segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mais um ano que passa....



A dois dias de acabar este ano, dou por mim a ver os outros 363 dias que passaram.... entre coisas boas, e posso dizer que muito boas, as más também foram muito más!!!

E ainda estamos na travessia das coisas más! E como se não bastasse um corte nas telecomunicações que me tem mantida afastada do blog e de todos os contactos que tenho virtualmente!

Até com a família o contacto é assim!

Espero que esta situação seja resolvida quanto antes, mas enquanto não se resolve os dias custam de passar, a rotina do emprego novo torna-se interminável e a vontade de me meter a fazer as coisas que mais gosto ficam em 2º plano.... 

Ficam uns quantos planos mais atrás, mas as forças começam a esgotar-se e o limite está muito próximo e antes que o atinja, mas vale não pensar muito e deixar rodar!

E depois do Natal, que não pude mesmo fazer nenhum post, não podia deixar passar o fim de ano!

Sim porque depois de um ano catastrófico, também houve coisas fantásticas! Mais não seja pela pessoas que este mundo virtual me trouxe e que sinceramente, é como vivessem aqui ao lado!

Estão espalhadas por esse mundo desde as altas terras da Escócia, passando pelos Alpes Suiços e terminando por terras de Vera Cruz! Lá para os lados do trópico de Capricórnio onde o calor neste momento abunda! Ao contrário da Sibéria que nos tem brindado com muita neve e muitooooooo frriiiiooooooo!! Depois destas terras longínquas, que se tornam mais perto com o toque de um teclado, estão também aqueles que estão por terras lusas e que cada dia mostram o carinho e preocupação por nós!

Mas este post, além de ser um post de fim de ano, é a melhor maneira que encontrei de mostrar o meu carinho pela Helena, a tal das terras de Vera Cruz! Que tem sido muito mais que uma vizinha virtual, como ela diz!

Podia estar aqui a fazer uma montanha de elogios, mas sujeito-me a levar um puxão de orelhas virtual, e tudo aquilo que penso sobre ela, ela sabe!

E além disso é o dia do seu aniversário! Como me provocaste com a torta Red Velvet da Donna Hay, aqui está ela para te desejar um dia muito feliz rodeado da família que tens toda juntinha! Pena mesmo, é que não a possas provar, porque é simplesmente maravilhosa!

Lá terás que a fazer tu para veres que tenho razão!!


Torta Red Velvet 
(receita da revista de Natal da Donna Hay)






Ingredientes:

- 75 gramas de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de cacau s/açúcar
- 5 ovos
- 110 gramas de açúcar
- 1 colher de sopa de corante vermelho em gel
- 50 gramas de manteiga s/sal derretida e fria
- 2 colheres de sopa de açúcar para enrolar
- açúcar em pó para polvilhar

Creme de Mascarpone

- 100 ml de natas
- 50 gramas de açúcar em pó
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 250 gramas de mascarpone


Execução:

Untar com manteiga e forrar com papel vegetal um tabuleiro de 30 X 40. Juntar a farinha, o fermento, o cacau e peneirar 3 vezes. Reservar.

Bater os ovos com o açúcar e o corante, durante 10 - 12 minutos. Juntar a mistura de farinha e envolver com uma colher. Por fim adicionar a manteiga e envolver na massa.

Levar ao forno, pré aquecido a 180ºC, durante 7-8 minutos.

Colocar um pano limpo ou papel vegetal sobre a mesa, e polvilhar com as duas colheres de açúcar. Desenformar a torta e colocar sobre o pano. Enrolar e deixar arrefecer.

Entretanto batemos o queijo mascarpone até ficar cremoso e reservamos. Batemos as natas com o açúcar e a essência de baunilha, em chantilly suave. Envolvemos suavemente no mascarpone.

Depois de fria a torta, desenrolar e espalhar o creme, e enrolar novamente. Polvilhar com o açúcar em pó de modo a cobrir bem a superfície.






