Love My Bundt da Chrysta, e milhentos de bolos de limão e mirtilos, a receita que se segue é uma inspiração mundial! Será que posso dizer isto? Bem, usei como base a receita do Bundt de Ricotta, e o resto, aqui entre nós que ninguém nos ouve, foi um tiro no escuro. Mas o resultado, deixou-me feliz!



Bundt Cake Zebra de Limão e Mirtilos





Ingredientes:

Para o puré de mirtilos:
- 250 gramas de mirtilos frescos
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sopa de açúcar

Colocar os mirtilos num tacho e juntar a água, o sumo de limão e o açúcar. Deixar ferver durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar do lume e com um garfo esmagar e colocar novamente no lume deixando ferver mais cinco minutos e retirar. Deixar arrefecer um pouco e coar, pressionando esta polpa, de maneira a que se aproveite o máximo de puré. Deixar arrefecer. (Este puré é melhor que seja feito com antecedência, de modo a obter uma cor mais acentuada).


Para a massa de limão:
- 3 ovos L
- 200 gramas de açúcar
- 150 gramas de manteiga s/sal temperatura ambiente
- 150 gramas de ricotta temperatura ambiente e batido 
- 1 pitada de sal
- Raspa de 1 limão
- 60 ml de sumo de limão 
- 150 gramas de farinha para bolos (s/fermento)
- 50 gramas de amêndoa moída
- 1/2 colher de chá de fermento em pó

Para a massa de mirtilos:
- 2 ovos L
- 150 gramas de açúcar
- 100 gramas de manteiga s/sal temperatura ambiente
- 100 gramas de ricotta temperatura ambiente e batido 
- 250 gramas de farinha para bolos (s/fermento)
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- Puré de mirtilos (aproximadamente 250 ml)

Para a cobertura:
- 200 gramas de queijo creme (Philadelphia)
- 4 colheres de sopa de sumo de limão
- 2 a 3 colheres de açúcar em pó (a quantidade de açúcar dependerá do gosto de cada um, podendo aumentar ou até mesmo diminuir a quantidade).

Numa taça colocar o queijo creme e bater com uma espátula. Juntar o açúcar e envolver bem, com movimentos suaves. Adicionar o sumo de limão e envolver bem no creme, que deve adquirir uma textura lisa e cremosa. Reservar no frigorífico.






Execução:

Pré aquecer o forno a 180ºC. Untar e enfarinhar uma forma de bundt cake e reservar.

Numa taça colocar a farinha, a amêndoa, o fermento e uma pitade de sal. Misturar e reservar.

Colocar o açúcar numa taça juntamente com a raspa de limão e com as pontas dos dedos esfregar o açúcar de maneira a que se note bem o aroma do limão. Juntar a manteiga e bater durante 3 minutos aproximadamente com a batedeira, a uma velocidade média. Juntar os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição, baixando a velocidade da batedeira.

Juntar o sumo de limão e misturar na massa. Adicionar metade do ricotta, batendo a uma velocidade média. Baixar a velocidade e juntar 1/3 da farinha, batendo bem. Juntar o restante ricotta e finalizar com a restante farinha, batendo a massa durante 3 minutos. Reservar.

Para elaborar a massa de mirtilos, seguir os passos anteriormente referidos, terminando com a adição do puré de mirtilos, que deve ser feito com a ajuda de uma espátula.

O efeito zebra obtém-se colocando na forma, colheradas de massa de forma alternada. Começando com a massa de limão, seguida de mirtilos, até que se finalizem as mesmas. Depois de encher a forma, bater com a forma, dando uma pancada seca, de modo a que as camadas tomem a sua posição.

Levar ao forno durante 40-50 minutos aproximadamente ou até no teste do palito este fique limpo. Outro truque para saber se o Bundt está cozido, é quando os bordos da massa se descolam da massa e têm uma coloração mais escurinha. (não queimada!!)

Retirar do forno e deixar arrefecer dentro da forma, durante 15 minutos. Terminado este tempo, desenformar sobre uma grelha e abafar com um saco de plástico até completamente arrefecido.

Depois de arrefecido retirar do plástico e colocar sobre um prato. Decorar com a cobertura e com mirtilos se assim se desejar. (a cobertura de queijo creme é opcional, podem sempre optar por polvilhar com açúcar em pó)







Bolinhos de limão e mirtilos foram a fonte de inspiração e numa tentativa de fazer algo diferente, surgiu este Bundt que até que saiu da forma era uma incógnita.

Mas o melhor mesmo é quando essa incógnita se transforma numa mistura de sabores absolutamente deliciosa e colorida!


Fazemos um Bundt?

7 comentários:

  1. Que delicia.Se ve de rechupete huuuuuu.Bs Doris

    ResponderExcluir
  2. lindooo!
    Beijinhos,

    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Olá Mena!!
    Fiquei encantada com a textura e cores dessa receita!!
    Hoje vim conhecer seu blog e gostei bastante!!
    Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!
    Caso queira conhecer meu cantinho, será muito bem vinda!
    www.deliciasdavodeo.com.br
    Beijos e boa semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  4. Olha Bundt Queen,
    Estou completamente in love com este teu bundt e digo-te mais! É o bundt mais lindo que esta Bundtmania já viu e acredita que é verdade e sabes, se aquele projecto for para a frente..., este bundt será a capa ouviste? e eu é que mando e está decidido, lol!!!
    A sério. Linda invenção Mena. AMEI!!!
    Beijinhos grandes para ti e para as tuas cotorras :))),
    Lia

    ResponderExcluir
  5. Quanto trabalho, carinho e paciência.

    ResponderExcluir
  6. Querida Mena
    Quando chega o momento do post da bundtamania, venho até aqui ou até à Lia ver qual o desafiante tema do mês!
    E acredita, foi um "baque" quando comecei a ler as palavras da Lia na última bundtamania.
    A bundtmania, como já disse várias vezes foi o primeiro passatempo em que comecei a participar e entristece-me MUITO que tenha terminado. Foram para mim meses de conhecimento, desafio e amizade com vocês as duas.
    Desejo que o possam reiniciar a qualquer momento e podem ter a certeza que continuarei sempre à espera que isso aconteça.
    Muitos beijos minha querida e até breve... sempre!
    Cuca

    Como não tenho palavras para uma que não sejam igualmente merecidas para a outra, estas são as mesmas que tenho para dizer à Lia...

    ResponderExcluir