19.7.14

Simples devaneios.....


Quase que me esquecia de fazer este post! E isto que fiz a receita a tempo! Mas o cansaço e a preguiça é tanto, que estar sentada no computador me dá sono!

Mas aproveitando o fim de tarde, o post sai! Ou não fosse por mais um devaneio! Devaneio meu e devaneio da Dorie! É mais uma receita do Dorie às Sextas, que desta vez trás a frescura do limão.

Aquilo que normalmente tinha que ser um creme, acabou num pudim! E desta vez, mesmo fazendo alterações na receita, porque precisava de gastar umas natas que estavam abertas no frigorífico, o resultado de outras Dories foi o mesmo. 

Quando terminei a receita, pensei, voltaste a meter a pata na poça! Isto não ficou como um creme (custard), mas sim como um pudim! Seja leite creme ou pudim, o que importa é que no fim, não ficou nada para contar a história!

Uma receita simples, pouco doce, e que prima pela frescura do limão. As Dories vão de férias e agora tenho que procurar outras coisas para publicar!! As ideias são mais que muitas, mas o cansaço, não me deixa!




A receita, como referi anteriormente, é bastante simples! Como tinha umas natas perdidas, decidi aproveitá-las, visto já ter experimentado em receitas semelhantes e saber que o resultado se tornaria mais cremoso. Deixarei a receita na íntegra da Dorie, colocando entre parentesis as alterações efectuadas.

Ah e só fiz metade da receita, porque aqui em casa estamos reduzidos! O que por certo, torna que o tempo se torne imenso e a saudade aumente a cada dia! 


Lemon Cup Custard 
Receita retirada do Livro Baking de Dorie Greenspan, pág. 387
Traducção Susana Figueiredo

Ingredientes:

540 ml de leite gordo (200 ml de leite gordo + 60 ml de natas)
Raspa de um limão (raspa de meio limão)
4 ovos grandes (2 ovos + 1 gema)
100 gramas de açúcar (50 gramas de açúcar)
Óleo de limão puro ou extracto de limão (opcional)


Preparar 6 ramequins com capacidade para 180 ml. Levar ao lume num tacho o leite, as natas e a raspa de limão até levantar fervura. Retirar o tacho do lume, cobrir e deixar repousar durante 30 minutos para que o leite ganhe o sabor do limão. Levar novamente ao lume para aquecer o leite. 

Centrar a grade do forno e pré-aquecê-lo a 165ºC. Forrar uma assadeira com uma camada dupla de papel de cozinha e colocar os ramequins dentro da assadeira. Ter um passador de rede fina à mão e ferver água numa chaleira, desligando o lume quando a água estiver a ferver. 

Numa tigela, bater os ovos com o açúcar até estarem bem misturados. Sem parar de mexer, coar aos poucos 1/4 do leite quente para a mistura dos ovos e açúcar, de modo a temperar os ovos e evitar que talhem. Mexendo sempre, coar o restante leite.

Descartar a raspa de limão. Para um sabor a limão mais forte, juntar umas gotas de óleo ou extracto de limão (1/8 de colher de chá para o extracto, menos ainda para o óleo).

Com uma colher, remover a espuma por cima do creme e vertê-lo para os ramequins. Colocar a assadeira no forno e deitar-lhe dentro água quente, até ficar a meio das paredes exteriores dos ramequins.

Deixar cozinhar durante 40-45 minutos ou até a custard abanar somente no centro quando se toca nos recipientes. Deixar arrefecer até à temperatura ambiente e refrigerar durante pelo menos duas horas antes de servir.

Antes de servir polvilhar com açúcar e queimar, tal qual um leite creme. Servir de imediato.







Pronto já sei que os pudins não levam o açúcar queimado. Mas isto era suposto ser um leite creme, né? E eu, gosto de leite creme com o açúcar queimado, porque senão já não tem piada.

Eu juro que segui os passinhos todos da receita! Pronto eu reconheço, que me despistei no forno e quando dei por ela, e tinha o tempo controlado, apanhei os ditos já quase a passar o tempo de cozedura.








É aqui que acho que há um devaneio! O tempo de cozedura, é demasiado! Em todo o caso, é uma receita simples, rápida e super fresquinha! Afinal de contas estamos no Verão, não é? Por aqui já se sabe, que o máximo são temperaturas de 20 e poucos graus, mas ainda assim, os dias têm sido bonitos! O único senão, é constipar-me nesta altura!







E ainda bem que a receita leva limão! Sinónimo de vitamina C! A ver se com umas quantas colheradas, ajuda a levantar o estado de ânimo!

Enquanto isso, eu vou tentar descansar!!

Vai uma tacinha?

