19.2.15

Dia de preguiça



Os dias de folga são para ficar em casa. E todo o dia sem tirar o pijama. Só de pensar em sair, dá um cansaço tão grande, que me sento na cadeira da cozinha.

Foi quase isso que aconteceu hoje de manhã, depois de tomar o café pausadamente e sem pressas, como nos outros dias da semana.

Andava às voltas com umas receitas e tinha uns quantos livros espalhados pela mesa, e para os poder arrumar tinha que fazer qualquer coisa.

Deixei-me levar pela BundtMania, cujo tema desta edição é o Queijo. Sinceramente no que toca a queijos, sou um bocadinho esquisita. Por aqui existem uns quantos e eu torço o nariz a todos. Há muito poucos que me seduzam o palato, mas como este vai misturado num bundtzinho doce a coisa muda. 

O ricotta é talvez dos meus queijos preferidos para fazer um doce. Já o tenho utilizado e acredito que esta não será a última vez que o volte a utilizar.

Não queria nada complicado! Queria que fosse algo simples, com um toque fresco e com uma textura húmida. Não queria estar toda a manhã na cozinha de volta de um Bundt, e acabei por estar por causa de outras coisas. Mas o resultado, foi o que tinha imaginado.

Uma receita que vi no Grand Livre Marabout e uma receita que vi no BBC Food, deu origem a um bundt simples, mas cheio de aromas. Que mais se pode pedir?




Bundt Cake de Ricotta, Amêndoa e Limão
(receita adaptado do Grand Livre de Pâtisserie Facile, pág.



Ingredientes:
- 3 ovos
- 225 gramas de açúcar
- 200 gramas de farinha
- 60 gramas de amêndoa moída
- raspa de 2 limões
- 60 ml de sumo de limão
- 150 gramas de manteiga s/sal temperatura ambiente
- 250 gramas de ricotta (bater antes de usar)
- 1/2 tsp de bicarbonato de sódio
- 1 tsp de fermento em pó
- 1/4 tsp de sal
- 1 tsp de essência de amêndoa
- Amêndoas fileteadas tostadas

Para a glace de amêndoa:
- 5 colheres de sopa de açúcar em pó
- 2 gotas de essência de amêndoa
- 1 colher de sopa de leite ( mais se for necessário)
Colocar a essência de amêndoa, o açúcar e o leite e mexer bem. Se ficar muito espessa, juntar um pouquinho mais de leite, mas não em demasia para não ficar muito liquída. Reservar.

Execução:

Pré aquecer o forno a 180ºC.

Numa taça colocar a farinha, a amêndoa moída, o sal, o bicarbonato e o fermento. Reservar.

Colocar o açúcar numa taça e a raspa de limão. Com as pontas dos dedos, ir esfregando o açucar de maneira a que fique empregnado com a raspa de limão. Juntar a manteiga e bater com a batedeira, a velocidade média, durante 3 minutos, ou até obter uma mistura esponjosa.

Juntar os ovos um a um, batendo a uma velocidade média, entre cada adição. Juntar a essência de amêndoa e o sumo de limão envolvendo. Juntar um terço da mistura de farinha e bater a uma velocidade média até estar bem incorporada. Juntar metade do ricotta, baixando a velocidade, e envolvendo bem. Repetir esta operação com a restante farinha e o ricotta, devendo terminar com a farinha.

Deitar a massa na forma de bundt, devidamente untada e enfarinha, e levar ao forno, aproximadamente 40 minutos, ou até estar douradinho.

Retirar do forno e deixar arrefecer.

Depois de frio decorar com a glace de amêndoa e as amêndoas tostadas.




O cheirinho que se espalhou pela casa, foi algo de muito relaxante. De um lado o aroma da amêndoa e do limão e por outro uma mistura de especiarias.

Não, ainda não fiquei maluca de vez, mas nos dias de folga, aparte da minha pessoa que não tem descanso, o forno também não está apagado.

Ou seja, que havia aromas que prometem e que mais tarde aqui chegarão!

Este é apenas o primeiro! Queria simplicidade, queria sabor e queria textura.






O meu maior problema é quando imagino. O meu maior dilema, é quando dou voltas e voltas, e complico o fácil. Daí que, hoje não quis complicar nada. Deixei-me levar e o resultado é aquele que eu imaginei.

Um bundt com uma textura perfeita, uma humidade fantástica e os aromas perfeitos!

Afinal as coisas simples, são as que me deixam mais felizes!

Fazemos um Bundt?

13 comentários:

  1. Com dias de preguiça ou não, fazes sempre coisas deliciosas e que dão vontade de ser tua vizinha! Deixaste-me curiosa sobre o que andaste a fazer mais nesse teu forno, nas desde já te digo que acho que os teus dias de preguiça são muito proveitosos, comigo quando ela ataca, é literalmente "dolce far niente".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu andei a fazer no meu forno, para a semana aparece Gori! E isto que estava preguiçosa!
      Acho que me aproveito desse estado!
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Fazemos um bundt pois sim senhor e que lindo bundt fizeste tu!!
    Sabores que adoro e que combinados só podem ser dos céus e o aspecto não engana e essa textura é mesmo como dizes: PERFEITA!!!
    Beijinhos aos 3 mana Bundette e dorme bem,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha so ficaram umas míseras migalhitas!!
      Por acaso foi uma boa surpresa! Gosto de coisas assim!
      Faz la o bundt entao, Madame!
      Beijinhos triplicados!

      Eliminar
  3. Olá Mena,

    que coisa boa essa de ficar assim em casa sem grandes correrias é tão bom e também mereces :)
    Pois eu adoro queijo, muito mesmo não sou esquisita com eles e fascina-me uma mesa de queijos com frutos secos, compotas e pãozinho até troco por um doce pois é.
    Tal como tu adoro usar ricotta em doces e é do queijo que mais uso mesmo nos cheesecakes troco muitas vezes por uma parte deste queijo.
    E combinas tão bem a ricotta com limão, agrada-me bastante e este teu bundt está com um ar tão guloso e super fofo só coisas boas que nos trazes, perfeito e realmente é dos bolinhos simples que mais gosto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu não troco uma sobremesa por um queijo! Mas é que não troco mesmo!
      A não ser que seja daqueles que eu gosto! Mas ainda assim, a sobremesa tem que vir sempre, Sandrinha!
      Foi o que eu pensei da mistura e assim se confirmou!
      Quanto mais simples, melhores sao!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. que bolinho humido fofinho e saboroso de certeza, está maravilhoso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá Mena!
    Adoro ideias simples que resultam em coisas extraordinárias. É o caso deste bolo. Ficou muito bom!
    Um beijinho
    Bom fim-de-semana
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de grandes complicaçoes num dia de preguiça. Helena.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Gosto da combinação de sabores, parece delicioso! :)

    http://pequenosprazeres-pl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Tem tão bom aspecto! Delicioso, diria :) tenho que experimentar!*

    ResponderEliminar