Já antes me tinha atrevido a experimentar uma receita Red Velvet! Esta é ligeiramente diferente, mas igualmente voluptuosa! Sim atrevo-me a dizer-me este palavrão porque este pedacinho de torta é simplesmente delicioso. O recheio então é a cereja no topo!





E assim desta maneira, felicito uma amiga por mais um aniversário, que eu espero estar nos próximos, e para despedir o 2013 que me tem cansada!!

Esperar que o 2014 seja muito mais generoso ou que pelo menos seja menos difícil do que este!

E nesta parte incluo voltar a ter mais tempo para fazer aquilo que gosto e poder ver os pequenos crescer, porque ultimamente só nos encontramos ao pequeno almoço e na hora de jantar!




Mas ainda assim, haverá sempre alguma coisa da que me vou queixar! Já não é defeito, é mesmo feitio (risos)!!

Que 2014 seja assim de colorido e voluptuoso!

Até lá!


domingo, 15 de dezembro de 2013

3ª BundtMania - Round Up - Tema Livre



Et voilá! Aqui estou eu para mostrar o que deu esta 3ª edição do BundtMania! Se calhar um dia destes vou ter que reiterar estas edições, com a outra bundtmaníaca, a Lia do Lemon and Vainilla. A minha colecção é enorme, mas depois de uma edição de tema livre, tenho a dizer-vos que aumentou ainda mais!! Eu já lhe perdi a conta, mas ainda assim é um regalo para os olhos, ver estas pequenas maravilhas!

Sim porque aqui entre nós, que ela não nos ouve porque anda entretida a preparar a 4ª edição do BuntMania, acho que ainda é mais maluca do que eu por estes bolinhos densos e, e, e, e, simplesmente fantásticos!! 

É que são mesmo fantásticos e quem já experimentou, já voltou a repetir, verdade? Ora levante o dedo quem acha o contrário!! ( nem se atrevam a contrariar a Mamã (risos)!!

E agora comecemos então este desfile, que apenas nos alegrará a vista, mas aviso que no fim saiem com vontade de provar todos!! 


O mote desta edição foram os Mini Bundts de Champanhe que apareceram para celebrar o aniversário deste cantinho!




Logo de trás veio a minha doce Joana, do Entre Tachos e Sabores! A falta de tempo para participar nesta Mania, tinha-a afastada, mas desta vez conseguiu e trouxe um bundt de Marmelo e Cenoura!! Mas rápida do que ela, impossível!!





E como o tema é livre o chocolate foi um dos eleitos! A Lia, a outra como eu, trouxe um singelo bundt de Chocolate e Canela!! Singelo só porque ela diz, porque um Bundt assim é mais do que singelo!






Só com estes dois, já me apetece ir para a cozinha!! Estes round-up's são um sacríficio para mim!! (risos)


A Marisa do Sabores da Vida para esta edição trouxe um dos meus bolos preferidos mas em forma de Bundt! Um Cinamon rolls Bundt Cake.... Sabem que vos digo, é simplesmente perfeito!






A Paula Guerreiro também faz questão de estar presente sempre que pode, mesmo nao sendo blogger já foi apanhada por esta mania!! Paula nunca pensaste fazer um blog?
A receito foi inspirada numa cozinha vizinha e podem ver aqui como se faz este maravilhoso Bundt de Maçã, Courgette e Erva Doce.





A Maria João, do Ponto de Rebuçado, culpa-me a mim pelos bundts que vai fazendo lá por casa!! Bem eu ja dei umas quantas voltas à cabeça e não entendo porquê! Prontooo, eu assumo, mea culpa! Mas quando dissemos que o tema era livre, não se falou em chocolate, mas foi este o mote para um Bundt Cake de Chocolate e Mascarpone! Eu aqui nao tenho culpa nenhuma!




E uma estreia na BundtMania! A Patricia do Café Patita, traz este pedaço de rubi! Sim uma verdadeira jóia pelas cores... porque os aromas tenho que os imaginar!! Um Bundt Cake de romã e sementes de papoila!!






Descobri o blog da Cuca, o Dona Biscoito, na ultima edição! E mais uma vez fez questão de estar presente! Desta feita trouxe um Bundt Cake de Marmelada, Côco e Groselha!!
Alguem se resiste ainda??






A Lenita, do Tentações sobre a Mesa, trouxe um Bundt Cake de Maçãs e Especiarias! Eu sempre disse que a maçã é o fruto do pecado e mais uma vez o confirmo!!
Este bolo é uma tentação!!!





Se o Natal é quando um Homem quer, o Verão também! Senão perguntem ao Célio, do Sweet Gula! Que tinha as amoras guardadas e em pleno Outono nos brinda com um Bundt Cake de Amoras e Limão. Lindo?? É muito mais do que isso!





Sempre presente nesta BundtMania é a Lúcia do Barriguinhas, o que me deixa muito honrada!!
E trás sempre receitas maravilhosas! Vejam este Bundt Cake de Natal!





Outra menina que me culpa é a Ana do Telita na Cozinha! Mas ainda conseguem ser piores do que eu a fazerem bundts. Este Bundt de Irish Cream e Ganache de Chocolate, está baixo mira! 
(Um dia destes, com tanta coisa baixo mira, vou arranjar algum problema nos olhos!! (risos)!





E o Natal que já está quase aí, serviu de inspiração para esta estreia nos Bundts, da minha doce Pipas, do Delícias da Pipas!
Um Bundt de Claras e Canela.... Simples não é? Então espreitem a calda que o acompanha!!!






Mais uma estreia nesta BundtMania e um blog que não conhecia! E é sempre bom ver como passamos a mensagem e as pessoas aderem!
A Susana do Basta Cheio, trouxe um Bundt de Iogurte com recheio de Côco e Chocolate!!






É uma estreia nesta BundtMania, mas não nos Bundts! Sim porque a menina Rita, do Bem Bons, é tão ou mais perdida do que eu!! Não é Rita?
E para esta edição trouxe um Bundt Surpresa de Canela!! És mesmo provocadora, pá!!






Outra das meninas que faz sempre questao de estar presente, é a Sandra do That Sweet Cake! Nao me culpa, mas já se rendeu! E mais... Agora também faz mini Bundt Cakes de Limão! Ficam tao lindos!!





Outra que tenta sempre estar presente nestas edições, é a Miss Ginja, como carinhosamente lhe chamo, do Ananás e Hortelã! Entre muito trabalho, lá conseguiu um diazinho e fez um Bundt de Chocolate e Alfarroba! Como diz no post, um bolinho para momentos felizes.





A Gori do Doce de Fim de Semana, diz que é má a gerir o tempo! Falhou uma ediçao por esse motivo, mas desta fez questão de gestionar e chegar a tempo!
E um Bundt Cake Mármore de Abobora e Chocolate, chega sempre a tempo!!!





A Silvía fez questão de estar presente! Eu imagino a correria naquela cozinha, para chegar a tempo!
Um Bundt Cake de Laranja e Champanhe! Requintado não é?




E são estes os magnifícos desta edição do BundtMania! Mais contente não poderia estar, porque além de fantasticos, demonstram o esforço e a dedicaçao de cada um!

So vos posso agradecer, em meu nome e da Lia, o vosso empenho!!

E a comparação com as outras edições há uma pequena lembrança! Se bem que desta vez todos a mereciam, porque não há melhores, são todos simplesmente estupendos! Mas com nao se pode mandar uma pequena lembrança a cada um, o vencedor desta edição é o Bundt de Chocolate e Alfarroba, da Miss Ginja.

Já sei que o post já vai longo, mas nao posso deixar de partilhar com vocês uma citaão que a Pipas usou no post do Bundt Cake de Claras e Canela, que me deixou muito sensibilizada:


"O hábito de prestar atenção a pequenas coisas e de dar valor a pequenas cortesias é uma das marcas importantes de uma pessoa boa." (Madiba)



E por falar em pessoas boas, agora não se esqueçam de passar pelo blog da Lia, o Lemon and Vainilla, que têm preparada a proxima ediçao do bundtmania!

Ainda nao se renderam??


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

E assim passam 5 anos!



Sim, vou falar do tempo! Já sei que sou chatinha, mas o tempo por aqui não dá tréguas!!

Especialmente quando se trata de aniversários e hoje cá em casa, os pequenos comemoram 5 anitos!! Caso para eu dizer como passa o tempo!!

Passou num instante... Agora que os vejo fazerem aquilo que querem e não aquilo que EU quero, é que me dou conta que o tempo passa.

Dou por mim a ver as fotos de há cinco anos! Naquela altura eram como bonecos! Ainda o são, mas já não me deixam é pôr e dispôr! O que eu gostava de os meter dentro dos cestos da roupa com almofadas e eles ali ficavam a brincar, enquanto eu fazia as coisas da casa!




Agora?? Está bem, está! Como não estejam a dormir ou na escola, nesta casa nada se arruma! E quando se arruma ainda exclamam, oh tudo arrumadinho!!

E hoje está tudo patas ao ar! Especialmente a cozinha que parece que passou por lá um vendaval! E pronto, tudo por uma boa causa e neste caso o aniversário dos gémeos!

Desde o dia do meu aniversário que tinha debaixo de olho o Rainbow Cake! Quando o vi pensei logo nos catraios! Ora pois, a altura chegou! Entre alguns desastres, sim desastres, acabou por sair um Rainbow Cake com menos cores do que aquelas que era suposto, mas ainda assim, estou feliz com o feito! Ponham-me um saco de pasteleiro na mão e eu sou feliz! E mais neste dia!




Rainbow cake
receita retirada daqui e daqui


Ingredientes:
- 5 claras de ovo temperatura ambiente
- 230 gramas de manteiga temperatura ambiente
- 430 gramas de açúcar
- 2 colheres de chá de baunilha
- 430 gramas de farinha
- 4 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 335 ml de leite (aquecido 30 segundos no microondas)
- Corantes alimentares em GEL laranja, verde, azul, ...

Recheio e Cobertura
- 1000 ml de nata 35% MG ( usei President Professional)
- 200 gramas de açúcar em pó
- pintarolas para decorar

(Quanto aos corantes, é nesta parte que acontece o desastre! Nao tinha todas as cores necessárias para as camadas e como tal numa delas tentei fazer o violeta, mas usando corante líquido! Erro crasso! Os corantes em gel ou em pó são muito mais estáveis e as cores muito mais vibrantes! Em resumo, uma das camadas ficou destruída! E ao fazer a divisão da massa tb me enganei, por so tinha 5 cores. Mas ainda assim o procedimento do bolo é feito como se tivesses todas as camadas.)






Execução:

Numa taça colocamos a farinha, o sal e o fermento em pó. Reservamos.

Colocamos a manteiga e o açúcar numa taça e batemos, até obtermos uma mistura suave e fofa. Adicionamos as claras uma a uma, a uma velocidade média, misturando bem entre cada adição.

Juntamos a baunilha e 1/3 do leite. De seguida juntamos 1/3 da farinha e vamos batendo a velocidade média, alternando o leite com a farinha, devendo terminar com a farinha.

Pesamos a quantidade de massa obtida (1500 gramas no meu caso) e dividimos por 6. Colocamos em taças separadas a quantidade de massa correspondente e adicionamos os corantes. A quantidade de corante é ao critério de cada um, podendo regular a intensidade da cor.

Pré-aquecemos o forno e untamos formas de 22 cm de diametro com manteiga e cobrimos o fundo com papel vegetal, voltando a untar.

Leva-se a forma ao forno, no meu caso por separado, durante 10-15 minutos, ou até que o palito saia seco.

Deixamos arrefecer sobre uma rede.

Quando estiverem todas frias podemos proceder à montagem do bolo.

Para o recheio:

Bater 500 ml de natas com 100 gramas de açucar até obter um chantilly mais forte.

Para montar o bolo começamos por colocar a camada mais escura, neste caso a azul, e de seguida 3 a 4 colheres de sopa do recheio.
Colocamos a seguinte camada e voltamos a fazer o mesmo processo, devendo terminar com a camada que não levou nenhum corante.

