25.1.15

Supostamente brownies!


É que não gosto mesmo nada de fazer os post's em cima da hora, mas quando não há remédio, não há outra solução!

Era nestas alturas que eu queria que as noites se transformassem em dia, isto apesar de eu ser uma dorminhoca e adorar dormir. Dormir, dormir não, mas preguiçar durante meia hora antes de me levantar para mais um dia frio e branco.

Como se não bastasse a falta da meia hora, ainda tenho para me acordar mais cedo o barulho das máquinas limpa neves, o vento... Enfim, aqueles sons que te dizem, deixa-te estar mais um bocadinho.... Eu por mim ficava, né?

E hoje foi um desse dias que não me deixei levar pela preguiça e assim que tocou o despertador, em vez de ficar cinco minutos mais que normalmente se transformam em meias horas e que me deixam stressada, levantei-me logo. O primeiro que fiz foi olhar para a minha janela.... Não para ver o tempo, que esse eu já sei de cor, mas sim para ver a quantidade de luz que já tinha.

Os dias de folga são passados entre tentativas de organizar a casa e alimentar este pobre blog. Se não fosse pela BundtMania e pelo Dories às Sextas, já tinha morrido ao abandono... Coitadinho! Algum dia destes e quando o ritmo desenfreado da Sibéria o permita, voltarei com receitas novas. Quero eu dizer, com receitas sem serem para desafios. Se bem que eu gosto de me sentir desafiada, agora já poucas coisas me desafiam, mas há outras que guardo na memória ou na retina. E vão ficando até ao dia que surgem as ideias.

Depois de tanto tempo sem fazer nadinha nesta cozinha, volto mais uma vez com uma receitinha da Dorie, para mais uma quinzena do Dorie às Sextas.


Às oito e meia da manhã tirar fotografias por este lado, é complicado! Primeiro porque não experimentei as sugestões da Dorie de acompanhamento, e se vos digo a verdade, também não fazem falta nenhuma, mas a minha gula é tanta, que vi este bendito brownie besuntado com molho toffee.... Bem não quero pensar!!



Chipster-topped brownies ( Brownies com Bolacha)
(Receita retirada do livro Baking de Dorie Greenspan, p. 94)
tradução de Susana Figueiredo







Para a camada de brownie:
- 85 gramas de chocolate preto (bittersweet), cortado grosseiramente (usei de 55% de cacau)
- 45 gramas de chocolate amargo (unsweetened), cortado grosseiramente (usei de 70% de cacau)
- 113 gramas de manteiga sem sal, cortada em pedaços
- 165 gramas de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 63 gramas de farinha
- 60 gramas de nozes, cortadas grosseiramente

Para a camada de bolacha
- 80 gramas de farinha
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de sal
- 85 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 75 gramas de açúcar amarelo
- 70 gramas de açúcar branco
- 1 ovo grande
- 1 gema de ovo grande (não usei)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 85 gramas de chocolate preto em pepitas.

Execução:

Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-lo a 175ºC. Untar com manteiga uma forma retangular de 23x33 cm (na receita original, mas eu usei um mais pequeno visto ser metade da receita), forrá-la com papel vegetal e untar o papel.


- Para o brownie
Juntar numa taça os dois chocolates e a manteiga e levar a banho-maria sobre um tacho com água a fervinhar. Mexendo ocasionalmente, aquecer apenas até os ingredientes estarem derretidos, brilhantes e suaves, tendo cuidado para a manteiga não se separar (o que pode acontecer se fcar demasiado quente). Retirar a taça do calor.
Com uma batedeira em velocidade média-alta, bater os ovos com o açúcar até ficarem pálidos, grossos e cremosos. Juntar o sal e a baunilha. Reduzir a velocidade para o mínimo e misturar o chocolate e a manteiga apenas até ficar incorporado. Raspar a massa dos lados da taça e, ainda na velocidade mínima, adicionar a farinha, batendo apenas até desaparecer. Com uma espátula de borracha, envolver as nozes e deitar a massa na forma. Reservar.


- Para a massa de bolacha
Misturar a farinha,o bicarbonato e o sal. Bater a manteiga e os açúcares em velocidade média-alta até ficar suave e cremoso, durante 3 minutos. Juntar primeiro o ovo inteiro e depois a gema, batendo durante 1 minuto entre cada adição. Juntar a baunilha. Reduzir a velocidade e adicionar os ingredientes secos, batendo apenas até desaparecerem. Ainda em baixa velocidade, misturar o chocolate cortado. Deitar colheradas da massa de bolacha sobre a massa de brownie e, usando a espátula, espalhar a massa com suavidade.
Cozer durante 50-55 minutos ou até a bolacha estar bem dourada e firme. Uma faca inserida até à massa de brownie deverá sair apenas ligeiramente húmida. Retirar do forno e deixar arrefecer à temperatura ambiente. Quando estiver completamente frio, passar uma faca fina pelos lados da massa, desenformar e voltar a virar sobre uma tábua de cortar, ficando a bolacha para cima. Cortar em retângulos de 2,5 x 5 cm e servir simples, com gelado, com natas batidas, com crème fraîche ou com molho de chocolate.








Foi a terceira vez que fiz um Brownie, mas este acho que foi o mais complicado! Já se sabe que os brownies são uns quadradinhos feios de aspecto, mas pejados de sabor e este não deixa dúvidas! Como queria acelerar o processo de arrefecimento, esta cabecinha pensadora, pôs o dito a arrefecer na janela... a -10ºC!! Depois queixei-me que o aspecto não era o melhor... Pudera... O choque de temperaturas foi brutal! E eu quero pensar que foi o culpado deste aspecto feioso, mas que aqui por casa nos deixou a babear....

Excusado será dizer, que vou ter que fazer a molho toffee...

Vai um quadradinho?

6 comentários:

  1. Adoro brownies estes ficaram com optimo aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Mena,
    não acho nada que esteja com um aspecto feioso!
    Gosto muito! Eu comia uns quantos quadradinhos desses!
    A combinação de chocolate com uma camada de bolacha já torna as coisas irresistíveis!
    -10º? Ainda eu me queixo do frio! grrr
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de brownies, mas de um modo geral são uma "bomba calórica". Os meus preferidos foram sem dúvida os de beterraba. Deliciosos...desapareceram num piscar de olhos. E como levam beterraba a culpa não é tão grande. Fica a sugestão : http://bomboquinhas.blogspot.pt/2014/11/brownies-de-beterraba-e-chocolate.html
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Ai queres dormir e preguiçar?
    Eu já te dou a preguiça!!! Eu e as máquinas de limpar neve, claro, lol!!
    Olha mana, sou como tu. Ponho sempre o despertador para mais cedo porque detesto levantar-me logo que ele toca e assim fico sempre mais uns quinze minutos na cama e sabe mesmo bem.
    Adoro os teus brownies, mesmo sem os toppings e o toffee sauce e concordo. São bichinhos feios e difíceis de fotografar como tudo, mas sabem sempre tão bem!!
    Um beijinho brownete querida,
    LLia

    ResponderEliminar
  5. Comer um quadrado desses é uma bomba, e se já que é assim, não se pensa nisso, aproveita-se e molho toffe em cima, claro, indispensável ;) vê lá se repetes com o molho e mostras a foto para me deixar a salivar mais um pouco.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não achei que o resultado final ficasse mal..!
    Muito pelo contrário, estão bonitos e bem gulosos :)
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar