10.8.14

Dias não são dias!


Ora mais um ano que passou.... Não, não estamos no fim do ano, mas já vos posso dizer que apartir de agora, os dias passam tão rápido que quando der conta, estou a fazer o post com os votos para o novo ano.

Passou mais um ano foi na minha vida e hoje a Mamã faz anos!

Happy Birthday to Me!!

Lembro-me quando era pequenita, que na véspera, quase não dormia, tal era a excitação de mais um aniversário. Agora, a idade já não perdoa, essas coisas são indiferentes. É mais um ano que se acumula, e eu só levo trinta e mais qualquer coisa.... Sim, porque as senhoras não dizem a idade que têm! Queremos ter sempre menos, mas se vos sou sincera, é-me indiferente! Tenho a idade que quero, dependendo da situação! Se for preciso tomar uma decisão importante, sou o mais madura que possam imaginar, mas ponham-me ao pé de uns baloiços e pareço uma catraia de seis anos! (risos)

O problema é que aqui não me deixam, senão quando vou ao parque com os miúdos, quem se divertia mais era eu!


Blá, blá, blá.... Se me ponho aqui a divagar, quando der conta, tenho meio testamento e o post sem acabar! E se faço um post, é porque tenho alguma coisa nova!


E desta feita, pois o meu bolinho de aniversário! Se o ano passado tinha uma ideia clara do que queria fazer, este ano custou a que descobrisse o que queria! Não que seja complicada, porque eu ate gosto de coisas simples (risos), o único problema está, quando eu as complico!


Mas desta vez deixei-me levar pela simplicidade! A Lia tinha-me mostrado a foto de um bolo e eu aproveitei e pedi-lhe que me enviasse algumas fotos.... Bem, o problema foi mesmo escolher!! Mas estão guardadas as que não foram seleccionadas, porque há muitos aniversários para as poder fazer!


Resumindo e concluindo, já não me lembro de quem é o bolo. Ou melhor a receita original, ou é da Rachel Allen ou da Martha Stewart. Minha não é, porque o meu tico e o teco, não chegam tão longe! Não sou autodidacta, quando faço as coisas, faço sempre com base numa receita, se depois altero, aí o problema é meu e depois digo que meto a pata!


Portei-me bem desta vez porque não mudei nadinha! Nem uma só grama nas quantidades, embora tivesse vontade, quando vi a quantidade de açúcar que levava! Mas pûs toda a minha concentração quando fiz o bolo e o resultado era o que eu queria.... Simples e delicioso!!


E como dias não são dias, ao menos que no dia de aniversário, ele seja docinho não é?


O nome original da receita é The Renée, ou algo assim! Um bolo triplo de baunilha, com recheio de morangos e creme pasteleiro. Foi aqui que mudei.... Continuou triplo, levou os morangos que vieram da Holanda e que quase me deixam à beira de um ataque de nervos, mas não levou o creme pasteleiro, nem a cobertura de merengue. É que eu e o merengue ainda não somos amigos intímos e como tal, troquei-os por nata batida ligeiramente açucarada.




Bolo Triplo de Baunilha com Recheio de Morangos e Nata


Ingredientes para o bolo:
- 200 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 1/2 tsp de sal
- 375 gramas de açucar
- 3 ovos tamanho L
- 3 gemas tamanho L
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 275 gramas de farinha
- 2 tsp de fermento em pó
- 160 ml de leite gordo + 1 colher de sopa (morno)

Para os morangos:
- 1 kg de morangos
- 6 colheres de sopa de kirsch
- 6 colheres de sopa de açúcar

Para a nata:
- 1,5 litros de nata (MG>35.1%)
- 10 colheres de sopa de açúcar em pó
- corante rosa em gel (opcional)

Lavar os morangos e cortar em pedaços pequenos. Polvilhar com o açúcar e juntar o kirsch. Deixar repousar no frigorífico até utilização.

Aquecer o forno a 170ºC.

Numa taça colocar a manteiga, o sal, e o açúcar. Bater com a batedeira, a uma velocidade média, até se transformar numa mistura esbranquiçada e fofa. (dependendo da batedeira, pode demorar 10 minutos).

Juntar os ovos um, mexendo bem entre cada adição, baixando a velocidade da batedeira. Seguir o mesmo procedimento com as gemas, adicionar uma a uma, batendo bem entre cada adição. Adicionar a essência de baunilha e incorporar bem na massa.

Numa taça colocar a farinha e o fermento. Misturar bem e peneirar duas vezes.

Incorporar a 1/3 da farinha e bater bem a massa. Juntar metade do leite e incorporar bem. Juntar o outro 1/3 da farinha, seguido do resto do leite e terminar com a restante farinha.


Untar com manteiga e polvilhar de farinha uma forma de 23 cm de diametro. Colocar a massa e levar ao forno, aproximadamente 30 minutos ou até que o palito quando seja espetado no meio, não tenha migalhas.