23 comentários:

  1. E há melhor que descansar a comer um pudim destes? E com açúcar queimado então! Que receita tão boa, eu que adoro o sabor do limão em tudo!
    Beijinhos e bom descanso!
    Lena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter que repetir a ver se ânimo arrebita, Lena!
      Pois ias gostar deste leite-creme, pudim de limão!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Diverti-me imenso com este teu post. Também me acontece dar a volta às receitas para que fiquem como gosto. Estou de férias em trás-dos-montes mas ando a fazer receitinhas que os meus sogros adoram mas que jä estão no blogue. Quem sabe se este leite-creme pudim de limão não aparecerá por aqui na nossa mesa. Hoje houve bolo formigueiro, o favorito do meu sogro. Beijinhos e anima-te. Para o mês que vem sou eu que fico sem os filhotes, pois vão de férias com os avós. A vida é assim. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito raro eu não mudar nada e às vezes corre bem e outras nem por isso!
      Coisas minhas, ja sabes!
      Olha que bom! E o norte é onde?? Aproveita, porque passam depressa! E qto aos pequenos, eu sei que estão bem, mas já sabes como sao as maes, né?
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Para mim a receita é perfeita.
    Limão acúcar queimado textura de pudim....otimo.
    Manda a constipação embora com limão e doçuras....
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) é disso que tenho tratado, Cristina!!!
      A ver se me obedece! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Pois espero mesmo que o ânimo fique mais animado, pois o meu ficou logo assim que olhei para este creme, pudim, o que seja de limão que, como sabes, sou perdidinha e as saudades aumentam, mas pensa que os pintainhos estão a divertir-se e a armazenar o stock de vitamina D necessário para o Inverno da Sibéria e por isso, mais felizes!
    Beijinhos grandes minha Bundette amada,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu sabia que tu ias gostar! Assim que a li, lembrei-me de ti!
      Porque será?
      Eu sei que estão bem! Por isso, não me custa tanto!! Digamos, aqui entre nós as duas, que é o meu momento egoísta, que ao fim e ao cabo, acaba por nao ser, porque estou sempre a pensar neles!!!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Ficou ótimo! Adorei o açúcar queimado, ajuda a levantar o ânimo, conforta!
    É assim que muitas vezes se descobrem escelentes receitas, ao fazer uma pequena alteração para aproveitar alguma coisa que tínhamos em casa.
    Um beijinho muito grande, Mena :)
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) As natas sao sempre parte integrante nos meus flans e este foi mais um que devia ter ficado creme!!
      Nada se desperdiça!!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Mena
    Fizeste muito bem em botar-lhe o açúcar e queimá-lo. De certeza que ficou bem mais interessante. Consegui o creme aos 30 minutos de forno e não 45, mas o meu forno é maluco como tu sabes,
    Ficaram muito janotas os teus e aposto que os comeste logo :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu-lhe um toque mais engraçado! E nao os comi todos, né?? Nao sou tao gulosa!!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Mena, com os sem adaptações estas tuas tacinhas estão lindas e super apetitosas.
    Na minha opinião o toque do queimado favorece imenso, tanto no aspecto como na textura. Estão lindas!
    Quando vi esta proposta das Dories quis mesmo participar, pois adoro limão. Não foi possível mas guardei a receitinha para experimentar!
    PS: Adoro as tacinhas! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do aspeto deste teu devaneio!

    ResponderEliminar
  9. A minha mãe adora sobremesas com limão, tenho de fazer para ela

    ResponderEliminar
  10. Olá Mena,

    e tu acreditas que tinha comprado o livro da Dorie a um vendedor do Amazon e recebi há pouco um email dele a dizer que a encomenda danificou-se pelo caminho, eu logo vi que era um negócio muito bom este, lá terei de me contentar com o Dorie às sextas.
    Que receita tão simples esta, e com sabor a limão, adoro.
    Acho que mesmo com este tempo no forno ficaram umas taças tão lindas e que fofas.
    Sou como tu leite creme tem que ser queimado se não perde o sabor todo, e com muito limão.
    Vê se te animas Menita, os piquenos devem estar de certeza todos felizes, e aproveita este tempinho para ti.

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até eu me contento com o Dorie às Sextas! E na net, ja se encontram muitas receitas delas!
      Um dia quem sabe, essa biblia chega ca a casa, mas nao é das minhas prioridades!
      Eu tenho aproveitado o tempo, para descansar!!
      beijinhos

      Eliminar
  11. Tem um excelente aspecto, tenho que fazer cá em casa, acho que vão gostar bastante :)
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Tem cuidado com o tempo do forno!!!
      Senao, transformam-se em pudim!
      beijinhos

      Eliminar
  12. Olá Mena,
    Parece pudim e tem um aspeto delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar