24.8.14

Olh'ó tempo!!


Fazer o que quer que seja para poder alimentar este blogue tem sido muito complicado! A falta de tempo e o cansaço, têm sido reis e senhores desta casa, na ausência dos outros. Mas quando estão eles, o cansaço é diferente, né?

E aparte disso uma Mamã queixa-se sempre de alguma coisa! Ora eu não ia ficar atrás! Há sempre qualquer coisa para dizer ou para me queixar! Se bem que não são aquelas lamentações que nos levam ao despero, mas sim apenas desabafo!

Enfim, isto tudo para dizer, que estou CANSADA!

Mas mesmo assim, há coisas às quais eu não posso dizer que não e desta vez são mesmo as bolachinhas recheadas, que nos pediu a Manuela, do Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil, para esta edição. E deu-nos tempo.... E como boa portuguesa que sou, apesar de perdida algures na Sibéria (risos) deixo tudo para a última! Bem quase tudo, mas nestas coisas, o que importa é fazer! Por isso, #VamosFazerBolachas!

E aqui estão elas! Depois de várias vezes experimentadas, cheguei à conclusão que por mais voltas que dê à receita, vão ficar sempre assim. A primeira vez que me cruzei com a receita, foi num programa com o Hollywood e a Mary Berry, da BBC, chamado The Great British Bake Off, e fiquei com elas debaixo de olho. E ficaram tão debaixo que foi delas que surgiu a ideia para o bolo de aniversário que publiquei. O problema mesmo era que não aparecia a receita e por isso ficaram em stand-by neurológico. O que significa dizer que estão ali guardadas, mas não esquecidas e que mais cedo ou mais tarde tinha que as experimentar.

Cruzei-me com uma receita da Donna Hay com o mesmo nome, mas com aspecto diferente e depois desta muitas se seguiram, e só aí é que esta maluquinha se deu conta o porquê do nome e o porquê de se encontraram tantas receitas iguais, ou com pequenas alterações.

Resumindo e concluindo, usei a base da receita de um livro que me chegou de prenda no dia dos meus anos, ou melhor na segunda feira, porque no dia em que recebi o aviso o serviço de alfândega não trabalhavam e tive que esperar 2 dias!! Nem no dia de anos se abrem excepções! Eram livros, não havia nada suspeito dentro da caixa.... Cambada....

O melhor de tudo foi poder deliciar-me com os livros e com esta receita. Ainda assim, não contente com os primeiros resultados, repeti-a umas quantas vezes! Pssttt, isto não quer dizer que não sejam boas, porque as malditas desaparecem em menos de nada! Era a forma, com que ficavam, que me deixavam exasperada! Mas da última tentativa rendi-me, ainda assim com esperança de melhorar no aspecto final.

A receita orginal tem como recheio um creme de mascarpone e maracujá! Ora como o maracujá é coisa nao vista por aqui e o mascarpone custa os olhos da cara e ainda por cima não é dos meus preferidos, olhei para o móvel e dei com os olhos nuns frascos que chegaram até mim, vindos directamente dos Alpes, e que até ao dia de hoje, esperavam que se usassem.... O problema mesmo é abrir o primeiro e este, é pecadinho!






Ora de entre os frasquinhos que aguardam que os utilize, este foi o primeiro em ter sentenciado o seu uso. É um creme de chocolate branco e morangos, que para estas bolachas, foi perfeito!

A autora destas bolachas la no tal programa britânico, coloca corante em gel directamente no saco de pasteleiro. Para dizer a verdade, não achei muita piada porque não consigo imaginar um corante, sem ser misturado. Vai daí, andava perdido um spray numa gaveta, que ainda não tinha experimentado. Em lugar de usar o corante em gel, usei o spray. Não, não é a mesma coisa. Em lugar de ter riscas de gel, fiquei com a bolsa toda vermelha. Mais uma para aprender!


Sandwich Cookies de Creme de Chocolate Branco e Morangos (Melting Moments)
(receita retirada do livro Family Baking, de Sarah Randell, pág. 50)

Para as bolachinhas:
- 500 gramas de manteiga a temperatura ambiente
- 100 gramas de açúcar em pó peneirado
- 400 gramas de farinha T55
- 100 gramas de amido de milho (Maizena)

Recheio:
- O recheio usado pode ser a gosto. A receita original usa um cream cheese com mascarpone e maracujá, mas este pode ser a nosso critério. Com o que se tenha por casa ou até mesmo um simples doce de morango, ou de cerejas como também utilizei, assentam na perfeição.
- Colorante alimentar vermelho em spray da Wilton (opcional)
- Saco de pasteleiro
- Bico nº1 M da Wilton





Execução:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Colocar o açúcar em pó peneirado numa taça juntamente com a manteiga à temperatura ambiente e, bater com a ajuda de uma batedeira até obter uma mistura pálida e suave.

