7.12.14

Love Sweet Love


O Inverno começou de verdade.... 


No fim do mês de Novembro chovia torrencialmente, o que por aqui é coisa muito rara.... É um país que depende do turismo de inverno e disso dependem muitos postos de trabalho. O câmbio climático anda a fazer das suas pela minha Sibéria, mas da mesma maneira que choveu, assim começou a nevar e em só dois dias de neve, eu já estou farta! Pronto começa a temporada das queixas da Mamã!! (risos)









Mas hoje estou tão cansada que não me apetece queixar de nada, mas sim partilhar com vocês uma novidade. 

Então não é que recebi um email de uma empresa, a Love Sweet Love, para me propor uma parceria? Ohhhh!! Eu fiquei tão contente! Sei bem que não é nada do outro mundo, mas só o carinho que senti e a confiança que me fizeram sentir a mim mesma, já vale por todas as parcerias do mundo.


Afinal de contas, são as pequenas coisas que nos deixam felizes! E é o caso! Aconselho-vos vivamente a visitarem a página da Love Sweet Love e a seguirem de perto todas as novidades. Estamos na altura certa para partilharmos aquilo que mais gostamos e a apesar de eu não ser muito adepta de estas datas, admito que começo a entrar no espiríto. 









Quando vi um envelope na caixa de correio fiquei super contente e pensei logo na receita da Dorie, que foi colocada para esta quinzena no Dorie às Sextas. Como eu costumo dizer foi ouro sobre azul. Bolachinhas, caixinhas.... que mais se pode pedir como prenda? Bem eu pedir até pedia muita coisa, mas com uma caixinha assim não me resisto.









O bom destes post's da Dorie é que copio a receita que a Susaninha traduz e coloco aqui! E desta vez fiz tudo direitinho... Bem menos no molde de cortar as bolachas, que me decidi usar um floco de neve! Tenho que aproveitar que estou a entrar no espiríto né?

E depois desta receita, lembrem-me de pedir mais caixinhas da Love Sweet Love, e um rolo destes modernos que se pode regular a espessura que queremos.



Linzer Sablés 
(Receita do Livro Baking, Dorie Greenspan,pág. 134)







Ingredientes:

- 150 gramas de amêndoas ou avelãs ou nozes raladas (usei amêndoas)
- 187 gramas de farinha
- 1 1/2 colheres de chá de canela moída no momento
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/4 colher de chá de cravinhos moídos no momento
- 1 ovo grande
- 2 colheres de sopa de água
- 115 gramas de manteiga
- 100 gramas de açúcar
- Compota de framboesa qb. (usei compota de cerejas).


Execução:

Misturar as amêndoas com a farinha, a canela, o sal e os cravinhos. Com um garfo, misturar numa tigela o ovo e a água. Numa batedeira de pé, bater bem a manteiga e o açúcar até ficarem suaves, cerca de 3 minutos, raspando a taça sempre que necessário. Juntar a mistura de ovo e água e bater por mais um minuto. Reduzir a velocidade e juntar os ingredientes secos, misturando os apenas ate desaparecerem na massa, que não deve ficar trabalhada em demasia. Se sobrarem na taça restos mais secos de massa, misturá-los a mão ou com uma espátula.

Dividir a massa em dois. Colocar cada pedaço entre duas folhas de pelicula aderente ou papel vegetal, pressionando com as mãos até ficar achatada. Estender com o rolo ate ficar com cerca de 3 mm de espessura, tendo o cuidado de ir descolando a pelicula para a massa não ficar colada. Repetir para a outra metade. Levar ao congelador durante 45 minutos, ainda com o papel e numa tábua de cortar.

Pré-aquecer o forno a 190ºC e forrar dois tabuleiros com papel vegetal. Retirar a massa do congelador. Remover o papel de metade da massa. Com um cortador redondo ou ondulado com 5 cm de diâmetro, cortar tantas bolachas quanto possível. Repetir o processo na outra metade e, para cada bolacha cortada desta metade, usar um cortador redondo ou ondulado de 2 cm de diâmetro para fazer um buraco no centro. Juntar os restos da massa, esticar novamente e levar ao congelador para depois cortar mais bolachas.

Colocar as metades nos tabuleiros e levar ao forno entre 11 e 13 minutos ou até estarem ligeiramente douradas e firmes ao toque. Deixar arrefecer. Quando todas as bolachas estiverem feitas, polvilhar com açúcar em pó as metades com os buracos e reservar. Barrar com 1 colher de chá de doce cada metade lisa. Unir as duas metades e servir.




A única coisa diferente, foi mesmo a forma de cortar as bolachinhas. Visto que estamos nesta altura festiva, achei por bem dar um ar natalício às bolachas. Ou seja, meti-me em trabalhos como costumo fazer sempre e dou-me conta, que decorar bolachas não é o meu forte.

Apesar disso os Ohhhh que bonitas!! aqui por casa, foram uma constante! O problema mesmo, é saber quando deixar de comer. Já tinha experimentado antes uma receita de Linzer, mas esta é sem dúvida uma bolachinha com presença obrigatória no livro de receitas. A canela e os cravinhos aportam um toque mágico, como pede a ocasião!








E agora façam lá vocês magia e coloquem-nas numa caixinha da Love Sweet Love, e ofereçam-nas nesta época, onde predominam as demonstrações de carinho, ou pelo menos devia ser assim.


Vai uma bolachinha?

8 comentários:

  1. Lindas, querida Mena!!! um beijo e coragem para os dias de neve :)

    ResponderEliminar
  2. Estão lindas Mena!
    Tão natalícias com os detalhes dourados. Fica um presente encantador. Ainda bem que estás a entrar no espírito e a sentir-te bem com isso.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Mena,
    Estes teus flocos de neve ficaram lindos e eu junto-me aos "Oohh, que bonitas" aí de casa! Acho que eu também não iria conseguir parar de as comer de tão irresistíveis que me parecem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro doces com amêndoa , as bolachas ficaram tão lindas .
    Daquelas de comer sem parar...adorei
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu vi no FB e fiquei deliciada!
    Quem me dera ter paciência para fazer estas coisinhas.
    (Já adicionei o link ao meus favoritos da Love Sweet Love").
    Um beijinho, Mena.

    P.S.: Acho que tenho fazia um bom negócio enviar estas bolachinhas para Portugal.
    Paga-se, a Mena envia.

    ResponderEliminar
  6. Voltei cá para dizer que durante este mês estou a editar posts sobre o natal, vou buscar imagens ao Pinterest quando me lembrei das doçuras da Mena.
    O meu outro blog anda muito parado, enquanto o cantinhodacasa, o Sapo, está sempre em dia, pelo que vou publicando algumas fotas da sua doçaria que além de bonita é tentadora.
    Por isso, sempre que publicar algo seu, faço os devidos créditos.
    Um beijinho, Mena.
    Maria Araújo

    ResponderEliminar
  7. Olá Mena, a minha dúvida aqui é a canela e cravinho moídos na hora... Como fazes isso??
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. Estas são as bolachas preferidas do meu filho e já as fizemos vezes sem conta (não esta receita que acho fantástica com estas especiarias, mas outras) e só nunca as publiquei porque nunca as consegui fotografar como deve ser mas talvez para a próxima aproveite esta tua inspiração.
    Ficaram lindas e não digas que decorar bolachas não é o teu forte, pois as imagens dizem o contrário.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar