10.5.15

Brownie ou Blondie? Whatever...


Este post já devia estar publicado na sexta feira! E olhem só o dia que é?

Há coisas que têm muita força e neste caso a receita desta quinzena do Dorie às Sextas ficou pendente até ao último minuto de domingo.

A semana foi de loucos e o fim de semana não lhe ficou atrás, e como tal as forças e a vontade, por muita que se tenha, não chega para tudo.

Louca vou acabar eu por causa das definições e expressões usadas em alguns termos culinários. Pensava eu que os brownies, eram sempre de chocolate escuro, e que os blondies seria o nome dado quando se usa chocolate branco. Pois pelos vistos não! O Tico e o Teco desistiram de procurar explicações e sinceramente neste momento, não estou mesmo preocupada com isso.

A única coisa que eu sei, é que o Brownie de Chocolate Branco e Framboesas é assim qualquer coisa do outro mundo. A receita é a original que nos foi dada no grupo, a qual copiei tal qual, mas que no final mencionarei as alterações feitas... Sim porque eu e os merengues é tempo perdido! (risos)




Brownies de chocolate branco
(receita do livro Baking de Dorie Greenspan)

Tradução: Susana Figueiredo





Para os brownies:

Ingredientes
- 85 gramas de farinha
- 50 gramas de amêndoa moída
- 1/2 colher de chá de sal
- 120 gramas de manteiga sem sal, cortada em 8 pedaços
- 115 gramas de chocolate branco, picado grosseiramente
- 200 gramas de açúcar
- 2 colheres de sopa de raspa de laranja
- 4 ovos grandes
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 chávena de framboesas frescas (usei uma mistura de frutos vermelhos congelados)

Para o merengue*(não fiz o merengue)
- 3 claras de ovos à temperatura ambiente
- 1 pitada de sal
- 1/2 chávena de açúcar
- Açúcar em pó para polvilhar


Streusel de Amêndoas
- 80 gramas de farinha
- 65 gramas de açúcar amarelo
- 60 gramas de manteiga bem fria cortada em cubos pequenos
- 1/4 de colher de chá de sal
- 50 gramas de amêndoas em palitos

Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-o a 165ºC. Untar com manteiga uma forma de 23x33 cm, forrar com papel vegetal, untar o papel e polvilhar com farinha, sacudindo o excesso.

Misturar farinha, amêndoas e sal. Colocar uma tigela à prova de calor sobre um tacho com água a fervinhar. Deitar a manteiga na tigela, juntar o chocolate e mexer frequentemente até o chocolate estar apenas derretido (cuidado, o chocolate branco talha com facilidade). Retirar do lume e reservar.

Numa taça grande, esfregar o açúcar com a raspa de laranja até ficar húmido e aromático. Juntar os ovos e bater em velocidade média-alta até ficar pálido e espumoso. Juntar a baunilha, baixar a velocidade para o mínimo e misturar a manteiga e o chocolate. Juntar os ingredientes secos, batendo apenas até desaparecerem. Deitar a massa no tabuleiro, cobrir uniformemente com os frutos vermelhos congelados e reservar.

Para o merengue*
Numa taça grande, bater as claras com o sal até fazerem espuma. Aumentar a velocidade da batedeira e juntar lentamente o açúcar, batendo até ficarem firmes e brilhantes.
Cozinhar entre 30-35 minutos ou até o merengueestar acastanhado e quebradiço e os brownis começarem a descolar-se das laterais da forma. Deixar arrefecer.

Cobrir um tapete de silicone ou papel vegetal com o açúcar em pó e, muito gentilmente para não estragar o merengue, virar os brownies sobre o papel ou tapete. Retirar o papel da cozedura, inverter cuidadosamente sobre uma tábua e cortar em 32 barras com cercade 5,7x3,8 cm.

Polvilhar com açúcar em pó servir simples ou com coulis de framboesa.


*Para fazer o streusel, colocar todos os ingredientes numa taça à excepção da amêndoa. Com as pontas dos dedos ou com um "pastry blender", misturar todos os ingredientes a fim de obter pedaços de massa do tamanho de ervilhas. Juntar as amêndoas e misturar. Colocar esta mistura sobre o brownie e seguir as indicações de cima.






Quando preciso de framboesas, não encontro. Sejam elas congeladas ou frescas. Não fosse um pacote de frutos vermelhos no congelador, esta maravilha tinha ficado na lista dos pendentes! Hesitei entre usar os frutos congelados, sob pena que o resultado fosse um fracasso, mas o resultado ficou muito parecido aos que usaram as framboesas frescas.





Esqueçam-se lá da textura normal de um brownie. Isto não tem nada a ver. Tem uma textura muito parecida a um bolo, muito suave e fresquinha.
A fruta dá-lhe um toque de frescura e contrasta perfeitamente com o doce do brownie. O streusel foi para que ficasse mais arranjadinho na falta de merengue. E não é, que lhe dá um toque maravilhoso?

Vai um brownie ou um blondie?

8 comentários:

  1. que delicia!
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Siempre lo he preparado con el chocolate negro pero a mi hija le gustará mucho ya que a ella le encanta.Gracias Doris

    ResponderEliminar
  3. Seja lá o nome que lhe dêem, isso está com um aspecto, que eu neste momento até me mandava a 2 ou 3 quadradinhos :)
    Essa Dorie só tem receitas deliciosas e entre o merengue e o strussel, eu voto no strussel como tu fizeste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esta semana não partcipei mas guardei a receita para mais tarde fazer.
    Ficaram lindos e com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html

    ResponderEliminar
  5. OLá Menita,

    continuo achar que esse livro faz-me tanta faltaa:)
    Sabes, quando vi o interior pareceu-me que levava queijo, sei lá eu o motivo.
    A tua ideia do streusel conquistou-me e estou aqui a pensar que tenho tantas amoras congeladas, acho que fica bom na mesma.
    Quadrados tão bons e gulosos, e um embrulhado para mim, ai que bom.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro brownies! Não me importa o nome nem se são brancos ou pretos, não sou racista! Que delícia que esses são!

    ResponderEliminar
  7. Olha mana Bundette,
    Não percebo nada, pois este pessoal passa a vida a inventar e a dar o dito pelo não dito e por isso, faço birra e vou ser antiquada e chamar-lhe blondies, pois aprendi já há alguns anos que blondies eram feitos com chocolate branco e assim se chamavam por serem blondies e os brownies com chocolate preto e daí serem brownies (castanhinhos né)?
    Inventem lá o que quiserem, mas para mim, blondies são blondies e não são brownies pronto!! A Rachel Allen assim me ensinou há 8 anos atrás e agora já não mudo de opinião!
    Sejam estes teus o que lhes quiseres chamar, eu amei e já estive a ver a receita na fonte, pois falaste em meringue e sabes que essa palavra me deixa logo em alerta e vou ter de fazê-los mas não abdico do merenguesinho não senhor, lol!!
    Um beijinho aos 3,
    Lia.

    ResponderEliminar