23.10.14

Chegou o Outono!!!



Desde que vim para a minha Sibéria, que deixei de ter Outono.... e se vos digo a verdade, tenho saudades do meu tempo do liceu! Porque o caminho que fazia de casa até lá estava cheio de folhas secas no chão e era uma alegria ouvir o som que faziam quando as pisavas. Não era tão engraçado era quando estavam molhadas, mas se a memória não me falha, nunca fiquei espatarrada por causa das folhas molhadas!

Com o destrambelhada que sou às vezes, quando tenho que cair, caio mesmo sem obstáculos! Ainda há poucos dias me aconteceu e ainda hoje, de cada vez que me lembro, não sei como raio aconteceu!

Enfim, coisas minhas, e coisas da minha Sibéria!

Ora hoje, dia de folga, yupiiiii, é dia de meter a mão na massa! E desta vez volto com bolachas, que eu nem gosto nada, para o #VamosFazerBolachas, do blog Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil. O tema deste mês são bolachas recortadas e aproveitando uma ideia que vi no blog Maria Lunarillos, adaptei e transformei as saudades do Outono em bolachinhas! 

A única pena que tenho, é que duraram pouco para poder matar as saudades! Assim que os catraios chegaram a casa para lanchar, desapareceram como se lhes tivesse atingido uma rajada de vento.

Um receita simples de bolachas, à qual podemos atribuir as cores que queremos, como vi no blog que mencionei atrás! Mas como aqui em casa não abundam corantes e eu com duas cores tenho suficiente, ficaram as tonalidades que a mim me aquecem a alma. Sim porque guardo na memória as imagens das vinhas por estas alturas, dos castanheiros e da tílias do passeio do Liceu.

Enfim, podia ser pior, mas há dias em que me lembro destas coisas!!








Bolachas de Outono
(receita retirada do livro Le Grand livre de La Pâtisserie Facile, pág.296)


Ingredientes:

- 125 gramas de manteiga sem sal amolecida 
- 110 gramas de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de café de essência de baunilha
- 250 gramas de farinha
- 2 colheres de sopa de cacau
- 2 colheres de sopa de leite
- corante cor de laranja a gosto


Execução:

Bater a manteiga com o açúcar, o ovo e a essência de baunilha, até obtermos uma mistura homégenea, com a ajuda de uma batedeira.

Incorporar a farinha em 2 vezes até estar bem incorporada na massa.

Dividir a massa em dois e numa delas misturar o cacau e o leite, até obter uma cor uniforme. Na parte sem cacau, juntar o corante a gosto, neste caso corante laranja.


Cobrir as massas com película aderente e colocar no frigorífico como minimo 30 minutos.


Pré aquecer o forno a 180ºC e cobrir os tabuleiros com papel vegetal.

Cortar pedaços de massa de cada cor, como explicado aqui, ou fazer bandas com 2 cores, como eu fiz.






Esticar a massa com 3 a 4 mm de espessura, e cortar as bolachas com o cortador desejado. Neste caso uma folha.

Colocar nos tabuleiros e levar ao forno 10-15 minutos ou até que o lado cor de laranja comece a ficar mais escuro.

Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha. Guardar numa lata hermeticamente fechada, para que o vento não as leve! (risos)







Eu já me tinha proibido a mim mesma de ver blogs como o que vos mostrei atrás, mas as coisas aparecem-me assim como quem não quer a coisa! E sinceramente eu só tenho a agradecer a imaginação daquelas meninas, porque me têm presa pelos olhos ao blog.

Presas não ficaram as folhas muito tempo, porque os catraios deram-lhe logo sumiço e como tal, nem sei que tempo duram dentro de uma lata...








Há uns tempos decidi começar a fazer um curso de catalão! Mais um idioma a juntar aos que já falo, mas este com intenção de poder ajudar os pequenos na escola e eu aprender mais qualquer coisinha! E o Outono, tem um nome tão lindo.... Tardor!


E não querendo influenciar, foi mesmo o que disseram os catraios assim que as viram! Eles não têm folhas secas no caminho da escola, mas certamente se lembrarão das bolachas do Tardor!!



E como é Outono, o chá já se agradece! Alguém quer uma bolachinha?

7 comentários:

  1. As tuas bolachas estão lindas....e a foto com o desenho fez-me lembrar os trabalhos que faço no Jardim de Infância com as minhas crianças!!!!!....adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que amanhã de amanhã quando for caminhar vou-me lembrar de ti, porque passo num sitio cheio de folhas quase nem vejo as minhas sapatinhas.
    Adorei essas lindas bolachas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tu rebentas a escala do fofo!!!
    Que bolachinhas mais queridas 💛 arrasam!!
    Beijitos querida
    C

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas essas folhas deliciosas! Eu juntava-me aos teus catraios a devora-las mas parece que já cheguei tarde :) É uma receita maravilhosa para fazer com os pequenos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! Estão muito mimosas estas bolachinhas.

    ResponderEliminar
  6. Bem mana estas bolachas do tardor são lindas de morrer e a tua apresentação, em cima dessa árvore desenhada sabe-se lá por que mãozinhas, é sublime de linda. Eu também adoro o Outono ou Tardor e precisamente pelas folhas secas, suas cores e magia da estação, mas olha, sou como tu, folhas molhadas, detesto e não é por cair que não, mas é pelo escorregadio e nojentas que ficam molhadas.
    Beijos linda,
    Lia.

    ResponderEliminar