Misturar a farinha e o amido de milho numa taça e, peneirar. Juntar à mistura de açúcar com a manteiga em três vezes, mexendo bem entre cada adição. 

A consistência da massa não deve ser muito dura e se assim for, é sinal que não está bem batida. Deve ter uma consitência cremosa para que se possa colocar no saco de pasteleiro e possa sair sem exercer muita pressão.

Colocar o corante vermelho no saco de pasteleiro munido com o bico. Encher com a massa e fazer pequenas rosas, num tabuleiro forrado com papel de forno, em altura e não em largura, visto que no forno têm tendência a espalhar.

Levar ao forno durante 12 minutos ou assim que rebordo esteja ligeiramente dourado.

Retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro. Depois de arrefecidas ligeiramente, colocar numa rede e deixar arrefecer por completo.

Depois de frias podem ser recheadas com o recheio preferido, neste caso o creme de chocolate branco com morangos, ou doce de cerejas.

Polvilhar com açucar em pó e servir.





Notas da Mamã:
- Este tipo de massa permite fazer várias alterações, por exemplo subsituir uma parte da farinha por cacau em pó.
- Se não quiserem usar o saco de pasteleiro, podem fazer pequenas bolinhas e as quais se podem achatar com um garfo.
- Não fazer com muito tempo de antecedência, porque de certeza não chegam à parte de colocar o recheio.
- Devem ser guardadas numa lata hermética, para evitar que fiquem moles.
- São altamente viciantes, mesmo sem o recheio.








O que é mesmo viciante é misturar as duas coisas! O creme de chocolate e o doce de cerejas, que neste caso não é muito doce, e o contraste, simplesmente perfeito! Como dizia antes, mesmo sem recheio, são viciantes....







E agora entendo perfeitamente porque lhe chamam "Melting moments"!!!! É tipo os famosos M&M's, derretem na boca e não nas mãos.

Para descobrirem, só têm que experimentar!

Uma coisa vos posso dizer, nem as migalhas vão sobrar e com chocolate, são um pecado maior!!!

E mais não digo!

9 comentários:

  1. Ai Mena!
    Que lindas! Adorei as fotos e as bolachas só podem ser boas. O recheio já tinha visto, mas pensava que tinha sido um devaneio de gulodice da tua parte ;) Afinal estavas a fazer bolachas!
    Muito obrigada... agora tenho eu de ir fazer as minhas... Tuga style (na última hora)

    Bjnhos,

    Manela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que já as tinha feito e estava aqui que nao as conseguia publicar!!
      E sim, devaneio de gulodice!!
      :) Afinal nao sou só eu!!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Um dia vou ter tempo para provar todas essas perdições,espero pacientemente esse dia e vai ter que ser com os meus netos e que bem me vai saber....nem sei como tens tempo para fazer coisas tão boas ,continuas sempre a minha Mena ...beijinhos da avó Fátima

    ResponderEliminar
  3. Bem Mena, de babar, meeesmo! Esse recheio de chocolate branco e morango deve ser assim qualquer coisa de divinal. Pecaminoso, mas divinal! E as bolachinhas ficaram bem lindas e acredito que sejam deliciosas.
    O recheio apenas as veio tornar mais sublimes, mas fiquei a salivar com a tua comparação aos M&M's, se se derrete na boa, entaõ eu gosto.
    Excelente a tua participação, mais uma vez estás de Parabéns. ;)
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Mena, essas bolachinas ficaram espectaculares. E o recheio ...hum!
    As fotos são deliciosas, vai ser difícil esquecer o que aqui vi. Pois é.. logo agora que tinha decidido dar um tempo e parar com as gulodices :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai Mena ... como te percebo ,eu ás vezes até abro o blogger e venho ver os outros blogues que sigo ... mas e vontade de publicar? e vontade de comentar ? ... :(
    Espero que isto melhores, pois os meus rascunhos daqui a pouco são mais que muitos ...
    Estas bolachinhas ficaram qualquer coisa !!! Que delícia :)
    Beijinho doce !

    ResponderEliminar
  6. Que lindas bolachinhas!
    Como eu te entendo. Também tenho andado cansada e tive que parar. Depois de meses sem descanso e sem ter podido gozar as férias de Verão, eis-me de baixa para poder descansar.

    Beijitos*

    ResponderEliminar
  7. Vim em má altura... Acabei de almoçar e não tenho sobremesa. Vou procurar chocolate!
    As bolachas são muito bonitas, não percebi o que disseste do aspecto. E esse recheio deve ser delicioso!
    És uma gulosa (capetinha) exímia na arte de despertar a gula nos outros! Não nos deixai cair em tentação, amen!
    Beijos e abraços muitos

    ResponderEliminar