13.11.14

2 Anos e um Bundt!


Psstttt!!! Sim, sim.... Vocês que estão aí e que estiveram comigo durante este último ano que passou, ou comigo desde que este blog começou....


Mas tragam o chá porque hoje não tive tempo para mais! Sentem-se aqui ao pé de mim, porque isto hoje vai ser largo! Entretanto podem ir lanchando comigo! (risos)








O ano passado neste mesmo dia, começava com a Lia, a BundtMania. E desta feita para não fazer a desfeita, este bloganiversário tinha que ser comemorado com um Bundt. Neste caso muito especial um Bundt Rolls de Nutella e Avelãs, com Caramelo de Rum, para assim entrar na 13ª Edição da BundtMania.


Tenho muitos defeitos, o mau feitio já mundialmente conhecido, e falar demasiado! Da mesma maneira que o penso, assim o digo! Ás vezes corre bem e às vezes nem por isso, mas serei toda a vida uma tagarela com muito mau feitio, que de vez em quando se perde pela cozinha e se deixa devanear! 


Foi por estas e por outras que surgiu este blog! Por um repente que tive, por causa do Dorie às Sextas e porque a mim me apeteceu, sem nunca imaginar aquilo que poderia acontecer.

Acontecer? Pois então aconteceram muitas coisas! Deixei de ter medo a fazer caramelo, fiz bundts sem parar, chorei baba e ranho, ri-me como uma perdida, e a cada post partilhei um pouco de mim, do que é estar fora de casa, aqui é favor ler longe da minha cidade linda, partilhei um pouquinho das minhas vivências como Mãe solteira, enfim.... Um bocadinho de mim!

Com tudo isto só posso agradecer ao bendito repente que tive, a tudo aquilo que eu aprendi e continuo a aprender, e sobretudo a todas aquelas pessoas, que me ajudaram a ser um bocadinho melhor!


E como dizia um dia destes a um amigo, o bom de encontrares pessoas boas na tua vida, é que te transformas numa pessoa melhor!


Não vale a pena pensar muito no que passou.... Depois de muitos post's, mas mesmo muitos, alguns mais felizes que outros, no dia de hoje só posso agradecer a todos a vossa presença neste cantinho, os comentários que deixam, e sobretudo todo o carinho!!!

Agora deixo-me de lamechiches, porque se continuo não há lanche para ninguém!











Bundt Rolls de Nutella e Avelã com Caramelo de Rum

Ingredientes:

Para a massa:
- 65 gramas de açúcar
- 150 gramas de farinha T55
- 250 gramas de farinha T45
- 100 ml de leite
- 100 gramas de manteiga derretida fria
- 5,5 gramas de fermento de padeiro desidratado
- 2 colheres de sopa de custard
- 2 ovos + 1 gema
- 1 colher de chá de extracto de baunilha

Para o recheio:
- 200 gramas de Nutella
- 150 gramas de avelãs tostadas e moídas grosseiramente


Execução:

Colocar o leite numa taça e juntar uma colher de açúcar e o fermento. Mexer e deixar repousar durante 10 minutos, para activar o fermento.

Numa taça colocar o açúcar, os ovos e a gema, e bater de maneira a formar um creme homogéneo. Juntar a manteiga e o leite com o fermento. Mexer e adicionar a farinha. Amassar a massa até que se despegue da taça e se for necessário, adicionar um pouco mais de farinha. 

Polvilhar uma superficie com farinha e amassar a massa até que esteja brilhante e elástica.

Colocar numa taça untada com óleo e tapar com película aderente. Deixar levedar até que duplique o volume num local ao abrigo de correntes de ar (Eu ponho no microondas).

Depois de levedar, retirar e amassar de maneira a que perda todas as bolhas de ar. Guardar no frigorifico, durante um par de horas, ou toda a noite. A massa sofre uma segunda fermentação muito mais lenta, o que contribui para aumentar o seu sabor.

Retirar a massa do frigorifico e esticar sobre uma superficie enfarinhada. Formar um rectangulo de 40 x 50 aproximadamente e repartir o recheio de nutella com as avelãs.

Enrolar pelo lado maior e cortar 14 partes de mais ou menos 3-4 cm.

Colocar na forma de bundt devidamente untada e polvilhada. Deixar repousar como mínimo 1 hora ou até duplicar de volume.









Levar ao forno pré aquecido a 200 ºC, durante aproximadamente 30 minutos. Deixar repousar 10 minutos e desenformar. Servir morno.







Quanto ao caramelo de rum, foi um devaneio.... estava em cima da mesa para outra receita e num repente, achei que ficava bem... polvilhei com um pouco de praliné e o resultado.... Está à vista! Mas a receita dele deixo-a num proximo post, sim?


Ao contrário da maioria de Bundts, que se devem deixar arrefecer completamente, este deve ser provado morno.... Provem, provem....









Às vezes dou por mim a pensar, se não estaria melhor a arrumar a casa! Ou até mesmo, sentadinha no sofá a ler um livro.... Mas depois penso, o que faria com esta minha mente irrequieta que quando sonha com alguma coisa, ou mesmo só de a imaginar, já não descansa enquanto a transforma em realidade.

Ao menos nestas coisas as possibilidades são muito maiores de vê-las concretizadas, enquanto outras ficam aí, no plano da imaginação.....








Agora sejam imaginativos e imagem o sabor deste Bundt!! Ainda têm até amanhã para fazerem um e juntarem a esta edição!

Eu deixei quase para último, mas porque tinha um bom motivo!

E como diz a minha filha, um termo novo cá por casa, sou uma "deslobediente"!!

24 comentários:

  1. Uma beijoca muito, muito grande de parabéns pelo blog espectacular que construiste nestes 2 anos :)
    E agora nem sei que te diga em relação ao bundt, porque não consigo parar de salivar.... ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Mena!

    Muitos parabéns pelo blogue e pelas receitas maravilhosas com que nos brindas sempre! :)
    Nunca participei na Bundtmania pois não tenho as formas adequadas, mas ver o desfile é de bradar ao céus, sugestões maravilhosas de todas as meninas que participam!

    Este teu bundt têm um aspecto para lá de bom...para o meu lanche vai uma fatia! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Este eu não podia deixar passar sem escrever umas palavrinhas.
    Sabes que vejo tudo o que publicas mas a preguiça e agora também a pequena torna-se um pouco mais complicado!
    Tu não vais acreditar mas eu sonhei esta noite com um bundt assim! Não levava o caramelo mas era tal qual de nutella! Há coisas do diabo! Mas passando há frente, estou aqui para te dar os meus parabéns e que venham muitos mais anos de partilhas gulosas como esta e que eu esteja sempre aqui para celebrar contigo. Porque venham ventos e tempestades eu não arredo pé daqui e estarei sempre á espreita :-) ah e 9 horas de viagem fazem-se num instante ;-) beijinhos schätzli!

    ResponderEliminar
  4. Meninha, minha querida, muitos Parabéns pelo 2° Aniversário! Pensava que As Aventuras de Uma Mamã tinham muito mais idade, imagina! Sinal de que tem sido muito rica a partilha de receitas , de ideias, de desafios e de segredos entre nós. Parabéns e obrigada por seres quem és! Gosto muito de te visitar, de acompanhar as tuas Aventuras e Desventuras e espero continuar com a tua companhia por muitos anos (e bons, como se diz na minha terra). Um grande abraço da Bombom

    ResponderEliminar
  5. Antes demais Muitos Parabéns por este 2ª Aniversário, sempre pontuado por delicias maravilhosas ;) Que assim continue sempre! :)

    Pois este bundt está de bradar aos céus, Mena! Repleto de sabores que adoro e lindissimo na apresentação. ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Mena!
    Parabéns pelo lindo blog e pelos bundts maravilhosos que sempre presenteia teus seguidores.
    Que venham muitos outros anos de sucesso p/vc.
    Bjssssssss

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns Mena! Ainda bem que te deu aquele repente que te fez criar o blog, pois eu adoro as tuas aventuras, o teu bom humor e as tuas receitas que atiçam constantemente a minha gula, e este bundt só vem confirmar a regra!
    Este teu devaneio de juntar nutella, avelãs e caramelo está-me a dar a volta à cabeça!! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo aniversário .
    Adorei rolls e esses com nutella iam-me agradar e muito...fiquei aqui a babar...
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Mena!

    Muitos parabéns por este segundo aniversário do teu lindo e tão bundtilicious cantinho ;)
    Gosto muito de cá passar e de te seguir e este teu bundt roll ficou-me na retina e não vou descansar enquanto não fizer um!
    Continua a partilhar e a encantar-nos.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  10. Mena parabéns pelas partilhá que tens feito ao longo deste tempo. Engraçado estarmos tão longe e tão perto ao mesmo tempo :-))
    Continua com este exercício de escrever, cozinhar e fotografar para manteres a sanidade (como eu, rsrsrs).
    Esse bolo deixou-me desesperada, mas nem uma forma tenho.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  11. Ai, era mesmo isto que me apetecia para acompanhar o meu chá da noite... ativas o teletransporte? Aproveito e vou dar em pessoa um beijo graaaande de parabéns! :)
    Xuacs!

    ResponderEliminar
  12. Olá Menita,

    parabéns por mais um aniversário do aventuras, que sejam muitos mais, e que em cada post tenhas coisas boas para nos contar e se houver uma má que no seguinte tenhas duas boas para nos dizer.
    Não preciso de dizer o quanto cá gosto de vir, mas gosto muito mais de ti, gosto da pessoa que és e da tua disponibilidade :)
    Também pensei num bundt com nutella mas com tantas maçãs em casa optei por elas.
    Linda essa disposição dos rolinhos, claro que o caramelo nem tem assunto, coisa boa e gulosa, apetece ir colocar o dedo na foto, que bom.
    Sê boazinha e mana-me uma fatia para o lanche de amanhã!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Um bundt lindo e de fazer "água na boa", como todos os que tu apresentas!
    Parabéns pelo aniversário do teu blog e obrigada pela tua dedicação e partilha. Espero que mantenhas a tua "deslobediência" na cozinha, porque o resultado é sempre delicioso.
    Beijinhos
    Marta M

    ResponderEliminar
  14. Um daqueles teus bundts de perder a cabeça!
    Parece que Novembro é recheado de blog de culinária que celebram o seu aniversário :-) não me lembrava que os nossos eram aniversariantes no mesmo dia, que venham mais!

    ResponderEliminar
  15. Olá Mena, não passo por cá tantas vezes quanto gostaria, mas hoje neste dia especial cá estou eu! Desejo-te muitos parabéns e que o teu lindo e delicioso blog tenha muitos mais anos recheados de coisas boas!
    Ainda bem que criaste este blog e que vens cá contar as tuas peripécias de mamã e de amante da cozinha!
    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  16. Querida Mena,muitos parabéns pelo 2 aniverário, pelo fantástico e delicioso blog, pelas receitas e histórias magnificas, e por este Bundt que me deixou a saivar completamente.

    Beijinhos e muitas felicidades.

    Ana Matos

    ResponderEliminar
  17. que aspecto maravilhoso!
    ´Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns por toda a inciativa! Continua assim "deslobediente" que a blogosfera precisa!! :)

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns! Que venham muitos mais :)
    Esse bundt está delicioso! Que belo aspeto :)
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Ficou mesmo bonito e se tem nutella para mim é perfeito! Tenho pena de não conseguir participar, mas gosto sempre de ver o resultado final. beijo

    ResponderEliminar
  21. MENA! Apetece TANTO provar umas quantas fatias.

    PARABÉNS pelos dois anos de blog!!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  22. Olha mana,
    Chego quase no terceiro anivers´rio, mas chego, eheheh e como diz o ditado, antes tarde que nunca...
    Pois ainda bem que tiveste esse repente e criaste este cantinho e que te encontrei, ainda que (para já) só virtualmente, pois ter-te a fazer parte do meu (quase) dia a dia é uma honra e privilégio muito grandes.
    Continua a ser quem és e como és e fica por cá muitos anos mais a engordar-nos com estas tuas maravilhas e devaneios que eu só agradeço!!
    Beijinhos grandes e quanto ao Bundt, nem comento, pois é perfeito demais para ser descrito com palavras.
    Beijos aos 3,
    Lia

    ResponderEliminar