Retirar do forno e deixar arrefecer 10 minutos dentro da forma. Desenformar e deixar arrefecer completamente.


Nota: Usei 1 receita e meia, da qual obtive 3 bolos, seguindo todas as indicaçoes acima referidas. Na receita original, é feito só um bolo, que na montagem é cortado pela metade.




Para o chantilly, bater as natas numa taça grande e FRIA, começando a baixa velocidade e aumentando para uma velocidade média. Quando estiverem espumosas, juntar o açucar em pó e continuar a bater até obtermos uma consistência mais dura. 

Para a montagem do bolo:
Colocar um dos discos do bolo sobre o prato de servir. Picar ligeiramente com um garfo e colocar os morangos. Deitar uma camada generosa de natas batidas e sobrepôr o segundo disco de bolo. Colocar os restantes morangos, natas batidas e terminar com o ultimo disco.

Cobrir toda a superfície do bolo com natas, alisando de maneira a tapar as imperfeiçoes.

Numa taça aparte colocar um pouco de natas, juntar colorante até obter a tonalidade desejada.

Colocar as natas com corante num saco de pasteleiro munido com uma boquilha, neste caso a 1M da Wilton, e espalhar as natas. Abrir o saco e inserir as natas sem coloração. Ver VIDEO.

Para criar as rosas, apoiar o bico, pressionando o saco e fazer um swirl, começando pela base do bolo, cobrindo o bolo com estas rosetas. Na parte superior, usar simplesmente as natas sem coloração. Decorar com pérolas rosas.

Outra nota: O efeito matizado tinha-me cruzado com ele numas bolachas! E aquilo nao me saía da cabeça, mas com bolachas.... Acabei por fazer no bolo e assim em cima da hora, encontrei um vídeo que explica mais ou menos o procedimento. O do vídeo é uma arte, mas ainda assim estou muito contente com o resultado do meu... Podia ser pior né?






Era isto que eu queria!!! Ou quase.... Eu cá gosto muito de andar a inventar com o saco de pasteleiro. Sou uma naba, mas gosto! O efeito fica bonito, apto para uma ocasião especial, e sinceramente, nos dias que correm, a minha paciência já não dava para mais.

Para evoluir nestas coisas, é preciso tempo e aprender muito! E eu aprendo, mas não tenho tempo! Se a isto juntarmos o material necessário, fico-me com o meu bico da Wilton e tenho bastante! Um dia destes quem sabe, não compro outros, e assim posso ir mudando! Isto já para avisar, que o próximo bolo especial, terá quase o mesmo aspecto exterior, ou não!






Sendo um bolo de aniversário, não é muito normal que se corte uma fatia antes dos convidados chegarem! Mas como eles sabem que tenho outros convidados especiais, vocês, certamente não me vão dizer nada!

A fatia não ficou muito famosa, porque a luz foi-se, mas ainda assim consegui uma fotozinha do interior para espreitarem!






Acho que não faz justiça a uma fatia digna! Prometo que se sobrar alguma para contar história que a fotografo e vos venho mostrar! 

Isso sim, posso confirmar, que este é dos melhores vanilla cakes que alguma vez comi. Os morangos e a nata, atribuem um sabor delicioso e o melhor, é que não se torna enjoativo.


Agora resta-me agradecer a vossa presença neste cantinho e, ao fim e ao cabo, na minha vida! Pena que estas coisas sejam só virtuais e não se possa verdadeiramente partilhar! 

Sim porque a felicidade para ser real, tem que ser partilhada!

Obrigado por todo o carinho e um beijinho!



22 comentários:

  1. Parabéns, querida Mena! Que lindo bolo! Se estivesses mais perto, fazia-me convidada. Beijinhos e que tenhas um ano em cheio!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo aniversário e pelo bolo lindoooooooo.
    Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  3. De naba não tens nada, havias de ver eu e o saco de pasteleiro...Jasus, é ver creme por todo o lado!!!Decoração e afins não é para mim...
    Só te digo que o bolo ficou uma delicia de se ver, porque de gosto não consegui provar mas com toda a certeza era sublime!
    Fizes-te um bolo à altura da tua pessoa, Parabéns em duplicado!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns!!
    O bolo ficou lindo e o efeito matizado ficou muito bem.
    Adorei!