Cobrir todo o bolo com o chantilly e reservar até ao dia seguinte para finalizar a decoração.



Para a decoração batemos as restantes natas, 500ml, com o restante açucar em pó, 100 gramas. Com o saco de pasteleiro munido de um bico estrela, no meu caso o Wilton 1D, fazemos as rosetas de maneira a cobrir todo o bolo. 
Colocamos pintarolas no meio das primeira fila de rosetas e reservamos no frio, retirando meia hora antes de servir.





Eu vejo branco por todo lado!! Até o bolinho dos catraios é branco, tirando o interior! E como desta casa nunca sai nada sem eu provar, ou nao se publica nada, retirei o centro a cada uma das camadas para poder fazer este mini e assim aproveitar para encher o vazio que ficou com pintarolas.

Enquanto arrefeciam as camadas os pequenotes, andaram sempre de volta de mim, tal era a excitação! Ainda nao viram o bolo terminado, mas acho que quando o virem o sorriso vai aparecer de certeza!





Tal e qual como me apareceu a mim quando o vi terminado e quando o provei!! Ainda bem que optei por mudar o recheio e a cobertura da receita original, porque aquilo ia ser um desastre na certa!! Eu a fazer merengue? Assim foi muito mais facil e o resultado.... Bem esse é simplesmente fantastico!




E pronto, este será o bolinho da festa de anos dos gémeos! E eu espero que a vida deles seja assim, cheia de rosas e de cores! Se houver espinhos, eu cá estarei para os ajudar!!

Enquanto isso, vou ali acabar as coisas, porque já sabem, o tempo passa!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Venha o chocolate!!

Os dias por aqui passam todos a correr!! E eu nao consigo acompanhar o ritmo, por mais que queira!! Houve mudanças de trabalho e os dias digamos que são com outra rotina!

Se antes as horas de almoço eram a correr, agora passam à velocidade da luz, sem que me dê tempo de fotografar ou adiantar o que seja! Ficam-me os dias de folgas e esses sao aproveitados ao máximo!!

Foi por isso que aproveitei para fazer mais esta receita do Dorie's à Sexta, que me pareceu fantástica para animar!!

O chocolate é um bom anti-depressivo sabiam?? 

O nome da receita deixou-me logo curiosa e como em outras ocasioes, como nao tenho o livro, procurei na net fotografias do mesmo. Digamos que o nome nao fazia jûs às fotos e por isso resolvi fazer mais esta receita da Dorie, em tamanho mini!

O que é pequenino, é sempre muito mais bonito!!


Low and lush chocolate cheesecake






A receita fica como a original onde anotarei as alterações feitas por mim.
(Tradução de Patrícia Vilela)
(12 mini cheesecakes)





Ingredientes:
Massa:
- 1 1/2 chávenas de migalhas de bolachas (tipo graham cracker) (usei 100 gramas de bolachas de chocolate)
- 2 colheres de sopa de açúcar (não coloquei)
- 1/4 de colher de chá de canela em pó
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida (usei só uma, mas podemos por 2)

Recheio:
- 680g de queijo-creme à temperatura ambiente (300 gramas de philadelphia)
- 1/2 chávena de açúcar (50 gramas de açúcar)
- 3 ovos grandes, à temperatura ambiente (1 ovo L)
- 1 colher de chá de extracto de baunilha (1/2 colher de chá)
- Uma pitada de sal
- 115g de chocolate semi-amargo, derretido, ligeiramente arrefecido (60 gramas de chocolate a 52% de cacau).
- 3 colheres de sopa de crème fraiche (bem cheias)
- 1 colher de sopa de açucar em pó
- perolas de chocolate para decorar


Para a base: 
Misturar todos os ingredientes com as pontas dos dedos; colocar numa forma de tarte com aproximadamente 22cm, pressionar com os dedos e levar ao congelador por 10 minutos. Levar ao forno, a 185º por 10 minutos, ou até dourar ligeiramente. Arrefecer numa grade; manter o forno ligado.
( Exactamente o mesmo procedimento, mas usei formas de muffins, colocando em cada forma uma colher de sopa desta massa).

