24.11.14

Mais uma bolachinha!



Deixei ficar até para a última a publicação de ontem e hoje quando dou conta do dia a que estamos, lembro-me das bolachas da Manuela. Algum dia vai pensar que deixo ficar tudo para último de propósito, mas não.... Despiste é o meu nome do meio e quando dou conta, dá nisto!


Mas antes dar nisto, ou seja, duas publicações seguidas do que não fazer bolachinhas! oh oh... isso é que ia ser bonito! 


Desta vez o desafio mensal do #VamosFazerBolachas do Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil, pedia bolachinhas salgadas.... Buff pensei eu.... Com o que eu gosto de coisas doces.... Pronto, pronto salgados também, mas não é a mesma coisa! Acho que foi a primeira vez que não tive logo uma ideia e por isso, arrumei o pensamento, mas ainda assim arrumado, hoje voltou a sair e num devaneio lá saíram umas bolachinhas salgadas..., mas com uma pontinha de doce no fim, que se fosse ao contrário não seriam minhas.


A primeira coisa que me veio à cabeça foram as Cream Crackers.... Quando vim para aqui não as encontrava, que tristeza.... E as saudades que eu tinha de as besuntar com queijo creme e doce....


Um dia destes emprestaram-me umas bíblias de cozinha da Salvat e quis o destino que me cruzasse com uma receita dessas bolachas... Fiquei com ela guardada e hoje, mesmo que não a tivesse usado na totalidade, serviu de base para estas bolachinhas.





























Tinha um pacote de farinha de centeio integral por abrir, umas sementes de girassol para usar.... E foi apenas o mote num ataque de me entreter... é muito mais relaxante que passar a ferro... (risos).

Surpreendeu-me o resultado final! Não sabia o que ia sair e fiquei super contente, tanto que quase não há para contar história! 



Cream Crackers de Centeio e Sementes de Girassol







Ingredientes:

- 100 gramas de farinha de centeio integral
- 100 gramas de farinha t55
- 1 pitada de sal
- 180 ml de natas ( pode ser um pouquinho mais dependendo da farinha que usem)
- 1 colher de sopa de azeita de boa qualidade
- Flor de sal para polvilhar (opcional)
- 30 gramas de sementes de girassol sem sal


Execução:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa taça colocar as farinhas, o sal, as sementes de girassol, e misturar. Juntar as natas e misturar com uma colher de pau. Amassar com a mão para trabalhar um pouco a massa e se for necessário adicionar um pouco mais de natas, se a mistura estiver muito seca.

Deve obter-se uma massa fina e não pegajosa, com uma textura firme.

Numa superfície enfarinhada esticar a massa num rectângulo com espessura de 3mm, ou seja, até que as sementes de girassol se comecem a notar na massa.

Cortar em rectangulos, quadrados ou a forma que desejarem, tendo em conta que o tamanho deve ser parecido, para que evitar que umas cozam mais rápido que outras.





























Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhar cada bolachinha com uma pisca de flôr de sal.

Levar ao forno durante 10-15 minutos, dependendo do forno, ou até que estejam douradinhas.

Deixar arrefecer sobre uma grelha e servir. 








Deixo ficar uma bolachinha simples.... Só para não dizerem que não fiz salgadas, porque fiz! E apesar de as achar um cracker perfeito, e saudável, para ir tapando pequenos buracos a qualquer hora do dia, eu tive que por o lado doce.... Sim porque tinha a chávena de café à minha espera....








Não mudo uma só palavra sobre estas bolachinhas.... Ou melhor acrescento, altamente viciantes, com ou sem doce!!

Vamos, vamos que o café arrefece!

18 comentários:

  1. Olha eu adorei as tuas bolachinhas! Andava eu aqui à procura de bolachas feitas com centeio e quando vi o teu post TCHARAN!! Já sabes o que vou fazer hoje à tarde! ;-) Assim que conseguir mostro uma foto e a opinião geral dos gulosos cá de casa :)
    Obrigada pela partilha! Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bom!!! Fico contente por saber que te vais entreter!
      Só espero que os gulosos, gostem de salgadinhos!!! A menos que ponhas docinho!
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Nunca fiz umas bolachas assim...
    Essas ficaram lindas...lindas
    Apetece mesmo provar
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tens que experimentar, Sao!
      Sao super rapidas e sao muito boas!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ficaram tão tão lindas estas tuas crakers, Mena!
    Com o efeito pretendido, douradinhas e super estaladiças. Adorei o resultado e a receita! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá :)....
    Excelente bolachinhas que apresentaste ;).....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Mena!
    Quanto a mim as tuas crackers estão aprovadíssimas. Gsoto da cor e pelo aspecto ficaram bastante estaladiças, mesmo como eu gosto.
    Perfeito, perfeito seria eu poder mesmo prová-las, mas olha à falta de melhoe vou só apreciar o teu post e regalar-me a olhar para as imagens. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me fartei de rir contigo!
      Ainda bem que gostaste! E olha é uma pena nao poder compartir contigo! Mas ainda há, nao penses!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Oh que lindas! Nunca fiz bolachinhas deste género, mas as tuas parecem estar estaladiças, como eu gosto. Bom mesmo, como diz o Célio, seria poder prová-las! Parabéns Mena por mais esta fantástica receita!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Que lindas Mena!
    Eu adoro bolachinhas salgadas, apesar de fazer muito mais das doces, acabo por "roer" muito mais bolachas das salgadas.
    E adoro cream crackers, ficaram mesmo estaladiças e boas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Mena,

    que espertas que és, ofereces o café porque sabes que não gosto, gulosa tudo só para ficares com mais bolachas.
    Não deixaste para o último dia a participação :)
    Estaladiças e perfeitinhas, já vi outra receita com natas, será que não dá para substituir Mena?
    Tão boas que estão e bem bonitas.


    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que bolachinhas fantásticas! Ainda não apanhei o jeito para fazer bolachas. :/

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  10. Maravilhoso!
    Estas, sim, hei-de fazer, porque como todos os dias com ou sem doce.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Tu não me fales em passar a ferro mana que é com cada estopada!! Claro que fazer bolachinhas é muito, muito melhor e mais divertido e estas tuas crackers estão um mimo. Dignas de uma profissional!!
    Também as adoro bezuntadinhas com doce e de preferência, com doce de abóbora e requeijão... ai que bom!!!
    Beijos mana,
    Lia.

    ResponderEliminar