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. Querida mamã... Que bolinho tão airoso! Lindo lindo.
    A idade não perdoa mesmo, e eu já tenho mais alguns ;-) Mas o que interessa é manter o espírito jovem e brincar até morrer!
    Muitos parabéns, menina da Sibéria, por muitos mais e sempre jovial.
    O bolo está espectacular... Que vontade de ter comido uma fatia!
    Beijoquinhas
    Cuca

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, minha querida.
    Desejo-te muitas felicidades, ainda és muito jovem, mas o mais importante é o que tens para viver e dar , porque doce és tu.
    Adorei ler este teu post.
    O bolo parece ser delicioso e se tu o dizes, quem sou eu?
    Há algum tempo que não venho ao teu canto porque raramente vou ao meu "inside".
    Passo a comentar do meu cantinho do Sapo, que já anda por lá há seis anos e não prescindo de lá ir mais diariamente.
    Até vou incluir-te nos meus links e, sempre que houver uma daquelas receitas, que eu não faço porque não tenho paciência para estas coisinhas e evito comer muitos doces, fica para deliciar quem lá me espreita e possa seguir-te.
    Um grande abraço, muitas felicidades e dispõe do que quiseres, se alguma vez eu possa ajudar-te mesmo que longe.
    Gosto muito de ti, Mena.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Mena
    Que tenhas tempo para ler todas as mensagens que te aguardam em mais um dia atarefadíssimo da tua vida. Gostava de estar aí no teu trabalho para te cantar os parabéns e ajudar à festa :) um dia e uma vida boa é, o meu desejo :)
    Quanto ao bolo adorei a ideia do well dressed cake, agora que os naked estão em voga. Estou a pensar fazer um para o Miguel em Outubro. Mas ainda tenho de treinar muito para chegar a essa perfeição.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Mena! O teu bolo ficou lindooooo!
    Como eu gostava de comprovar que está realmente delicioso...
    Beijinhos!
    Marta M

    ResponderEliminar
  9. parabéns ,não sou muito amante de recheio de morangos ,gosto mais de doce de ovos ,mas admito que dá um colorido espetacular ,,,,manda uma fatia ,mas como já sei que vais dizer que não vai chegar em boas condições come uma por mim e bebe uma taça de champanhe fresquino á tua saúde,,,beijinhos da avó Fátima

    ResponderEliminar
  10. Ficou mesmo muito bonito, eu também gosto de trabalhar com o saco de pasteleiro, claro que para tal tem que se ter paciência, não o faço mais vezes porque o tempo é pouco. Mas adoro tudo o que seja decoração! :)
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  11. Querida Mena, bem sabes que te deixei os parabéns cedinho mas o Google ás vezes não me ama...
    Parabéns mais uma vez minha amiga, pois quero que fiquem registados no dia.
    Quanto ao bolo, está absolutamente maravilhoso e lindo e olha, se achas que és naba, deixa que te diga que eu nunca conseguiria fazer essas rosetas perfeitas, com esse degradê de duas cores e lindas como estão!!
    Adoraria ter estado aí para podermos partilhar uma grande fatia dessa maravilha, mas fico aqui a deliciar-me com as fotos e a imaginar o quão deliroso deve ser.
    Adoro-te linda.
    Um grande beijinho e espero que gostes do postal que também se atrasou :)))!
    Lia

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns Mena, muitas felicidades!
    Quanto ao bolo, está espectacular, perfeito tanto por dentro como por fora! O efeito matizado...meu Deus! :)
    Adoro vir até aqui :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo seu aniversário! O bolo é mais do que maravilhoso.

    ResponderEliminar
  14. Muitos Muitos Parabéns Mena! Que tenha sido e que volte a ser um ano sempre mais recheado, enriquecedor e feliz :)
    O bolo, esse não precisa de grandes elogios, pois é o próprio elogio... Está lindissimo, super caprichado e a indicar um sabor fenomenal.
    Adooooro baunilha, que nessa companhia fica perfeita!
    Talvez um dia, mas por agora não me imagino a fazer uma obra de arte dessas. Parabéns! :)

    Bjinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Mena espero que tenhas tido um dia maravilhoso!
    o bolo ficou perfeito!

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns, querida Mena! Eu já te disse em outras ocasiões, que tu tens vocação para chefe pasteleiro, e dás provas e mais provas com as delícias lindas que fazes. E assim o comprovaste, novamente, com este bolo lindíssimo, ficou perfeito para comemorar o teu dia, que eu espero que tenha sido repleto de muito amor e de momentos felizes.
    Muitos beijinhos e continua sempre com esse espírito de criança, não serias a Mena, a fantástica mamã da blogosfera sem ele ;)

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns! O bolo ficou deslumbrante :)!

    ResponderEliminar
  18. Olá Mena!
    Mais uma vez parabéns e espero que tenhas tido um dia muito feliz! O bolo ficou lindo e tem um aspecto simplesmente soberbo.
    Perfeito para celebrar o dia do teu aniversário!
    uma beijoca grande

    ResponderEliminar
  19. Parabéns!
    O bolo está lindo, lindooo!
    Fiquei com uma vontade enorme de experimentar fazer um bolinho desses.
    (Cá em casa também houve festa de aniversário no domingo)
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns querida Mena!
    Ficou mesmo lindo o bolo, e eu que nem sou muito de bolos com cobertura, acho que adorava conseguir fazer um assim e comer um belo pedaço depois disso :)
    Um sonho de bolo, para adoçar o teu dia, num dia em que o sol brilhou na sibéria, e tu foste feliz.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Meu deus, que lindo!Devia estar ótimo.Beijinhos

    ResponderEliminar