Num processador de alimentos, bater o queijo-creme juntamente com o açúcar, raspando a tigela 2 ou 3 vezes, durante 2 minutos. Adicionar os ovos, a baunilha e o sal: pulsar 4 vezes, raspar a tigela e pulsar mais 2 vezes. Despejar o chocolate, pulsar e raspar algumas vezes para misturar bem a massa.
( Fiz numa taça usando o batedor de arames. Depois de bem misturada colocar uma colher de sopa bem cheia em cada forma.)

Retirar a tigela do processador e bater no balcão para eliminar as bolhas da massa. Deitar na forma. 

Levar ao forno por 35 a 40 minutos, aproximadamente. A parte superior deve estar inchada e definida, mas o centro do bolo ainda estará um pouco instável. Transferir a forma para uma grade de arrefecimento e deixar arrefecer até à temperatura ambiente; levar ao frigorífico durante pelo menos 8 horas, ou até 3 dias.

Antes de servir retirar do frigorifico e deixar a temperatura ambiente 10 a 15 minutos. Bater a crème fraiche e colocar nos mini cheesecakes com a ajuda de um saco de pasteleiro ou uma colher.




Até os post's são a correr!!! O que também se come a correr, são estes minis!! Ou melhor, desaparecem também à velocidade da luz!

Destes ja nao reza a história e certamente que se repetirao aqui por casa, porque vai haver festa!! Depois ja vos conto!!



Tenho ou não razão que o chocolate é antidepressivo??


domingo, 1 de dezembro de 2013

Carta ao Pai Natal






E como estamos no início do mês de Dezembro, é a altura de começar com as decorações de Natal!!

Por isso as bolachinhas de hoje! São para receber o senhor das barbas brancas e bem podiam ser a árvore de Natal! Embora se isso acontecesse iria ter um problema, não ia durar até ao dia de Natal. 

Esta ideia da árvore de Natal já a tinha debaixo de olho desde o ano passado, quando a vi no Sabores com Contraste. Se bem que no Pinterest o que não falta são sugestões para a época que se aproxima.


Estrelas de Amêndoa
Receita retirada da Revista Cuisine Actuelle Dez.2013 n.º276






Ingredientes:
- 200 gramas de farinha
- 125 gramas de manteiga s/sal temperatura ambiente
- 125 gramas de açúcar
- 40 gramas de amêndoa moída
- 1 ovo L
- Açúcar em pó para polvilhar
- Açúcar dourado (opcional)
- Cortadores em forma de estrela de diferentes tamanhos





Execução:

Colocar a farinha, o açúcar, o sal, e a amêndoa numa taça. Juntar a manteiga e com as pontas dos dedos envolver com a mistura seca, de modo a obter como umas migalhas grandes. 

Juntar o ovo e envolver de modo a que a massa fique homogénea.

Envolver em película aderente e deixar repousar uma hora no frigorífico.

Retirar a massa no frigorifico e numa superficie enfarinha esticar até obtermos uma espessura de 4 mm. Cortar as bolachas com a forma desejada e colocar num tabuleiro forrado com papel.

Levar ao forno, pré aquecido a 180ºC, durante 10 minutos ou quando estejam douradas.

Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Para a montagem da mini árvore de Natal, sobrepor diferentes tamanhos de estrelas começando no maior e terminado no mais pequenos. Polvilhar com açúcar em pó.





Adoro o sabor que a amêndoa aporta a bolachinhas assim!! Ficam com uma sabor simplesmente delicioso e super estaladiças!!

Enquanto arrefeciam andavam umas maozinhas pequeninas a roubar as mais pequenas!! Mas as que acabaram por roubar foram mesmo as brilhantes! Essas já não chegam para o Pai Natal!





O melhor mesmo será repetir esta receita para o senhor das barbas grandes e começar a decorar a árvore de Natal, porque esta teve apenas um brilho momentâneo! 

Eu já sabia que não iam durar muito!! E desde já aviso que são altamente viciantes...